terça-feira, 9 de março de 2010

Champions League – Oitavas-de-final: Jogos de volta

Share |
Por Gabriel Seixas

A maior competição de clubes do planeta voltou a ter bola rolando nesta terça-feira. Foram disputados dois jogos, ambos valendo pelos jogos da volta das oitavas-de-final. Arsenal e Bayern de Munique foram os primeiros times a qualificarem-se para as quartas-de-final do torneio: o Arsenal goleou o Porto por 5 a 0, depois de perder por 2 a 1 na ida em Portugal. Já o Bayern foi derrotado pela Fiorentina por 3 a 2, e justamente estes dois gols marcados fora de casa lhe valeram a classificação, pois na partida da ida, na Alemanha, os bávaros venceram por 2 a 1. Confira um resumo destes dois jogos decisivos aqui no Esporte É Vida:

Arsenal-ING 5x0 Porto-POR

Jogando no Emirates Stadium, o Arsenal não tomou conhecimento do Porto: com tranquilidade, venceu por 5 a 0, e se classificou para as quartas-de-final da Champions. Jogando sem o capitão e principal jogador do time, Cesc Fabregas, os Gunners desde o início adotaram uma postura ofensiva, mesmo porque precisavam da vitória, já que no jogo da ida, em Portugal, foram derrotados por 2 a 1.

O Porto apostava no colombiano Falcao García, que marcou 13 gols nos 12 jogos que fez pelo time no ano. Mas dentro de campo, era outro artilheiro que começava a se destacar: aos nove minutos, Nicklas Bendtner abriu o placar. O resultado já satisfazia o Arsenal, mas os ingleses queriam mais: 15 minutos depois, Arshavin fez boa jogada pela esquerda, passando por três marcadores, e cruzando para o oportunista Bendtner, que marcou mais um.

Apático, o Porto só assistia o Arsenal jogar. Um gol do time português àquela altura levaria a partida para a prorrogação, mas o time acabou surpreendido. Nasri, aos 18 minutos do segundo tempo, passou de três portugueses e marcou um golaço.

Com a classificação praticamente garantida, o Arsenal encontrou ainda mais facilidade. Eboué marcou mais um aos 21 minutos, driblando o goleiro brasileiro Hélton. Ainda deu tempo para que, no último minuto, o artilheiro do jogo, Bendtner, marcasse o quinto gol em cobrança de pênalti. Foi a maior goleada sofrida pelo Porto na história da Champions League.

Já Bendtner chegou a marca de seis gols marcados nos seus últimos cinco jogos (um gol pela seleção dinamarquesa e cinco pelo Arsenal). De quebra, um jogador dos Gunners não marcava três gols em uma partida de Champions desde Novembro de 2002, quando Henry fez seu hat-trick na vitória por 3 a 1 sobre a Roma.

Fiorentina-ITA 3x2 Bayern de Munique-ALE

A Fiorentina apostava no seu poderio ofensivo (é o melhor ataque da Champions) e na sua boa campanha em casa para eliminar o Bayern e continuar como o único representante italiano na briga pela Champions League. E a Fiore até venceu, mas pelos critérios dos gols marcados fora de casa, foi eliminada.

Desde o início da partida, quem dominava o jogo era a equipe da casa. A derrota por 2 a 1 na Alemanha obrigou a Fiorentina a jogar pela vitória, e aos 26 minutos do primeiro tempo, a torcida no Artemio Franchi começou a ficar otimista. Marchionni chutou de longe, o goleiro Butt rebateu e o peruano Vargas marcou o primeiro gol da Fiorentina, e do jogo.

O Bayern teve uma ótima oportunidade de empatar ainda na primeira etapa, com Robben, que perdeu grande chance. O mesmo valeu pra Gilardino no segundo tempo, mas para a Fiorentina. Porém, se não foi com Gilardino, foi com Jovetic. O montenegrino marcou o segundo gol da Fiorentina aos nove do segundo tempo. Seis minutos depois, van Bommel chutou de fora da área e diminuiu para o Bayern.

O resultado levava a disputa para a prorrogação, mas a Fiorentina queria decidir no tempo normal. E a estrela de Jovetic voltou a brilhar. Ele fez 3-1 aos 19 minutos, e devolveu a classificação momentânea à Fiore. Mas Robben tratou de pôr ponto final no sonho italiano, e na partida: um minuto depois, ele saiu da ponta direita, cortou pro meio e chutou de muito longe, no ângulo do goleiro Frey. Golaço!

A partir daí, o que se viu foi um sufoco da Fiorentina, que esbarrou na solidez da defesa do Bayern e não conseguiu o quarto gol. O líder do Campeonato Alemão agora está nas quartas-de-final da Champions. Com méritos, mas poderia ser diferente, mesmo porque os bávaros venceram no jogo anterior com um gol irregular de Klose, que gerou (está gerando e vai gerar) muita polêmica.

Nenhum comentário: