segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Fluminense empata com Boavista, mas está próximo das Semi-Finais

Share |

Por Gabriel Seixas


Após o fim da quinta rodada, o torcedor do Fluminense ainda encontra motivos para desconfiar da equipe. Depois da goleada aparentemente convincente sobre o Volta Redonda por 5 a 1, a equipe voltou a tropeçar no campeonato. E de novo no Maracanã, o Flu empatou com o Boavista em 1 a 1. Washington marcou para o tricolor, enquanto Anselmo, em um lindo chute de fora da área, empatou para o Boavista.

Com o resultado, o Fluminense é o vice-líder da chave com 11 pontos. Para se classificar antecipadamente, basta vencer o lanterna América e torcer pra que o Macaé tropece contra o Cardoso Moreira, fora de casa. Já o Boavista ocupa a quinta posição com 7 pontos, e ainda tem chances matemáticas de se garantir na próxima fase. O time de Saquarema visita o eliminado Duque de Caxias e torce pra que o Fluminense não vença mais uma vez.

Renato Gaúcho só não pôde manter a formação da rodada anterior porque Luiz Alberto desfalcava a equipe. Em seu lugar, entrou Roger, uma espécie de "12º jogador" da equipe. O trio de ataque, formado por Leandro Amaral, Dodô e Washington ganhou um ânimo renovado, enchendo de esperanças a exigente torcida tricolor. Já o técnico Edinho foi ousado com a proposta de três zagueiros, dois atacantes e dois meias bem abertos para surpreender o Flu no contra-ataque. Flavinho pela direita e Rodrigo Beckham pela esquerda municiavam Diogo (ex-Flamengo) e Anselmo, o destaque do time do interior no campeonato.

O jogo foi bastante sonolento na primeira etapa. O Fluminense sentia a partida apagada de Thiago Neves, recém-convocado à seleção brasileira. Mesmo assim, o Boavista pouco ameaçava o gol de Diego, que manteve-se seguro até o fim dos 45 minutos. A única chance concreta de gol foi aos 38 minutos, onde ele acabou surgindo: Júnior César, precavido com o sistema defensivo, subiu ao ataque e cruzou na medida para Washington cabecear e abrir o placar no Maraca.

Na volta para o segundo tempo, o filme da partida contra o Volta Redonda passava pela cabeça dos torcedores: Um primeiro tempo apático, e um segundo avassalador. Mas não foi isso que aconteceu. Logo aos 8 minutos, Anselmo tabelou com Bruno Moreno, e da entrada da área chutou no ângulo, sem chances para Diego: 1 a 1.

A partir daí, o Fluminense voltou a pressionar os visitantes. Com as entradas de Conca e Cícero nos lugares de Arouca e Thiago Neves, o time ganhou o meio-campo e passou a criar jogadas que ameaçassem o gol de Erivélton. A primeira delas foi quando Conca aproveitou confusão na área e cruzou rasteiro para Dodô, que desperdiçou a chance. Pouco depois, Washington ainda acertou a trave caprichosamente. Não era a noite no Fluminense, nem de Renato Gaúcho e nem dos três atacantes. Fim de papo no Maracanã.

Outros jogos da rodada:

Macaé 2x0 Duque de Caxias - Grupo 1

O Macaé, comandado pelo técnico Tita, segue surpreendendo na competição. A vítima da rodada foi o Duque de Caxias, derrotado por 2 a 0 em Macaé. O jogo começou atrasado, devido a demora da comissão de arbitragem e da equipe do Duque em aproximadamente 20 minutos. O que fatalmente não impediu que Bruno Mezenga, emprestado pelo Flamengo, e Bill marcassem os gols da vitória. Assim, o Macaé segue na terceira posição com oito pontos (três atrás do Fluminense, e com apenas uma derrota na competição), enquanto o Duque é o vice-lanterna com três e já está eliminado.

Volta Redonda 5x1 Cardoso Moreira - Grupo 1

Depois da goleada sofrida para o Fluminense por 5 a 1, o Volta Redonda devolveu na mesma moeda...só que contra o Cardoso Moreira. O placar deu novo ânimo ao time da cidade do aço, que agora soma 7 pontos e tem que torcer contra o Fluminense nos próximos dois jogos para se garantir nas semi-finais. Já o Cardoso Moreira está praticamente eliminado, já que precisa torcer pra que o Flu perca seus dois jogos, torcer por tropeços de alguns pequenos e vencer seus dois compromissos restantes. O time ocupa a sexta posição, com 6 pontos. Fábio duas vezes, Lecheva, Márcio Pinho e Marcinho fizeram para o time da casa, enquanto o veterano Neném, de pênalti, descontou para o "Cardosão".

Cabofriense 4x1 Resende - Grupo 2

A Cabofriense não deu chances para o Resende e goleou o recém-promovido a divisão principal do Carioca por 4 a 1, no Alair Corrêa. Porém nem tudo foi festa, ainda mais no primeiro tempo, quando o jogo foi pro intervalo ainda em 0 a 0. A equipe de Cabo Frio voltou para o segundo tempo com três atacantes, e em 15 minutos, marcou com Fabinho, Weslei e Charles. Hiroshi, eleito o melhor jogador da segundona carioca pelo Macaé, descontou para o Resende. Por fim, o zagueiro Anderson, emprestado pelo Cruzeiro, marcou o quarto e fechou a conta. A Cabofriense terminou a rodada em quarto, com 9 pontos, enquanto o Resende é o laterna com três, já eliminado. Na próxima rodada, a "Cabo" tem um confronto direto contra o Botafogo, enquanto o Resende cumpre tabela contra o Americano, também eliminado.

Friburuguense 1x1 Mesquita - Grupo 2

A decepção da rodada e talvez do próprio campeonato é mesmo o Friburuguense. O time apenas empatou com o fraco Mesquita, e no decorrer do jogo, o resultado poderia ser pior. Isto porque os visitantes começaram na frente com um gol de Leandro Netto, que já havia feito um golaço contra o Americano. Na etapa final, jogando no desespero, Everton fez boa jogada e empatou a partida, colocando o tricolor da serra na quinta posição com 7 pontos - ainda com chances de classificação. O Mesquita tem quatro e vem uma posição atrás, mas depende de uma combinação praticamente impossível para avançar as semi-finais.

Madureira 6x3 Americano - Grupo 2

Gols pra dar e vender aconteceram em Conselheiro Galvão, na tarde deste sábado - foram nove, ao todo. No fim, o Madureira venceu o Americano por 6 a 3 e eliminou o time de Campos, além de se manter firme na briga pela vaga restante no Grupo 2 para as semi-finais, já que uma foi preenchida pelo Botafogo. Mesmo com um forte calor no subúrbio, os times fizeram uma ótima partida e o Madura começou na frente, numa falta violentamente cobrada por Éverton. O gol mexeu com a equipe e o ritmo de jogo melhorou. Três minutos depois o Madura conseguiu ampliar, com o atacante Miltinho, após boa jogada de Muriqui.
A chuva que ameaçou cair em Conselheiro Galvão só ficou no quase, mas em compensação, houve uma chuva de gols no segundo tempo. Rondinelli cobrou falta pra área, ninguém desviou e a bola entrou mansamente no gol do Renan. O empate veio com Alexandre, que aproveitou bom passe de Silvan e marcou. Aos 36, quando o jogo ainda estava 2 a 2, o artilheiro Muriqui fez jogada individual e recolocou o Madura na frente. Nem deu tempo pra comemorar, pois Romualdo empatou no minuto seguinte.
Se para o Madureira não teve tempo de comemorar o terceiro gol, para o Americano foi a mesma coisa. No minuto seguinte, Everton recebeu de Muriqui fez mais um golaço, colocando 4 a 3 no placar. A partir daí o Americano não teve forças para reagir, e o artilheiro do Cariocão, Muriqui, fez o quinto do Madura, de pênalti - o sétimo dele na competição, isolado na artilharia.
Com três a mais no final do jogo, já que Bruninho, Silvan e Gil foram expulsos pelo Americano, o Madureira marcou o sexto com Amaral, aproveitando belo passe de Muriqui (que grande estadual faz Muriqui!), dando números finais a melhor partida da rodada do Campeonato Carioca.


* O clássico entre Botafogo x Vasco ganhará destaque especial aqui no Esporte é Vida. Não perca.

Obina faz três e Flamengo goleia o América

Share |

Por Gabriel Seixas


Na tarde deste sábado, no Engenhão, em jogo válido pelo Grupo 1 do Campeonato Carioca, o Flamengo goleou o América por 4 a 0 e se garantiu nas semi-finais do 1º turno. Isto porque o Cardoso Moreira, o único que poderia alcançar o rubro-negro abaixo do segundo colocado, foi goleado pelo Volta Redonda. Já o "Diabo" permanece na lanterna sem nenhum ponto, obviamente, sem qualquer chance de classificação. É o melhor início de temporada desde 2003, quando a equipe também emplacou cinco jogos consecutivos sem derrota - porém, perdeu o sexto para o Fluminense, por 3 a 0.

No jogo de anteontem, o Flamengo voltou com a mesma formação que vem utilizando nas rodadas anteriores, mas desta vez com um jogador de seleção no time titular. Não é Kléberson, e sim Leonardo Moura, convocado pra defender a amarelinha contra a Irlanda, dia 6 de Fevereiro. Já o América voltou com uma proposta diferente: Comandado por Gaúcho, o quarto treinador da equipe no ano, o Mecão veio num 4-3-1-2. Jeffinho e Everton jogaram como volantes bem abertos, anulando as jogadas ofensivas de Léo Moura e Juan, e auxiliando o meia Élvis na criação de jogadas. No ataque, o envolvente Lourival e o centroavante Eraldo, desligado durante o tempo em que ficou em campo.

Com mais posse de bola, o time rubro-negro comandava as ações da partida e dominava totalmente o adversário. E quase Juan abre um placar, num cruzamento despretensioso que Fábio Carvalho desviou pra escanteio. Poucos minutos depois, Ibson arriscou da entrada da área e mandou pra fora. Porém, a melhor chance da equipe rubro-negra veio pela arma principal do esquema de Joel: O lado direito, com Leonardo Moura. Ele fez boa jogada e cruzou rasteiro para Juan, que livre na área, chutou pra fora.

Pouco antes do fim do primeiro tempo, o lance polêmico da partida: Em outro cruzamento de Juan pela esquerda, Souza subiu mais que a zaga e mandou pro fundo das redes, em posição legal. O bandeirinha Vinicius Souza anulou erradamente o gol, deixando a equipe do Flamengo em situação desconfortável no intervalo, arrancando vaias da torcida presente.

Na volta para o intervalo, o técnico Joel Santana atendeu aos apelos da torcida e colocou Obina, no lugar do inoperante Marcinho. Mesmo com a substituição, o time parecia ser aquele mesmo sonolento da primeira etapa, até que Jeffinho comete falta dura em Juan e é expulso. O volante vinha fazendo uma boa partida taticamente, e sua expulsão foi bastante duvidosa - a famosa "lei da compensação".

Com um a mais, o Flamengo voltou disposto a fazer o gol. Toró recebeu bom passe na entrada da área e chutou forte, mas Fábio Carvalho, um dos destaques do jogo, defendeu a queima-roupa. Pouco depois, Obina acertou a trave do gol americano.

Totalmente sem o controle da partida, o árbitro Rodrigo Nunes de Sá voltou a se perder e não expulsou Élvis, após nova entrada violenta em Juan - o árbitro deu amarelo. Pouco depois, ele mandou Fábio Luciano pra rua, desta vez corretamente. Com 10 contra 10, o Flamengo não se abateu e abriu o placar. Ibson tocou em profundidade para Léo Moura, que chutou cruzado. Obina ajeitou mal, mas conseguiu se recuperar e tocou pro gol vazio, abrindo o placar para o Fla. Foi o seu primeiro gol na temporada.

Dois minutos depois, a porteira definitvamente se abriu. Élvis cometeu falta na entrada da área da defesa e foi expulso, deixando o América com nove - foi a sétima expulsão do time em apenas quatro jogos. Poucos minutos depois, aproveitando o vazio do lado esquerdo, Juan driblou o marcador e chutou no canto de Fábio, colocando 2 a 0 no placar.

Aos 43 minutos, Maxi Biancucchi roubou bola no meio-campo e serviu Obina. O atacante arriscou da meia-lua e bateu com categoria, aumentando a vantagem. E ainda deu tempo para o iluminado Obina marcar o quarto do Flamengo e o terceiro dele no jogo, após cruzamento de Juan - que também fez uma partida louvável.

Na próxima rodada, o líder e classificado Flamengo enfrenta o Volta Redonda no retorno ao Maracanã, enquanto o América encara o Fluminense, em uma nova missão de conseguir os primeiros pontos na Taça Guanabara.

Giro Esportivo

Share |

Por Leonardo Martins

- Zebra no Super Bowl

Aconteceu ontem, um dos maiores acontecimentos esportivos dos Estados Unidos, é o Super Bowl, a final do Futebol Americano, que mobiliza o país inteiro. A edição deste ano que aconteceu em Phoenix, no Arizona, colocou frente-a-frente, o até então invicto New England Patriots e a surpresa New York Giants. O resultado foi uma zebra histórica, com o Touchdown no fim o time de Nova Iorque virou a partida e tirou a chance de uma temporada perfeita do Patriots. Final: Giants 17x14 Patriots.

- Despedida e desafio das rainhas em Ipanema

Foi uma manhã histórica na Praia de Ipanema, no Rio, neste domingo de carnaval. Primeiro aconteceu o jogo de despedida de uma das maiores duplas do vôlei de praia brasileiro, Adriana Behar e Shelda. A dupla duas vezes medalha de prata nas olimpíadas enfrentou em um jogo festivo as duas duplas que foram medalhistas nas Olimpíadas de Atlanta em 96, Adriana Samuel e Mônica, medalha de prata, e Jaqueline e Sandra, medalha de ouro. O jogo foi disputado em apenas um set e foi vencido por Adriana Behar e Shelda por 15 a 11. O jogo marcou o fim da carreira de Adriana Behar, Shelda agora jogará com Sandra. A seguir, foi realizado o desafio das rainhas entre Brasil e EUA. A rainha brasileira, Talita, ao lado de sua companheira no circuito, Renata, enfrentou a rainha americana, Misty-May, medalhista de ouro em Atenas que jogou ao lado de Nicole Branagh. O jogo foi duro para as brasileiras, mas a vitória veio de virada por 2 sets a 1 (11-21, 21-18 e 15-12).

- Rei da Praia

No sábado, na mesma arena, em Ipanema, foi definido o Rei da Praia brasileiro. A coroa ficou com o campeão olímpico, Emanuel, que jogando ao lado de Fábio Luiz ganhou da dupla formada por Ricardo e Harley por 2 sets a 1 (25-27, 21-19 e 15-13). Esse foi o 3° titulo de Emanuel na competição, já havia ganhado em 2004 e 2005.

Balanço da 2ª rodada do Mineiro

Share |
Por Leonardo Martins

A segunda rodada teve outros 4 jogos que agitaram as torcidas em todo o estado.

Ipatinga 4x3 Democrata-SL

O Ipatinga se reabilitou da derrota sofrida na estréia para o Rio Branco. O Tigre usou bem o seu mando de campo e venceu o Democrata-SL por 4 a 3, em um jogo cheio de alternativas. Os visitantes abriram o placar com Bruno aos 7 minutos, o Ipatinga empatou aos 30 em um pênalti convertido por Marcelo. No início da 2ª etapa, o Ipatinga chegou aos 4 a 1 com gols de Luciano Sorriso, Beto e de novo Marcelo. O Jacaré chegou a esboçar uma reação ao marcar dois gols com Edinho e Everton e ainda desperdiçou um pênalti no final. Final no Ipatingão: 4 a 3 para o Tigre.

Social 2x1 Villa Nova

Em Coronel Fabriciano, o Social também se recuperou da derrota na 1ª rodada ao vencer o Villa Nova por 2 a 1. Os gols do Social foram marcados por Ederson, aos 43 do primeiro tempo, e Conrado, logo no início da etapa final. Aos 38, Ricardinho descontou para o Villa. O resultado faz com que ambos somem três pontos em dois jogos.

Tupi 3x2 Guarani

O Tupi termina a rodada na liderança isolada do Mineiro, o único que ganhou os dois jogos que disputou na competição, graças a vitória conquistada na última sexta-feira contra o Guarani, em Juiz de Fora, por 3 a 2. O Tupi abriu o marcador com Ademilson logo aos 7 minutos do primeiro tempo. Nove minutos depois o Guarani chegou ao empate com Micão, mas não teve tempo sequer para comemorar, Luciano cabeceou e colocou o Tupi novamente na frente. Na segunda etapa, aos 24 minutos, Silas ampliou a vantagem e aos 30 minutos Adriano descontou. Resultado: 3 a 2 para o Tupi.

Uberaba 1x1 Rio Branco

No único empate até agora do campeonato, Uberaba e Rio Branco ficaram no 1 a 1, na capital do zebu. O resultado foi bom para os visitantes que assumiram a 2ª colocação de forma isolada com 4 pontos. O gol do Uberaba foi marcado pelo experiente atacante Camanducaia, aos 33 minutos do segundo tempo. Já o gol do Rio Branco foi marcado por Bruno Ribeiro.

O jogo entre Ituiutaba x Cruzeiro foi adiado para o dia 27 de março devido as fortes chuvas que caíram em Ituiutaba.

Atlético reencontra a torcida e vence de virada

Share |

Por Leonardo Martins


No 1º jogo da temporada em casa, o Atlético recebeu o Democrata-GV, no Mineirão, no último sábado. Em um jogo complicado para o time da capital, o Galo suou para virar o jogo e vencer por 2 a 1, conquistando sua 1ª vitória no ano de 2008.

Os donos da casa entraram em campo com vontade de se recuperarem da derrota sofrida no 1º jogo. Portanto, o time atleticano começou em cima da Pantera. Explorando a velocidade de seus atacantes, especialmente, Marques e Danilinho, o Galo criava chances de gols. A primeira grande chance começou em jogada de Marques que foi derrubado na grande área e o juiz marcou pênalti, logo aos 8 minutos de partida. Na cobrança, Marinho chutou mal e o goleiro da Pantera, Vilar, defendeu. Aos 18, Nego entrou pela área e chutou no travessão. O Democrata esperava algum erro atleticano para ir ao ataque e esse veio aos 30 minutos. Depois da bola na trave depois de um escanteio, Samuel pegou o rebote e chutou para abrir o placar. 1 a 0 para os visitantes. Depois do gol democratense, o Galo mal criava e era vaiado por sua torcida e esse panorama não se alterou até o fim do 1º tempo.

Na volta do intervalo, os visitantes criaram uma chance com o ex-vascaíno Ely Tadeu, que desperdiçou. No início da segunda etapa, o técnico Geninho fez a alteração que mudaria o jogo, ao improvisar o volante Renan na lateral direita em lugar de Nego. Essa alteração logo daria certo juntamente com o show de Marques. O atacante, depois de uma boa jogada, passou para o volante que acertou um belo chute sem chances para o goleiro Vilar e empatando o jogo para o Galo. A massa acordou e passou a incentivar o time, que via em seu principal ídolo, Marques, uma válvula de escape para a virada. Virada que chegaria logo e, de novo, passando pelos pés de Marques. O ídolo fez outra excelente jogada pela esquerda e cruzou para Vanderlei, que só teve o trabalho de completar de cabeça o cruzamento para virar a partida. Após o gol, o Galo só administrou a partida e esperou o final do jogo para sair com a 1ª vitória no ano de seu centenário.

O Galo volta a jogar no Sábado contra o Villa Nova, no clássico do Centenário, já que as duas equipes completam 100 anos esse ano, em Nova Lima. Enquanto a Pantera recebe o Ipatinga na quarta-feira em Governador Valadares.