sábado, 10 de outubro de 2009

Eliminatórias Europeias – Mais quatro seleções na Copa!

Share |

Por Gabriel Seixas

A penúltima rodada das eliminatórias europeias, realizada neste sábado, teve emoções de sobra. Além de Holanda, Inglaterra e Espanha, que já haviam se garantido na Copa anteriormente, outras quatro seleções carimbaram passaporte para a África em 2010. A Alemanha, que venceu a Rússia, concorrente direta pelo primeiro lugar. As surpreendentes Dinamarca e Sérvia, que passaram por cima de seleções como Portugal e França, respectivamente. E, por fim, a Itália, que conseguiu sua classificação com um gol no último minuto. Outras seleções tradicionais seguiram o caminho inverso, e praticamente deram adeus à Copa: a Croácia, seguramente com a melhor geração do seu futebol nesse século. A Turquia, semifinalista da Copa em 2002. E, porque não, a República Tcheca, que deve ficar atrás das surpreendentes Eslováquia e Eslovênia. Outras, como Portugal e França, devem disputar repescagem para conseguir uma das vagas (os franceses já estão lá, e os portugueses, virtualmente). Confira um resumo exclusivo de todos os jogos, que você só confere aqui, no Esporte É Vida:

Grupo 1

A Dinamarca é outra seleção que já está na Copa do Mundo. A seleção que, na década de 90 encantou com os irmãos Laudrup, nestas eliminatórias superou potências como Suécia e Portugal e já carimbou passaporte pra África 2010. O jogo da classificação foi contra a Suécia, e diante de sua torcida, não decepcionou: venceu por 1 a 0, com um bonito gol de Jakob Poulsen, meio-campista esquerdo que marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção. A Suécia, desfalcada de Elmander, mas com Ibrahimovic, não reagiu, e comprometeu sua vaga para a repescagem.

E quem pensou que Portugal estava fora do páreo, se enganou. Hoje, o time venceu com sobras a Hungria e está muito próximo de uma vaga na repescagem. A retranca húngara não durou muito tempo: aos 18 minutos, Simão abriu o placar. Na segunda etapa, o luso-brasileiro Liedson, aos 29 minutos, e novamente Simão, aos 34, com um golaço de primeira, completaram a goleada, que levam Portugal do 4º lugar a vice-liderança, com 16 pontos. Com isso, basta uma simples vitória sobre Malta – que conquistou 1 ponto em 10 jogos -, em casa, para ir à repescagem.

Classificação:

1º Dinamarca - 21
2º Portugal - 16
3º Suécia - 15
4º Hungria - 13
5º Albânia - 7
6º Malta - 1

Grupo 2

Apenas 22 minutos foram suficientes para a Suíça, praticamente, carimbar seu passaporte para a África do Sul em 2010. O time não encontrou nenhuma dificuldade em golear Luxemburgo, fora de casa, por 3 a 0. Com apenas oito minutos de bola rolando, o zagueiro Senderos já havia marcado dois gols. Huggel, exatamente aos 23, completou a goleada que deixa os suíços na liderança do grupo com 20 pontos, três a mais que a vice-líder Grécia. Na última rodada, basta um empate em casa, contra a eliminada Israel, para ir à Copa. Ao menos uma vaga na repescagem já está garantida.

A Suíça só não garantiu vaga antecipada porque a Grécia, de virada, despachou a Letônia por 5 a 2 num jogo agitado. Dois jogadores roubaram a cena na partida: o primeiro foi Gekas, que abriu o placar pros gregos. O outro foi Verpakovskis, que com dois gols antes do intervalo, virou o jogo para os letões. Mas aí entrou em ação novamente Gekas, que de pênalti, empatou logo aos dois minutos da etapa final. Dez minutos depois, não satisfeito, Gekas virou novamente o placar. O intruso Samaras apareceu para ampliar a vantagem da Grécia, e com outro gol de Gekas, o nome do jogo, vitória fácil por 5 a 2. Só um milagre classifica os letões para a repescagem, até porque a diferença de saldo de gols pra Grécia é enorme (9 a 2).

Quem também tem chances, também improváveis, é Israel. Em casa, venceu a Moldávia por 3 a 1 e chegou a terceira posição, com 15 pontos, dois a menos que a Grécia. Porém, enfrenta a líder Suíça, fora de casa, na última rodada. Barda, duas vezes, e Dayan marcaram os gols dos israelitas. Calincov, no último minuto, fez o de honra dos moldávios.

Classificação:

1º Suíça - 20
2º Grécia - 17
3º Israel - 15
4º Letônia - 14
5º Luxemburgo - 5
6º Moldávia - 3

Grupo 3

Dois jogos agitaram a rodada do Grupo 3 neste sábado. Ainda com chances de ir ao menos para a repescagem, a República Tcheca venceu a Polônia por 2 a 0, e de quebra, tirou qualquer possibilidade de classificação dos poloneses. No início do segundo tempo, Necid fez o primeiro dos tchecos. Aos 27 minutos, Plasil, do Bordeaux-FRA, complementou a vitória, que deixa a seleção a dois pontos da vice-líder Eslovênia.

Quem tropeçou foi a líder Eslováquia, que perdeu justamente para a Eslovênia, em casa, por 2 a 0. Precisando apenas vencer em casa para ir à Copa, os eslovacos vacilaram, e sofreram o primeiro gol aos 11 do segundo tempo, com Birsa. No último minuto, a Eslovênia marcou mais um gol, no contra-ataque, através de Pecnik.

Classificação:

1º Eslováquia - 19
2º Eslovênia - 17
3º República Tcheca - 15
4º Irlanda do Norte - 13
5º Polônia - 11
6º San Marino - 0

Grupo 4

No confronto direto entre os líderes do grupo, a líder Alemanha tinha missão complicada em enfrentar, fora de casa, a Rússia. Com um gol de Klose, os alemães venceram pelo placar mínimo, e de quebra, garantiram vaga para a Copa do ano que vem. Até então, a Alemanha era a quarta seleção do continente europeu a realizar o feito. O jogo teve emoção de sobra, principalmente a partir dos 35 do primeiro tempo, quando Klose completou cruzamento de Özil e abriu o placar para a Alemanha. Na segunda etapa, a seleção russa jogou muito melhor, envolvendo o time alemão com o quarteto Zhirkov, Arshavin, Kerzhakov e Pavlyuchenko. E melhorou ainda mais quando o alemão Boateng, que atua pelo Hamburgo, logo na sua estreia pela seleção principal, foi expulso na segunda etapa. O goleiro Adler teve trabalho para sustentar a suada vitória. Os russos ainda reclamaram de dois pênaltis no segundo tempo, sendo que um pareceu claríssimo. Vale destacar que, mesmo derrotada, a Rússia se classificou para a repescagem. Prêmio de consolo para o bom time russo.

Outros dois jogos completaram o grupo, mas não interferiram em nada, afinal, foram protagonizados por quatro seleções já eliminadas. No melhor dos dois jogos, a Finlândia venceu o País de Gales por 2 a 1. Porokara, que atua no futebol sueco, abriu o placar logo aos cinco minutos. O craque do time, Bellamy, não demorou para empatar, aos 18. Na etapa final, o zagueiro Moisander garantiu a vitória dos finlandeses, que estão em 3º com 4 pontos a menos que a vice-líder Rússia. Faltando uma rodada para o fim, não tem mais chances de classificação.

Ainda entraram em campo os lanternas Liechtenstein e Azerbaijão, só para cumprir tabela. Melhor para o Azerbaijão, que venceu por 2 a 0. Javadov e Mammadov marcaram os gols da primeira vitória da seleção nas eliminatórias, passando o próprio Liechtenstein pra última posição do grupo.

Classificação:

1º Alemanha - 25
2º Rússia - 21
3º Finlândia - 17
4º País de Gales - 9
5º Azerbaijão - 4
6º Liechtenstein - 2

Grupo 5

Pelo Grupo 5, com a Espanha já classificada para a Copa, a briga era entre Bósnia e Turquia para ver quem passava para a repescagem. Os bósnios só dependiam de si, e vencendo a Estônia fora de casa, garantiriam a classificação. E foi o que eles fizeram. A poderosa dupla de ataque entrou em ação para levar a Bósnia para a repescagem: Dzeko, que joga no atual campeão alemão, o Wolfsburg, abriu o placar no primeiro tempo. Na etapa final, Ibisevic, também do futebol alemão – mas que atua pelo time do Hoffenheim – fechou o histórico placar que leva os bósnios a repescagem, para quem sabe, chegar a sua primeira Copa do Mundo.

Desmotivados, os turcos entraram em campo apenas para cumprir tabela contra a Bélgica, fora de casa. Derrota por 2 a 0, que não faz nenhuma diferença em questão de classificação. Os gols foram marcados por Emile Mpenza, aos oito do primeiro tempo, e aos 39 da etapa complementar.

A líder Espanha também entrou em campo, e numa partida pouco convincente, venceu a Armênia fora de casa por 2 a 1. Fabregas, que dessa vez começou como titular, deixou os espanhóis em vantagem no primeiro tempo, aproveitando passe de Xavi e concluindo por cima do goleiro. Arzumanyan empatou, aproveitando cobrança de falta, na busca dos armênios de um resultado histórico. Porém, seis minutos depois, o atacante Mata, cobrando pênalti, marcou seu segundo gol pela seleção e restabeleceu a vantagem da Espanha, líder isolada com 27 pontos, com 100% de aproveitamento, oito a mais que a vice-líder Bósnia.

Classificação:

1º Espanha - 27
2º Bósnia - 19
3º Turquia - 12
4º Bélgica - 10
5º Estônia - 5
6º Armênia - 4

Grupo 6

Dois jogos agitaram a rodada do Grupo 6 neste sábado. No menos importante deles, as seleções já eliminadas, Bielo-Rússia e Cazaquistão se enfrentaram. O placar foi aquilo que era esperado: goleada dos bielo-russos, mais precisamente por 4 a 0. Apesar de tudo, o time demorou para construir a vantagem. Saiu para o intervalo vencendo apenas por 1 a 0, com gol de Bordachev. Aos 24, Kalachev ampliou. Nos minutos finais, Kovel e novamente Kalachev fecharam o placar, que não muda em nada a classificação do grupo. O Cazaquistão continua em penúltimo com seis pontos, enquanto os bielo-russos somam 13, em quarto lugar. Faltando uma rodada para o fim, as duas equipes já não têm chances de se classificar ao menos para a repescagem.

No duelo mais aguardado do grupo, a Ucrânia surpreendeu e venceu a já classificada Inglaterra, em casa, por 1 a 0. O resultado foi importantíssimo para os ucranianos, que agora só dependem de si para se classificarem para a repescagem. O goleiro Green, logo aos 14 minutos, deixou a Inglaterra com um a menos quando cometeu pênalti em Milevskiy. O artilheiro Shevchenko foi pra bola, e acertou a trave. Mas os ucranianos foram valentes, e aproveitando a superioridade numérica, marcaram aos 29 minutos, com Nazarenko. A Inglaterra até restabeleceu seu bom futebol, teve ótimas chances de marcar – principalmente nas jogadas construídas pela direita, com Glen Johnson -, mas não foi suficiente. Liderando com 24 pontos, o English Team já está na Copa. A briga agora é pela repescagem, entre Ucrânia, vice-líder com 18 pontos, e Croácia, com 17. A vantagem é dos ucranianos, que só precisam vencer Andorra, que ainda não marcou pontos no grupo, fora de casa.

Classificação:

1º Inglaterra - 24
2º Ucrânia - 18
3º Croácia - 17
4º Bielo-Rússia - 13
5º Cazaquistão - 6
6º Andorra – 0

Grupo 7

A Sérvia se garantiu como a 15ª seleção a carimbar passaporte pra África 2010. Precisando de uma vitória simples sobre a Romênia, em casa, os sérvios fizeram mais. Muito mais: golearam por 5 a 0, com autoridade. Desde o início o time da casa foi melhor, mas só marcou aos 38 da primeira etapa com Zigic, aproveitando cobrança de escanteio de Krasic. No segundo tempo, uma avalanche: Pantelic e Kuzmanovic abriram 3 a 0. A essa altura, a torcida já cantava a vaga para a Copa. Sem o zagueiro Chivu, expulso, a Romênia nem esboçou reação. Pior, ainda levou dois gols, ambos marcados por Jovanovic, do Standard Liège e artilheiro do campeonato belga.

Já que a vaga direta para a Copa do Mundo não era mais possível, restou a França garantir uma vaga na repescagem. Os franceses despacharam Ilhas Faroe, com uma boa goleada por 5 a 0. O atacante André-Pierre Gignac, artilheiro do Toulouse, marcou os dois primeiros gols franceses, no primeiro tempo. O zagueiro Gallas ampliou no início da segunda etapa, após cruzamento de Henry. Faltando cinco minutos pro fim, Anelka e Benzema – este que entrou na segunda etapa - ainda completaram a goleada que garantiram a França na repescagem, já que nenhum time pode tirar a vice-liderança dos franceses.

Cumprindo tabela, a Áustria, que dependia de um tropeço da França, fez a sua parte, venceu a Lituânia por 3 a 1, mas não tem mais chances de ir a próxima Copa. O artilheiro Janko marcou o primeiro gol dos austríacos. Na segunda etapa, Stankevicius empatou. Porém, a 10 minutos do fim, o meio-campista Wallner, de pênalti, deu a esperada vitória à Áustria, que daqui em diante, só cumpre tabela.

Classificação:

1º Sérvia - 22
2º França - 18
3º Áustria - 14
4º Lituânia - 9
5º Romênia - 9
6º Ilhas Faroe - 4

Grupo 8

Fechando a rodada de muitas seleções se classificando antecipadamente a Copa do Mundo, a atual campeã mundial Itália precisava empatar com a Irlanda, fora de casa, para garantir passaporte a África. E um gol no último minuto, de Gilardino, deu a classificação aos italianos. Foi sofrido, ao melhor estilo da Azzurra. Whelan, aos oito minutos, tentou botar água de chope na festa dos italianos. Mas Camoranesi, aos 26, tratou de empatar e recolocar a Itália na Copa. O que ninguém esperava era que os três minutos finais seriam cruciais para o desenrolar do jogo: Aos 42 minutos, St. Ledger marcou o gol que botava a Irlanda novamente na frente, mantendo as chances dos irlandeses de assumirem o primeiro lugar na última rodada. Mas aí apareceu Gilardino, que entrou na segunda etapa, e no último minuto, marcou o gol da classificação italiana, que tem tudo pra ser de forma invicta.

O único jogo do Grupo 8 que serviu apenas para cumprir tabela foi entre Montenegro e Geórgia, que teve vitória dos montenegrinos, por 2 a 1. A seleção do bom atacante Jovetic, da Fiorentina, que hoje estava sem o capitão Vucinic, da Roma, contundido, abriu o placar com Batak. Dvalishvilli, do Maccabi Haifa, empatou para a Geórgia. Mas, no segundo tempo, Delibasic deu a vitória aos donos da casa, que continuam em penúltimo, agora com oito pontos. Detalhe: foi a primeira vitória de Montenegro nas eliminatórias, já que os outros cinco pontos foram conquistados através de 5 empates.

A Bulgária, que ainda tinha chances de se classificar para a repescagem, foi surpreendida pelo Chipre, fora de casa, e acabou goleada por 4 a 1. A grande exibição cipriota foi carregada pelo meio-campista do APOEL, Charalambidis, que marcou os dois primeiros gols do Chipre, e do jogo. Berbatov, no minuto final do primeiro tempo, recolocou a Bulgária no jogo. Não foi suficiente para quebrar o ímpeto cipriota, que no segundo tempo, marcou mais dois com Konstantinou e Aloneftis. Assim, os búlgaros entregaram a vaga na repescagem de bandeja para a Irlanda.

Classificação:

1º Itália - 21
2º Irlanda - 17
3º Bulgária - 11
4º Chipre - 9
5º Montenegro - 8
6º Geórgia - 3

Flamengo vence São Paulo e mantém vivo o sonho da Libertadores

Share |

Por Gabriel Seixas

Flamengo e São Paulo fizeram, neste sábado, um dos melhores jogos desta edição do Campeonato Brasileiro. As duas equipes provaram porque estão na parte de cima da tabela. Apesar dos paulistas estarem em melhor situação, na vice-liderança, quem tomou conta do jogo foi o Flamengo, que jogava muito melhor quando levou o primeiro gol, e conseguiu forças para empatar, e a nove minutos do fim, virar o jogo. Hernanes abriu o placar para o São Paulo, mas no segundo tempo, Petkovic – o principal jogador do time, e seguramente um dos melhores do campeonato – empatou em cobrança de pênalti. Zé Roberto, outra peça chave do time rubro-negro, fez o gol decisivo. Com o resultado, o Fla encostou de vez no G-4. Permanece em 6º, mas agora com 45 pontos, conseguindo reduzir a diferença pra zona da Libertadores para apenas dois pontos. O São Paulo, a cinco pontos do líder Palmeiras, parece ter dado adeus ao título.

Os times tinham alguns problemas para ir a campo. Pelo lado flamenguista, Andrade não pôde contar com o lateral Léo Moura, e com o volante Airton, suspensos, além do artilheiro do campeonato, Adriano, servindo a seleção brasileira. Com isso, Everton Silva compôs a lateral-direita, e Juan voltou ao time titular, na sua posição de origem, lateral-esquerdo, deslocando Everton para o meio-campo. O atacante Denis Marques, perseguido pela torcida, continuou entre os titulares.

Do lado tricolor, Ricardo Gomes teve muitos problemas na defesa. Sem a dupla de zaga titular, Miranda e André Dias, o técnico se viu obrigado a escalar Renato Silva e Rodrigo, com Richarlyson ou Zé Luis fazendo às vezes de 3º zagueiro. Na disputa entre Borges e Washington para ver quem faria companhia a Dagoberto no ataque, melhor para o segundo.

O Flamengo foi superior durante todo o primeiro tempo. Sempre criava as melhores chances, e na primeira delas, Everton Silva avançou pela direita e cruzou para Denis Marques, que desequilibrado, completou pra fora. O próprio Denis Marques apareceu aos 17 minutos, quando dominou na intermediária, e acertou um chute rente a trave de Rogério Ceni.

Só dava Flamengo. Após desenrolar de uma cobrança de escanteio, Álvaro aproveitou desatenção da defesa do São Paulo, e na pequena área, livre de marcação, tentou um toque por cima de Rogério Ceni, que fez a defesa. Pouco depois, Pet apareceu novamente, cruzando para Juan, que de primeira, mandou pra fora.

O São Paulo, até então, não encontrava espaços para jogar. Mas quando a defesa flamenguista vacilou, os tricolores não perdoaram. Dagoberto acertou um lançamento longo de qualidade para Hernanes. O meia dominou na área, driblou Bruno e tocou com tranquilidade pro fundo das redes. Mesmo não fazendo por merecer, o São Paulo abria o placar naquele momento.

Grande parte dos 60.000 torcedores que compareceram ao Maracanã ficou apreensiva, esperando por uma reação rubro-negra. E o time não se abateu, mas por detalhes, não conseguiu o empate. Aos 28 minutos, Zé Roberto cruzou da direita, e Rogério Ceni espalmou pra área. Juan veio de encontro a bola, e tentou um chute de primeira. Acertou o gol, mas Renato Silva, em cima da linha, evitou o empate.

Antes do intervalo, mais duas chances claras foram criadas. A primeira com Everton Silva, que aos 38 minutos, chutou de fora da área, com força e precisão, mas Rogério Ceni salvou. Nos últimos minutos, Ronaldo Angelim aproveitou cobrança de falta de Petkovic e desviou de cabeça, mas Rogério Ceni operou outro milagre.

Então Andrade, no início do segundo tempo, fez aquilo que já deveria ter feito no intervalo. Substituiu o criticado Denis Marques, que ouvia sonoras vaias quando pegava na bola, para a entrada de Bruno Mezenga. Foi a segunda alteração do time, já que no intervalo, Andrade havia tirado Juan, que não agüentou o ritmo de jogo, para a entrada do volante Toró.

O São Paulo mexeu pela primeira vez aos 14, colocando Hugo na vaga de Dagoberto, que além do lançamento para o primeiro gol, não produziu mais nada. O futebol sem envolvência do tricolor foi castigado aos 16 minutos, quando Jorge Wagner derrubou Toró dentro da área. Pênalti. Sem Adriano, o batedor oficial, Petkovic foi cheio de confiança pra bola. Na cobrança, parou nas mãos do inspirado Rogério Ceni. Porém, o assistente mandou voltar, alegando que o goleiro havia se adiantado. Apoiado pela torcida, Pet foi novamente pra bola, e não deu sopa pro azar: cobrou no meio do gol, com categoria, no ângulo. Um leve toque que serviu para empatar o jogo.

Embalado, o Flamengo só foi ameaçado no minuto seguinte, quando Hugo recebeu na área e chutou muito perto do gol de Bruno. Jogando muito melhor, o Fla sofreu, mas conseguiu o gol da virada aos 36 minutos. Petkovic fez boa jogada pelo meio, e deu grande passe em profundidade para Zé Roberto na esquerda. O atacante carregou a bola até a área, e esperou o momento certo para tocar no contrapé de Rogério Ceni, marcando o gol da vitória. Fez-se justiça no Maraca.

Curtinhas:

- A rodada foi mesmo gratificante para os cariocas. O Fluminense, jogando fora de casa contra o Santo André, venceu por 2 a 1 e deixou o último lugar na tabela. Alan foi o primeiro a marcar para o tricolor, num chute forte da intermediária. Fred, cobrando pênalti com paradinha, marcou o segundo, após um longo tempo em que passou contundido. Camilo diminuiu, mas os paulistas esbarraram no goleiro Rafael, e não conseguiram sair com pontos.

- Depois de cinco jogos, o Corinthians voltou a vencer. No Pacaembu, bateu com dificuldades o Grêmio, por 2 a 1. Ronaldo marcou o primeiro, num chute de longa distância que desviou antes de passar pelo goleiro Marcelo Grohe, que substituía Victor, convocado para a seleção. O segundo gol saiu através de uma triangulação entre Jorge Henrique, Ronaldo, que terminou no gol de Elias. Rever aproveitou cobrança de escanteio e diminuiu. Agora, os gremistas vão ter que suar se quiserem uma vaga para a Libertadores do ano que vem.

- O Barueri foi até o Couto Pereira e venceu o Coritiba por 2 a 1, se garantindo na zona intermediária da tabela. O primeiro gol foi do lateral Márcio Careca. Bruno Batata aproveitou chute cruzado de Marcelinho Paraíba e empurrou pras redes, empatando o jogo. Mesmo jogando melhor, o Coxa foi castigado nos acréscimos, quando Márcio Careca lançou Thiago Humberto, que saiu na cara do goleiro e fuzilou para o gol. Os paranaenses continuam com chances de serem rebaixados, em 15º com 34 pontos – cinco a mais que o Santo André, o primeiro do Z-4.

- Completando a primeira metade da rodada, o Internacional decepcionou e só empatou com o Atlético-PR, que vive situação ruim na temporada, por 1 a 1. E o vexame poderia ter sido maior. Num contra-ataque puxado por Marcinho, aos 33 do segundo tempo, Patrick precisou de duas oportunidades para abrir o placar pro Furacão. Para evitar a derrota, entrou em cena o artilheiro Alecsandro, que completou de cabeça um cruzamento da direita, e manteve o Inter no G-4, em 3º com 48 pontos.

Série B – 29ª rodada – Vasco líder, mas agora nem tanto

Share |

Por Gabriel Seixas

A 29ª rodada da Série B teve um novo protagonista. Sempre com o Vasco roubando a cena, abrindo vantagem e mais vantagem na liderança, foi a vez do Guarani vencer, e ficar a um ponto do primeiro lugar, aproveitando o tropeço dos cruzmaltinos. O time conseguiu uma importante vitória sobre o Brasiliense, por 2 a 1, e praticamente garantiu o acesso. Outro time que encaminhou a vaga foi o Ceará, que pouco a pouco, começa a se firmar no G-4. Destaques negativos para o Bahia, que entrou na zona do rebaixamento, e pro América-RN, que chegou a figurar em 13º, mas agora é o último. Curiosamente, as duas equipes se enfrentaram nesta rodada, e empataram em 3 a 3. Outro detalhe: quatro equipes nordestinas compõem a zona do rebaixamento. Confira o tradicional resumão dos 10 jogos da rodada “mascarada” pelas eliminatórias e porque não, pela Série A.

Vila Nova 1x2 Bragantino

O Bragantino praticamente zerou suas chances de rebaixamento ao vencer o Vila Nova, em Goiânia, por 2 a 1. Os goianos jogaram melhor durante boa parte da partida, mas a fragilidade defensiva permitiu que o Bragantino marcasse um gol em cada tempo, com Flávio, contra, e João Paulo. Ray, cobrando falta, ainda diminuiu para o Vila, que está com 36 pontos e continua beirando, de longe, o Z-4. O Braga se aproxima modestamente do grupo dos melhores, mas continua na zona intermediária.

Portuguesa 1x1 São Caetano

Um jogo emocionante com cinco expulsões marcou o “clássico” paulista entre Portuguesa e São Caetano, em Mogi Mirim – já que a Lusa ainda cumpre pena de não poder mandar seus jogos no Canindé. Apesar disso, o primeiro tempo foi muito fraco, e terminou sem gols. Chegaria então uma segunda etapa repleta de polêmica, já que antes dos 15 minutos, Simão e Marco Aurélio, da Lusa, e Douglas, do Azulão, já haviam sido expulsos. Mais tarde, Adriano ainda igualou o número de jogadores de cada time, quando deixou o São Caetano também com 9 em campo. Aí se abriu a porteira e o jogo ficou amplamente aberto. Aos 33, Roger marcou o gol do São Caetano, que aproximava mais o time do G-4. Porém, nos minutos finais, o zagueiro Bruno Rodrigo marcou o gol de empate da Lusa, que ainda teve Preto expulso nos descontos. Ambos os times ficaram longe do acesso: enquanto a Portuguesa tem 45 pontos, em 6º, o Azulão ocupa uma posição abaixo com 42. O alvo é alcançar o atual 4º colocado, Atlético-GO, com 50 pontos.

Paraná 2x1 Atlético-GO

O Atlético tinha obrigação de marcar pontos, mesmo jogando fora de casa, mas saiu derrotado no finzinho, e mesmo assim garantiu vaga no G-4, já que o Figueirense também tropeçou. Azar dos goianos e sorte do Paraná, que parece ter se livrado do fantasma da zona de rebaixamento, agora em 12º com 38 pontos. O Paraná começou na frente com um golaço de voleio de João Paulo. No segundo tempo, Zulu, que acabara de entrar, empatou pro Dragão. Já aos 38 minutos, Marcelo Toscano garantiu a suada vitória paranista, com outro bonito gol, num chute forte da intermediária.

Duque de Caxias 3x1 Ipatinga

O Duque continua quebrando recordes na Série B. Negativos, pra variar. Apenas 22 pagantes foram ao estádio de Volta Redonda para ver o time de Caxias vencer o Ipatinga, em “casa”, por 3 a 1. Olha que o Ipatinga começou surpreendendo, com um gol rápido de Joabe. Antes do intervalo, Santiago e Leandro Chaves viraram pro Duque, que ainda marcou com Thiaguinho, no segundo tempo, quando o time jogava com dois jogadores a mais – Lucas e Javier Reina foram expulsos pelos mineiros. Com isso, os cariocas se distanciaram do Z-4, e chegaram ao inédito 13º lugar com 37 pontos.

ABC 1x3 Ceará

O Ceará deu outro importantíssimo passo em busca do acesso à Série A do ano que vem. O time não se intimidou em jogar fora de casa contra o ABC, pressionado para sair da zona de rebaixamento, e venceu com autoridade por 3 a 1. O primeiro tempo foi movimentado, com o artilheiro Mota abrindo o placar para os cearenses. Gaúcho, cobrando falta – bem como no jogo passado – empatou para o ABC. Mas logo Geraldo retomou a vantagem do Ceará, marcando o segundo gol. Jogando melhor e com um a mais, já que Ricardinho foi expulso pelos potiguares, Arlindo Maracanã só fechou o caixão do ABC marcando o terceiro gol, que deixa os cearenses muito próximos do acesso. O time abcdista aumenta seu calvário, e continua em 18º com apenas 31 pontos.

Bahia 3x3 América-RN

Só pra variar, o Bahia decepcionou mais uma vez os torcedores que compareceram ao estádio de Pituaçu. O time empatou com o América-RN em 3 a 3, depois de estar vencendo por 3 a 1. Detalhe: foi o segundo empate seguido com muitos gols do time potiguar, que já havia protagonizado um 4 a 4 contra o Campinense. Jael e Nádson, antes dos 30 minutos iniciais, abriram 2 a 0 a favor dos tricolores baianos. A partir dos 26 minutos, uma chuva de gols: Lúcio foi o primeiro, diminuindo pelo América-RN. Dois minutos depois, o Bahia aumentou a vantagem com o lateral Marcos, que tentou evitar a saída de bola, mas acabou marcando um gol inusitado. A vitória parecia garantida. O que ninguém imaginava era que, no minuto seguinte, Lenílson fosse descontar novamente. Vencendo por 3 a 2, os baianos sentiram a pressão e, num lance de displicência, entregaram o empate. Marcone cometeu pênalti em Max. O artilheiro Lúcio converteu, sem comemorar o gol. O empate só aumenta a aflição das duas equipes, que tem muitas chances de serem rebaixadas, sobretudo o América, agora em último com apenas 30 pontos. O “Baêa” tem 32, e de tanto “insistir”, chegou a temida zona do rebaixamento.

Ponte Preta 1x1 Vasco

No Moisés Lucarelli, o Vasco sofreu, mas manteve a liderança da Série B. O jogo foi muito aberto, e o time cruzmaltino poderia ter começado na frente, se o árbitro não tivesse anulado um gol legítimo de Carlos Alberto. Então, a Ponte aproveitou para marcar aos 26 minutos, com Evando. Pra variar, o Vasco terminou a partida com um jogador a mais, já que Jean foi expulso pelo time ponte-pretano. Então, o Vasco passou a incomodar mais, e quando Carlos Alberto cruzou pra área, Élton se atirou na área e cavou um pênalti. Polêmicas à parte, Carlos Alberto converteu, e manteve o Vasco na ponta da Série B.

Brasiliense 1x2 Guarani

O Guarani foi o grande destaque da rodada. O time sofreu para vencer o Brasiliense fora de casa por 2 a 1, praticamente garantiu o acesso, e de quebra, encostou de vez no líder Vasco. A diferença para os cruzmaltinos caiu para apenas um ponto. Mesmo não estando melhor em campo, o Bugre aproveitou as oportunidades e abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com Walter Minhoca e Léo Mineiro. Fábio Júnior, aos 28 do segundo tempo, descontou para o Brasiliense, que ainda teve Moacri, expulso.

Fortaleza 3x1 Figueirense

Duas equipes em objetivos bem diferentes. O Fortaleza, jogando em casa para sair da zona do rebaixamento, e o Figueirense precisando vencer para entrar no G-4. O duelo interessantíssimo terminou com vitória dos cearenses, por 3 a 1. Com 15 minutos, Luiz Carlos abriu o placar para o Tricolor de Aço. Onze minutos depois, Maicon recolocou o Figueira no jogo. Por pouco tempo. Afinal, aos 39, o Fortaleza ampliou com seu outro atacante, Marcelo de Faria. Na etapa final, o participativo Rogerinho fez o terceiro e tirou o Leão do Pici da zona do rebaixamento. Os catarinenses saíram frustrados, afinal, não foi dessa vez que o time entrou no G-4.

Juventude 0x1 Campinense

O Campinense finalmente pôs fim a péssima campanha fora de casa, e venceu o Juventude por 1 a 0. Adotando uma conduta natural de jogar nos contra-ataques, o time paraibano marcou aos 36 do segundo tempo, com Fábio Júnior. Não saiu da zona de rebaixamento, mas entregou a lanterna pro América-RN, que vem ladeira abaixo na tabela. O Ju, que precisava dos três pontos, permanece em 15º, mas agora está ainda mais próximo do Z-4 – tem 34 pontos, apenas dois a mais que o Bahia, o primeiro time da zona do rebaixamento.

Classificação (após 29 rodadas):

1º Vasco – 57
2º Guarani – 56
3º Ceará – 53
4º Atlético/GO – 50

5º Figueirense – 48
6º Portuguesa – 45
7º São Caetano – 42
8º Bragantino – 40 (11 vitórias)
9º Ponte Preta – 40 (10 vitórias)
10º Ipatinga – 39
11º Brasiliense – 38 (11 vitórias, saldo 0)
12º Paraná – 38 (11 vitórias, saldo -11)
13º Duque de Caxias – 37
14º Vila Nova – 36
15º Juventude – 34
16º Fortaleza – 32 (9 vitórias)
17º Bahia – 32 (8 vitórias)
18º ABC – 31
19º Campinense – 30 (9 vitórias)
20º América-RN – 30 (8 vitórias)

No sufoco, Brasil elimina Alemanha na prorrogação e avança no Sub-20

Share |

Por Gabriel Seixas

O Brasil está na semifinal do Mundial Sub-20. A caça ao pentacampeonato ganhou mais um capítulo importante, na cidade de Cairo, onde a nossa seleção suou, mas venceu a Alemanha por 2 a 1 na prorrogação. Nossa seleção levou um susto com um gol de Holtby, aos 28 minutos para os alemães. Maicon, atacante do Fluminense, que havia entrado no segundo tempo, empatou a dois minutos do fim do tempo regulamentar. E antes do primeiro minuto da prorrogação, ele marcou o gol da classificação brasileira, que agora enfrenta a Costa Rica na semi, mesmo adversário que a seleção bateu, na estreia, por 5 a 0.

Nossa seleção tinha três desfalques importantes. O volante Maylson, do Grêmio, estava gripado e não pôde atuar hoje. Renan foi o substituto, e sobretudo da metade do segundo tempo até a prorrogação, cumpriu seu papel muitíssimo bem. O zagueiro Rafael Tolói, do Goiás, e o volante Souza, do Vasco, estavam suspensos. Então, Rogério Lourenço promoveu as entradas do zagueiro flamenguista Fabrício na zaga, e do meia corintiano Boquita, jogando como um segundo volante, fugindo um pouco das duas características.

O jogo demonstrava uma pitada de equilíbrio desde o início. As duas seleções jogavam com esquemas muito semelhantes, o 4-2-3-1. A Alemanha era mais envolvente, com Holtby, Aydilek e Vrancic na armação, e o participativo Sukuta-Pasu na frente – este que era acionado a todo momento pelos três armadores. Então, o time começou surpreendendo, quando Aydilek entrou pela ponta esquerda e bateu pro gol. Rafael fez grande defesa.

Jogando nos contra-ataques, o time alemão tinha muita facilidade em sair pro jogo, principalmente nos passes em profundidade. Em outra boa jogada, aos 29 minutos, Sven Bender pegou na entrada da área e bateu com perigo ao gol de Rafael. A seleção canarinho respondeu no minuto seguinte: Giuliano lançou Alan Kardec, que saiu na cara do goleiro Zieler, mas bateu pra fora. Foi uma das poucas oportunidades claras do Brasil no primeiro tempo.

O último lance de perigo da primeira etapa aconteceu aos 44 minutos, numa jogada clássica do time alemão. Holtby, do Schalke 04 e principal pensador do time, encontrou Sukuta-Pasu livre, que na marca do pênalti, chutou, mas parou no goleiro Rafael, talvez a única figura positiva do Brasil na primeira etapa.

Na volta para o segundo tempo, Rogério Lourenço mexeu na equipe brasileira: tirou o lateral Douglas, que dava muitos espaços à suas costas para o time alemão jogar, e colocou Wellington Júnior, volante de origem, que foi outro que não soube compor bem o papel na ala direita.

O jogo continuava muito aberto, com as duas equipes podendo marcar um gol a qualquer momento. O Brasil assustou primeiro, numa jogada de dois atletas que, até então, chamavam pouco o jogo para si. Paulo Henrique Ganso tocou curto para Alex Teixeira, que entrou em boas condições, mas bateu por cima do gol de Zieler. Aos 8, a Alemanha respondeu em outra jogada que o Brasil demonstrava deficiência: a bola aérea. Kopplin, lateral-esquerdo que foi decisivo para a classificação alemã na fase anterior, levantou para Sukuta-Pasu na área. O atacante do Bayer Leverkusen cabeceou firme, obrigando Rafael a fazer outra defesa sensacional.

Sukuta-Pasu era mesmo o nome do time alemão. Com uma zaga desentrosada e uma ala direita fragilizada, o atacante encontrava espaços para jogar. Aos 15 minutos, ele recebeu ótimo passe de Aydilek, chegou na cara do gol, e antes que ele chutasse, Rafael saiu do gol para salvar.

Rogério Lourenço se viu obrigado a mexer mais uma vez. E essa alteração foi importantíssima para a mudança de postura do time brasileiro no jogo. O apagado Paulo Henrique Ganso deu lugar a Douglas Costa, que entrou com todo gás, incomodando com seus dribles e chutes da intermediária, e seguramente, foi um dos melhores em campo. Ele apareceu pela primeira vez aos 24 minutos, quando recebeu na ponta direita, puxou pra perna esquerda e bateu forte da intermediária. Zieler fez uma defesa inusitada, praticamente de ombro, e evitou o gol.

Mas a entrada de Douglas Costa, obviamente, não foi o suficiente para corrigir os erros de marcação brasileiros. Com isso, a Alemanha continuava encontrando espaços pra contra-atacar. Aos 26 minutos, sempre ele, Sukuta-Pasu, arriscou da entrada da área, e novamente Rafael fez grande defesa. Mas o goleiro brasileiro não pôde evitar aos 28 minutos. Aydilek fez boa trama pela esquerda, e enquanto Dalton e Fabrício batiam cabeça na área, Holtby apareceu sozinho para cabecear no contrapé de Rafael e abrir o placar.

Sem alternativa, Rogério Lourenço teve de queimar a última substituição, partindo pro tudo ou nada. Tirou Boquita, que jogou sacrificado na marcação e não jogou bem, para colocar o atacante Maicon. A alteração se viu coerente, afinal, a Alemanha passou a se fechar ainda mais na sua defesa. Mas quando partia para o contra-ataque, continuava incomodando. Vrancic, aos 33 minutos, chutou da intermediária e Rafael defendeu no susto.

Douglas Costa e Maicon colocaram fogo no jogo. O meio-campo gremista cobrou falta para o atacante do Fluminense, que livre, cabeceou fraco, mas Zieler teve trabalho para encaixar a bola. O time brasileiro já fazia por merecer o empate, quando aos 43, o gol finalmente saiu. Alex Teixeira tramou boa jogada com Giuliano no meio-campo, e deu belo passe em profundidade para Maicon. Na área, ele chutou forte e venceu Zieler, empatando a partida, que se encaminhava para a prorrogação.

E o jogo só não terminou no tempo regulamentar por um detalhe. Faltando um minuto para o fim dos acréscimos, Douglas Costa arriscou de muito longe, e acertou o travessão de Zieler, que já estava vendido no lance.

Na prorrogação, não deu tempo nem para respirar. Aos 48 segundos, Diogo fez um lançamento longo antes do meio-campo, do lado esquerdo. A bola passou por todo mundo e chegou até Maicon, dentro da área, na ponta direita. O atacante, com categoria, encobriu Zieler e virou o jogo.

Nada mais justo, afinal, o Brasil foi muito mais envolvente da metade do segundo tempo até o fim do jogo. No início da segunda etapa da prorrogação, o Brasil poderia ter matado o jogo, quando Alex Teixeira recebeu no flanco esquerdo, cortou pra dentro, e na hora de bater, lhe faltaram pernas. Acabou batendo fraco para defesa tranquila de Zieler.

Cansada, a seleção brasileira sofreu, mas manteve o placar. A Alemanha tentou ir pro tudo ou nada, terminando o jogo com três atacantes, mas não deu. Um dos jogos mais emocionantes desta edição do Mundial terminou com vitória brasileira, que chega com muita moral nas semifinais.

Falando em semifinal, a outra será disputada por Gana, que eliminou a Coréia do Sul nas quartas vencendo por 3 a 2, e Hungria, que eliminou a copeira Itália pelo mesmo placar, mas na prorrogação. Gana e Hungria jogam na terça-feira, e na quarta, o Brasil entra em campo para duelar contra a Costa Rica, que hoje venceu os Emirados Árabes, também na prorrogação, por 2 a 1.