domingo, 23 de outubro de 2011

O Show do Brasileirão – 23/10

Share |

Série B

Comecemos pela Série B, pois na rodada do fim de semana tivemos o primeiro clube a conseguir o acesso.  A Portuguesa conseguiu a volta a elite com a vitória sobre o quarto colocado, o Americana, por 3 a 2 de virada. A Lusa conseguiu o acesso porque o Sport, quinto colocado, perdeu em casa para o intermediário Goiás por 1 a 0, o Leão desperdiçou a chance de entrar no G-4. A vice-líder, Ponte Preta, esta próxima do acesso após a vitória em jogo animado contra o Paraná por 4 a 3. Já o Náutico foi a Salvador e perdeu por 3 a 1 para o Vitória. O Boa Esporte foi outro que desperdiçou a chance de entrar no G-4 e permitiu a aproximação do Bragantino ao perder por 2 a 1 de virada. Outro que aproximou foi o Criciúma, que goleou o desesperado Icasa por 5 a 2.

Lá embaixo, o Guarani saiu do Z-4 com a vitória por 2 a 0 sobre o rebaixado Duque de Caxias. Quem permanece nela e viu a situação se complicar foi o Vila Nova com o empate em dois gols com o Barueri. Já o Salgueiro conseguiu uma vitória que pode representar uma sobrevida para a permanência, fez 1 a 0 no ASA em Alagoas e o São Caetano goleou o ABC por 4 a 0 e deu adeus de vez ao perigo do rebaixamento.

Série A

Como sou de Minas, começo o resumo desta rodada pela briga do rebaixamento e foi um fim de semana especial, nenhum time mineiro perdeu e os gigantes do estado venceram. O América, praticamente, deu adeus a Série A com o empate em dois gols com o Grêmio, foi um jogo muito bom e que o Grêmio desperdiçou a chance de entrar na briga pela Libertadores.

Continuando o fim de semana de Minas, o Galo quebrou a "Maldição de Minas no Engenhão", conseguindo a primeira vitória de clubes mineiros no Estádio em toda a história. A primeira vítima mineira do estado foi o desfalcado Fluminense, que jogou sem Fred e Rafael Moura e desperdiçou a chance de continuar na briga pelo título. O alvinegro jogou de forma eficiente e fez 2 a 0, saindo da zona de rebaixamento.

Com a vitória do rival no Engenhão, o Cruzeiro entrou em campo hoje contra o Atlético-GO no Z-4 e pressionado por não ganhar a 11 jogos. E o jogo de hoje foi um drama para a torcida azul, pois o time esteve por duas vezes atrás no placar, mas brilhou a estrela de quem estava decepcionando, o ataque do Cruzeiro e, principalmente, Anselmo Ramon, que fez dois gols na vitória por 3 a 2 e a zona de rebaixamento não tem mais nenhum grande de Minas.

Com os triunfos dos mineiros, quem ocupa a zona vermelha é o Ceará, que foi a Curitiba e perdeu para o, também, integrante dos quatro últimos, Atlético-PR por 1 a 0. Em duelo que o São Paulo deu adeus a briga pelo título, o empate sem gols com o Coritiba limitou o Tricolor a brigar pela Libertadores. Já o bagunçado Palmeiras, perdeu em casa para o bom time do Figueirense por 2 a 1 e se não abrir o olho entra na briga pelo descenso.

Agora entramos na briga pelo título onde já citamos a derrota do Fluminense que foi péssima para as pretensões do clube carioca. Outro carioca que perdeu na rodada e se distanciou foi o Botafogo, que obteve a segunda derrota seguida no Campeonato ao ser derrotado pelo desesperado Avaí por 3 a 2, de virada, com direito a um golaço de bicicleta de Cleverson.

O Flamengo também se distanciou da briga pelo título ao empatar com o Santos em um gol no Engenhão. Não foi um jogo que lembrou o grande jogo do turno onde o Rubro-Negro ganhou por 5 a 4, mas foi um jogo interessante em que o empate atrapalhou o time na busca para o título.

Agora a briga pelo título se limita a Vasco e Corinthians. O cruzmaltino foi a Salvador e conseguiu a liderança com a vitória sobre o Bahia por 2 a 0 e apresentando um bom futebol. O ex-líder, Corinthians, também jogou fora de casa e empatou com o, agora limitado a briga pela Libertadores, Inter. Foi um jogo em que o Colorado dominou, mas Alex, no fim do jogo, salvou o ponto com um chutaço de fora da área. Vasco é o líder com dois pontos a mais que o Corinthians.

Série D

Pelo jogo de Ida das Semifinais, os já conquistadores do acesso, Santa Cruz e Cuiabá, se enfrentaram em Recife e o Santa Cruz saiu na frente com a vitória por 1 a 0. E o Tupi finalmente descobriu seu adversário nas quartas-de-final, é a Anapolina que, mesmo perdendo para o Villa Nova por 2 a 1 em Nova Lima, conseguiu a vaga pois tinha vencido em Goiás por 1 a 0. Tupi e Anapolina disputam a última vaga do acesso a terceira divisão em dois jogos.