sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Sorteado os grupos da Copa

Share |

Por Leonardo Martins


A Copa 2010 começou hoje. Em solenidade oficial na Cidade do Cabo, sul da África do Sul, os grupos do Mundial foram conhecidos. Foi muita tensão e expectativa, mas as Seleções conheceram seus primeiros adversários na Copa em Junho. O Brasil deu um certo azar no sorteio.

A Solenidade do sorteio da Copa contou com várias estrelas do mundo do futebol e da cultura sul-africana. A atriz Chalize Teron e Nelson Mandela, este em uma mensagem especial, foram presenças no sorteio. Dentre as estrelas do futebol, compareceram o inglês David Beckham, o francês Michel Platini e o alemão Franz Beckembauer.

As bolinhas foram sorteadas e o mundo soube os grupos da Copa da África do Sul. Devido aos potes direcionados, os grupos foram considerados mais equilibrados. A Seleção Brasileira caiu no Grupo G, considerado um dos mais fortes, com a misteriosa Coréia do Norte, a forte Costa do Marfim de Didier Drogba, astro do Chelsea, e os nossos colonizadores, a Seleção Portuguesa, com Cristiano Ronaldo e três brasileiros. O Brasil estréia na Copa no dia 15 de junho enfrentando os norte-coreanos.

Os anfitriões do torneio, os Sul-Africanos com Parreira como técnico, também caíram numa chave difícil com México, França e Uruguai. Os bafana-bafana abrem o mundial no dia 11 de junho contra os mexicanos. A atual campeã, Itália, teve mais sorte no sorteio, caiu numa chave com Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia.

Os hermanos argentinos caíram em um grupo mais equilibrado ao lado de Nigéria, Grécia e Coréia do \Sul. Favorito ao título mundial, a Espanha deu sorte ao cair em um grupo com Chile, Honduras e Suíça.

Confira os grupos:

Grupo A: África do Sul, México, Uruguai e França.
Grupo B: Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia.
Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia.
Grupo D: Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia.
Grupo E: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões.
Grupo F: Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia.
Grupo G: Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.
Grupo H: Espanha, Chile, Suíça e Honduras.