domingo, 26 de fevereiro de 2012

Os Estaduais pelo Brasil – 26/02

Share |

Campeonato Carioca

Decisão de turno no Estadual do Rio e um grande público no Engenhão para ver a final entre Vasco e Fluminense. E foi um bom jogo em que as estrelas tricolores decidiram a favor e o título da Taça Guanabara voltou para as Laranjeiras após 19 anos com uma vitória boa por 3 a 1.

No primeiro tempo, o equilíbrio foi tônica do jogo com chances para os dois lados, melhor para os Tricolores que fizeram dois gols. Aos 35, Wellington Nem foi derrubado por Fagner na área e Fred marcou o pênalti. Depois foi a vez de Deco, para mim o melhor do jogo, fazer uma pintura de gol ao acertar um lindo chute de longe. Com 2 a 0, o título já estava a caminho.

A felicidade tricolor aumentou no inicio do segundo tempo, Fred recebeu belo passe de Thiago Neves e marcou o terceiro gol do Flu, dando mais tranquilidade. O Vasco tentou, na base da pressão descontrolada, alguma coisa no jogo, mas só fez um gol com Eduardo Costa. O Fluminense quebrou várias escritas neste jogo, além dos 19 anos sem ganhar a Taça Guanabara, o time tricolor quebrou a invencibilidade do rival no Estadual (o Vasco havia ganho todas as partidas no Carioca) e uma sequencia de 12 jogos sem vitórias em clássicos no Rio. Além disto tudo, o Flu conseguiu a vaga na decisão do Carioca, caso não conquiste a Taça Rio, se conquistar também o segundo turno, o time será campeão sem precisar de Final.

Campeonato Paranaense

A última rodada do primeiro turno no Paranaense foi emocionante e o favorito caiu. O favorito era o Cianorte, que iniciou a rodada na frente, mas este empatou com o Arapongas em um gol e deixou o caminho livre para o Atlético faturar o título com uma vitória por 3 a 1 sobre o Paranavaí, fora de casa. O Coritiba era outro que disputava o título, mas dependia dos tropeços dos adversários, mesmo assim, ganhou do Roma por 5 a 0. O Atlético encontra-se na mesma situação do Fluminense, está classificado para a final do estadual, mas caso conquiste o título do segundo turno, será campeão sem precisar de final.

Campeonato Catarinense

Última rodada do primeiro Turno em Santa Catarina e o Figueirense saiu com o título com uma goleada por 5 a 1 sobre o Camboriú fora de casa, mas diferente de outros estaduais, o Figueira conquistou vaga nas semifinais. Coisas do futebol brasileiro. O Avaí, que também disputava o título, perdeu para o Metropolitano em casa por 1 a 0, e amargou a quarta posição. O vice ficou com a Chapecoense que empatou com o Criciuma por 1 a 1.

Campeonato Potiguar

Clássico valendo turno também em Natal, em que o ABC derrotou o América por 1 a 0 e também está na finalissima do Estadual. O gol do título Abecedista saiu com Washington aos 28 do segundo tempo.

Campeonato Paraense

Em uma final do interior no turno, o Cametá foi campeão, mesmo perdendo para o Águia por 3 a 1, o time havia ganho o jogo de ida por 4 a 1.

Campeonato Gaúcho

Semifinais de turno no Gaúchão. O Grêmio estreou o técnico Luxemburgo diante do Caxias na serra gaúcha e foi eliminado nos pênaltis após o empate em um gol no tempo normal. Nas cobranças, brilhou a estrela do goleiro Paulo Sérgio que defendeu o pênalti cobrado por Marco Antonio. O Caxias enfrenta na decisão o Novo Hamburgo que impediu um clássico caxiense na final ao derrotar o Juventude/ por 3 a 2, com o gol da vaga saindo aos 46 da segunda etapa.

Campeonato Mineiro

Mais um fim de semana tranquilo para os gigantes de Belo Horizonte. O Cruzeiro foi a Governador Valadares e conseguiu a terceira vitória seguida com uma vitória por 2 a 0 sobre o lanterna Democrata. Os dois gols azuis foram marcados pelo craque Montillo, que não marcava a 5 meses e se tornou o maior artilheiro estrangeiro do clube.

O Galo continua arrasador, foi a Divinópolis e conseguiu a manutenção dos 100% com uma goleada sobre o Guarani por 4 a 0, o destaque do jogo foi o atacante André, autor de três gols na partida de hoje. O Atlético é líder, pelo menos até quarta-feira, quando o América joga contra o Villa Nova e pode retomar a liderança.

Campeonato Paulista

No Paulista, o Corinthians disparou na frente com uma vitória suada sobre o rebaixavel Botafogo por 1 a 0, gol de Adriano. O Guarani continua com a ótima campanha, mesmo perdendo para o Guaratinguetá por 2 a 1, o Bugre continua em segundo. O time de Campinas foi ajudado pelo empate no clássico entre Palmeiras e São Paulo, o jogo foi de alto nível e o empate em 3 gols foi muito bom também para o Santos, que assumiu o quarto lugar com o show sobre a Ponte Preta, Neymar e Ganso foram muito bem e comandaram a goleada por 6 a 1. O Santos é o quarto.

Campeonato Baiano

Na Bahia, o Bahia da capital disparou na liderança com a vitória sobre o Camaçari por 3 a 0 e contou com a derrota do vice-líder Bahia de Feira para o Feirense por 2 a 0. O Vitória continua em quarto mesmo com a vitória em casa sobre o Serrano por 3 a 0.

Campeonato Pernambucano

Em Pernambuco, o líder voltou a ser o Salgueiro com a vitória em Caruaru sobre o Porto por 1 a 0. O Náutico devolveu a derrota da última rodada ao derrotar o Belo Jardim por 3 a 1 e é o segundo. O Sport também foi a Caruaru, mas saiu com um empate diante do Central em um a um e vem na terceira posição. O Santa Cruz está fora do G-4, mas conseguiu uma goleada sobre o Petrolina por 6 a 0.

Campeonato Cearense

No Ceará, clássico entre Fortaleza e Ferroviário e o Tricolor de Aço disparou na frente com a goleada por 4 a 1. O Ceará vem em terceiro ao apenas empatar com o Crateús em um gol.