domingo, 16 de novembro de 2008

Cruzeiro é goleado no Recife e dá adeus ao título

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite de ontem, nos Aflitos, o desesperado Náutico recebeu o Cruzeiro pela continuação da 35ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo cheio de alternativas, o Timbu goleou os celestes por 5 a 2 e respira no campeonato, deixando a equipe mineira fora da disputa pelo título brasileiro.

O Náutico entrou em campo na Zona vermelha e queria uma vitória para sair dela, por isto começou o jogo partindo para cima e logo conseguiu o gol. Aos 4 minutos, Gilmar carregou a bola e, da entrada da área, chutou no canto de Fábio para explodir a torcida.

Com a desvantagem no placar, o Cruzeiro foi com tudo em busca do empate e dominou o jogo. Aos 16 minutos, Ramires chutou para o gol e tez, mas o árbitro anulou erradamente, alegando impedimento. Mas 3 minutos mais tarde, o gol de empate valeu. Henrique deu ótimo passe para Wágner chutar forte. 1 a 1.

Os pernambucanos retomaram o controle do jogo e desempataram a partida em um pênalti duvidoso. Henrique derrubou Gilmar na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Felipe, com direito a paradinha, bateu e fez o 2º do Timbu, aos 21 minutos. O Náutico quase fez o 3º com o zagueiro Titi, mas Fábio salvou.

O jogo diminuiu o ritmo forte no fim da 1ª etapa, mas deu tempo para Guilherme assustar a torcida mandante em um chute de longe que Eduardo defendeu.

No intervalo, Adilson Batista trocou Léo Fortunato e Camilo pelos Thiagos, Martinelli e Ribeiro e deu certo parcialmente. No 1º minuto, Henrique cruzou para a defesa de Fábio. Mas 3 minutos depois, os mandantes ampliaram o marcador. Felipe aproveitou lançamento de Titi e tocou na saída de Fábio e deixou a torcida mais tranqüila.

Cruzeiro não desanimou. Aos 11, Guilherme foi lançado na meia-lua. Eduardo saiu do gol e evitou o segundo gol celeste. Era lá e cá. Seis minutos depois, Felipe mirou o ângulo esquerdo de Fábio e quase acertou. Mandou para fora. Com 20 minutos, Wagner bateu falta da direita e achou Ramires livre na pequena área. O volante, entretanto, cabeceou torto, para baixo e sem força, perdendo grande oportunidade.

Fábio evitou que o resultado se transformasse em goleada aos 27. Felipe fez inversão da jogada da esquerda para a direita e encontrou Ruy. De fora da área, o ala chutou forte, obrigando o camisa 1 celeste a desviar para escanteio.

A defesa de Fábio deixou o Cruzeiro vivo no jogo. Na jogada de perigo seguinte, Wagner bateu para o gol, e a bola bateu na mão de Hamilton dentro da área. Pênalti desta vez para os mineiros. Guilherme foi para a cobrança e marcou no canto esquerdo.

A ducha de água fria para os mineiros não demorou a vir. Aos 38, Felipe cruzou para Everaldo, que acabara de entrar, empurrar para o gol vazio após trombada de Fábio e Thiago Heleno. E aos 43, Felipe deixou Gilmar livre, e o atacante não desperdiçou, tocando no canto direito e fechando o placar.
Na próxima rodada, o Timbu (15º com 40 pontos) joga fora de casa com o Figueirense em confronto direito contra o rebaixamento. O Cruzeiro (terceiro com 61) recebe o Flamengo, no Mineirão, em jogo que pode deixar um dos dois próximos da Libertadores 2009.