segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Outros Esportes – Giro Semanal

Share |

Por Gabriel Seixas

Firmando seu compromisso com os leitores de acompanhar tudo o que está acontecendo relacionado a esportes no mundo, o Esporte É Vida trará a partir de hoje, toda segunda-feira, um resumo especial sobre as outras principais modalidades (exceto futebol, que já tem seu devido destaque), como Basquete, Fórmula 1, Vôlei e muito mais. Confira o nosso giro especial pelos esportes.

Atletismo

Fora das pistas, o jamaicano Usain Bolt recebeu o prêmio de melhor atleta masculino de 2009 pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo. Bolt, com os recordes mundiais de 100m e 200m era o grande favorito, e acabou mesmo superando o americano Tyson Gay, que ficou em segundo. No feminino, a número 1 foi Sanya Richards, campeã dos 400m no Mundial de Berlim.

Basquete

Na 4ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), as duas equipes que continuam invictas no torneio, Brasília e Joinville, venceram seus respectivos jogos. Os brasilienses derrotaram com facilidade o Palmeiras/Araraquara por 96 a 75. Já os catarinenses tiveram um pouco mais de trabalho para superar o São José por 71 a 60. O atual campeão, Flamengo, perdeu a sua segunda partida em quatro jogos e já dá indício de crise. O vencedor foi o Londrina, por 86 a 84. Outro time que merece destaque é o Franca, que superou a marca dos 100 pontos na vitória sobre o Minas por 106 a 101 e assumiu a vice-liderança.

Fórmula 1

Ainda no mercado para a temporada 2010, a escuderia que está ganhando holofotes no momento é a Mercedes, pela quantidade de especulações que vem sido criadas em torno dos pilotos que a defenderão no ano que vem. De certo, apenas um piloto que estará em 2010: Nico Rosberg, que era da Williams, foi confirmado hoje. O outro piloto poderia ser Kimi Raikkonen, mas as negociações esfriaram. Schumacher foi especulado, e pouco depois desmentido. As negociações continuam, na maioria das escuderias.

Futebol de Areia

Neste domingo, o Brasil conseguiu o tetracampeonato do Mundial de Futebol de Areia ao derrotar a Suíça, por 10 a 5, no jogo final. André (2), Betinho (2), Buru (2), Daniel, Benjamin, Sidney e Bueno fizeram os gols brazucas, que dominaram boa parte do jogo e tiveram poucas dificuldades. O grande artilheiro do torneio, o suíço Stankovic, pouco apareceu e só marcou um gol. Na premiação pós-jogo, Benjamin foi eleito o 3º melhor do torneio, e Buru ficou com a chuteira de bronze. O grande campeão foi mesmo Stankovic, que levou bola e chuteira de ouro pra casa.

Stock Car

Cacá Bueno conquistou o tricampeonato com uma rodada de antecipação na etapa de Tarumã, mesmo chegando em terceiro lugar. Com o abandono dos principais concorrentes, Cacá se deu ao luxo de comemorar o título a uma rodada do fim da temporada. Luciano Burti venceu a prova, mas não foi o grande campeão do domingo. Agora, Cacá se iguala a Chico Serra no terceiro lugar do ranking de títulos na categoria.

Tênis

A primeira rodada do ATP Finals foi aberta, e nos dois grupos, já tivemos jogos disputados. Pelo Grupo A, Roger Federer e Andy Murray começaram na frente. Federer jogou mal, mas derrotou o espanhol Fernando Verdasco, enquanto o escocês bateu o argentino Martin del Potro, também de forma suada. No Grupo B, a zebra passeou, surpreendendo a todos. O sueco Robin Soderling fez uma reedição do duelo com Rafael Nadal em Roland Garros, quando conseguiu eliminá-lo de forma surpreendente. Desta vez no ATP, Soderling venceu novamente o agora “freguês” espanhol: dois 6/4 permitiram a vitória do sueco em 1h38min de prova. O grupo ainda conta com o sérvio Novak Djokovic e com Nikolay Davydenko.

Vôlei

O vôlei masculino brasileiro encerrou a temporada com chave de ouro na Copa dos Campeões, realizada no Japão. Derrotou os donos da casa por 3 a 0 e conquistaram o tricampeonato do torneio. De quebra, a nossa seleção conseguiu seu terceiro título em três campeonatos disputados em 2009. No final das contas, um saldo positivo, apesar dos altos e baixos. Foram apenas três sets perdidos em toda a Copa.