domingo, 10 de outubro de 2010

O Brasileirão tem um novo líder

Share |
Por Gabriel Seixas

A arrancada do Cruzeiro rumo a liderança do Campeonato Brasileiro envolveu diversos elementos e se deu até aqui de forma absolutamente incontestável. Ao longo da competição, Cuca deu um padrão de jogo ao time, Montillo chegou e logo se estabilizou como um dos craques do campeonato, o sistema defensivo melhorou e os excessivos tropeços dos adversários também colaboraram. A vitória por 1 a 0 sobre o ex-líder Fluminense não escondeu algumas deficiências da equipe, mas o fato é que o objetivo parcial dos mineiros já foi conquistado.

Chegar a liderança não é fácil. Mais difícil ainda é se estabilizar nela. Corinthians e o próprio Fluminense caíram bruscamente de ritmo após alcançarem a ponta, permitindo a aproximação de outras equipes, inclusive o Cruzeiro. Para que a Raposa não cometa o mesmo erro de seus rivais, não pode se limitar ao futebol burocrático apresentado hoje. O Flu teve chances para arrancar um empate e até sair com a vitória. Rodriguinho, inclusive, perdeu um dos gols mais feitos de todos os tempos.

Wellington Paulista mostrou que tem estrela em jogos decisivos, marcando o gol único da partida. Montillo, autor da assistência, que pode fazer a diferença em apenas um lance. Cuca armou o time no 4-3-1-2 e deu liberdade para que o argentino criasse jogadas sem muitas responsabilidades defensivas. O ataque ainda é um problema. Thiago Ribeiro, artilheiro desta Libertadores, não está em boa fase. Por sorte (e méritos), o Cruzeiro não tem precisado constantemente correr atrás do placar.

Tal como a maioria dos times, o Fluminense sofre com a quantidade de desfalques. Fernando Henrique, Mariano, Diguinho, Emerson e Fred sequer entraram em campo. Deco entrou, mas precisou ser substituído. Conca não foi tão participativo quanto se esperava. Na frente, nem se fala de Rodriguinho e Washington. Muricy já pode se preocupar inclusive em uma vaga para a Libertadores. O fantasma do Palmeiras 2009, dirigido pelo mesmo, começa a se aproximar com mais intensidade.

Cuca e seus comandados precisam aprender, antes de tudo, que não podem se deslumbrar com a liderança. Para não fazer do primeiro lugar uma maldição, é bom que o Cruzeiro mantenha a regularidade que vem encontrando no Parque do Sabiá, fazendo do estádio em Uberlândia sua verdadeira casa. Quem se habilita a tirar o Cruzeiro da liderança? Mais do que isso, quem se habilita a evitar que Cuca consiga o primeiro título de expressão da sua carreira?

Curtinhas:

- Crise no Corinthians. Jogando no Pacaembu, o Timão foi derrotado pelo Atlético Goianiense por 4 a 3 e perdeu o treinador Adilson Batista, que pediu demissão.

- Na Ressacada, o Flamengo vencia o Avaí por 2 a 0 com dois gols de Val Baiano. No
 segundo tempo, o improvável: Emerson e Pará decretaram o empate em 2 a 2. No mais, três jogadores expulsos na partida (David Braz e Leo Moura pelo Fla e Rudnei pelo Avaí).

- Jogando em casa, o Goiás bateu o Vitória por 1 a 0 com gol de Bernardo, que pertence ao Cruzeiro. Por fim, no Engenhão, Botafogo e Palmeiras não passaram de um empate sem gols. Loco Abreu teve a melhor chance de tirar o placar do zero, mas perdeu um pênalti.