quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Champions League: Oito jogos fecham a primeira rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta quarta, oito jogos completaram a primeira rodada da Champions League da temporada 2009 – 2010. A rodada não teve muitas surpresas, mas há de se destacar alguns fatos: O jogo mais esperado da rodada, Internazionale e Barcelona, terminou sem gols. Os brasileiros também entraram em ação, e dois dos 72 que disputam a competição deram a vitória ao Sevilla no jogo de estreia. Confira um resumo exclusivo do Esporte É Vida dos oito jogos que fecharam a rodada:

Grupo E

Pelo Grupo E, os mandantes estrearam vencendo pelo placar mínimo. No estádio Gerland, o Lyon venceu a Fiorentina por 1 a 0. Em vários momentos do jogo, houve muita rispidez, por isso mesmo o brasileiro Michel Bastos teve de ser substituído ainda no primeiro tempo, pelo Lyon. Também na primeira etapa, o atacante Gilardino foi expulso pela Fiorentina, quebrando o esquema tático do técnico Prandelli. Assim, o bósnio Pjanic, aos 31 do segundo tempo, deu a vitória aos franceses.

No outro jogo, o Liverpool fez o suficiente para vencer o Debrecen, também por 1 a 0. Não foi uma atuação inspirada dos craques Gerrard e Torres, mas eles foram importantes para que os Reds vencessem, com gol de Kuyt.

Classificação:

1º Lyon - 3
1º Liverpool - 3
3º Fiorentina - 0
3º Debrecen – 0

Grupo F

Na Ucrânia, o Dinamo Kiev contou com o fator casa para vencer o Rubin Kazan, da Rússia, por 3 a 1. Os russos começaram assustando, com um gol de falta de Dominguez. O time continuou melhor, mostrando porque desbanca os times da capital Moscou no campeonato local. Mas, na segunda etapa, os ucranianos acordaram. Com 26 minutos, Yssouf empatou. Oito minutos depois, o brazuca Gérson Magrão, ex-Cruzeiro, fez seu primeiro gol pelo time de Kiev. Gusev completou a vitória do time da casa, que também lidera o campeonato local.

O principal jogo da rodada, entre Internazionale e Barcelona não saiu do zero. O jogo teve presença de vários craques brasileiros, sobretudo no time italiano, e marcava o reencontro de Ibrahimovic e Eto’o, que trocaram recentemente de clube – o sueco era da Inter e foi pro Barça, enquanto o camaronês fez o caminho inverso. Júlio César foi figura importante, principalmente no primeiro tempo, para segurar o empate para a Inter. O Barça foi melhor durante a partida, mas os nerrazurri não deixaram espaços para os catalães jogarem. Tanto que, no fim da partida, o técnico Guardiola reclamou da postura defensiva do adversário.

Classificação:

1º Dinamo Kiev - 3
2º Barcelona - 1
3º Inter - 1
4º Rubin – 0

Grupo G

O Stuttgart tinha um amplo favoritismo jogando em casa contra o Rangers, da Escócia, mas vacilou e acabou apenas empatando em 1 a 1. O time alemão marcou antes dos 20 minutos, com Pogrebnyak. Mas os escoceses foram valentes, e aos 31 do segundo tempo, empataram com o argelino Bougherra.

No outro jogo, brilhou a estrela do futebol brasileiro. O Sevilla contou com o talento do nosso país para vencer o Unirea, da Romênia, por 2 a 0. O artilheiro Luís Fabiano e o meia Renato foram os autores dos gols. Detalhe: Um deu assistência para o gol do outro. O resultado deu a liderança isolada aos espanhóis na competição.

Classificação:

1º Sevilla - 3
2º Rangers - 1
3º Stuttgart - 1
4º Unirea – 0

Grupo H

No último grupo da Champions, o Olympiakos, que agora será dirigido pelo técnico Zico, estreou com vitória sobre o AZ Alkmaar da Holanda por 1 a 0. O gol foi de Torosidis, da seleção grega. O tento saiu aos 36 do segundo tempo, na base da pressão do time grego.

No outro jogo do grupo, o Standard Liège poderia ter sido a maior zebra da rodada. Os belgas chegaram a estar ganhando por 2 a 0, mas levaram a virada do poderoso Arsenal, dirigido por Arséne Wenger. O time inglês sentiu os oito desfalques para o confronto e levou 2 a 0 em apenas cinco minutos. O primeiro foi aos dois minutos, com o congolês Mangala. Três minutos depois, Jovanovic cobrou pênalti sofrido por ele mesmo e aumentou a vantagem. No fim do primeiro tempo, Bendtner marcou um gol importantíssimo para a reação do Arsenal, que na segunda etapa, marcou com Vermaelen – em jogada que o camaronês Song, impedido, participou do lance – e com o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.

Classificação:

1º Arsenal - 3
2º Olympiakos - 3
3º Standard Liège - 0
4º AZ Alkmaar - 0

Série B – 24ª Rodada

Share |

Por Leonardo Martins


A Série B teve sua 24ª rodada disputada na noite de ontem, foram 10 jogos, rodada cheia. Muitas mudanças aconteceram na classificação, vamos a um pequeno resumo da rodada.

O líder Vasco continua a passos largos rumo a volta a Elite do Brasileirão. A equipe cruzmaltina foi ao ABC e venceu o São Caetano por 1 a 0, continuando na frente da classificação. O vice-líder Guarani venceu em casa o Figueirense por 3 a 2 e continua firme rumo a volta a elite. O Atlético-GO espantou a zebra Campinense em Goiânia e venceu por 1 a 0, continuando no G-4. Outro que continua no G-4 é o Ceará que venceu o Vila Nova por 2 a 0 em Fortaleza.

A Portuguesa desperdiçou a chance de aproximar do grupo da subida ao empatar com a Ponte Preta em Barueri por 1 a 1. O Ipatinga se recuperou da goleada sofrida para o Campinense ao derrotar o Bragantino por 2 a 0 em Minas. Paraná e Juventude empataram em Curitiba em 1 gol e não melhoraram sua situação. Brasiliense e América também empataram e não mudaram muito sua situação dentro do Campeonato Brasileiro Série B, 0 a 0 em Brasília

O ABC complicou a situação do Bahia ao derrotá-lo por 3 a 0 em Natal. Mesmo com a vitória, os potiguares não saíram da zona de rebaixamento. Mas o duelo mais curioso da rodada foi entre Duque de Caxias e Fortaleza, em Volta Redonda. Com apenas 25 pagantes (isso mesmo, 25 pagantes!), as duas equipes que estão na zona vermelha realizaram um ótimo jogo que terminou com vitória da equipe da Baixada Fluminense por 4 a 3, no fim do jogo.

Classificação

1º Vasco – 49pts
2° Guarani – 46pts
3º Atlético-GO – 44pts
4° Ceará – 43pts
5° Portuguesa – 38pts
6° São Caetano – 37pts
7° Figueirense – 36pts (11V)
8° Ponte Preta – 36pts (9V)
9° Bragantino – 33pts
10° Ipatinga – 32pts
11° Bahia – 30pts
12° Paraná – 29pts (-8SG)
13° Vila Nova – 29pts (-14SG)
14° Brasiliense – 28pts (9V)*
15° América-RN – 28pts (8V)
16° Juventude – 28pts (7V)
17° Duque de Caxias – 27pts
18° ABC – 25pts
19° Campinense – 23pts (7V)
20° Fortaleza – 23pts (6V)

* Perdeu 3 pontos no STJD