terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vai começar a Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins

Hoje começa a 51ª edição da Taça Libertadores da América. A Competição mais importante do continente começará com boas perspectivas para o futebol Brasileiro, que tem um jejum de 4 anos sem conquistas e três vice-campeonatos seguidos.

Esta expectativa do futebol brasileiro está condicionada ao fato de grandes equipes da Argentina, como Boca e River Plate, não participarem da competição deste ano e as boas equipes formadas pelos brasileiros para a edição que começa nesta terça-feira. A primeira equipe brasileira a entrar em campo é o Cruzeiro, que joga a Pré-Libertadores amanhã. O atual vice-campeão tenta por mais um ano conquistar o Tri, e para isto, manteve praticamente o mesmo time que conseguiu a arrancada sensacional no Brasileiro 2009. Os destaques são o meia Gilberto e o polemico Kleber.

O Flamengo volta a Libertadores após um ano de ausência e credenciado pelo título brasileiro conquistado em 2009. A equipe Rubro-Negra manteve a boa base que conquistou o caneco e trouxe Vagner Love para fazer dupla com o Imperador Adriano. Considerada, no papel, a melhor dupla do Brasil.

Vice-campeão brasileiro em 2009, o Internacional volta a Libertadores com um bom time comandado pelo uruguaio Jorge Fossati, campeão da Sul-Americana com a LDU. O destaque da equipe é o argentino D’Alessandro, capaz de decidir jogos a favor com sua habilidade.

No ano de seu centenário, o Corinthians chega a competição em que é o seu maior desejo. A Fiel sonha com a conquista da América numa data tão especial. Para tentar conquista-la, a diretorias corintiana não mediu esforços e contratou grandes nomes, como Tcheco, Danilo e Iarley. Mas nenhuma contratação trouxe mais impacto do que a do lateral Roberto Carlos. O pentacampeão chega para dividir o posto de estrela do time com outro pentacampeão, Ronaldo, que já foi decisivo a favor do time alvinegro no ano passado.

Em sua 7ª Libertadores consecutiva, o São Paulo tenta recuperar a hegemonia no continente com uma equipe nova. O Tricolor foi uma das equipes que mais contrataram para a atual temporada, destaque para o atacante Fernandinho, revelação do Brasileiro 2009 pelo Barueri, e a volta de Marcelinho Paraíba e Alex Silva, jogadores que se destacaram no passado pelo time do Morumbi.

Sem River e Boca, a concorrência do Brasil na Libertadores 2010 é mais forte com os argentinos Estudiantes e Vélez. O time de Verón, que calou o Mineirão na final passada, manteve a base e vem forte. Já o Vélez, vem com um bom time que conquistou o Clausura em 2009.

Confira os grupos e os jogos da Pré-Libertadores

Pré-Libertadores

Jogo 1 – Cruzeiro x Real Potosí-BOL

Jogo 2 – Deportivo Táchira-VEN x Libertad-PAR

Jogo 3 – Colón-ARG x Universidad Católica-CHI

Jogo 4 – Newell’s Old Boys-ARG x Emelec-EQU

Jogo 5 – Atlético Júnior-COL x Racing-URU

Jogo 6 – Tecos-MEX x Juan Aurich-PER

Grupo 1 Grupo 2

Corinthians São Paulo

Cerro Porteño-PAR Nacional-PAR

Independiente Medellín-COL Once Caldas-COL

Vencedor do Jogo 5 Monterrey-MEX

Grupo 3 Grupo 4

Estudiantes-ARG Lanús-ARG

Alianza-PER Blooming-BOL

Bolívar-BOL Universitário-PER

Vencedor do Jogo 6 Vencedor do Jogo 2

Grupo 5 Grupo 6

Internacional Banfield-ARG

Cerro-URU Deportivo Cuenca-EQU

Deportivo Quito-EQU Morella-MEX

Vencedor do Jogo 4 Nacional-URU

Grupo 7 Grupo 8

Vélez-ARG Flamengo

Colo-Colo-CHI Caracas-VEN

Deportivo Itália-VEN Universidad de Chile-CHI

Vencedor do Jogo 1 Vencedor do Jogo 3

Todos os detalhes dos jogos dos Brasileiros na Libertadores você conferirá no Esporte é Vida.