sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Botafogo perde de maneira surpreendente e dá adeus a Sul-Americana

Share |

Por Leonardo Martins


Era para ter sido uma noite de glória para o Botafogo mas que acabou como uma tragédia em Buenos Aires. Lá jogaram River e Botafogo, em jogo válido pelas oitavas de final. Em uma partida sensacional, o River conseguiu uma vitória histórica por 4 a 2 e eliminou o clube brasileiro da Sul-Americana.

O River, que precisava de 2 gols para se classificar, começou em cima do Botafogo, fazendo uma verdadeira pressão para cima do clube carioca, perdendo chances com Ortega e Falcão. O Botafogo jogava no erro dos argentinos e logo abriu o placar, aos 11 minutos, após falha da zaga argentina, Túlio cruzou rasteiro e Lúcio Flávio apareceu na entrada da área para fazer o 1º do Botafogo. Agora a vantagem do Fogão havia aumentado, os argentinos precisavam fazer 3 gols, e por isso o Botafogo se tranquilizou no jogo, sendo mais objetivo em sua proposta de jogo. O River partia para o desespero, exigindo ótimas defesas do goleiro Max e aos 29 minutos, o River empatou o jogo com Falcão de cabeça. 4 minutos mais tarde, o prenuncio de uma tragédia botafoguense acontecia, Zé Roberto cometeu 2 faltas duras e consecutivas e foi expulso de campo. A expulsão animou o time argentino no final do 1º tempo, mas não conseguiu a virada.

O técnico botafoguense resolveu fortalecer o lado esquerdo, tirando o autor do gol e colocando Luciano Almeida no intervalo. O 2º tempo começou como havia terminado o 1º, com o River dominando as ações mas deixando o contra-ataque livre para o Botafogo que marcou o 2º gol aos 20 minutos com o artilheiro Dodô. Antes do gol, o River teve um jogador expulso e facilitou mais ainda a classificação dos brasileiros. O River estava abalado e parecia sem forças para conseguir uma reação e a torcida protestava contra o técnico Passarella. Aos 27 minutos, o River teve mais um expulso. A classificação do Botafogo estava consolidada, certo? Errado, o Botafogo teve um apagão inexplicável e o River reagiu. Aos 28 minutos, Falcão chutou de longe e Max aceitou para empatar a partida. Aos 33, a partida ficou dramática com a virada do River através de Rios em uma cabeçada. Após o 3º gol do River, a partida ficou eletrizante com os cariocas não aproveitando muitas chances e o River, na pressão, tentando o gol da classificação. O impossível virou realidade, aos 47 minutos, Falcão fez o 4º , seu 3º gol na partida, e classificou os argentinos de maneira surpreendente e heróica.


O técnico Cuca, diante da tragédia na Argentina, pediu demissão do cargo mas não foi aceito e continua no cargo. O River agora enfrenta o vencedor de El Nacional-EQU e Defensor-URU, o primeiro jogo ficou 3 a 0 para os uruguaios. Com esse resultado, o confronto Brasil x Argentina na fase ficou empatado nas eliminações em 2 a 2.

Vasco reverte o placar de La Fortaleza e se classifica para a próxima fase

Share |

Por Gabriela Avila

O Vasco enfrentou nesta quarta-feira o time do Lanús pela partida de volta da Copa Sul Americana.Apesar de estar em sua casa, com apoio da torcida e seu gramado em condições infinitamente melhores que as da outra partida, o Vasco não se mostrou tão ofensivo quanto o esperado, mas com alguns passes e condições claras de gol. Aos 6 minutos, Leandro Amaral dá um passe sensacional a Wagner Diniz, porém este chuta a bola em cima do goleiro Bossio. O Lanús também pressiona quando aos 11 minutos, Sand toca para Valieri, que chuta por cima do gol. Aos 17 minutos ouve um lance um tanto polêmico onde Wagner Diniz trombou com Acosta dentro da área. Ele pediu pênalti, porém o juiz deixou o lance prosseguir. Com o time da casa não tão ofensivo, o Lanús começa a criar jogadas e trazer perigo. Porém, o Vasco acha uma cobrança de escanteio, cruza na área, Amaral desvia e o goleiro Bossio espalma. Leandro Amaral não perdoa e marca: Vasco 1x0.


A partir daí, o Vasco amorna. Volta para o segundo tempo não tão intenso e não oferece muitos perigos. Parecia estar encaminhando-se para a eliminação. O Vasco estava sendo pressionado pelo time argentino, com duas bolas de perigo aos 22 e 26 minutos. Nesse momento, o Vasco reage e,surpreendentemente balança as redes novamente, quando Leandro Amaral tabela com Wagner Diniz e o deixa na cara do gol para marcar: Vasco 2x0. Aos 44 minutos, para o desespero da torcida cruzmaltina, o lateral Guilherme perde um gol sem goleiro. Porém, logo depois ele se recompõe, cruza para Alan Kardec na área, que desvia e traz Leandro Amaral livre na pequena área para o terceiro gol, que leva a loucura sua torcida.


Com a vitória, o Vasco pega o América do México, que eliminou o Pachuca no confronto também de quarta-feira, vencendo-o por 4x1.