sábado, 30 de abril de 2011

O Brasil na Libertadores – 29/04

Share |

As oitavas de final da Taça Libertadores começaram nesta semana e as cinco equipes brasileiras entraram em campo iniciando a busca por uma vaga as quartas. Vamos a um resumo dos jogos dos brasileiros.

Grêmio 1x2 Universidad Católica-CHI

O Grêmio decepcionou a torcida na abertura da fase ao perder em casa para a Universidad Católica do Chile por 2 a 1 e se complicar na competição. Agora os gremistas tem que reverter o placar no Chile.

Os brasileiros começaram em cima, mas a Católica foi acalmando o ímpeto gremista com toque de bola e muita cera. O Grêmio fazia uma boa partida e perdera chances com Douglas, que acertou a trave, e Borges, chances que fizeram muita falta. Os chilenos foram mais objetivos e fizeram o gol de abertura do placar. Aos 28, Pratto fez boa jogada e tocou na saída de Grohe, um gol péssimo para os gremistas.

Para piorat a situação gremista, Borges deu um soco no rosto de um jogador chileno e foi expulso. A apatia tomou conta do Tricolor que só voltou a assustar no último minuto da etapa.

A vontade gremista reapareceu na segunda etapa e, mesmo com um a menos, o time dominou as ações no inicio. Aos 13, festa no Olímpico, Douglas arriscou belo chute e acertou o ângulo de Garcés. 1 a 1 e chance de virada.

Porém, os brasileiros se descuidaram na defesa e a Universidad desempatou o jogo com o ótimo Pratto. Assim como no primeiro tempo, aos 28, Pratto fez o gol, desta vez, de cabeça. O Grêmio não conseguiu a reação e se complicou na competição. Os Gaúchos precisam de qualquer vitória desde que marque dois gols no Chile.

Once Caldas-COL 1x2 Cruzeiro

O time de melhor campanha na fase de grupos continua vencendo na competição. O Cruzeiro foi a Manizales e conseguiu uma ótima vitória sobre o Once Caldas por 2 a 1 e deixou sua vaga encaminhada à próxima fase.

Porém, o time estrelado não jogou bem como em outras partidas da competição, especialmente no primeiro tempo. O time foi mudado pelas contusões de Pablo e Thiago Ribeiro, Leandro Guerreiro e o estreante Brandão entraram em seus lugares no jogo.

Com estas alterações, o Cruzeiro perdeu velocidade no ataque e o entrosamento que vinha sendo ótimo. Somado a isto, a boa partida do time colombiano com os rápidos Dairo Moreno, ex-Furacão, e Rentería, ex-Galo e Inter, no ataque. O Once Caldas, no primeiro tempo, aproveitou os espaços dados pela dupla de volantes azuis e deram trabalho ao goleiro Fábio e aos zagueiros Gil e Victorino.

Foram muitas chances do time da casa. Dairo Moreno acertou o travessão em chute de longe e Fábio, mais uma vez, fez defesas dificilimas, salvando o time azul de levar um gol. No ataque, o time brasileiro também não foi bem limitado a chutes de Montillo e Brandão ambos defendidos por Martinez.

Para tentar corrigir a marcação no meio, Cuca voltou do intervalo com o polivalente Everton no lugar de Roger e trouxe Gilberto para o meio campo. E a alteração deu certo, porque o time colombiano parou de atacar e incomodar o goleiro Fábio, mas os celestes continuavam sofrendo no ataque com a lentidão de Brandão. O jogo se tornou chato e com poucas chances.

Vendo que o estreante não rendia em campo, o treinador o tirou de campo para a entrada de Ortigoza. E, novamente, a alteração deu certo. O paraguaio melhorou o ritmo do ataque e fez o craque Montillo crescer em campo. Logo, o Cruzeiro voltou a ser o Cruzeiro da Libertadores, envolvente e objetivo.

Com isto, os gols apareceram e saíram dos pés dos gringos Montillo e Ortigoza. Aos 27, o argentino achou o paraguaio que cruzou para o artilheiro Wallyson marcar, de cabeça,  o primeiro gol azul na Colômbia. Logo em seguida, a jogada se repetiu. Montillo deu ótimo passe para Ortigoza encobrir Martinez e marcar um belo gol.

O Once tentou diminuir a vantagem e conseguiu um gol com Nuñez de cabeça, colocando um calor no jogo, mas nada que tirasse a vitória das mãos azuis. O resultado faz com que a Raposa possa até perder por 1 a 0 o jogo de volta em Sete Lagoas que segue adiante na Libertadores.

Santos 1x0 América-MEX

O Santos fez bem menos do que se esperava mas ganhou do América do México na Vila por 1 a 0 e está a um empate das quartas-de-final da competição.

Querendo abrir boa vantagem no jogo de ida, o Santos começou o jogo em cima do América. Ochoa, goleiro da Seleção mexicana, fez boa defesa na falta cobrada por Elano, Durval cabeceou longe. Danilo perdeu boa chance. O time amarelo só chegou com Olivera que exigiu boa defesa de Rafael.

Muitos devem estar se perguntando, cadê a dupla Neymar e Ganso? A dupla da Seleção só apareceu no fim da etapa, mas para decidir. Aos 38, Neymar fez boa jogada e deixou o camisa 10 livre para chutar no canto de Ochoa e abrir o placar. 1 a 0, mas ainda era pouco.

O Santos continuou a pressão no segundo tempo, era superior em campo, porém, faltou o gol. Zé Eduardo perdeu chance, Elano também, mas o placar permaneceu o mesmo. O  time praiano precisa de um empate ou até uma derrota por um gol de diferença desde que faça pelo menos um gol no México para seguir adiante na Libertadores.

Peñarol-URU 1x1 Internacional

O Inter conseguiu um bom resultado em Montevidéu diante de um Centenário lotado com a torcida do Peñarol. O time em campo não apresentou um grande futebol, mas o empate em um gol deu vantagens para o jogo de volta em casa.

Empolgado por um estádio lotado, os uruguaios começaram o jogo em cima do Colorado. O Inter tinha dificuldades para atacar, o meio campo foi engolido pelo Peñarol e a defesa apresentava falhas. Se não fosse Renan, os mandantes tinham aberto o placar aos 18 minutos quando o goleiro fez duas defesas sensacionais. Mas aos 36 não teve como, Monteruccio desceu pela esquerda e cruzou para Corujo, livre de marcação, concluir com perfeição, festa dos carboneros no Centenário.

E o Inter, o que fez? Nada, só Leandro Damião que aproveitou falha da zaga, mas foi derrubado por             Valdez antes de concluir a gol, o lance era para expulsão, porém, o juiz só deu amarelo. O segundo tempo representaria melhora para os brasileiros.

Melhora que veio na substituição de Rafael Sóbis para a entrada de Oscar. O time colorado voltou a ter meio campo e equilibrou as ações, até dominou o jogo, mas faltava o gol que quase veio com D'Alessandro.

E ele veio em mais um lance de sorte de Leandro Damião. Aos 20, o artilheiro chutou de longe, a bola desviou na zaga e encobriu o goleiro Sosa. Era o gol do alívio e de calar o Centenário, ou quase, porque a torcida colorada compareceu em bom número e fizeram uma bonita festa.

Depois do gol, o time carbonero se abateu em campo e os gaúchos dominaram as ações, mas não tivemos mais lances emocionantes no jogo. E nem precisava ter, o Inter tem mais 90 minutos para confirmar a vaga as quartas em Porto Alegre e o empate sem gols já dá esta condição.

Fluminense 3x1 Libertad-PAR

A fênix ressurge mais uma vez no Rio, o Fluminense, em dois jogos, passou de virtualmente eliminado a quase garantido nas quartas da Libertadores. Depois da classificação heróica na fase de grupos, o time tricolor enfrentou o Libertad no Engenhão e conseguiu uma boa vantagem ao derrotar os paraguaios por 3 a 1.

A partida começou com 1h de atraso devido a mais um apagão no Engenhão, mas a torcida não desanimou e apoiou o time. Logo aos 3 minutos, o gol tricolor explodiu o estádio, Edinho cruzou e Rafael Moura cabeceou com perfeição.

Depois, quanto Libertad como Fluminense se revezaram nas chances. Rafael Moura perdeu para o carioca e Ayala para os paraguaios.  Bonet e Fred ainda tiveram chances para marcar, mas desperdiçaram e os gols saíram na segunda etapa.

No segundo tempo, os paraguaios começaram melhor buscando o empate  e ele veio aos 15 minutos. Ayala cruzou e Gamarra cabeceou para o gol. 1 a 1 e torcida calada.

Depois de levar o empate, o Fluminense “acordou do apagão” do segundo tempo, quase marcando o segundo, aos 18 minutos. Conca cobrou o escanteio na área e Valencia sobiu de cabeça, mas em cima da linha, Vargas fez grande defesa.

Querendo ficar novamente na frente, o Fluminense partiu para cima e acabou conseguindo, aos 27 minutos. Marquinho dominou na intermediária, driblou o marcador Portocarrero e chuto forte cruzado, a bola entrou no canto esquerdo do goleiro Vargas

Após conseguir ficar na frente denovo, o Fluminense seguiu em cima e aos 29 minutos, chegou ao terceiro gol. Dario Conca cobrou falta por cima da barreira e acertou o canto direto de Vargas que pulou, mas nada pode fazer para evitar que a bola entrasse.

Agora o Flu pode perder por um gol de diferença na volta em Assunção que passará de fase.