sábado, 23 de agosto de 2008

O dia olímpico – 23/08

Share |

Por Leonardo Martins

Está chegando a hora do fogo olímpico se apagar e neste sábado, penúltimo dia de disputas, algumas competições terminaram e mais uma medalha de ouro para o Brasil veio.

- Meninas do Brasil ganham ouro inédito

Foi uma campanha sensacional das meninas do vôlei em Pequim. Campanha que só poderia merecer a medalha de ouro. E ela veio. Após os fiascos nas Olimpíadas de 2004, no mundial de 2006 e no Pan do Rio, finalmente um título de peso para elas. A final era contra a surpreendente seleção norte-americana, mas o nervosismo que fizeram elas perder as outras competições passou longe de Pequim. Claro que o jogo não foi fácil, mas as meninas dominaram as ações, exceto no segundo set, e garantiram o ouro com uma vitória por 3 sets 1. No primeiro set, a Seleção fez um ótimo jogo e fecharam com tranqüilidade em 25/15. As americanas contaram com um cochilo brasileiro para empatar o jogo ao fechar o segundo set em 25/18. Mas no terceiro e no quarto sets, as brasileiras garantiram o ouro inédito ao fechar em 25/13 e 25/21, respectivamente. Foi a terceira medalha dourada de nosso país em Pequim e coroou a bela campanha da Seleção que terminou a competição com apenas 1 set perdido. Parabéns meninas de Ouro!!!! O bronze no vôlei feminino ficou com as chinesas que derrotaram Cuba na decisão do bronze.

- Mais um bronze histórico

A lutadora Natália Falavigna, campeã mundial no Taekwondo, faturou a primeira medalha olímpica da modalidade para o Brasil. Natália, da categoria pesado, ganhou o bronze ao derrotar a sueca Karolina Kedzierska por 5 a 2 na disputa do bronze.

- Argentina fatura o bi-olímpico no futebol

Os argentinos faturaram o bicampeonato do torneio masculino de futebol ao derrotar a Nigéria no Ninho dos Pássaros por 1 a 0. Foi o segundo título do futebol argentino em Jogos Olímpicos, já que eram os atuais campeões. O gol do ouro argentino foi marcado por Di Maria.

- EUA faturam o tetra no basquete feminino

A seleção dos EUA faturaram o tetra-campeonato olímpico ao derrotar a Austrália, campeã mundial, na decisão por 92 a 65. O bronze ficou com a Rússia que venceu as chinesas na disputa pelo bronze.

- Noruega ganha o handebol feminino

A Noruega ganhou a medalha de ouro no handebol feminino. As norueguesas passaram pela Rússia por 34 a 27 na final olímpica. O bronze ficou com as coreanas que venceram a Hungria.

Quadro de Medalhas

País................................ Ouro......... Prata.......... Bronze
1º China......................... 49............. 19.............. 28
2º Estados Unidos.......... 34............. 37.............. 36
3º Rússia........................ 21............. 21.............. 27
4º Grã-Bretanha............. 19............. 13.............. 15
5º Alemanha................... 16............. 10.............. 15
22º Brasil....................... 3............... 3................ 8