sexta-feira, 2 de abril de 2010

Copa do Brasil – 2ª fase

Share |

Por Gabriel Seixas

Os jogos de volta da 2ª fase da Copa do Brasil definiram os 16 classificados para as oitavas-de-final da competição. Em uma rodada aparentemente sem surpresas, nesta quinta-feira, teve time grande sendo eliminado. A medida que anunciarmos os classificados, vamos confirmando os confrontos das oitavas-de-final.

Vamos começar pelo Vasco, que com dificuldades, derrotou o ASA por 3 a 1 e se classificou. Elton foi o destaque, com dois gols. Agora o próximo adversário é o do Corinthians Paranaense, uma das zebras da competição, que empatou com o Ceará em 1 a 1. Como o time havia vencido por 2 a 1 no jogo da ida, garantiu vaga nas oitavas. O gol da classificação do Timão ‘genérico’ veio no último minuto, com Bruno Batata.

Outro confronto definido é entre Goiás e Vitória. Ambos os times golearam no jogo da volta: o Goiás sapecou 7 a 0 no pobre São José do Amapá, com direito a quatro gols de Rafael Moura, artilheiro da Copa do Brasil. O Vitória fez “apenas” 5 a 0 no Náutico, isso porque dois pênaltis foram desperdiçados.

Mas vamos a maior zebra da rodada: o Botafogo está eliminado da Copa do Brasil. O alvinegro entregou a classificação no último minuto para o Santa Cruz, que em pleno Engenhão, venceu com autoridade por 3 a 2. Sufocou o adversário o tempo inteiro, teve mais chances e mereceu a vitória, e consequentemente acabou se classificando pelos gols marcados fora de casa, já que o Bota havia vencido em Recife por 1 a 0. Agora o Santa encara o Atlético Goianiense, que perdeu do Bahia por 1 a 0, mas como havia vencido em Goiânia por 2 a 0, se classificou.

Fechando a “primeira parte” do fluxograma, o Palmeiras enfrentará o Atlético-PR. O Verdão não teve dificuldades para vencer o Paysandu por 1 a 0, com gol do artilheiro Robert. E como venceu na ida por 2 a 1, passou fácil. Já o Furacão não jogou bem, mas venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0. Esse jogo é considerado o mais atrativo entre os oito que serão disputados, por tratarem-se de dois times grandes do nosso futebol.

No único confronto Rio-São Paulo desta fase, a Portuguesa encara o Fluminense. A Lusa venceu a Ponte Preta por 2 a 1, com gol de Biscayzacú no último minuto. O Flu já havia se classificado na ida, quando derrotou o Uberaba por 2 a 0. Quem passar deste confronto pega Grêmio ou Avaí. O Grêmio atropelou o Votoraty/SP por 3 a 0, e aumentou ainda mais sua série de invencibilidade. Jonas e Maylson, os destaques do time, pra variar, marcaram. Já o Avaí surpreendeu, e em pleno Couto Pereira, derrotou o Coritiba por 1 a 0. O Coxa poderia levar a partida para os pênaltis, porém Marcos Aurélio desperdiçou um pênalti.

Santos e Guarani farão o duelo paulista das oitavas. O Peixe já havia eliminado o Remo no jogo da ida, enquanto o Bugre sofreu para se classificar: precisando reverter uma vantagem de 2 a 0 do Fortaleza, conseguiu igualar o placar no Brinco de Ouro, e levou a partida para os pênaltis. Foi quando conseguiu vencer por 4 a 3, e no sufoco, assegurou a classificação para enfrentar o time mais temido do momento.

No último confronto, o Atlético-MG goleou a Chapecoense por 6 a 0. Mas dessa vez não teve gol de Obina, mesmo porque o folclórico artilheiro deixou o campo no segundo minuto de jogo, contundido. Fabiano e Diego Tardelli dividiram a artilharia da partida, com dois gols. Os outros tentos foram marcados por Júnior e Renan Oliveira. O Galo encara o Sport, que foi econômico na vitória sobre o Paraná: 1 a 0, gol do zagueiro Dirley.

Confira os confrontos das oitavas-de-final da Copa do Brasil (ida e volta, mandos de campo confirmados):

Jogos de ida

Corinthians/PR x Vasco

Vitória x Goiás

Santa Cruz x Atlético-GO

Palmeiras x Atlético-PR

Portuguesa x Fluminense

Grêmio x Avaí

Santos x Guarani

Atlético-MG x Sport

Jogos de volta

Vasco x Corinthians/PR

Goiás x Vitória

Atlético-GO x Santa Cruz

Atlético-PR x Palmeiras

Fluminense x Portuguesa

Avaí x Grêmio

Guarani x Santos

Sport x Atlético-MG

Lembrando que, a partir das oitavas, vitória dos visitantes por dois ou mais gols de diferença já não garante classificação direta para a outra fase.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.