segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Ipatinga x Paulista - A palavra rebaixamento está proibida!

Share |

Por Gabriel Seixas

Ipatinga e Paulista duelam amanhã, 20:30, no Ipatingão, se distanciarem ao máximo da zona do rebaixamento. A equipe mineira, com a vitória contra o São Caetano no Anacleto Campanella por 1x0, já está na 11ª colocação e já quer sonhar com o G-4. Já o Paulista vive uma situação mais delicada: Está em 15º, e apenas um ponto o separa da zona do descenso. As equipes vêm de vitória por 1x0 contra São Caetano e Fortaleza, respectivamente.


Mudanças e mais mudanças...


Emerson Ávila, que agora é técnico de futebol (teve uma passagem honrosa pelo Flamengo na década de 2000 como jogador), muda a equipe para enfrentar o Paulista. A equipe conta com a volta dos titulares Augusto Recife e Luciano Sorriso. Com um porém: Recife volta ao equipe, no lugar do volante Dudu Araxá. Já Sorriso, no tempo em que ficou fora, perdeu a vaga para Leandro Salino, que correspondeu bastante o xerife nos últimos jogos. A equipe também conta com a volta do goleiro Tiago Braga, que volta no lugar de Fred. Em compensação, o goleiro Rodrigo Posso e o meia Walter Minhoca continuam sob cuidados do clube.
Já o Paulista terá apenas uma mudança em relação a equipe que venceu o Fortaleza. Mas esta opção é tática: O meia Davi e o lateral-direito inverterão de posição, já que Davi satisfez o treinador Waldemar Lemos na defesa, e Marco Aurélio ganha confiança com o treinador em suas subidas ao ataque.


Análise tática:

PAULISTA

---------------------Victor-----------------------------

-Davi---------Dema-----------Diego Padilha------Zeziel

---------------------Jairo-------------------------------

---------------------------------Ruy--------------------

------Marco Aurélio-------------------------------------

-------------------------Rodrigo Fabri-------------------

-----------Marcos Denner-------Roberto Santos---------

O Paulista é armado pelo treinador Waldemar Lemos no 4-1-3-2. Em compensação, os alas Davi e Zeziel não chegam tanto a frente, procurando auxiliar mais a marcação. O técnico deve explorar as jogadas com Ruy na esquerda e Marco Aurélio - agora jogando na meiuca - na direita, com Rodrigo Fabri jogando centralizado. A movimentação pelos lados é importante, até porque tanto Roberto Santos, quanto Marcos Denner, tem características de centroavante.

IPATINGA

-----------------------------Tiago Braga-----------------------------

------Márcio Alemão---------Henrique-----------Léo Oliveira-------

-------------------Augusto Recife-----Salino-------------------------

-Márcio Gabriel--------------------------------------------------Beto

--------------------------Gérson Magrão-----------------------------

----------------Alessandro--------------Diego Silva-------------------

O técnico Émerson Ávila aposta num ferrolho montado por 3 zagueiros e 2 volantes para anular as jogadas de perigo do Paulista. Além disso, os zagueiros da equipe mineira são altos, o que pode dificultar o jogo aéreo da equipe adversária, que é o seu ponto forte. Em compensação, o meia Gérson Magrão, emprestado pelo Flamengo, e os velozes Alessandro e Diego Silva podem usar e abusar da lentidão da zaga do Paulista. Preocupação a vista, e jogo totalmente imprevisível!

Vitória x Gama - O G-4 é logo ali !

Share |

Por Gabriel Seixas

Vitória e Gama buscam a sequência de suas reabilitações no campeonato e ficar mais próximo do G-4 nesta Terça-Feira, no Barradão. O Vitória, que não vencia há 3 rodadas, sentiu novamente o gostinho da vitória contra o Remo, ganhando por 2x1 no Mangueirão, na última rodada disputada. Esta foi apenas a segunda vitória da equipe fora de casa.Já o Gama tinha um jejum bem mais longo: Não saiu com 3 pontos em 5 partidas consecutivas. O jejum foi quebrado contra o Barueri, numa vitória recheada de gols, vencida por 5x3. E, de quebra, neste longo jejum, sua invencibilidade no Mané Garrincha foi quebrada, com a derrota para a Portuguesa por 2x1.

Duelo dos opostos


O retrospecto do Vitória jogando no Barradão e do Gama jogando fora de casa é bastante distinto: A equipe baiana, dentro de seus domínios, venceu 7 de 9 partidas disputadas em casa. Já o Gama ainda não sentiu o gostinho de uma vitória fora de casa, e busca quebrar esse jejum de vitórias fora do Mané Garrincha, que dura 9 jogos. Foram 3 empates e 6 derrotas.

Quebra-cabeça das equipes


O técnico Marco Aurélio, em seua segunda partida pelo Vitória, tem desfalques e motivos para comemorar em relação a equipe.As notícias ruins são os desfalques do lateral Anderson Souza, que ficará de molho por 20 dias, e do zagueiro Anderson Martins, expulso contra o Remo. Em compensação, o técnico ganha novidades para estes 2 setores: Apodi, punido por indisciplina, volta a equipe. E o zagueiro Jean, que cumpriu suspensão na última rodada, retorna ao Leão.
Já o técnico Roberto Cavalo, que ganhou mais alguns dias de 'alívio' no comando do Gama, tem apenas o desfalque do zagueiro Gilvan, que sentiu uma lesão na coxa. Em compensação, o técnico poderá contar com 5 reforços que aguardam liberação do BID da CBF: Fininho, Vágner, Alex Braz, e os experientes Cleisson, ex- Cruzeiro, Flamengo, Santa Cruz e que estava no Caxias, além de Robson Luiz, ex-Vasco.

Análise tática:


VITÓRIA


--------------------Ney------------------------

-Apodi------Sandro-------Jean--------Edinho-

--------Vanderson-----Chicão------------------

-----------------------------Bida---------------

--------------Jackson---------------------------

-----------Indio---------------Joãozinho---------


Marco Aurélio, em sua segunda partida no comando do Vitória, já implantou um novo sistema tático no Leão da Barra: O 4-3-1-2, preocupado com o sistema defensivo da equipe, que até então, tinha uma média alta de gols sofridos por jogo. O esquema também pode variar para o 4-2-2-2, já que Bida é o 'coringa' da equipe baiana. Outro fator decisivo para a escalação de 3 volantes é o apoio constante dos laterais, tanto com Edinho na esquerda - e principalmente - com Apodi na direita. A equipe, que aposta bastante no jogo aéreo ofensivo, deve jogar mais com a bola no pé, até porque o Gama também tem no seu ponto forte as jogadas aéreas.

GAMA


---------------------Everton-----------------------------

-Ralf--------Fabrício---------Éder---------Rodrigo Ninja-

---------------------Léo---------------------------------

-----------Naves-----------------------------------------

----------------------------------Saulo-------------------

---Ésley-------------------------------------Bebeto------

---------------------Val Baiano---------------------------


O Gama, que parece ter um esquema tático ideal para jogar fora de casa, aidna não venceu uma fora de seus domínios. A equipe tem uma nova chance contra o Vitória, no Barradão. Para isso, a equipe deve usar e abusar das jogadas pelas pontas, com os velozes Ésley e Bebeto, servindo o artilheiro Val Baiano. A equipe também joga com 3 volantes que marcam a saída de bola do adversário, principalmente Saulo pela direita, e Naves pela esquerda. As bolas paradas são o principal trunfo para o Gama sair da Bahia com os 3 pontos.

Hà 10 anos o Cruzeiro conquistava a América pela 2a vez

Share |

Por Leonardo Martins


Hoje é uma data inesquecível para a torcida cruzeirense. Em 13 de agosto de 1997, o Cruzeiro conquistava a Copa Libertadores da América pela 2a vez, naquela noite o Cruzeiro venceu o Sporting Cristal do Peru por 1 a 0.

O time comandado pelo técnico Paulo Autuori começou muito mal a campanha da Libertadores e quase saiu na 1a fase, perdendo os 3 primeiros jogos mas conseguiu a recuperação. No resto da competição, o Cruzeiro apresentou um futebol de resultados, conseguindo classificações nos pênaltis até chegando a final.

A final foi muito emocionante, no 1o jogo em Lima, o Cruzeiro conseguiu segurar o ímpeto do time peruano e arrancou um empate por 0 a 0. Na volta, estava preparada uma festa enorme para o Mineirão, com 96 mil pessoas lotando o estádio. O jogo começou com o Cruzeiro partindo para cima dos peruanos, que jogaram na defesa e marcando muito bem. O gol cruzeirense não saía e a torcida ficava tensa, até que na metade do 2o tempo, o meia Elivélton pegou um chute de longe e o goleiro peruano aceitou, explodindo o Mineirão. Após o gol, a partida ficara dramática, o Sporting Cristal pressionou exigindo verdadeiros milagres do goleiro Dida mas o time azul conseguiu segurar a pressão e comemorou o bi-campeonato da Libertadores.

A equipe tinha nomes muitos bons como o goleiro Dida, que depois disputaria 3 copas do mundo, o capitão e zagueiro Wilson Gottardo e o atacante Marcelo Ramos. Depois da Libertadores, muitos erros ocorreram no clube e o time quase foi rebaixado naquele ano no Brasileiro e perdeu para o Borussia Dortmund a disputa do mundial interclubes. Mas a conquista da Libertadores foi muito comemorada e merece ser lembrada até hoje.

Notícias do Futebol Paranaense

Share |
Por Lucas Bicalho

Finalmente, depois de pouco mais de dois meses, voltou o Coritiba a vencer fora de casa no Brasileirão. E uma vitória convincente, com toda certeza, e contra um adversário forte que, no momento, é direto na briga para retornar à elite.
O Coritiba foi compacto na defesa durante o jogo inteiro. E soube aproveitar a velocidade de Henrique Dias para consolidar a vitória nos minutos finais. Parece enfim ter conquistado a confiança do torcedor, e do próprio time na caminhada rumo a série A

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já o Paraná Clube aumentou o jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro e ficou no empate de 0 x 0 contra o Vasco, na Vila Capanema, neste domingo. A equipe não triunfa há seis rodadas e não marca gols há quatro jogos. E caiu para a 13.ª colocação, com 24 pontos.

Em um jogo truncado e fraco tecnicamente o empate em 0x0 não poderia ter sido resultado mais justo. Com ambas equipes priorizando a marcação e o número de passes errados alto, as únicas jogadas de perigo eram em lançamentos ou chuverinhos na área. Gilson Kleina, que desde sua chegada não tem uma relação boa com a torcida paranista, voltou a ser alvo de manifestos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Atlético está encontrando dificuldades para registrar seus dois principais reforços na Copa Sul-americana. O zagueiro Antônio Carlos e o meio-campista Ramon precisam ter seus nomes registrados no BID da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) nesta segunda-feira. Só assim poderão ser inscritos na torneio internacional.

O Atlético joga contra o Vasco quarta-feira, pela 1.ª fase. Segundo o regulamento da competição, os clubes precisam apresentar uma lista de 25 jogadores até 48 horas antes do primeiro confronto.

O caso do zagueiro é mais tranqüilo. Ele deve ter seu nome regularizado na divulgação do BID, que sai às 19h desta segunda-feira. O zagueiro não teve dificuldades em obter o papel liberatório do Ajaccio, da França, seu ex-clube.

Já Ramon depende da boa vontade dos dirigentes do futebol do Catar, onde estava jogando. Eles ainda não enviaram os documentos para a inscrição na CBF. Se não for cumprido o prazo, o meio-campista só poderá ser inscrito na nova janela da Sul-americana, que acontece nas semifinais.

E quem está de saída é o goleiro Guilherme. Ele teve seus direitos federativos negociados com o Lokomotiv Moscow. Os valores não foram divulgados, mas segundo a diretoria atéticana, a proposta foi muito boa.

Em um jogo fraco, Cruzeiro vence América em Natal

Share |

Por Leonardo Martins

Na noite de domingo, o Cruzeiro venceu o América, em Natal, por dois a um. Em partida válida pela última rodada do primeiro turno. Com o resultado, o Cruzeiro mantém a boa fase e termina o turno em 3o, já o América termina o turno na lanterna do campeonato.

O jogo começou fraco, com poucas jogadas perigosas mas com o Cruzeiro com a maior posse de bola e o América jogando no erro dos mineiros. Aos 13 minutos, o Cruzeiro abre o placar, em um chute de longe do lateral Fernandinho que o goleiro Gléguer falhou. Após o gol, a equipe potiguar animou devido a acomodação do Cruzeiro com o resultado mas esbarrou nas próprias limitações. Foi uma das melhores partidas do América no Campeonato, jogou marcando muito bem o Cruzeiro, que não achava espaços na zaga americana. No final do 1o tempo o América empatou numa falta cobrada por Souza que encontrou a cabeça do zagueiro Carlos Eduardo, aos 41 minutos.

Na volta do intervalo, o técnico cruzeirense Dorival Júnior, mexeu no time, tirando o atacante Guilherme para a entrada de outro atacante, Alecsandro. Porém, essa substituição não mudou o ritmo de jogo. O Cruzeiro continuava preso a marcação boa do América, que até deu sufoco ao time azul em alguns momentos do jogo, e tendo maior posse de bola. O panorama não mudou até os 43 minutos do segundo tempo, onde o Cruzeiro marcou o gol da vitória, com Alecsandro, que vem marcando em quase todos o jogos da equipe, ele aproveitou o cruzamento do lateral Fernandinho e cabeceou para o fundo das redes americanas, selando assim, a quarta vitória consecutiva do time celeste, que terminou o turno na 3a colocação do campeonato. Já os potiguares amargam a pior campanha do campeonato com apenas 10 pontos em 19 partidas.

Campeonato Inglês - Rodada de abertura

Share |
Campeonato Inglês - 1ª rodada - 11 e 12/8

11/8
Sunderland 1x0 Tottenham Hotspur
Bolton Wanderers 1x3 Newcastle United
Derby County 2x2 Portsmouth
Everton 2x1 Wigan Athletic
Middlesbrough 1x2 Blackburn Rovers
West Ham United 0x2 Manchester City
Aston Villa 1x2 Liverpool

12/8
Arsenal 2x1 Fulham
Chelsea 3x2 Birmingham City
Manchester United 0x0 Reading


Destaques positivos da rodada: Hahnemann (Reading), Gerrard (Liverpool), Essien (Chelsea) e Martins (Newcastle)

Destaques negativos da rodada: Kitson (Reading - expulso no seu 1º minuto em campo), Anelka (Bolton) e Laursen (Aston Villa)

Outros campeonatos internacionais

Share |
Outros campeonatos europeus agitaram este final de semana. Começando pelo Campeonato Inglês:

A Premier League teve, no sábado, 7 jogos: O Sunderland bateu o badalado Tottenham por 1x0, com gol do recém-contratado Michael Chopra. Já o Bolton foi derrotado em casa por 3x1 para o Newcastle. Destaque para Martins, que marcou duas vezes, sendo que um anotado com uma linda bicicleta!
Já o Derby empatou com o Portsmouth em 2x2. A equipe da casa começou na frente, mas o Portsmouth virou com Utaka e Mwaruwari. No fim, Todd empatou a partida.
Já o Everton fez a lição de casa e derrotou o Wigan por 2x1. Osman e Anichebe abriram 2x0, enquanto Sibierski descontou.
Já Blackburn, Manchester City e Liverpool venceram fora de casa. O primeiro derrotou o Middlesbrough de virada, por 2x1, com direto a gol do paraguaio Roque Santa Cruz. Já o segundo venceu o West Ham fora de casa por 2x0, com gols de Rolando Bianchi e do brasileiro Geovanni.
Já o Liverpool venceu o Aston Villa de virada, por 2x1. Aos 31, Laursen marcou contra e abriu o placar para os reds. Aos 40 minutos do 2º tempo, Barry de pênalti empatou para o Aston. Só que Gerrard, 2 minutos depois, marca um GOLAÇO de falta e dá a vitória ao Liverpool. Steven Gerrard, craque do jogo e um dos melhores do mundo!



Hoje (domingo), foram 3 jogos. O Arsenal teve dificuldades para vencer o Fulham por 2x1. Healy, artilheiro do último Campeonato Irlandês, abriu a contagem para os visitantes logo no primeiro minuto de jogo. A equipe da casa só reagiu no 2º tempo, quando Van Persie aos 38 e Hleb, aos 46, viraram o jogo para o Arsenal, fechando o placar.

O Chelsea também suou bastante para vencer o Birmingham por 3x2. A equipe visitante marcou logo aos 15 com o atacante veloz Forsell. 3 minutos depois, o peruano Pizarro iguala o placar. Malouda, ainda no primeiro tempo, vira o jogo. Kapo, aos 36, empata o jogo.
Com 4 gols no 1º tempo, o gol da vitória foi marcado por Michael Essien, logo aos 5 do 2º tempo. Essien, além de ter feito o gol da vitória, protagonizou um lance preocupante: Ele rompeu os ligamentos do joelho e deve desfalcar o Chelsea por um bom tempo.

Já os heróis do Reading - principalmente Hahnemann - seguraram as estrelas do Manchester United e garantiram o empate em 0x0 no Old Trafford. Os Red Devils criavam várias chances de gol, dentre elas, duas perigosíssimas que Rooney desperdiçou. O Reading pouco chegava ao gol

___



* Apenas uma pequena correção. No texto anterior, sobre a terceira divisão, o Fast está no grupo 18, e não no grupo 17. Portanto, o Grupo 17 é composto por Sampaio Corrêa, Rio Branco, Tuna Luso e Imperatriz, e o 18 por Nacional, Ananindeua, Fast e Barras.

Série C - Início da segunda fase e muita bola na rede!

Share |
Por Gabriel Seixas

A Série C teve, neste domingo, a primeira rodada da segunda fase inaugurada. Dois jogos foram adiados por decisão da CBF: Ananindeua (que ganhou a vaga do Araguaína, que foi suspenso com a perda de 12 pontos por escalar um jogador irregular) x Nacional, e Tuna Luso x Imperatriz.

Grupo 17

No grupo 17, o Sampaio Corrêa larga na frente. A equipe do Maranhão derrotou o Rio Branco por 3x2, e soma 3 pontos, liderando isoladamente o grupo. O palcar começou a ser desenhado logo aos 2 minutos, com gol do zagueiro Alex Mineiro. Na volta para a segunda etapa, o atacante Coelho marca aos 6 e aos 10. Esboçando uma reação, Leandro Porto e Marcelo Brás (destaque da equipe acreana) descontam para o Rio Branco.
O principal detalhe é que não há mais invictos no futebol brasileiro. O Rio Branco, que não havia perdido nenhuma na atual temporada, sofreu sua primeira derrota fora de casa.

Já o Fast fica apenas no empate com o Barras do Piauí, em casa. Aos 9 minutos, Ricardo acerta um lindo chute e faz um golaço. Devido a incompetência de sua dupla de ataque - Bazinho e Delmo - a equipe não ampliou o marcador. Leandro, aos 13 da segunda etapa, empatou e ficou nisso.

Grupo 18 - Os dois jogos foram adiados

Grupo 19

Este parece ser um dos grupos que já tem uma provável definição para a terceira fase. Nacional e Bahia, como eram de se esperar, vencem fora de casa e lideram o grupo.
A equipe da Paraíba venceu o LInhares por 2x0, com gols de Gil e Paulinho Guerreiro em 5 minutos.

Já o Bahia derrotou com autoridade o paraibano Atlético, por 3x0. Sem Nonato, a equipe contou com outro artilheiro: Moré, que marcou duas vezes. Emerson Cris fez o outro.

Grupo 20

No Grupo 20, as zebras estavam presentes e o ABC é derrotado fora de casa, pelo Confiança. Mas a equipe potiguar largou na frente, com gol de Clênio. No 2º tempo, Rafael aos 25, e Lino aos 35 deram a vitória que credenciam o Confiança a brigar pelo acesso.
Destaques das duas equipes: O ABC anunciou hoje a dispensa do atacante Régis Pitbull, que pediu as contas. Já o Confiança pode contar com o veterano Sorato para o restante da Série C.

Em um jogo bastante corrido e com muitas chances de gol em Caruaru, o Porto foi derrotado em casa pelo Coruripe, com um gol no último minuto, marcado pelo atacante Alexsandro, aos 47 da segunda etapa.

Grupo 21

Os 2 jogos do grupo terminaram em 1x1. Sendo assim, Volta Redonda, Atlético, Itumbiara e América seguem empatados em pontos e saldo de gols.
No Raulino de Oliveira, o Atlético marcou com Dida, em bela cobrança de falta, aos 12 do 1º tempo. Aos 37, Júlio César foi derrubado na área e sofreu pênalti. O meia Gláuber cobrou com estilo e empatou. Mesmo com a pressão, o Voltaço não conseguiu marcar o gol da virada, esbarrando na muralha chamada Edinho.

Já o Itumbiara, em jogo truncado, ficou no empate com o América em 1x1. Aos 15 do 2º tempo, Marcelinho fez 1x0 para os mandantes goianos. Não deu nem tempo de comemorar, pois um minuto depois, Ernani empatou.

Grupo 22

Os mandantes fizeram seu papel e venceram seus respectivos jogos no Grupo 22. No Brino de Ouro, o Guarani consegue uma vitória sofrida contra o Vila Nova. Os goianos começaram na frente, logo no primeiro minuto de jogo, com Wando. Na segunda etapa, veio a reação: Xandão, aproveitando cobrança de escanteio,e Danilo Silva, também de cabeça, viraram para o Bugre.

Já o CRAC goleou o Rio Claro em casa por 3x0, e lidera o grupo. Criando mais chances e tento um melhor volume de jogo, o CRAC abre o placar aos 40 minutos, com o grande destaque da partida, Danilo Santos. Aos 16 do 2º tempo, o próprio Danilo Santos aproveita assistência de Romildo e faz o segundo. Aos 47, no apagar as luzes, o lateral Beto amplia e fecha o placar.

Grupo 23

O Sul venceu o Sudeste no Grupo 23. O gaúcho Esportivo e o paranaense Roma venceram o paulista Bragantino e o mineiro Democrata de Governador Valadares, respectivamente.

O Esportivo fez o gol da vitória contra o Bragantino aos 31 do 1º tempo, com o meia Caio. A arbitragem foi bastante contestada na partida, principalmente após a expulsão do atacante Bill ainda no primeiro tempo. No 2º tempo, a equipe gaúcha ficou presa na defesa, e os paulistas, sem esboçar reação (mesmo com a tentativa de Roberval Davino para melhorar o time), ficaram com a derrota.

Já a Roma, em mais uma atuação impecável, venceu o Democrata em Minas e mantém a invencibilidade na terceirona. Os gols foram marcados no 1º tempo, com Rodrigo e Juliano. O goleiro Oliveira, da equipe apucaranense, teve trabalho e fez duas boas intervenções antes do término da partida.

Grupo 24

Águia Negra e Joinville ficaram apenas no empate, em jogo realizado no Mato Grosso do Sul. O Águia pouco criava na partida, até pelo ferrolho catarinense formado por Guilherme Macuglia. Em uma das boas chances criadas, Nelsen não desperdiça e anota 1x0.
Entretanto, no 2º tempo, o JEC dominou inteiramente a partida. E, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura: Gilson, de cabeça, aos 36, arranca um empate importante para o Joinville fora de casa.

Já a Ulbra protagonizou o melhor jogo da terceirona até aqui na segunda fase. A equipe gaúcha conseguiu o melhor desempenho entre os participantes nesta 1ª rodada, e goleou o Villa Nova por 5x0. Marcão, Waldir, Flavinho, e Flávio duas vezes, fizeram os 5 gols da Ulbra pra cima do time mineiro. O técnico Flávio Lopes foi mais ousado do que deveria na volta pro intervalo, colocando Jil no lugar de William César, expondo a sua equipe.

Campeonato Brasileiro - Resumo da 19ª rodada

Share |
Paraná x Vasco

Jogo fraco tecnicamente, como não poderia ser diferente no gramado horroroso da Vila Capanema. As duas equipes começaram o jogo com o mesmo esquema: um 3-5-2 com dois volantes, que limitaram as armações de jogadas. Conca pelo time carioca e Renan pelo time da casa ficaram sobrecarregados nessa função. As melhores (e únicas) oportunidades do primeiro tempo foram desperdiçadas em chutes inócuos de Alan Kardec e Vandinho.
No segundo tempo o panorama não mudou muito. Pela equipe paranista Lima entrou no lugar de Renan, o que anulou completamente a criação tricolor, mas deu mais presença de área, o que garantiu alguns chutes mais perigosos, e uma chance incrível desperdiçada por Márcio Careca. No fim Jeff ainda entrou no lugar do Nem, na tradicional substituição de Gilson Kleina, mudando o esquema para o 4-4-2, mas na prática não houve grandes mudanças.
No Vasco a entrada de Enilton também não resultou em muita coisa, já que na única chance que teve o maluco beleza cabeceou para fora.. Perdigão era um oásis no meio-campo, defendendo e tentando armar com muita competência. O zagueiro Vilson também merece destaque, já que quando precisou, segurou as pontas na defesa.
Empate que acabou sendo ruim para as duas equipes. O Vasco se distancia ainda mais do São Paulo, e o Paraná passa mais uma rodada sem os três pontos.






Por Gabriel Seixas

Outros jogos:

Sábado

Flamengo 2x1 Náutico

O Flamengo, de volta ao Maracanã, consegue uma vitória sofrida e bastante aliviada contra o Náutico. A equipe, que não vencia há 3 jogos, conquistou os 3 pontos junto a sua torcida e quebrou uma sequência de resultados positivos do Timbu.
Mas a história do jogo poderia ser outra. Isto porque, logo no começo da partida, Felipe fez o que quis dentro da área e abriu o placar pro Náutico. O Flamengo não demonstrava uma reação concreta, até porque sentia a falta de um armador (Roger e Renato Augusto apagadíssimos). Sendo assim, os laterais apoiaram mais e Ibson chegou mais a frente. Em um dos bons lances de perigo, Ibson cabeceia e perde um gol cara-a-cara com o goleiro Eduardo. Poucos minutos depois, bola levantada na área para o estreante Fábio Luciano empatar.
Na volta, o autor do gol teve que sair, por falta de ritmo. Em seu lugar, entrou Rodrigo Arroz, que mostrou personalidade e foi taticamente perfeito. O jogo caiu bastante de produção, e tanto Acosta para o Náutico, quanto Renato Augusto pro Mengão, estavam apagados. O jogo só ganhou cara nova quando o lateral Deleu fez falta violenta em Maxi Bianchucchi (que entrou no lugar do contundido Renato Augusto) e acabou expulso.
Aos 42 do 2º tempo, o fim do sofrimento. Roger, até então apagado, dá um lançamento primoroso e Léo Moura fica cara-a-cara com o goleiro para desempatar o jogo e colocar o Flamengo com 15 pontos na tabela, ainda em penúltimo. O Náutico, com a derrota, manteve os 20 e voltou pra Zona do descenso.

Sport 3x0 Juventude

Com a sua sexta vitória jogando em seus domínios, o Sport, mais uma vez, fez a lição de casa. Dessa vez, a vítima foi o Juventude, com uma goleada por 3x0. O placar começou a se desenhar logo aos 10 minutos, quando Anderson Aquino (aposta de Geninho no jogo e que barrou Adriano Gabirú) aproveitou cruzamento de Dutra e fez 1x0 Sport.
O Juventude parecia esboçar uma reação, quando aos 39, novamente Anderson Aquino, aproveita bicicleta dada pelo volante Everton e aumenta o placar. A melhor chance do Juventude foi aos 41, quando Renato quase marca um gol olímpico.
Magrão teve muito mais trabalho no segundo tempo. O goleirão rubro-negro salvou na pancada de Júlio César e em cobrança de falta do meia Renato. Aos 28, Gabirú, que entrou no lugar do artilheiro Anderson, invadiu a área e cavou um pênalti, convertido por Carlinhos Bala. Com o resultado, o Sport pula para a 10ª posição. O Juventude permanece em 18º, podendo ser ultrapassado pelo Flamengo na Quinta-Feira, caso o rubro-negro vença o Fluminense




Corinthians 2x1 Grêmio

Com gols de Finazzi e Gustavo Nery no final do 2º tempo, o Corinthians consegue uma vitória bem ao seu estilo sobre o Grêmio, por 2x1. O garoto Carlos Eduardo, em chute cruzado de Tcheco, abriu o placar para o tricolor gaúcho. Aos 36 e aos 38 do 2º tempo, Finazzi e Gustavo Nery, respectivamente, viraram o jogo e definiram o placar.
A atuação do Corinthians foi bem inferior em relação aos outros. Willian, destaque da equipe, foi bastante apagado, e Vampeta apareceu mais pro jogo. Carpegiani, mostrando que tem estrela, colocou Finazzi no intervalo, para a saída do mediano Clodoaldo. E deu no que deu.
Com os resultados, o Corinthians sai da zona de rebaixamento e pula pra 15ª posição. Já o Grêmio cai para o 7º lugar.

Figueirense 1x1 Botafogo

Com uma atuação contestadíssima do árbitro Elvécio Zequetto, Figueirense e Botafogo empataram em 1x1, distanciando o alvinegro do líder São Paulo. Os botafoguenses reclamaram - e muito - da arbitragem.
Segundo os cariocas, o árbitro economizou em cartões amarelos a equipe catarinense (apenas Ruy e Peter tomaram então, enquanto 8 do Botafogo foram amarelados). Aos 34, outro lance duvidoso: Jorge Henrique foi interceptado por Felipe Santana, que chegou a colocar a perna na cabeça do ciscador botafoguense. O juiz deu tiro livre indireto.
Mesmo assim, aos 4 da segunda etapa, Dodô abre uma placar em uma bela cobrança de falta. Porém, aos 31, após cobrança de falta, o zagueiro Vinicius, em posição clarissima de impedimento, cabeceia para Otacílio Neto marcar. O bandeirinha valida o gol e fica nisso. Muita reclamação por jogadores, treinador e torcedores botafoguenses. O Botafogo mantém a liderança, 7 pontos atrás do São Paulo. Já o Figueirense cai para 14º e fica mais próximo da Zona do Rebaixamento.

Internacional 1x0 Goiás

Na estréia de Abel Braga no comando do colorado, o Internacional derrotou o Goiás pelo placar mínimo. As equipes, que ocupam a zona intermediária da tabela, buscavam encostar ainda mais no G-4. As duas equipes jogaram no 3-5-2, com 2 armadores (Pinga e Guiñazu pelo Inter e Élson e Harrison pelo Goiás). O goleiro Harleit eve trabalho e fez defesas sensacionais, em dois chutes de Iarley. Em outro lance, Adriano mandou na trave. E o mesmo Adriano, aos 6 do 2º tempo, marcou o gol e fechou o placar. O Inter pulou para o 9º lugar, enquanto o Goiás é 6º e está a 2 pontos do G-4.

Fluminense 3x0 Santos

Num show particular de Thiago Neves, que saiu contundido na metade do 2º tempo, o Fluminense goleou o Santos por 3x0. Com o resultado, o Fluminense subiu três posições na tabela de classificação e agora ocupa a 11ª colocação, com 26 pontos. O Santos permaneceu em oitavo, com 27 pontos.
O Santos era mais perigoso nos contra-ataques, porém o Fluminense é quem criava as melhores chances de gol. E, numa delas, aos 36, Thiago Neves levanta na área para Luiz Alberto testar e fazer 1x0.
Na volta pro intervalo, Luxa coloca o sérvio Dejan Petkovic para a saída do jovem zagueiro Marcelo. Com o time mais exposto, entra em ação o show de Thiago Neves. Aos 19 e aos 26, ele marca duas vezes e fecha o placar em 3x0. Destaque para a marca de 150 jogos com a camisa do Fluminense alcançada por Júnior César, que deu assistência para o gol de Thiago Neves, o segundo do Fluminense.




* O jogo América/RN x Cruzeiro ganhará destaque aqui no Esporte é Vida, e amanhã uma matéria completa sobre o jogo.