terça-feira, 9 de março de 2010

Champions League – Oitavas-de-final: Jogos de volta

Share |
Por Gabriel Seixas

A maior competição de clubes do planeta voltou a ter bola rolando nesta terça-feira. Foram disputados dois jogos, ambos valendo pelos jogos da volta das oitavas-de-final. Arsenal e Bayern de Munique foram os primeiros times a qualificarem-se para as quartas-de-final do torneio: o Arsenal goleou o Porto por 5 a 0, depois de perder por 2 a 1 na ida em Portugal. Já o Bayern foi derrotado pela Fiorentina por 3 a 2, e justamente estes dois gols marcados fora de casa lhe valeram a classificação, pois na partida da ida, na Alemanha, os bávaros venceram por 2 a 1. Confira um resumo destes dois jogos decisivos aqui no Esporte É Vida:

Arsenal-ING 5x0 Porto-POR

Jogando no Emirates Stadium, o Arsenal não tomou conhecimento do Porto: com tranquilidade, venceu por 5 a 0, e se classificou para as quartas-de-final da Champions. Jogando sem o capitão e principal jogador do time, Cesc Fabregas, os Gunners desde o início adotaram uma postura ofensiva, mesmo porque precisavam da vitória, já que no jogo da ida, em Portugal, foram derrotados por 2 a 1.

O Porto apostava no colombiano Falcao García, que marcou 13 gols nos 12 jogos que fez pelo time no ano. Mas dentro de campo, era outro artilheiro que começava a se destacar: aos nove minutos, Nicklas Bendtner abriu o placar. O resultado já satisfazia o Arsenal, mas os ingleses queriam mais: 15 minutos depois, Arshavin fez boa jogada pela esquerda, passando por três marcadores, e cruzando para o oportunista Bendtner, que marcou mais um.

Apático, o Porto só assistia o Arsenal jogar. Um gol do time português àquela altura levaria a partida para a prorrogação, mas o time acabou surpreendido. Nasri, aos 18 minutos do segundo tempo, passou de três portugueses e marcou um golaço.

Com a classificação praticamente garantida, o Arsenal encontrou ainda mais facilidade. Eboué marcou mais um aos 21 minutos, driblando o goleiro brasileiro Hélton. Ainda deu tempo para que, no último minuto, o artilheiro do jogo, Bendtner, marcasse o quinto gol em cobrança de pênalti. Foi a maior goleada sofrida pelo Porto na história da Champions League.

Já Bendtner chegou a marca de seis gols marcados nos seus últimos cinco jogos (um gol pela seleção dinamarquesa e cinco pelo Arsenal). De quebra, um jogador dos Gunners não marcava três gols em uma partida de Champions desde Novembro de 2002, quando Henry fez seu hat-trick na vitória por 3 a 1 sobre a Roma.

Fiorentina-ITA 3x2 Bayern de Munique-ALE

A Fiorentina apostava no seu poderio ofensivo (é o melhor ataque da Champions) e na sua boa campanha em casa para eliminar o Bayern e continuar como o único representante italiano na briga pela Champions League. E a Fiore até venceu, mas pelos critérios dos gols marcados fora de casa, foi eliminada.

Desde o início da partida, quem dominava o jogo era a equipe da casa. A derrota por 2 a 1 na Alemanha obrigou a Fiorentina a jogar pela vitória, e aos 26 minutos do primeiro tempo, a torcida no Artemio Franchi começou a ficar otimista. Marchionni chutou de longe, o goleiro Butt rebateu e o peruano Vargas marcou o primeiro gol da Fiorentina, e do jogo.

O Bayern teve uma ótima oportunidade de empatar ainda na primeira etapa, com Robben, que perdeu grande chance. O mesmo valeu pra Gilardino no segundo tempo, mas para a Fiorentina. Porém, se não foi com Gilardino, foi com Jovetic. O montenegrino marcou o segundo gol da Fiorentina aos nove do segundo tempo. Seis minutos depois, van Bommel chutou de fora da área e diminuiu para o Bayern.

O resultado levava a disputa para a prorrogação, mas a Fiorentina queria decidir no tempo normal. E a estrela de Jovetic voltou a brilhar. Ele fez 3-1 aos 19 minutos, e devolveu a classificação momentânea à Fiore. Mas Robben tratou de pôr ponto final no sonho italiano, e na partida: um minuto depois, ele saiu da ponta direita, cortou pro meio e chutou de muito longe, no ângulo do goleiro Frey. Golaço!

A partir daí, o que se viu foi um sufoco da Fiorentina, que esbarrou na solidez da defesa do Bayern e não conseguiu o quarto gol. O líder do Campeonato Alemão agora está nas quartas-de-final da Champions. Com méritos, mas poderia ser diferente, mesmo porque os bávaros venceram no jogo anterior com um gol irregular de Klose, que gerou (está gerando e vai gerar) muita polêmica.

Tabela do Brasileirão é divulgada

Share |
Por Leonardo Martins

A CBF divulgou na tarde desta segunda-feira, a tabela do Brasileirão 2010 nas Séries A e B e já com os horários do primeiro turno. Como este ano é ano de Copa do Mundo haverá a parada no Campeonato no período do Mundial.

A CBF gosta de marcar grandes jogos para abrir o Campeonato e este ano não será diferente. A tabela aponta quatro duelos entre os grandes já na primeira rodada da Série A. O destaque será o duelo dos últimos quatro campeões brasileiros, os três títulos do São Paulo vão ao Rio enfrentar o atual campeão Brasileiro, o Flamengo. O Vasco volta a elite contra o Atlético-MG no Mineirão. Outro duelo entre grandes equipes acontecerá entre Internacional e Cruzeiro, em Porto Alegre. Além disto, outro clássico RJ/SP acontece entre Botafogo e Santos.

Os outros recém-chegados da Série B estréiam em casa. O Atlético-GO enfrenta o Grêmio, o Guarani recebe o Goiás no duelo verde e o Ceará, já enfrenta um grande, o Fluminense.

Na Série B, destaque para o confronto entre duas equipes rebaixadas na Série A, Náutico e Coritiba se enfrentam no Recife. O, também rebaixado, Sport estreia em Brasília contra o Brasiliense. Vamos a primeira e última rodada das Séries A e B.

Série A

1ª Rodada: Sábado – 08/05

18h30
Botafogo x Santos
Atlético-GO x Grêmio
Palmeiras x Vitória

Domingo – 09/05

16h
Internacional x Cruzeiro
Flamengo x São Paulo
Atlético-MG x Vasco
Corinthians x Atlético-PR

18h30
Ceará x Fluminense
Guarani x Goiás
Avaí x Prudente

Última rodada: Domingo – 06/12

Cruzeiro x Palmeiras
São Paulo x Atlético-MG
Santos x Flamengo
Goiás x Corinthians
Vasco x Ceará
Vitória x Atlético-GO
Atlético-PR x Avaí
Prudente x Internacional
Grêmio x Botafogo
Fluminense x Guarani

Série B

1ª rodada: Sexta – 07/05

21h
América-MG x Bragantino
ASA x Ponte Preta
Portuguesa x Vila Nova
Bahia x América-RN

Sábado – 08/05

16h
Brasiliense x Sport
Náutico x Coritiba
São Caetano x Figueirense
Icasa x Santo André
Paraná x Ipatinga

21h
Guaratinguetá x Duque de Caxias

Última rodada: Sábado – 27/11

Ponte Preta x América-MG
Santo André x Náutico
Vila Nova x São Caetano
Figueirense x Paraná
Bragantino x Bahia
Sport x Portuguesa
Coritiba x Guaratinguetá
Ipatinga x Icasa
América-RN x Brasiliense
Duque de Caxias x ASA