quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Fluminense goleia Internacional e espanta temporariamente o fantasma do rebaixamento

Share |

Por Gabriel Seixas

O Fluminense, com uma atuação convincente jogando no Beira-Rio, goleou o Internacional – time da casa – por 4 a 1 e embalou de vez na competição. O tricolor carioca impôs seu ritmo desde o início da partida, e o colorado expôs suas limitações, principalmente com sua equipe desfalcada.

Abel Braga não contava com várias peças para o duelo, começando com uma perda definitiva: O lateral Ceará foi negociado com o Paris Saint-Germain. O volante Wellington Monteiro foi improvisado na lateral-direita, substituindo-o. Índio, Guiñazu e Alex desfalcaram o colorado por motivos de lesão. Mineiro, Roger e Pinga (que voltou após expulsão) os substituíram, respectivamente.

Renato Gaúcho também tinha desfalques: O lateral Carlinhos, machucado, e o zagueiro Luiz Alberto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, foram substituídos por Rafael (que também voltou de contusão) e Roger, que voltou a equipe e deve manter a titularidade.

O Internacional começou tendo as melhores ações da partida, e Christian acertou a trave de Fernando Henrique. Adriano, após lançamento de Christian, deu um leve toque de bico visando encobrir o goleiro do Flu, sem sucesso. O castigo veio aos 35 minutos, quando Thiago Neves cobrou escanteio e Thiago Silva dominou, limpou o zagueiro e bateu forte, sem chances para Clêmer: 1 a 0.

Porém, os gols na primeira etapa não acabaram por aí: Aos 40, Mineiro cobrou falta com violência e Fernando Henrique, após salvar o tricolor em várias ocasiões, engoliu um peru e o Inter empatou a partida. Só que não deu nem tempo de comemorar: Fabinho levantou na área e Somália ajeitou de cabeça para Thiago Neves, que girou em cima do zagueiro e fuzilou o gol de Clêmer, fazendo o segundo.

Abel Braga apostou em Luciano Henrique no lugar do inoperante Roger. Já Renato Gaúcho apostou em Alex Dias, no lugar do inócuo Rodrigo Tiuí. Renato levou a melhor, e após lançamento de Alex Dias, Thiago Neves entrou na área e tocou na saída de Clêmer, fazendo o terceiro. O quarto saiu poucos minutos depois, após jogada de Arouca pela direita, que cruzou rasteiro e Alex Dias, de letra, marcou o quarto e fechou o caixão colorado.

Flamengo e Botafogo empatam pela quinta vez em 2007

Share |

Por Gabriel Seixas

O Flamengo não conseguiu dar prosseguimento a sua ‘alavancada’ no Brasileirão. Após sair na frente, o alvinegro empatou, e o rubro-negro ainda desperdiçou um pênalti no fim, cobrado por Souza e defendido por Max. Sendo assim, o Flamengo se mantém em 16º (caso o Atlético vença o Santos, a equipe volta pra zona), enquanto o Botafogo manteve o terceiro lugar (podendo cair pra 4º, caso o Vasco vença o Náutico).

Se o resultado não foi bom para ambas as equipes, o jogo foi muito bom para quem acompanhou o espetáculo. Joel Santana, sem contar com os meias Léo Medeiros, Maxi Biancucchi e Roger, implantou um 4-3-2-1 no Flamengo, com Toró e Renato Augusto responsáveis pela criação no setor do meio-campo, e Souza isolado na frente.

O Botafogo manteve o 4-2-2-2, com algumas improvisações: Leandro Guerreiro, em boa parte da partida, atuou como lateral-esquerdo, devido a suspensão de Luciano Almeida. Com isso, Joilson foi o 2º homem de meio-campo e Zé Roberto retornou a equipe titular. Dodô também recuperou a vaga entre os onze, substituindo Reinaldo.

O Flamengo perdeu as principais chances de abrir o placar. Toró, após receber com passe de Renato Augusto, chutou cruzado, e a bola saiu. Souza, aos 28 minutos, perdeu um gol incrível. Porém, aos 34 minutos, ele se redimiu: O atacante recebeu a bola pelo lado esquerdo e tocou de letra para Juan, que correu forte pela bola, e com 2 toques na pelota, ajeitou e chutou no fundo das redes, abrindo o placar para o Mengão, delirando a torcida, que era, em sua boa parte, rubro-negra.

Até o final do primeiro tempo, o Botafogo ainda teve mais um problema: Joilson sentiu uma contusão na coxa, e teve de ser substituído pelo meia Adriano Felício, ainda na primeira etapa.

O segundo tempo começou e o Flamengo manteve o ímpeto ofensivo. Renato Augusto, após receber com passe de Juan, tentou encobrir o goleiro Max e chutou pra fora, pecando pelo excesso de preciosismo (que o atrapalhou em boa parte de sua curta carreira). O ditado diz que ‘quem não faz, leva’ e o Botafogo levou ao pé da letra. Aos 14 minutos, Adriano Felício levantou na área, Juninho ajeita de cabeça e Jorge Henrique, livre de marcação, marcou o gol de empate, de peixinho. Os defensores rubro-negros pararam, já que neste mesmo lance, Dodô sofreu pênalti após tentar a cabeçada.

Aos 30 minutos, o lance decisivo da partida: Leonardo Moura cobrou lateral, e Obina (que substituiu Toró), após tentar ajeitar no peito, foi agarrado no pescoço por Renato Silva. O juiz não titubeou e deu pênalti. Na cobrança, Souza cobrou fraco e Max defendeu, encaixando a bola. Um minuto depois, o mesmo Souza foi substituído por Rodrigo Arroz. O camisa 9 foi extremamente vaiado após sua saída.

Cuca colocou o volante da base Edson Júnior e o atacante Reinaldo para substituir o lateral Alessandro e Adriano Felício. Joel Santana ainda colocou o atacante Paulo Sérgio no lugar de Renato Augusto, que também saiu vaiado. Porém, as alterações não surtiram efeito e o placar se manteve em 1 a 1.

Terceira fase preliminar da Liga dos Campeões – Balanço da rodada

Share |
Por Gabriel Seixas

Em uma rodada de poucas surpresas e muitas emoções, a Champions League teve a sua fase final de mata-mata (antes do sorteio dos grupos) encerrada. Com exceção do jogo Sevilla x AEK, que foi adiado devido a morte do lateral espanhol Antonio Puerta, a rodada foi realizada neste meio de semana. O destaque ficou por conta do Ájax, que diante do Slavia Praga, decepcionou e, mais uma vez, foi eliminado da fase de grupos. Confira:

Terça-Feira

Estrela Vermelha 0 x 0 Glasgow Rangers

O ‘Red Star Belgrade’, como é conhecido mundialmente, não fez o seu dever de casa e acabou ficando num insosso 0 x 0 com o Rangers. O gol de Darcheville na primeira partida valeu a classificação para a equipe escocesa.

Dínamo Bucareste 1 x 3 Lazio

Mesmo com a classificação parecendo impossível diante dos fatos, a Lazio reverteu o quadro no segundo jogo e derrotou fora de casa o Dínamo Bucaresti, por 3 a 1. Após jogar com dois a menos na primeira partida e sair com um empate com gosto de derrota em 1 a 1, a equipe italiana saiu perdendo com um gol de Bratu. No segundo tempo, o experiente Tommaso Rocchi, cobrando pênalti, empatou. Goran Pandev, e novamente Rocchi, fizeram os outros gols que deram a classificação a Lazio.

Liverpool 4 x 0 Toulouse

Com uma vantagem considerável para a partida de volta (venceu na França por 1 a 0), o Liverpool não tomou conhecimento do Toulouse e goleou por 4 a 0. Peter Crouch, Sami Hyypiä e Dirk Kuyt duas vezes, fizeram os gols da vitória dos Reds.

Quarta-Feira

Dínamo Kiev 3 x 0 Sarajevo


Sem muitas dificuldades ao longo dessa fase preliminar, o Dínamo Kiev fez muito bem o dever de casa, e após vencer na Bósnia por 1 a 0, derrotou o fraco Sarajevo em casa por 3 a 0. Bangoura, Milosevic (contra) e o ucraniano Sergei Rebrov fizeram os gols da vitória da equipe ucraniana.

Shaktar Donetsk 3 x 1 Red Bull Salzburg

O milionário Shaktar, após ser derrotado na primeira partida pelo Salzburg por 1 a 0, venceu a equipe austríaca por 3 a 1, de virada, e se garantiu na próxima fase. Meyer abriu o placar para o Salzburg, enquanto Christian Lucarelli, o mexicano Nery Castillo, e o brasileiro Brandão garantiram a classificação do Shaktar.

Besiktas 2 x 0 Zürich

O Besiktas, dos brasileiros Bobô e Ricardinho, venceu o Zürich por 2 a 0 na Turquia, após ambos empatarem na Suíça em 1 x 1. O Besiktas só veio acordar no segundo tempo, quando Delgado marcou duas vezes e deu a festa a delirante torcida turca.

Steaua Bucareste 2 x 0 BATE Borisov

Fazendo sua parte nesta fase preliminar, o Steaua Bucareste, que já foi campeão da competição e sempre figura na fase de grupos, derrotou o resistente BATE Borisov, da Bielorrússia, e garantiu a classificação. Os gols foram marcados por Zaharia e Neaga.

Anderlecht 0 x 2 Fenerbahçe

Em um dos melhores duelos se tratando de nível técnico desta primeira fase, o Fenerbahçe surpreendeu o Anderlecht e, fora de casa, derrotou a equipe por 2 a 0. Após vencer a primeira partida por 1 a 0, os turcos se garantiram com gols de Mateja Kezman, logo aos 3 minutos, e do brasileiro Alex, aos 28 do 2º tempo.

Dínamo Zagreb 2 x 3 Werder Bremen

Olha o Werder aí! Após vencer os croatas do Dínamo Zagreb por 2 a 1, a equipe se classificou com uma vitória suada por 3 a 2, que teve participação fundamental de um brasileiro: Diego. Ele entrou em cena logo aos 13 minutos, quando marcou o primeiro em cobrança de pênalti. Vukojevic marcou o gol de empate, porém o marfinense Sanogo recolocou os alemães em vantagem. O Zagreb foi resistente, e Luka Modric, de pênalti, empatou. Mas Diego, novamente em cobrança de pênalti (foram 3 penalidades na partida), converteu e deu a vitória ao Werder, que não teve trabalho até o fim da partida.

Slavia Praga 2 x 1 Ajax

O fim foi o mesmo de anos anteriores. Novamente, o Ajax deixa a vaga escapar na terceira fase preliminar de grupos, e é eliminado pelo surpreendente Slavia Praga por 2 a 1. Após perder o primeiro duelo em Amsterdam por 1 a 0, o Ajax não conseguiu uma reação imediata e saiu perdendo com um gol de Stanislav Vlcek. Luis Suárez, uruguaio sensação do Mundial Sub-20, empatou a partida. Porém, o carrasco Vlcek marcou outro e deu a classificação para os tchecos, que ainda contam com Smicer.

Celtic 1 x 1 Spartak Moscow

Celtic e Spartak fizeram a partida mais surreal desta fase de grupos e decidiram a vaga nos pênaltis. Após empatarem no tempo normal e na prorrogação em 1 a 1, os escoceses venceram nos pênaltis por 4 a 3. Logo aos 26 da primeira etapa, Alexandr Pavlenko perdeu um pênalti pra equipe russa. O castigo veio dois minutos depois, com o gol de McDonald. No fim da primeira etapa, Pavlenko, redimindo-se do pênalti perdido, empatou a partida. Porém, logo no final do tempo normal, o defensor Stranzl foi expulso pelo Spartak. Na prorrogação, Hesselink perdeu pênalti para os escoceses, que conseguiram a vaga na disputa de pênaltis.

Elfsborg 1 x 2 Valencia

O Valencia, após conseguir uma vitória tranqüila por 3 a 0 em Valencia (com show de David Silva, Villa e Joaquín), venceu novamente o Elfsborg e garantiu vaga pra fase de grupos. Ivan Helguera, logo aos 5 minutos, fez seu primeiro gol com a camisa da equipe e abriu o placar. Porém, os suecos empataram com Daniel Alexandersson. No apagar das luzes, ainda deu tempo de David Villa fazer o segundo e fechar a conta.

FC Kobenhavn 0 x 1 Benfica

O Benfica, que vive um momento difícil na Superliga (dois jogos e dois empates), venceu o Kobenhavn fora de casa e garantiu a vaga pra fase de grupos. O gol foi marcado pelo meia improvisado na zaga Katsouranis, aos 17 do primeiro tempo. O Benfica havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, e apenas administrou o placar até o fim do jogo.

Arsenal 3 x 0 Sparta Praga

O Arsenal, confirmando o favoritismo, goleou em casa o Sparta Praga e garantiu vaga para a fase de grupos. Após vencer por 2 a 0 na República Tcheca, os ingleses marcaram com Rosický, Cesc Fabregas e com o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.

Rosenborg 2 x 0 Tampere

O Rosenborg despachou o medíocre Tampere, da Finlândia, e garantiu vaga pra próxima fase. Com os gols de Sapara e Konan, a equipe garantiu vaga pra fase de grupos.


O sorteio dos grupos da Champions League foi realizado nesta Quinta-Feira. Confira as chaves:

Grupo A

Liverpool / ING
Porto / POR
Marseille / FRA
Besiktas / TUR

Grupo B

Chelsea / ING
Valencia / ESP
Schalke 04 /ALE
Rosenborg / NOR

Grupo C

Real Madrid / ESP
Werder Bremen / ALE
Lazio / ITA
Olympiakos / GRE

Grupo D

Milan / ITA
Benfica / POR
Celtic / ESC
Shaktar / UCR

Grupo E

Barcelona / ESP
Lyon / FRA
Stuttgart / ALE
Rangers / ESC

Grupo F

Manchester United / ING
Roma / ITA
Sporting / POR
Dínamo Kiev / UCR

Grupo G

Internazionale / ITA
PSV Eindhoven / HOL
CSKA Moscow / RUS
Fenerbahçe / TUR

Grupo H

Arsenal / ING
Sevilla / ESP ou AEK / GRE
Slavia Praga / REP
Steaua Bucareste / ROM

Em jogo movimentado, Cruzeiro e Paraná empatam em Curitiba

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite de ontem, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, Paraná e Cruzeiro se enfrentaram na capital paranaense. O resultado do jogo foi um movimentado 2 a 2. O resultado atrapalhou ambas equipes em seus objetivos dentro do campeonato.

O jogo começou com o Cruzeiro dominando territorialmente, chegando mais perto da área mas ficando preso a boa marcação paranista. O Paraná se limitava aos contra-ataques mas sem muito perigo ao gol de Fábio. O Cruzeiro, vendo que seria muito difícil entrar na área do Paraná, começou a chutar de longe e desta forma achou o primeiro gol, aos 25 minutos, com o meia Wagner chutando rasteiro de fora da área. Após o gol cruzeirense, o jogo permaneceu com o time mineiro dominando o jogo mas não criando chances de gol e a etapa termina com a vitória cruzeirense.

Após o intervalo, o técnico Lori Sandri, do Paraná, fez uma alteração que mudaria o ritmo do jogo a favor de seu time. A entrada de Batista no lugar do zagueiro Toninho e essa alteração mudou a cara do jogo. O Paraná exerceu uma pressão terrível e logo chegou ao gol de empate, aos 8 minutos, com o artilheiro Josiel aproveitando cruzamento da esquerda. O Cruzeiro estava muito recuado e o Paraná veio para cima. Mas aos 16 minutos o Cruzeiro passou a frente novamente no placar com Marcelo Moreno, que ganhou do zagueiro e deu um toque na saída de Flávio. Com o placar adverso, os paranaenses continuaram na pressão e exigindo ótimas defesas o goleiro Flávio. Em um lance polemico, os paranaenses chegaram novamente ao empate. Aos 25 minutos, Beto caiu na área e o juiz marcou, erradamente, pênalti, na cobrança o artilheiro do Campeonato Josiel marcou o 15º gol na competição. O gol de empate diminuiu o ritmo das duas equipes e o jogo terminou empatado.

O resultado foi péssimo para ambas equipes, pois o Paraná continua ameaçado pela zona de rebaixamento no 13º lugar com 28 pontos e na próxima rodada enfrenta o líder São Paulo na capital Paulista. Já o Cruzeiro viu o líder São Paulo se distanciar mais ainda, mas continua no 2º lugar e agora com 39 pontos e na próxima rodada recebe o Palmeiras em um jogo de “6 pontos”.
.

Galo atropela Corinthians e aumenta a crise corinthiana

Share |

Por Leonardo Martins


Em partida disputada na noite de ontem, válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Belo Horizonte, Atlético-MG atropelou o Corinthians, vencendo o jogo por 5 a 2. O resultado foi um alivio para o Galo e afundou o time paulista em uma crise.

O Atlético dominou o jogo inteiro, aproveitando o desespero corinthiano. O Corinthians, no inicio do jogo, se limitava a jogar no erro do Galo, chegando ao gol uma vez com perigo com Dentinho. O Atlético não demorou a marcar, aos 15 minutos, Danilinho foi derrubado na grande área e o juiz marcou pênalti, na cobrança Vanderlei bateu com categoria e abriu o placar. Com o gol, o Corinthians saiu para o jogo de forma desorganizada e deu mais espaço ao time atleticano, fazendo com que o Galo marcasse 2 gols no final da etapa inicial e os dois de cabeça. Danilinho aos 36 e Marquinhos aos 38, ampliaram o placar aproveitando cruzamentos das laterais. O 1º tempo terminou 3 a 0 para o time da casa.

Na etapa final, o Corinthians se lançou totalmente ao ataque para tentar a reação, mas quem marcou foi o Galo. Aos 9 minutos, Vanderlei aproveitou cruzamento da direita e mandou mais uma vez para o fundo das redes. O Corinthians esboçou uma reação logo em seguida, marcando dois gols, aos 15 minutos, Dentinho foi derrubado e o juiz marcou pênalti que Finazzi conferiu. Quatro minutos mais tarde, Clodoaldo marcou o 2º dos paulistas, dando uma esperança de virada aos corinthianos. Mas o Galo fez o quinto gol, brecando uma reação corinthiana, aos 26 minutos com Éder Luis. Após o quinto gol, o Atlético só administrou a partida e esperou o final do jogo.

Com essa vitória, o Atlético pulou para o 8º lugar com 31 pontos e na próxima rodada vai a Curitiba enfrentar o xará Atlético-PR. O Corinthians caiu para o 15º lugar com 27 pontos e entrou numa crise profunda e na próxima rodada pega o Santos no clássico paulista em São Paulo.