sexta-feira, 2 de abril de 2010

Copa do Brasil – 2ª fase

Share |

Por Gabriel Seixas

Os jogos de volta da 2ª fase da Copa do Brasil definiram os 16 classificados para as oitavas-de-final da competição. Em uma rodada aparentemente sem surpresas, nesta quinta-feira, teve time grande sendo eliminado. A medida que anunciarmos os classificados, vamos confirmando os confrontos das oitavas-de-final.

Vamos começar pelo Vasco, que com dificuldades, derrotou o ASA por 3 a 1 e se classificou. Elton foi o destaque, com dois gols. Agora o próximo adversário é o do Corinthians Paranaense, uma das zebras da competição, que empatou com o Ceará em 1 a 1. Como o time havia vencido por 2 a 1 no jogo da ida, garantiu vaga nas oitavas. O gol da classificação do Timão ‘genérico’ veio no último minuto, com Bruno Batata.

Outro confronto definido é entre Goiás e Vitória. Ambos os times golearam no jogo da volta: o Goiás sapecou 7 a 0 no pobre São José do Amapá, com direito a quatro gols de Rafael Moura, artilheiro da Copa do Brasil. O Vitória fez “apenas” 5 a 0 no Náutico, isso porque dois pênaltis foram desperdiçados.

Mas vamos a maior zebra da rodada: o Botafogo está eliminado da Copa do Brasil. O alvinegro entregou a classificação no último minuto para o Santa Cruz, que em pleno Engenhão, venceu com autoridade por 3 a 2. Sufocou o adversário o tempo inteiro, teve mais chances e mereceu a vitória, e consequentemente acabou se classificando pelos gols marcados fora de casa, já que o Bota havia vencido em Recife por 1 a 0. Agora o Santa encara o Atlético Goianiense, que perdeu do Bahia por 1 a 0, mas como havia vencido em Goiânia por 2 a 0, se classificou.

Fechando a “primeira parte” do fluxograma, o Palmeiras enfrentará o Atlético-PR. O Verdão não teve dificuldades para vencer o Paysandu por 1 a 0, com gol do artilheiro Robert. E como venceu na ida por 2 a 1, passou fácil. Já o Furacão não jogou bem, mas venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0. Esse jogo é considerado o mais atrativo entre os oito que serão disputados, por tratarem-se de dois times grandes do nosso futebol.

No único confronto Rio-São Paulo desta fase, a Portuguesa encara o Fluminense. A Lusa venceu a Ponte Preta por 2 a 1, com gol de Biscayzacú no último minuto. O Flu já havia se classificado na ida, quando derrotou o Uberaba por 2 a 0. Quem passar deste confronto pega Grêmio ou Avaí. O Grêmio atropelou o Votoraty/SP por 3 a 0, e aumentou ainda mais sua série de invencibilidade. Jonas e Maylson, os destaques do time, pra variar, marcaram. Já o Avaí surpreendeu, e em pleno Couto Pereira, derrotou o Coritiba por 1 a 0. O Coxa poderia levar a partida para os pênaltis, porém Marcos Aurélio desperdiçou um pênalti.

Santos e Guarani farão o duelo paulista das oitavas. O Peixe já havia eliminado o Remo no jogo da ida, enquanto o Bugre sofreu para se classificar: precisando reverter uma vantagem de 2 a 0 do Fortaleza, conseguiu igualar o placar no Brinco de Ouro, e levou a partida para os pênaltis. Foi quando conseguiu vencer por 4 a 3, e no sufoco, assegurou a classificação para enfrentar o time mais temido do momento.

No último confronto, o Atlético-MG goleou a Chapecoense por 6 a 0. Mas dessa vez não teve gol de Obina, mesmo porque o folclórico artilheiro deixou o campo no segundo minuto de jogo, contundido. Fabiano e Diego Tardelli dividiram a artilharia da partida, com dois gols. Os outros tentos foram marcados por Júnior e Renan Oliveira. O Galo encara o Sport, que foi econômico na vitória sobre o Paraná: 1 a 0, gol do zagueiro Dirley.

Confira os confrontos das oitavas-de-final da Copa do Brasil (ida e volta, mandos de campo confirmados):

Jogos de ida

Corinthians/PR x Vasco

Vitória x Goiás

Santa Cruz x Atlético-GO

Palmeiras x Atlético-PR

Portuguesa x Fluminense

Grêmio x Avaí

Santos x Guarani

Atlético-MG x Sport

Jogos de volta

Vasco x Corinthians/PR

Goiás x Vitória

Atlético-GO x Santa Cruz

Atlético-PR x Palmeiras

Fluminense x Portuguesa

Avaí x Grêmio

Guarani x Santos

Sport x Atlético-MG

Lembrando que, a partir das oitavas, vitória dos visitantes por dois ou mais gols de diferença já não garante classificação direta para a outra fase.