segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Obina faz três e Flamengo goleia o América

Share |

Por Gabriel Seixas


Na tarde deste sábado, no Engenhão, em jogo válido pelo Grupo 1 do Campeonato Carioca, o Flamengo goleou o América por 4 a 0 e se garantiu nas semi-finais do 1º turno. Isto porque o Cardoso Moreira, o único que poderia alcançar o rubro-negro abaixo do segundo colocado, foi goleado pelo Volta Redonda. Já o "Diabo" permanece na lanterna sem nenhum ponto, obviamente, sem qualquer chance de classificação. É o melhor início de temporada desde 2003, quando a equipe também emplacou cinco jogos consecutivos sem derrota - porém, perdeu o sexto para o Fluminense, por 3 a 0.

No jogo de anteontem, o Flamengo voltou com a mesma formação que vem utilizando nas rodadas anteriores, mas desta vez com um jogador de seleção no time titular. Não é Kléberson, e sim Leonardo Moura, convocado pra defender a amarelinha contra a Irlanda, dia 6 de Fevereiro. Já o América voltou com uma proposta diferente: Comandado por Gaúcho, o quarto treinador da equipe no ano, o Mecão veio num 4-3-1-2. Jeffinho e Everton jogaram como volantes bem abertos, anulando as jogadas ofensivas de Léo Moura e Juan, e auxiliando o meia Élvis na criação de jogadas. No ataque, o envolvente Lourival e o centroavante Eraldo, desligado durante o tempo em que ficou em campo.

Com mais posse de bola, o time rubro-negro comandava as ações da partida e dominava totalmente o adversário. E quase Juan abre um placar, num cruzamento despretensioso que Fábio Carvalho desviou pra escanteio. Poucos minutos depois, Ibson arriscou da entrada da área e mandou pra fora. Porém, a melhor chance da equipe rubro-negra veio pela arma principal do esquema de Joel: O lado direito, com Leonardo Moura. Ele fez boa jogada e cruzou rasteiro para Juan, que livre na área, chutou pra fora.

Pouco antes do fim do primeiro tempo, o lance polêmico da partida: Em outro cruzamento de Juan pela esquerda, Souza subiu mais que a zaga e mandou pro fundo das redes, em posição legal. O bandeirinha Vinicius Souza anulou erradamente o gol, deixando a equipe do Flamengo em situação desconfortável no intervalo, arrancando vaias da torcida presente.

Na volta para o intervalo, o técnico Joel Santana atendeu aos apelos da torcida e colocou Obina, no lugar do inoperante Marcinho. Mesmo com a substituição, o time parecia ser aquele mesmo sonolento da primeira etapa, até que Jeffinho comete falta dura em Juan e é expulso. O volante vinha fazendo uma boa partida taticamente, e sua expulsão foi bastante duvidosa - a famosa "lei da compensação".

Com um a mais, o Flamengo voltou disposto a fazer o gol. Toró recebeu bom passe na entrada da área e chutou forte, mas Fábio Carvalho, um dos destaques do jogo, defendeu a queima-roupa. Pouco depois, Obina acertou a trave do gol americano.

Totalmente sem o controle da partida, o árbitro Rodrigo Nunes de Sá voltou a se perder e não expulsou Élvis, após nova entrada violenta em Juan - o árbitro deu amarelo. Pouco depois, ele mandou Fábio Luciano pra rua, desta vez corretamente. Com 10 contra 10, o Flamengo não se abateu e abriu o placar. Ibson tocou em profundidade para Léo Moura, que chutou cruzado. Obina ajeitou mal, mas conseguiu se recuperar e tocou pro gol vazio, abrindo o placar para o Fla. Foi o seu primeiro gol na temporada.

Dois minutos depois, a porteira definitvamente se abriu. Élvis cometeu falta na entrada da área da defesa e foi expulso, deixando o América com nove - foi a sétima expulsão do time em apenas quatro jogos. Poucos minutos depois, aproveitando o vazio do lado esquerdo, Juan driblou o marcador e chutou no canto de Fábio, colocando 2 a 0 no placar.

Aos 43 minutos, Maxi Biancucchi roubou bola no meio-campo e serviu Obina. O atacante arriscou da meia-lua e bateu com categoria, aumentando a vantagem. E ainda deu tempo para o iluminado Obina marcar o quarto do Flamengo e o terceiro dele no jogo, após cruzamento de Juan - que também fez uma partida louvável.

Na próxima rodada, o líder e classificado Flamengo enfrenta o Volta Redonda no retorno ao Maracanã, enquanto o América encara o Fluminense, em uma nova missão de conseguir os primeiros pontos na Taça Guanabara.

Nenhum comentário: