terça-feira, 11 de setembro de 2007

Times folgam no meio de semana para seleções entrarem em campo

Share |
Por Saimon Nouh

Grupo A

12:00 Cazaquistão x Bélgica - A Bélgica entra em campo acreditando que ainda pode conquistar uma vaga na Euro/08. Os Belgas ocupam o quinto lugar e mesmo que vençam não saem dessa posição. Já o Cazaquistão luta apenas para ficar a frente dos rivais Armênia e Azerbaijão.
13:00 Finlândia x Polônia - Um jogo bastante interessante. As duas seleções estariam classificadas se as eliminatórias terminassem hoje. As duas vem de empates: Finlândia com a Sérvia e a Polônia com Portugal. Quem perder deve sair do G-2 e dar lugar a Portugal.
17:00 Portugal x Sérvia - Outro grande jogo dessa rodada cheia. Os portugueses esperam vencer em casa e entrar para o G-2. Os Sérvios tropeçaram nas ultimas rodadas e agora precisam correr atrás e vencer jogos fora de casa. O time Sérvio contará com seu astro Dejan Stankovic que atua pela Internazionale. Já Portugal terá Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma como astros.
Adiado: Armênia x Azerbaijão - As duas seleções não chegaram a um acordo quanto a um bom lugar para jogar e a UEFA decidiu cancelar a partida e não dar nenhum ponto as duas seleções. Com o adiamento quem perde somos nós, que não assistiremos esse clássico do Futebol Mundial.

Grupo B

14:00 Lituânia x Ilhas Faroe - Campanha decepcionante das duas seleções, o que não é nenhuma surpresa para nós. As duas seleções são lanternas do grupo. A Lituânia fez sete pontos, enquanto que Ilhas Faroe não fez nenhum. O time visitante fez apenas dois gols na competição: um contra a Geórgia e outro surpreendente contra a Itália.
15:45 Ucrânia x Itália - Esse jogo promete. A Itália empatou com a França no sábado e perdeu a vice-liderança para a Escócia. Já o time de Schevchenko decepcionou nas ultimas rodadas. Na última levou o empate da Geórgia aos 44min e perdeu a chance de encostar nos líderes.
16:00 França x Escócia - Provavelmente quem perder sairá do G-2, ao menos que a Itália não vença a Ucrânia em Kiev, o que pode acontecer. Os escoceses fazem boa campanha, depois de fracassar nas Eliminatórias para a Copa. Os franceses começaram mal, mas Henry, Trezeguet e Anella ajudaram os Blues a chegar à liderança.

Grupo C

14:00 Noruega x Grécia - Noruegueses e Gregos estão no topo do Grupo C. Esse jogo será muito importante para o Grupo e quem estará de olho é a Turquia que enfrenta a Hungria e tenta voltar ao G-2. Teremos grandes jogadores em campo: Riise e Carew pelos vikings. Pelos gregos jogam Karagounis, Gekas e Charisteas. É bom ficar de olho nesse jogo.
14:30 Turquia x Hungria - Os húngaros comprovaram a boa fase depois de vencer a Itália em um amistoso e a Bósnia no último sábado. Os turcos foram à decepção da última rodada, pois empataram com Malta depois de ficar duas vezes atrás do placar. Uma derrota turca, mais uma vitória da Noruega sobre a Grécia fazem à Turquia ficar quatro pontos atrás do G-2.
15:00 Bósnia x Moldava - A Bósnia tem tudo para voltar a brigar por uma vaga. Depois de tropeçar diante da Hungria, os Bósnios esperam fazer bonito em casa. A Moldava é umas das piores seleções dessas eliminatórias. Ainda não venceu nenhum jogo, e não deve ser contra a Bósnia que irão vencer.

Grupo D

13:30 Eslováquia x País de Gales - As duas seleções estão praticamente eliminadas. Ocupam quarto e quinto lugar, respectivamente. O Grupo D parece ser o que está quase definido. Alemanha disparou na liderança e os Tchecos já abriram quatro pontos para a Irlanda que vem em terceiro.
14:00 Chipre x San Marino - Esse jogo deve ser o mais franco da rodada. O Chipre nessas eliminatórias venceu a Irlanda por 5x2 e devem golear de novo. O destaque do time, Okkas, joga no Celta da Espanha. San Marino é o saco de pancadas da competição. Por favor, o próximo jogo.
15:30 Republica Tcheca x Irlanda - Se os Tchecos vencerem o grupo está definido com Alemanha e Republica Tcheca ocupando as vagas. Caso o time de Robbie Keane vença, dá um pouco mais de emoção para o Grupo D.

Grupo E

13:00 Andorra x Croácia - Jogo na teoria e na prática fácil para a Croácia. O país lidera o Grupo mais embolado de todos, que conta com quatro paises na disputa por duas vagas. Andorra conseguiu perder seus oito jogos, inclusive para a Estônia.
15:30 Macedônia x Estônia - Duas seleções já eliminadas. A Macedônia já se conformou com o quinto lugar na chave. A Estônia quer vencer para garantir o sexto lugar e ficar na frente da seleção da Andorra.
16:00 Inglaterra x Rússia - Super-jogo que o English Team considera chave para chegar no G-2. Os russos até aqui tomaram um gol em oito jogos. Gol levado contra Israel que folga na rodada. Mas o time russo não contará com o goleiro titular: Gabulov foi expulso no ultimo jogo e desfalca a Rússia. A Inglaterra vem embalada por um 3x0 contra Israel.


Grupo F

15:00 Dinamarca x Liechestein - Se a Dinamarca não vencer esse jogo pode dar adeus a uma vaga. Próóóximo.
15:05 Islândia x Irlanda do Norte - Chance perfeita para a Irlanda do Norte se recuperar do fracasso do ultimo sábado, quando perdeu para a Letônia por 1x0 com gol contra. A Islândia vem de um surpreendente empate com a Espanha em 1x1 e aposta as suas fichas em Hallfredsson e Gudjohnsen. A Irlanda aposta suas fichas em David Healy, artilheiro do campeonato.
17:00 Espanha x Letônia - Se a Espanha perder pontos como perdeu contra a Islândia, pode ver a Eurocopa cada vez mais longe. O time está no G-2 graças à derrota da Irlanda do Norte no sábado, mas poderia estar com mais folga se tivesse vencido a Islândia.

Grupo G

14:30 Bulgária x Luxemburgo - A Bulgária deve vencer a seleção de Luxemburgo, mas não deve entrar no G-2, porque dificilmente a Holanda perde pontos para a Albânia. Luxemburgo só joga para cumprir tabela.
15:00 Eslovênia x Bielo-Rússia - As duas seleções já estão eliminadas. A Eslovênia joga para ainda tentar um terceiro lugar. A Bielo-Rússia conta apenas com o talento de Alexandr Hleb que joga no Arsenal da Inglaterra. Mas de que adianta apenas um craque? Uma seleção tem que ter 11 bons jogadores.
15:45 Albânia x Holanda - A Holanda voltou ao G-2 depois de passar pela Bulgária. Agora o desafio é mais fácil. Enfrentar a fraca Albânia deve dar ânimo ao time que busca a liderança. A Albânia conta com o talento de Igli Tare, jogador da Lazio da Itália e só.

Visitantes começam bem a terceira fase da Série C

Share |
Por Saimon Nouh


A primeira rodada da terceira fase da Série C começou nesse sábado (09) com seis jogos. Destaque para os visitantes que conseguiram três vitórias e o único mandante a vencer foi o Vila Nova/GO. Confira os jogos:

Grupo 25

O Grupo 25 teve apenas um jogo realizado nesse sábado. E na próxima rodada também teremos apenas um jogo. Isso porque o campeonato está no tapetão. Imperatriz/MA e Tuna Luso/PA estão na briga por uma vaga no STJD. E com isso o Rio Branco/AC não sabe se ficará no grupo 25 ou no grupo 26. Quem ficou sem jogar na rodada foi o ABC de Natal que ainda não sabe quem irá enfrentar.

O único jogo realizado foi Fast/AM 2x2 Bahia/BA. O Fast abriu o placar com Ronimar de pênalti. O Bahia virou o jogo com gols do zagueiro Alison e outro de Cléber, gol que saiu com menos de um minuto do segundo tempo. No finzinho o Fast conseguiu empatar com Rondinelli. A matéria completa desse jogo você encontra no Esporte é Vida.


Grupo 26

O Grupo 26 está na mesma situação do grupo anterior. O Coruripe de Alagoas ficou sem jogar nesse fim de semana, porque não sabe se enfrentará Rio Branco/AC, Imperatriz/MA ou Tuna Luso/PA.

Já o outro jogo do grupo, foi o melhor da rodada. Em Patos, Nacional e Barras fizeram um jogo de cinco gols e uma virada histórica do time piauiense. O Nacional começou o jogo com tudo. Com 7min o time da casa fez 2x0 com gols do artilheiro Paulinho Guerreiro e outro com Lamar. O time do Piauí começou a reação ainda no primeiro tempo. Didi Potiguar diminuiu o placar e deu esperanças ao Barras. No segundo tempo o Barras mostrou que não sente falta do técnico Paulo Moroni, que assumiu o América de Natal. O Barras empatou o jogo com Felipe. O empate parecia certo, até que aos 49min, o atacante Pantico, ex-Vitória conseguiu uma virada histórica para o time piauiense, que agora lidera o Grupo 26.


Grupo 27

A abertura do grupo 27 começou em Nova Lima. Villa Nova/MG e Atlético/GO fizeram um jogo fraco e sem muitas chances de gol. O empate até que foi um bom resultado para o time Goiano, mas para o time de Minas não foi um bom resultado. Estrear com um empate em casa numa fase decisiva da Série C pode complicar o time mineiro no final.

Em Goiânia, o outro Vila Nova, agora o de Goiás foi o único mandante a vencer na rodada. O Vila abriu 2x0 no Esportivo com gols de Túlio (que agora soma 798) e Michel. O Esportivo de Bento Gonçalves diminuiu com o artilheiro do time no campeonato, o atacante Zulu. O resultado coloca o Vila isolado na liderança com 3 pontos.


Grupo 28

Na abertura da terceira fase, o América/RJ, que vinha embalado por boas campanhas em fases anteriores decepcionou sua torcida no Edson Passos e perdeu para a Ulbra/RS por 3x2. O América começou melhor e fez 1x0 com o zagueiro Santiago. A Ulbra não desistiu e empatou em seguida com Flavinho. Logo na seqüência, Heraldo colocou o América na frente de novo. Mas a Ulbra fez o que ninguém esperava no Edson Passos. Conseguiu empatar com Vanderson e ainda uma virada, de novo com Flavinho. O resultado complica o América no grupo que agora vai ter que correr atrás de uma vitória fora de casa.

Já o Bragantino único paulista que sobrou na competição, perdeu em casa para outra zebra. O CRAC de Catalão. E o CRAC abriu o placar com o lateral Ronildo, aquele mesmo que teve passagem pelo Atlético/MG. O Bragantino empatou o jogo com o atacante Neto Baiano, que semana passada havia sido dispensado pelo Paulista e estreava pelo novo clube. O empate estava bom para o CRAC, que não achou isso e fez 2x1 com Tico Mineiro. A derrota deixa o Bragantino na mesma situação do América/RJ. Precisa vencer fora de casa para compensar a derrota em casa.

Copa do Mundo de Futebol Feminino – Primeira rodada com mais três jogos!

Share |

Por Gabriel Seixas


A FIFA Women’s World Cup teve, nesta madrugada de Terça-Feira, mais três jogos realizados. Fechando a rodada do Grupo A, Inglaterra e Japão empataram em 2 a 2. No Grupo 2, mais dois empates: As americanas, favoritas ao título, empataram com a surpreendente Coréia do Norte, também em 2 a 2, e a Suécia, pra variar, novamente ficou na igualdade no placar, no duelo contra a Nigéria, por 1 a 1. Confira o balanço:

Inglaterra 2 x 2 Japão

No duelo entre as equipes que devem brigar pela segunda vaga do grupo – já que uma é praticamente certa que será da Alemanha - , Inglaterra e Japão empataram em 2 a 2, numa partida em que duas mulheres foram extremamente soberbas na partida. A inglesa Kelly Smith, craque e uma das favoritas ao prêmio de melhor jogador do torneio desde já, e a japonesa Ana Miyama, desbancando a craque Homare Sawa, marcaram dois gols cada para seus respectivos países.

A partida só veio pegar fogo no segundo tempo: Aos 10, Ana Miyama venceu a americana Rachel Brown – por sinal, ótima goleira -, e abriu o placar para as japonesas.

Os 15 minutos finais foram ainda mais emocionantes: Aos 36 e aos 39, a craque Kelly Smith marcou duas vezes, praticamente decretando a vitória das inglesas. Porém, aos 50 (isso mesmo, 50 minutos!), Ana Miyama cobrou falta com extrema categoria e marcou o segundo do Japão, o segundo da exímia cobradora de bolas paradas na partida.


Estados Unidos 2 x 2 Coréia do Norte

No dia em que a população americana não traz boas recordações de exatamente seis anos atrás, e que em grande parte delas está de luto, as americanas, principais favoritas ao título da Copa do Mundo, ficou apenas no empate com a surpreendente Coréia do Norte, em 2 a 2.

Sem a craque Mia Hamm, a principal esperança dos americanos ficava por conta de Kristine Lilly, considerada a substituta de Mia, ou com Wamback, artilheira da equipe americana. E o primeiro gol saiu dos pés da goleadora americana, aos 5 do segundo tempo. A virada norte-coreana veio com chutes certeiros de Son Hui Kil e Kim Yong Ae. O empate veio logo aos 24, com o gol da meia-campista Heather O'Reilly.

O Estados Unidos, apesar do empate, mostra que tem uma equipe adequada para chegar as finais da competição. Já a Coréia do Norte explora muito a correria, e pode ter facilidades ao enfrentar defesas lentas, como a defesa americana.


Suécia 1 x 1 Nigéria

Mostrando que não terá tanta “moleza” para passar de fase como o esperado, a Suécia tropeçou nas suas próprias deficiências e empatou com a Nigéria em 1 a 1. As nigerianas, numa demonstração de muita raça e, acima de tudo, muita correria, chegou perto de vencer as suecas, o que seria um feito histórico.

Possivelmente, sendo o jogo de maior audiência masculina na rodada, exceto o jogo do Brasil (devido a beleza das suecas), viram um primeiro tempo de muito equilíbrio, em que Victoria Svensson, uma das principais destaques da equipe sueca, chegou próxima de marcar duas vezes, ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, todo o esforço da camisa 11 foi recompensado: Após belo passe de Frida Ostberg, Svensson avançou e marcou o primeiro gol da partida.

A reação da “Super Águia” veio tardia, mas não falhou: A craque Cynthia Uwak (ofuscada por Stella Mbachu, destaque do jogo e que havia entrado no fim do 1º tempo), mostrou que uma jogadora diferenciada pode fazer a diferença em apenas um lance, e empatou a partida. Resta saber quem deve acompanhar os Estados Unidos na segunda fase da competição.

Copa do Mundo de futebol feminino – Na abertura, Alemanha massacra Argentina!

Share |

Por Gabriel Seixas


Nesta segunda-feira, tivemos a abertura da maior competição de futebol feminino do planeta: A FIFA Women’s World Cup (Copa do Mundo de futebol feminino), que será realizada na China. Sem a badalação e os holofotes vistos na véspera da Copa do Mundo de futebol masculino, as mulheres visam acabar com o preconceito e a indiferença que a maioria da população tem ao ver mulheres jogando futebol.

Finalizando a introdução do Mundial, o regulamento é bem simples: As dezesseis equipes do torneio são dividas em quatro grupos de quatro equipes, com duas de cada grupo avançando as Quartas, e assim sucessivamente. E o melhor: No estilo que o torcedor fanático adora, o famoso ' mata-mata '.

A abertura do campeonato foi realizada na partida entre Alemanha e Argentina, em Xangai. As atuais campeãs – invictas, por sinal – do torneio, e favoritas ao título, não tomaram conhecimento das “hermanas” e golearam por 11 a 0.

Sob o comando de Birgit Prinz, as alemães mostraram porque são as principais favoritas a mais um caneco na competição. A artilheira, que já foi eleita três vezes a melhor jogadora do mundo, marcou três na partida. A meia-campista Sandra Smisek também marcou três vezes, enquanto craque Renate Lingor, Kerstin Garefrekes, Melanie Behringer e duas vezes a goleira argentina Vanina, contra, completaram o placar para a Alemanha.

Enquanto a Alemanha confirma o favoritismo de outrora, a Argentina mostra que ainda é uma equipe inexperiente. Após a campanha vexatória quatro anos atrás (quando ficou em último), a equipe conta com a estrela solitária de Potassa, promessa da equipe hermana.

A segunda partida do torneio será realizada daqui a pouco, entre Estados Unidos, atual vice-campeão do campeonato e sem os holofotes voltados para Mia Hamm, que não disputará o torneio (acredita-se agora em Kristine Lilly), e a Coréia do Norte, zebra do grupo, que conta com a surpreendente campanha no Mundial Sub-20 feminino, onde as norte-coreanas venceram o torneio.

No embalo de “Somália Funk”, Fluminense vence mais uma

Share |

Por Gabriel Seixas


Ninguém segura o Flu! Mesmo com a vaga mais garantida do que nunca para a Taça Libertadores da América, o Fluminense quer mais. E no embalo do goleador Somália, que não marcava há dez jogos, derrotou o Atlético/PR por 2 a 0, com dois gols do artilheiro tricolor, e ajudou um dos seus maiores rivais contra o rebaixamento, o Flamengo.

Com a vitória, o Fluminense manteve a oitava posição, com 37 pontos, e mais tranqüilo do que nunca quanto ao rebaixamento. Já pelo lado do Furacão, não se pode dizer a mesma coisa: A equipe, por causa de um cartão vermelho recebido (nos critérios de desempate anteriores, Flamengo e Atlético/PR estavam empatados) volta a zona do rebaixamento, com os mesmos 29 pontos.

Renato Gaúcho tinha apenas um desfalque para a partida. Mas não era qualquer desfalque: Thiago Silva, com uma lesão na coxa esquerda, ficou de fora do duelo. Em seu lugar, entrou Roger, que por sinal, o substituiu com extrema categoria.

Somália queria voltar a dançar. Porém, no início da partida, ficou bem claro que quem dançaria era mesmo o Atlético Paranaense. Renato armou um esquema visando a exploração de seus alas (Rafael e Júnior César), já que Fabinho era um terceiro zagueiro. Jancarlos e Edno não conseguiam segurar o ímpeto ofensivo do Flu, e em uma jogada construída pelo lateral-esquerdo do Flu, Arouca chutou e a bola passou rente a trave de Viáfara. O brilho de Thiago Neves apareceu aos 25, quando exigiu uma defesa segura do goleiro colombiano do Furacão.

Só que, aos 39, uma jogada plástica de três jogadores do Fluminense: Thiago Neves cobrou falta rasteira, Rafael ajeitou e o artilheiro Somália, numa tabela sensacional com o lateral do Flu, sem deixar a pelota cair, marcou um golaço, o primeiro do Fluminense, e o fim do jejum do artilheiro que durava dez jogos. Funk do Somália? Nada disso. O camisa 9 preferiu agradecer a Deus e ajoelhar-se, numa prova de desconforto com a cobrança da torcida tricolor.

Porém, faltava um pouco mais para que a alegria de Somália fosse completa. E ela veio aos 21 minutos, quando Thiago Neves cobrou falta do lado esquerdo e o artilheiro testou firme para marcar o segundo do Flu, e o segundo do artilheiro na partida, dessa vez, com direito a dança e tudo!

Procurando segurar o resultado, Renato Gaúcho lançou Romeu e Cícero nos lugares de David e Thiago Neves, fazendo com que a equipe prendesse mais a bola e melhorasse o passe no meio-campo. Enquanto Gaúcho estava tranqüilo, Ney Franco ficava cada vez mais desesperado: De uma só vez, o técnico mineiro colocou Netinho, William e Marcelo nas vagas de Edno, que não pôde se expor na partida, Ramon, muito apagado e errando vários passes, e Pedro Oldoni, que ficou muito isolado na frente. A equipe melhorou, e Marcelo teve a chance de diminuir, porém Fernando Henrique fez uma bela defesa, na gaveta.

Uma vitória justíssima do tricolor carioca, onde o técnico Renato Gaúcho soube explorar o principal defeito da equipe de Ney Franco: A marcação pelas alas. Enquanto Pedro Oldoni ficou extremamente apagado e Ramon errou vários passes, Somália se redimiu com a torcida, marcando dois gols, e Thiago Neves manteve a regularidade, mostrando que é mesmo um dos melhores jogadores do futebol brasileiro.



- Fechando a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, América de Natal e Sport jogaram no estádio do Machadão, em Natal. Após jogada de Paulo Isidoro, Leandro Sena abriu o placar para o Mecão. No segundo tempo, Júnior Maranhão cobrou falta e o goleiro Sérvulo rebate nos pés de Carlinhos Bala, que não perdoa e empata a partida. Com o resultado, o América volta a somar mais um ponto, desta vez com apenas 11 (em 25 jogos), na última colocação. O Sport, mesmo empatando, subiu duas posições e agora é o 11º, já que contou com tropeços de Corinthians e Atlético-MG.