quinta-feira, 21 de maio de 2009

Shaktar é Campeão da Copa da UEFA

Share |

Por Leonardo Martins

O Shaktar Donetsk da Ucrânia é o último campeão da Copa da UEFA, já que a partir da próxima temporada, a competição se chamará Liga Europa. Na decisão, em Istambul, os laranjas conseguiram uma vitória suada na prorrogação sobre o Werder Bremen da Alemanha por 2 a 1. Esta foi a primeira conquista do futebol ucraniano em competições européias.

O jogo foi recheado de Brasileiros do lado ucraniano, já que seu setor ofensivo era todo verde-amarelo formado por Ilsinho, Jádson, Fernandinho, William e Luiz Adriano, uma verdadeira legião brasileira. Já do lado alemão, sentiu-se a falta do cérebro da equipe, o armador Diego, porém tinha o zagueiro Naldo no Werder.

Diego fez muita falta aos alemães, por isto, o Shaktar, baseado nesta legião verde-amarela, aproveitou-se para dominar as ações da partida. Depois de muitas chances desperdiçada, os ucranianos abriram o placar, obviamente com toque brasileiro. Jádson achou Luiz Adriano que tocou na saída de Wiese.

Como era uma final com cara brasileira, o gol de empate do Werder não poderia ser feito por um jogador sem ser brasileiro. O zagueiro Naldo soltou a bomba em uma falta e o goleiro Plytov falhou, deixando a bola escapar em seus dedos.

Com o empate, o jogo acalmou-se, mas o Shaktar com mais posse de bola, tentava mais que os alemães e estes tentava mais os contra-ataques. O jogo, com isto, foi para a prorrogação.

No tempo extra, o panorama do jogo pouco alterou e a equipe laranja foi para o ataque querendo matar o jogo, conseguindo com mais um gol brasileiro. Jádson aproveitou cruzamento de Srna para fuzilar o gol de Wiese e marcar o gol do título ucraniano. A festa laranja em Istambul foi grande com esta conquista inédita.

Semana que vem acontece a grande final da Liga dos Campeões entre Manchester United e Barcelona. O jogo acontecerá no Estádio Olímpico em Roma e terá cobertura completa do Esporte é Vida.