terça-feira, 30 de março de 2010

Quartas-de-final da Champions League

Share |

Por Gabriel Seixas

- Dois jogos deram início a fase de quartas-de-final da Champions League. Quem jogou em casa, se deu bem: o Bayern de Munique surpreendeu, e de virada, venceu o poderoso Manchester United por 2 a 1 nos acréscimos. No clássico francês, o Lyon deu um importante passo para a classificação ao vencer o Bordeaux por 3 a 1.

- E é por esse confronto que começaremos a contar a história dos jogos de hoje. Apesar de ser o mandante do jogo, o Lyon não era considerado favorito. Isso porque, do outro lado, estava o atual campeão francês, e até então invicto nesta edição da Champions. Em compensação, o Bordeaux veio de uma derrota pesada no fim de semana, para o Marseille, pela final da Copa da Liga Francesa.

- Na primeira oportunidade real de gol da partida, veio o primeiro gol. Bodmer chutou cruzado, e o artilheiro Lisandro López estava no momento certo para empurrar a bola pro gol e abrir o placar para o Lyon. Mas quem pensou que o Bordeaux se intimidaria, enganou-se: quatro minutos depois, aos 16, Gourcuff cruzou na área e outro artilheiro, Chamakh, completou de cabeça para empatar o jogo.

- O jogo estava mesmo muito movimentado. Os times continuavam criando chances de gol: Delgado teve uma oportunidade pelo Lyon, aos 25, mas o ótimo goleiro Carrasso fez bela defesa. O Bordeaux respondeu com Gourcuff, mas aí foi a vez de Lloris, arqueiro titular da seleção francesa, fazer outra grande defesa.

- Mas a torcida presente no Gerland logo veio abaixo com o segundo gol do Lyon, aos 33 minutos. Michel Bastos recebeu na ponta esquerda, dominou e chutou forte, sem chances para Carrasso. Bastos, que na seleção atua como lateral-esquerdo, mas no seu time atua como armador, também pela esquerda.

- O segundo tempo não começou tão bem quanto o primeiro, mas logo o Bordeaux encaixou seu sistema de jogo e voltou a chegar com perigo. Aos 17 minutos, Chamakh mandou um chute forte para o gol, mas Lloris fez defesa inacreditável. Mais inacreditável ainda foi o gol perdido pelo Lyon, através de Makoun, sete minutos depois. O Bordeaux respondeu com o brasileiro Wendel, que acertou o travessão. E foi o último bom lance do brazuca na partida, pois logo deu lugar a outro brasileiro, Jussiê. O técnico Puel, do Lyon, apostou em Källström e Govou nos lugares de Michel Bastos e Pjanic. Não parecia a opção tão correta àquela altura do jogo.

- Mas os suplentes entraram bem, e o Lyon ampliou a vantagem. Cissokho bateu forte, da ponta esquerda, mas a bola bateu na mão de Chalmé e o juiz deu pênalti. Lisandro López foi pra bola e não perdoou, fazendo o terceiro dos donos da casa. O jogo acabou 3 a 1, mas a briga pela vaga ainda não terminou. Para defender a vantagem no jogo da volta, o Lyon não contará com Govou e Lisandro López, suspensos. Já o Bordeaux contará com o apoio da torcida, mas talvez isso não seja suficiente.

- Agora vamos ao principal jogo da terça-feira, em que Bayern de Munique e Manchester United mediram forças na Allianz Arena. O Bayern não contava com Robben, principal jogador do time, contundido. Mas Rooney estava presente pelo Manchester, e confirmando sua ótima fase, marcou um gol relâmpago. Nani cobrou falta, e o ‘Shrek’ inglês só escorou com o pé esquerdo para abrir o placar.

- Os alemães partiram pra cima em busca do empate, mas chegavam desordenados. Faltava um toque de classe a equipe, que Ribéry sozinho não conseguiu dar. O jovem Müller também apareceu pouco, fazendo com que Altintop e Pranjic aparecessem bastante na frente para ajudar o sistema ofensivo.

- O Manchester aproveitou-se da situação e chegou com perigo em pelo menos dois contra-ataques. No primeiro, Nani tentou cruzar, e acertou o travessão. No segundo, Rooney parou no goleiro Butt.

- Na etapa final, o Bayern voltou mais incisivo, e dessa vez chutando com perigo a gol. Olic, no primeiro minuto, e Altintop, nove minutos mais tarde, assustaram van der Sar. Percebendo a apatia de seu time, Alex Ferguson colocou Valencia e Berbatov nos lugares de Carrick e Park. Eram alterações ofensivas, apesar da vitória parcial. Louis van Gaal respondeu trocando Müller pelo criticado centroavante Mario Gomez.

- Aos 31 minutos, o merecido gol de empate do Bayern chegou. Gary Neville colocou a mão na entrada da área, e o juiz deu falta. Ribéry cobrou, a bola desviou na barreira e enganou van der Sar, que nada pôde fazer.

- Mas o Manchester era valente, e aos 38 minutos, quase recuperou a vantagem no marcador: Vidic aproveitou cobrança de escanteio de Nani e cabeceou, mas a bola bateu no travessão. O castigo veio nos acréscimos, aos 47 minutos. Olic, cara a cara com van der Sar, teve tranquilidade para marcar o gol da vitória bávara. Agora, o Manchester tem dois problemas para resolver: o primeiro, obviamente, é reverter a situação no jogo da volta. O segundo não deixa de ser tão complicado quanto o primeiro: é a lesão de Rooney, sentida no início do 2º gol do Bayern. Provavelmente, o grande artilheiro dos Red Devils na temporada deva desfalcar o time no fim de semana, contra o Chelsea, pelo Campeonato Inglês.