sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vitória com V de Vanderlei

Share |
Por Gabriel Seixas

O triunfo do Flamengo sobre o Atlético Goianiense nesta quinta-feira pode significar muito mais do que o início da era de Vanderlei Luxemburgo sob o comando do time: deve marcar a tão esperada reação do rubro-negro na competição. Justo em sua reestreia pelo clube, pode-se dizer que Luxa foi o nome do jogo. Suas três alterações durante a partida decidiram o seu desfecho a favor do Fla. A distância para a zona do rebaixamento também significa moral para a sequência do Brasileirão.

É bem verdade que o ímpeto do time nos primeiros minutos não existiu. O Flamengo demorou a se ajustar, e o Atlético Goianiense parecia satisfeito com o empate desde o primeiro minuto. Diogo, que ainda não marcou gols com a camisa do Fla, deixou o campo lesionado para a entrada de Diego Mauricio. Foi a primeira das três alterações que decidiram a partida. O ‘Drogba da Gávea’ está longe de ser um craque, mas é ousado e raçudo. Mudou a cara e o apetite do time.

Ao que pareceu, Luxemburgo tentou implementar no time o 4-3-2-1 vencedor do Cruzeiro em 2003 sob o seu comando. Willians atuou como cabeça-de-área, com Correa e Kleberson à sua frente cobrindo os espaços e liberando Petkovic para armar as jogadas. Entretanto, o esquema ofensivamente não dava liga porque o sérvio mais uma vez estava sem inspiração, e os laterais, Leo Moura e Juan, muito tímidos. No caso do último, isso já é um grande avanço.

Com a etapa final em andamento, Luxa colocou Marquinhos no lugar de Kleberson. Automaticamente, mandou o time ao ataque. O meia-atacante por um momento voltou a ser sombra daquele que despontou como promessa no Vitória, e não aquele que empacou em contusões e más exibições no Palmeiras.

Aos 24 minutos, Luxemburgo contrariou diversas opiniões ao lançar Val Baiano na vaga de Deivid. Não pela saída do terceiro jogador mais caro do futebol brasileiro, que mais uma vez pouco foi notado, e sim pela entrada de um jogador eternamente rechonchudo que ainda não havia balançado as redes com a camisa do Flamengo. Tratou de o fazer hoje, o gol que abriu o placar. Cruzamento preciso de Marquinhos, cabeçada perfeita de Val Baiano. Coisas que só acontecem sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Ainda tinha mais por vir. Diego Mauricio, outro suplente, pegou a sobra de uma jogada construída por Juan e ampliou o marcador. Dos atacantes que compõem o atual elenco, é o artilheiro do time. O mini Drogba desponta como xodó. O heroi atende por Vanderlei Luxemburgo, nem que seja por um jogo. Não foram só as alterações que mexeram com a equipe: a chegada do treinador trouxe mais motivação. Parece ser o gás que o Fla precisava para finalmente engatar uma sequência de vitórias. E é.

O fato é que, em um jogo, Luxemburgo já venceu o mesmo número de jogos que Silas sob o comando do Flamengo: um. Mas é bom lembrar: ganhar do 18º colocado em casa não é nada mais que obrigação. O ‘Estrategista’ ainda tem muito trabalho pela frente. Vencer os confrontos diretos é essencial nessa reta final. O próximo está marcado para este fim de semana, contra o Avaí. A torcida conta com as bênçãos de São Judas Tadeu, de Luxemburgo, de Val Baiano e de quem mais se prontificar a tirar o Fla da lama.

Classificação

1º Fluminense – 52
2º Cruzeiro – 51
3º Corinthians – 49
4º Internacional – 44
5º Atlético-PR e Botafogo – 43
7º Santos, Grêmio e Palmeiras – 42
10º São Paulo – 38
11º Vasco – 37
12º Ceará – 35
13º Guarani – 34
14º Flamengo – 33
15º Vitória – 31
16º Avaí – 29
17º Atlético-MG – 28
18º Atlético-GO – 26
19º Goiás – 25
20º Prudente – 21

Próxima rodada

Sábado – 09/10

18h30
Vasco x Grêmio
Santos x Atlético-PR
Prudente x São Paulo

Domingo 10/10

16h
Cruzeiro x Fluminense
Corinthians x Atlético-GO
Botafogo x Palmeiras
Avaí x Flamengo
Goiás x Vitória

18h30
Internacional x Atlético-MG
Ceará x Guarani

Cruzeiro vence e coloca fogo no Campeonato

Share |
Por Leonardo Martins

Se a quarta-feira havia sido ótima para o Cruzeiro com as derrotas dos rivais na briga pelo título, a quinta-feira poderia ser excelente, já que dependia de uma vitória sobre o Goiás em Goiânia para assumir a vice-liderança. E ela veio com muito sufoco e um gol contra, a vitória azul por 1 a 0 coloca o time azul na briga pelo título e fogo no campeonato.

As duas equipes foram a campo com objetivos diferentes, mas querendo a vitória. O Cruzeiro tinha muitos desfalques, dentre eles, Farias, Robert entrou em seu lugar. Já do lado esmeraldino, apenas 1 atacante para dificultar as ações da Raposa.

O jogo em si foi ruim e sem emoções na primeira etapa. O Goiás nervoso com a colocação no Campeonato, era um festival de incompetência no ataque. Mesmo o Cruzeiro atuando mal, dominou o jogo com tranqüilidade. A Raposa também errava muito e tinha dificuldades para atacar.

Lances de emoção aconteceram aos 25, quando Fábio salvou em chute de Wendel. A Raposa, dos 35 em diante, teve duas chances. Na primeira, Robert tentou driblar Harlei, mas se atrapalhou e se jogou querendo pênalti. Na segunda, Thiago Ribeiro acertou a trave após bobeada da defesa goiana. Mas o primeiro tempo deveu em emoção.

Emoção que não faltou no segundo tempo, já que o Goiás mudou no intervalo. Wendel saiu para a entrada de Otacílio Neto, uma alteração ousada que melhorou o jogo, mas não o poder de fogo goiano. Com mais campo para atacar, o Cruzeiro foi para cima querendo arrumar a vice-liderança, mas Robert e Thiago Ribeiro estavam em uma péssima noite.

Com este quadro, o gol azul só poderia nascer dos pés do craque Montillo. Aos 10, o camisa 10 fez boa jogada e cruzou para a área, mas Jonilson, ex-cruzeirense, se antecipou a Henrique e acabou fazendo o gol contra. A vice-liderança estava a caminho.

Depois do gol, entraram Wellington Saci e Camacho no Goiás, mas o time sentia a pressão e pouco atacava. Do outro lado, os mineiros contra-atacavam com eficiência, mas erraram muitos gols. Thiago Ribeiro errou por duas vezes, Robert por uma vez. O goleiro Harlei ainda fez grande defesa no chute de Pablo.

Nos últimos minutos, o Goiás foi para cima de forma desordenada tentando o empate. Mas a vitória veio para o time azul e a tão sonhada vice-liderança também. No embalo, a ponta pode vir para o time cruzeirense no confronto direto contra o líder Fluminense em Uberlândia no domingo.

Curtinha

- O Palmeiras pegou o embalo e chegou ao 5° jogo sem derrotas no Campeonato ao derrotar o Avaí por 4 a 1 no Pacaembu. O Porco já sonha com uma vaga na Libertadores e os avaianos continuam próximos a zona vermelha. O destaque da vitória foi o Mago Valdívia que marcou dois gols, Kleber e Gabriel Silva marcaram os outros gols. Edinho, contra, fez o gol do Azurra.