sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vitória pra espantar a crise

Share |
Por Gabriel Seixas

O Vasco é uma das poucas equipes que parecem não ter aspiração alguma no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, a situação é crítica e o assunto mais comentado na semana pelos lados da Colina foi a possível queda de Paulo Cesar Gusmão do comando do time. A vitória de hoje por 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente é um grande passo para amenizar este clima pesado, mas a reta final do cruzmaltino na competição ainda reservará algumas surpresas.

Ainda que não lute pela Libertadores e muito menos contra o rebaixamento, a pressão continua. Mais uma vez, a atuação do time foi abaixo da crítica. Mas para quem não vencia há cinco partidas e agora soma apenas dez vitórias em 33 jogos (o mesmo número do Atlético-MG, por exemplo, que está seis posições abaixo e na zona de rebaixamento), não há nada a lamentar.

Apesar do triunfo, PC Gusmão continua dando margem as críticas que infernizam seu trabalho. Mais uma vez, errou na escalação inicial. Não havia a necessidade de escalar três volantes jogando em casa contra o lanterna do campeonato. Aliás, isso não significou nem mesmo consistência defensiva ao time. O Prudente demorou menos de dez minutos para achar o caminho do gol, com Adriano Pimenta.

O mais inusitado é que PC resolveu corrigir o erro logo aos 19 minutos do primeiro tempo. Sacou Rafael Carioca, aquele que é tecnicamente o melhor defensor do time, mas que vem acumulando péssimas partidas, e colocou Rafael Coelho para fazer companhia a Eder Luis na frente. Seria blasfêmia dizer que a atuação mudou a cara do jogo, mesmo porque Coelho não criou nada de útil enquanto permaneceu em campo. Entretanto, o Prudente se intimidou e abriu caminho para a virada.

Felipe, Rômulo, gol. Esse foi o caminho trilhado pelo Vasco para a virada. Duas assistências de Felipe, dois gols do volante Rômulo, que não tem lá muita intimidade com as redes – ou pelo menos não tinha. Quanto ao segundo tempo, apenas uma palavra: sono. Foram 45 minutos de absolutamente nada. Rafael Coelho, que havia entrado na etapa inicial, teve de ser substituído porque passou mal no vestiário. Fumagalli entrou e não contribuiu nada ao time.

E como o Prudente não criou nenhum perigo, o placar ficou nisso. Aliás, só um milagre evita o rebaixamento dos paulistas. Com 12 pontos de distância para o primeiro time fora da zona da degola e restando apenas 15 pontos em disputa, os prudentinos já podem ser rebaixados caso percam para o Goiás neste fim de semana. Já o Vasco encara os três principais candidatos ao título (Fluminense, Cruzeiro e Corinthians) nos próximos quatro jogos, todos fora de casa.

Aquele que pode ser o fiel da balança na briga pelo caneco inicia a trilha deste difícil caminho neste domingo, contra o Flu. E pior: sem Zé Roberto, suspenso, e possivelmente Eder Luis, que deixou o campo hoje lesionado. Com três volantes e Nunes e Rafael Coelho compondo o ataque, difícil encontrar alguém que deposite suas fichas no Vasco, exceto os vascaínos. Nada que mude o destino de um time que parece ter apenas cinco amistosos pela frente.

Curtinha

- O Atlético-PR é mais uma equipe que sonha com a vaga na Libertadores. A vitória de ontem sobre o Palmeiras na Arena da Baixada por 1 a 0 reafirmou isto. Já o Palmeiras agora se concentra na conquista da vaga a Libertadores pelo título da Sul-Americana. O gol da vitória do Furacão saiu com o atacante Nieto.

Classificação

1º Fluminense – 58
2º Corinthians e Cruzeiro – 57
4º Botafogo – 54
5º Santos, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético-PR – 50
10º Palmeiras – 47
11º Vasco – 45
12º Ceará – 44
13º Flamengo – 40
14º Vitória – 38
15º Atlético-GO e Guarani – 36
17º Atlético-MG – 35
18º Avaí – 33
19º Goiás – 31
20º Prudente – 24

Próximos jogos

Sábado – 06/11

19h30
Grêmio x Ceará
Atlético-GO x Internacional
Atlético-MG x Santos

Domingo – 07/11

17h
Avaí x Botafogo
São Paulo x Corinthians
Vitória x Cruzeiro
Prudente x Goiás

19h30
Fluminense x Vasco
Palmeiras x Guarani
Flamengo x Atlético-PR

Cruzeiro decadente

Share |
Por Leonardo Martins

O Cruzeiro perdeu a força que o colocava como um dos favoritos ao título brasileiro. O jogo de ontem contra o São Paulo em Uberlândia foi uma prova disto, o time jogou muito mal e saiu perdedor por 2 a 0, mas a Raposa continua na briga pelo título.

O técnico Cuca escalou a mesma formação que jogou na vitória em Presidente Prudente, a exceção foi Diego Renan no lugar de Marquinhos Paraná. Já o Tricolor escalou um quarteto ofensivo formado por Lucas, Fernandão, Dagoberto e Ricardo Oliveira.

Quando a bola rolou, muito estudo de ambas equipes, com as marcações se prevalecendo sobre os ataques. Os mineiros jogavam pela direita, aproveitando o espaço oferecido por Richarlyson, mas tinham dificuldades nas finalizações e uma certa “moleza” em campo.

O São Paulo, por sua vez, esperava o erro cruzeirense para atacar, mas a zaga azul estava atenta e não permitiu muitos ataques tricolores na primeira etapa. O Cruzeiro chegou mais, mas parou nas boas defesas de Rogério Ceni, como nos chutes de Thiago Ribeiro e Montillo. Aliás, o argentino tentava jogar com dribles e chutes, mas a marcação tricolor estava atenta e o camisa 10 pouco criou.

Os lances de emoção viriam na segunda etapa e ela chegou com uma melhora no jogo. Aliado a isto, o Cruzeiro partiu em busca da liderança que a vitória daria ao time azul. Mas aí apareceu o erro cruzeirense e o talento de Lucas. Aos 7, o jovem iniciou grande jogada, tabelou com Dagoberto, driblou Fábio e marcou o gol tricolor. Festa tricolor no Parque do Sabiá.

Depois do gol, a Raposa se desorganizou (mais ainda) em busca do empate e a apatia se instaurou. Mesmo com as alterações, entradas de Roger, Farias e Wallyson, o jogo foi tranqüilo para o São Paulo. Mas não foi tão tranqüilo já que  Rogério Ceni fez grandes defesas.

O dia era de Ceni e do São Paulo, pois quando os mineiros estavam próximos do gol de empate. Eis que surge o juiz pernambucano Nielson Nogueira Dias e o juiz marcou pênalti de Leo em Ricardo Oliveira, mas o pênalti foi marcado erradamente, desespero azul. Rogério Ceni, um eterno carrasco azul, foi fazer a cobrança e fez o segundo gol são-paulino.

Nos últimos minutos, o time tricolor tocou a bola e esperando o fim do jogo. Vitória e manutenção do tabu em Campeonatos Brasileiros do Tricolor sobre o Cruzeiro. E pior para o Cruzeiro que viu a liderança escapando.

Curtinhas

- O Corinthians voltou a briga pelo título com a goleada sobre o desesperado Avaí por 4 a 0 em São Paulo. Foi um grande jogo dos corintianos que terminou com a equipe na vice-liderança. O destaque do jogo foi o fenômeno Ronaldo que marcou dois gols na partida, Bruno César e Elias completaram o placar.

- Ceará e Flamengo fizeram um jogo para um grande público em Fortaleza e o empate em dois gols foi péssimo para as duas equipes, pior para o Rubro-Negro que está próximo ao Z-4. Magno Alves fez os dois gols do Vovô e enquanto Welinton e Ronaldo Angelim empataram para o Fla.