domingo, 15 de novembro de 2009

Petkovic e Adriano comandam a vitória do vice-líder Flamengo

Share |

Por Gabriel Seixas

O Flamengo confirmou o favoritismo, e fazendo proveito da ampla superioridade técnica, derrotou o Náutico por 2 a 0 e se isolou na vice-liderança do Brasileirão. Os rubro-negros se consolidaram como a principal equipe a fazer frente ao São Paulo, que no momento lidera o campeonato com dois pontos de vantagem para os cariocas. Sem se intimidar em enfrentar o caldeirão dos Aflitos, o Fla marcou seus gols com Petkovic e Adriano, ambos no primeiro tempo. Enquanto os cariocas vivem um momento empolgante, engatando três vitórias seguidas, o Timbu continua na vice-lanterna com 35 pontos, praticamente fadado ao rebaixamento.

Precisando vencer para respirar na competição, o Náutico pôde contar com o retorno do trio de zaga titular, formado por Cláudio Luiz, Asprilla e Vagner. A principal esperança dos pernambucanos era depositada na dupla de ataque, Carlinhos Bala e Bruno Mineiro, que já demonstram bastante sintonia, incomodando os adversários. Afinal, a velocidade do primeiro alheia ao poder de finalização do segundo têm sido o ponto forte do Náutico nas últimas partidas.

Do lado rubro-negro, Andrade teve de improvisar Ronaldo Angelim na lateral-esquerda, pois Juan estava suspenso. Com isso, David fez a dupla de zaga com Álvaro. No meio-campo, o substituto de Maldonado, que se juntou à seleção chilena para a disputa de um amistoso neste meio de semana, foi Toró, como previsto.

Com a bola rolando, o Náutico começou melhor. Ou pelo menos arriscava mais, principalmente pelo lado esquerdo, explorando a frágil marcação de Léo Moura. Na primeira boa jogada, aos 8 minutos, Bruno Mineiro chutou da entrada da área, de canhota, rente ao gol de Bruno.

Por sua vez, o Flamengo começou a se soltar, e mesmo não sendo tão incisivo, demonstrou mais eficiência. Aos 16 minutos, abriu o placar: Willians cruzou da direita e a bola chegou até o Adriano. O atacante, com categoria, dominou e rolou curto para Léo Moura, que de canhota, bateu pro gol. O goleiro Gledson espalmou, mas no rebote, Petkovic tocou pro fundo das redes.

Em vantagem, o Flamengo por pouco não ampliou aos 19 minutos, sempre explorando o lado direito de ataque. Zé Roberto pedalou pra cima de Asprilla, bateu pro gol e Gledson espalmou. Um minuto depois, o Timbu reagiu: Carlinhos Bala aproveitou cruzamento da direita, e de cabeça, mandou pra fora, levando perigo.

Aos 26, lance polêmico. Em jogada de ataque do Náutico, Michel chutou da intermediária, e Bruno espalmou pra frente. Cláudio Luiz, impedido, aproveitou o rebote e completou pro gol. O árbitro assistente, atento, anulou o gol, provocando a ira de time e torcida pernambucana.

Depois da paralisação do jogo em virtude da reclamação do Náutico, o Fla voltou com mais pegada, e ameaçou aos 40 minutos. Adriano fez boa jogada, tirou a marcação e bateu pro gol, mas Gledson defendeu.

O segundo gol parecia questão de tempo. E era mesmo. Aos 46 minutos, Léo Moura passou em profundidade para Zé Roberto. O camisa 26, pela direita, cruzou rasteiro, e Adriano, livre, completou pras redes. Foi o 18º gol do Imperador no campeonato, o suficiente para fazê-lo artilheiro isolado do Brasileirão.

Na volta para o segundo tempo, Geninho mudou o esquema tático do Náutico, visando uma reação na partida: entrou o meia Juliano, e saiu o zagueiro Asprilla, que não deu conta de marcar Adriano na etapa inicial. Parecia ter dado resultado, quando aos 3 minutos, Patrick avançou pela direita e Irênio completou pro gol, mas Bruno fez grande defesa.

Mas logo o Flamengo retomou o controle da partida, sempre pela direita, principalmente com Willians. Eficiente na marcação e participativo no ataque, ele foi uma das maiores figuras do jogo. Aos quatro minutos, ele arrancou pela direita e cruzou para Léo Moura. O lateral desviou de leve pro gol, mas Gledson fez ótima defesa.

Cinco minutos depois, Willians apareceu novamente. Na entrada da área, ele soltou a bomba, mas a bola passou por cima do gol. Passados mais cinco minutos, uma chance muito mais clara. Adriano recebeu lançamento em profundidade pela direita, entrou na área, e na cara de Gledson, deu um leve toque para Zé Roberto. De frente pro gol, ele bateu errado e mandou a bola por cima. Chance inacreditavelmente desperdiçada.

Curioso é que, mesmo finalizando mais, o Flamengo era teoricamente pressionado pelo Náutico, que por sua vez, não finalizava ao gol de Bruno. Talvez por isso o técnico Geninho tenha decidido lançar o time ainda mais a frente, com a entrada do atacante Anderson Lessa no lugar do volante Aílton. Minutos depois, Lenon substituiu Willians (que sentiu dores) pelo Fla.

E quando os donos da casa resolveram arriscar, levaram perigo. Aos 27 minutos, Juliano arriscou da intermediária e Bruno espalmou pra escanteio. Um minuto depois, Michel recebeu passe em profundidade na esquerda, e com o espaço aberto, bateu forte, mas Bruno espalmou novamente. A essa altura, o Timbu já estava com quatro atacantes em campo: Carlinhos Bala, Bruno Mineiro, Anderson Lessa e o experiente Tuta, que substituiu Irênio, que por sua vez era pra ser o criador do time, mas hoje não acertou nada.

Andrade mexeu pelo Flamengo aos 36 minutos: Petkovic, cansado, pediu para sair. Em seu lugar, entrou o atacante Bruno Mezenga, fazendo com que Zé Roberto fosse deslocado para o meio. A partir daí, o time só administrou a vitória, e por pouco não ampliou numa jogada de contra-ataque aos 46: Léo Moura arrancou pela direita e cruzou para Adriano, que de primeira, mandou pra fora.

Mais uma boa atuação do Flamengo, sobretudo de Willians, que saiu na etapa final, do goleiro Bruno, sempre seguro na meta rubro-negra, e principalmente de Adriano, que ao contrário do último jogo, contra o Atlético-MG, foi muito participativo e agradou a torcida. Agora, o Fla pulou para 60 pontos, dois a menos que o São Paulo, enquanto o Náutico segue com 35 pontos em penúltimo.

Curtinhas

- Na Arena Barueri, o Barueri complicou a vida do Botafogo ao vence-lo por 3 a 0. O Bota poderá ter a folga de 5 pontos diminuída para 2 pontos da zona vermelha. Já o Barueri praticamente garantiu uma vaga na Sul-Americana. O destaque da partida foi Val Baiano, autor dos 3 gols da partida.

- No aniversário da Ressacada, o Avaí presenteou a torcida com uma boa vitória sobre o Corinthians por 3 a 1. Os catarinenses entraram para a briga na Libertadores, já que está a 3 pontos do G-4. Os paulistas permanecem cumprindo tabela. William abriu o placar no inicio de jogo para o Avaí, Marquinhos fez gol contra e empatou para o alvinegro, William fez outro gol ainda no 1º tempo. Léo Gago, na segunda etapa, fechou o placar.

- No mundial Sub-17, a tristeza tomou conta da torcida nigeriana em Abuja, na final disputada neste domingo, a Suíça derrotou os nigerianos por 1 a 0 e conquistou o 1º título da competição. O Gol do título Suíço foi marcado por Seferovic.

Cruzeiro volta a decepcionar a torcida no Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite deste sábado, novamente, mais de 50 mil cruzeirenses compareceram ao Gigante da Pampulha para ver o Cruzeiro entrar no G-4. Porém, assim como contra o Fluminense, a partida contra o Grêmio se tornou uma grande decepção para a torcida celeste após o empate em um gol e o time fica mais uma rodada longe do G-4.

O Cruzeiro teve enormes dificuldades para furar a boa marcação gremista. Aos 3, em uma das poucas chances de gol da 1ª etapa, Wellington Paulista escorou de peito e Gilberto chutou e passou perto. Aos 15, Wellington até marcou, mas foi marcado impedimento.

O Grêmio aos poucos foi gostando do jogo e foi aparecendo no ataque com a dupla Maxi Lopes e Douglas Costa, mas foi em uma cobrança de falta de Rochemback que os gremistas fizeram Fábio trabalhar. Nos últimos minutos, a marcação gaúcha se fez presente e dominou o ataque azul. Fábio fez outras defesas importantes.

No segundo tempo, a ótima marcação do Grêmio continuava tomando conta do jogo, mesmo perdendo uma peça importante em seu esquema, Rever saiu machucado e deu lugar a Maylson. A torcida azul pedia raça ao time e a entrada de Guerrón no time. Adilson, prontamente, atendeu ao pedido das arquibancadas e colocou o equatoriano no lugar de Jonathan, além disto, trocou Thiago Ribeiro por Soares.

A torcida estava certa, tanto que a dupla que havia entrado causou o gol azul. Aos 20, o equatoriano cruzou e Soares foi derrubado na área pelo goleiro Victor, pênalti. Na cobrança, Gilberto marcou e colocou os azuis no G-4, já que o rival Atlético tropeçava em Curitiba.

O gol acalmou a equipe azul de minas, a marcação gremista continuava, tanto que o goleiro Victor não trabalhou muito no jogo. Soares, que voltava de contusão, teve outra contusão e deixou o Cruzeiro com 10 jogadores, mas o Grêmio terminou o jogo com 9, já que Fábio Santos e Túlio foram expulsos.

Mesmo com jogador a menos, os gaúchos não desistiram do jogo e conseguiram o improvável empate. Aos 46, após confusão na área azul, Herrera apareceu livre e completou para o gol. Era mais um empate doido para a torcida azul e mais uma chance de entrar no G-4 desperdiçada.

Na próxima rodada, o Cruzeiro vai ao Paraná enfrentar o Atlético local. Já o Grêmio recebe o ex-lider Palmeiras em Porto Alegre.

Curtinha

- Quem ficou aliviado com o gol do Grêmio no final do jogo, foi o Galo, que mesmo perdendo para o Coritiba, manteve-se no G-4, pelo menos até amanh~amanhiba, manteve-se no G-4, pelo menos atendo para o Coritiba, manteve-se no G-4, pelo menos até amanhã. Com a vitória por 2 a 1, o Coxa deu um bom passo rumo a permanência na elite. O ex-cruzeirense Rômulo abriu o placar na 1ª etapa para os paranaenses. Éder Luis empatou no inicio da segunda etapa para os mineiros, mas Marcelinho Paraíba fez, de pênalti, o gol da vitória coxa-branca