quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Champions League – Fechamento da última rodada da fase de grupos

Share |

Por Gabriel Seixas

Já estão definidos os 16 classificados para a fase final da Champions League. Com o fechamento da última rodada nesta quarta-feira, alguns times que ainda não haviam se classificado, confirmaram presença. Casos de Barcelona, Internazionale, Stuttgart e Olympiakos. Das outras equipes que já haviam se classificado antecipadamente e que jogaram hoje, aparecem Fiorentina, Lyon, Sevilla e Arsenal. Essas oito equipes se juntarão a Bordeaux, Bayern de Munique, Manchester United, CSKA, Real Madrid, Milan, Chelsea e Porto nas oitavas-de-final. As equipes que terminaram em 3º lugar nos seus respectivos grupos têm um alento: o direito de disputar a fase eliminatória da Liga Europa. São os casos de Liverpool, Rubin Kazan, Unirea e Standard Liège, que jogaram hoje, e Juventus, Wolfsburg, Marseille e Atlético de Madrid, que atuaram ontem. Confira um resumo dos jogos desta quarta-feira.

Grupo E

Fiorentina e Lyon já estavam classificados, mas ainda havia uma disputa em jogo para a última rodada: a liderança do grupo. E nessa, quem se deu melhor foi a Fiore, que foi até Anfield vencer o Liverpool por 2 a 1. Os ingleses encerraram a sua participação na Champions de forma melancólica, conquistando apenas 7 pontos em 18 disputados. E olha que o Liverpool começou na frente, com um gol de Benayoun, completando cobrança de falta. No segundo tempo, Jorgensen empatou, e nos minutos finais, Gilardino fez o gol que garantiu a Fiorentina em 1º lugar. Como consolo, o Liverpool disputará a fase final da Liga Europa.

Já o Lyon recebeu o saco de pancadas Debrecen, e repetiu a goleada que havia feito nos próprios húngaros, há algumas rodadas: 4 a 0. Gomis e Michel Bastos colocaram os franceses em vantagem ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o bósnio Pjanic e o lateral Cissokho completaram o massacre. Enquanto o Lyon garantiu sua passagem para a próxima fase, o Debrecen encerra sua participação sem nenhum ponto conquistado.

Classificação:

1º Fiorentina - 15
2º Lyon - 13

3º Liverpool - 7
4º Debrecen – 0


Grupo F

Barcelona e Internazionale confirmaram suas classificações pelo Grupo F. O Barça derrotou o Dinamo Kiev, de virada, por 2 a 1. Milevskiy, cobrando falta, colocou os donos da casa na frente, contando com uma falha grotesca do goleiro catalão Valdés. Mas Xavi (eleito o 3º melhor jogador do mundo pela France Football), ainda no primeiro tempo, empatou. O argentino Messi, melhor do mundo segundo a mesma France Football, cobrou falta com perfeição e virou o jogo, confirmando a liderança do Barcelona no grupo.

Já a Internazionale espantou a zebra e bateu o Rubin Kazan por 2 a 0, com um gol em cada tempo. Na etapa inicial, o artilheiro Eto’o colocou os nerrazurri na frente, num chute forte de canhota, dentro da área. No segundo tempo, o polêmico Balotelli, cobrando falta, fechou a conta. O bom time do Rubin terá a oportunidade de disputar a Liga Europa nessa temporada.

Classificação:

1º Barcelona - 11
2º Internazionale - 9

3º Rubin Kazan - 6
4º Dinamo Kiev – 5


Grupo G

Num duelo direto pela segunda vaga do grupo, o Stuttgart bateu o Unirea por 3 a 1. O jogo foi praticamente decidido nos primeiros 11 minutos, quando os alemães abriram 3 a 0 de cara. Marica, Träsch e Pogrebnyak fizeram os gols. No início do segundo tempo, aos dois minutos, Semedo descontou para o Unirea. Mas a reação parou por aí. Ao menos, o time romeno ainda disputará a Liga Europa.

O outro classificado, Sevilla, venceu o Rangers por 1 a 0 e confirmou sua campanha suprema no grupo. Sem Luis Fabiano, contundido, coube a Kanouté chamar a responsabilidade de fazer os gols. E aos oito minutos do primeiro tempo, o atacante de Mali converteu um pênalti com categoria. Por outro lado, o Rangers se despede da competição de forma vexatória. Esperava-se muito mais do que 2 pontos conquistados em 18 disputados. Num jogo com poucas emoções, o destaque ficou para as estrelas de Hollywood que acompanharam o jogo: nada mais, nada menos que Tom Cruise, Katie Holmes e Cameron Diaz marcaram presença.

Classificação:

1º Sevilla - 13
2º Stuttgart - 9

3º Unirea - 8
4º Rangers – 2


Grupo H

Líder isolado do grupo, o Arsenal poupou alguns titulares (dentre eles Fabregas e Arshavin) para encarar o Olympiakos, fora de casa. E foram derrotados por 1 a 0, permitindo que os gregos também passassem de fase. O gol da vitória foi do brasileiro Leonardo, no segundo tempo, numa partida de poucas emoções.

No outro jogo, o Standard Liége arrancou um empate nos acréscimos com o AZ Alkmaar em 1 a 1, e se garantiu na Liga Europa. Mesmo jogando melhor, o Liège acabou sofrendo um gol ainda no primeiro tempo, quando Lens colocou os holandeses na frente, completando um cruzamento da esquerda. Valente, o time buscou a reação, e empatou aos 50 da etapa final, quando no desespero, o goleiro Bolat foi pra área e conseguiu marcar o gol decisivo, de cabeça.

Classificação:

1º Arsenal - 13
2º Olympiakos - 10

3º Standard Liège - 5
4º AZ Alkmaar - 4


Legenda:

Classificados para a próxima fase
Liga Europa
Eliminado

Panorama da próxima fase:

Definidos os 16 times classificados para as oitavas-de-final, vale destacar que os primeiros colocados de cada grupo só podem enfrentar os segundos colocados de outro grupo. Os confrontos serão definidos através de sorteio, que será realizado no dia 18 de Dezembro. Detalhe: confronto entre equipes do mesmo país ou de times da mesma chave serão evitados.

Primeiros colocados: Bordeaux-FRA, Manchester United-ING, Real Madrid-ESP, Chelsea-ING, Fiorentina-ITA, Barcelona-ESP, Sevilla-ESP e Arsenal-ING.
Segundos colocados: Bayern de Munique-ALE, CSKA Moscow-RUS, Milan-ITA, Porto-POR, Lyon-FRA, Internazionale-ITA, Stuttgart-ALE e Olympiakos-GRE.

Champions League – Abertura da última rodada da fase de grupos

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta terça-feira, oito jogos inauguraram a sexta (e última) rodada da fase de grupos da Champions League. Dos grupos A até o D, tudo definido: além de Bordeaux, Manchester United, Chelsea e Porto, que já estavam antecipadamente classificados, outras quatro equipes também se garantiram nas oitavas-de-final da Champions: Bayern de Munique, CSKA, Real Madrid e Milan. Destaque para a goleada do Bayern, que fora de casa, fez 4 a 1 na Juventus, e de quebra, eliminou o time italiano. Com isso, resta a Juventus contentar-se em disputar a Liga Europa, que também tem presença garantida de Wolfsburg, Marseille e Atlético de Madrid, todos eliminados em 3º lugar em seus respectivos grupos na competição. Este início de rodada teve uma curiosidade peculiar: nenhum dos oito times que jogaram em casa conseguiu vencer. Confira um resumo dos oito jogos da rodada, que terá seu complemento amanhã, com mais oito jogos.

Grupo A

Juventus e Bayern de Munique se enfrentaram, em Turim, em busca da segunda vaga do grupo para as oitavas-de-final. A Juve, que mesmo em má fase era favorita, começou melhor e abriu o placar com Trezeguet. Mas ainda no primeiro tempo, o goleiro Butt empatou para os alemães, cobrando pênalti. O equilíbrio na etapa inicial se transformou em avalanche do Bayern na etapa final: Olic e Mario Gómez, ambos aproveitando rebote do goleiro Buffon, deixaram os visitantes com uma vantagem de 3 a 1. O ucraniano Tymoschuk, que ameaçou deixar o Bayern em Janeiro, insatisfeito com a reserva, selou a goleada com um chute preciso da entrada da área. Como se tratava de um confronto direto, quem se classificou foi o Bayern. A Juventus, que não era eliminada na fase de grupos da Champions desde a temporada 00/01, disputará a Liga Europa.

Vale destacar que a outra vaga ficou com o líder Bordeaux, que fez uma campanha invejável: com a vitória sobre o Maccabi Haifa por 1 a 0, fechou a fase de grupos com 16 pontos em 18 disputados. No jogo de hoje contra os israelenses (que não pontuaram e nem mesmo marcaram gol nesta fase de grupos), o brasileiro Jussiê foi o autor do gol decisivo, completando de primeira um cruzamento da ponta direita.

Classificação:

1º Bordeaux - 16
2º Bayern de Munique - 10

3º Juventus - 8
4º Maccabi Haifa – 0


Grupo B

Dependendo apenas de si para conquistar a segunda vaga do grupo para a próxima fase, o Wolfsburg foi derrotado pelo time reserva do Manchester United por 3 a 1, em casa. Resultado: o time alemão acabou perdendo a vice-liderança para o CSKA, e terá de se contentar em disputar a Liga Europa. Comandado pelo Sir. Alex Ferguson, o Manchester veio a campo com um time absolutamente desfigurado: a dupla de zaga foi formada pelos meio-campistas Carrick e Fletcher. A lateral-direita foi ocupada pelo meia ofensivo Park. E o ataque teve como referência o experiente Michael Owen, que marcou os três gols do time sobre o Wolfsburg. Os alemães descontaram com Dzeko.

Aproveitando o vacilo do Wolfsburg, o CSKA venceu o Besiktas por 2 a 1, fora de casa, e conseguiu a classificação. Krasic colocou os russos na frente, aos 41 do primeiro tempo. O brasileiro Bobô, também aos 41, mas da segunda etapa, empatou para o Besiktas. Mas Aldonin fez o gol da vitória do CSKA nos acréscimos. E mesmo que não fizesse, a classificação estaria garantida. O Besiktas entrou e saiu de campo eliminado, porém com um alento: foi o único time a derrotar o Manchester United nesta fase de grupos.

Classificação:

1º Manchester United - 13
2º CSKA - 10

3º Wolfsburg - 7
4º Besiktas – 4


Grupo C

O equilibradíssimo Grupo C teve seu desfecho nesta terça, com final feliz para Real Madrid e Milan, que conseguiram se classificar. Começando pelo Real Madrid, que bateu o Marseille por 3 a 1 (e automaticamente classificou o Milan, pois apenas os franceses poderiam eliminar o time rossoneri). Cristiano Ronaldo abriu o placar para o Real, numa linda cobrança de falta. Lucho González, aproveitando confusão na área, empatou para o Marseille. No segundo tempo, Albiol e novamente Cristiano Ronaldo deram a vitória aos espanhóis. O Marseille teve a chance de reagir quando a desvantagem ainda estava em 2 a 1, mas Lucho González perdeu um pênalti. Ao menos, o time francês ainda terá a chance de disputar a Liga Europa nesta temporada.

Como dito, o outro classificado para as oitavas-de-final foi o Milan, que viajou até a Suíça e empatou com o Zürich em 1 a 1. E olha que os donos da casa deram trabalho, e abriram o placar em cobrança de falta de Gajic. Porém, no segundo tempo, Borriello sofreu pênalti de Rochat, que foi expulso. Ronaldinho Gaúcho cobrou bem e selou o placar em 1 a 1.

Classificação:

1º Real Madrid - 13
2º Milan - 9

3º Marseille - 7
4º Zürich – 4


Grupo D

Pelo Grupo D, o que estava em jogo era a disputa da vaga para a Liga Europa, já que Chelsea e Porto já estavam classificados para a próxima fase. Nessa briga, quem se deu melhor foi o Atlético de Madrid, mesmo perdendo para o Porto, em casa, por 3 a 0. Bruno Alves, completando cobrança de escanteio de cabeça, abriu o placar. Falcao, aproveitando rebote do goleiro Asenjo, ampliou. E o brasileiro Hulk fechou a goleada num lindo gol: ele recebeu na entrada da área, pedalou pra cima do marcador, puxou pra perna esquerda e chutou forte, marcando um golaço. A essa altura, os torcedores do Atlético de Madrid já estavam deixando o campo, indignados com a atuação apática do time. Nem a vaga para a Liga Europa foi o suficiente para minimizar a frustração do torcedor.

O Atlético se beneficiou pelo empate do seu concorrente direto, APOEL, contra o Chelsea. Mesmo jogando fora de casa contra os líderes do grupo, foi o APOEL quem inaugurou o placar, com Zewlakow. Os principais jogadores do time, Essien e Drogba, viraram o jogo. O primeiro, aliás, além de ter marcado um golaço, deixou o campo mais cedo devido a uma contusão. Nem o gol de empate marcado por Mirosavljevic, aproveitando passe errado de Obi Mikel, foi o suficiente para levar o APOEL a Liga Europa. O time se despediu da competição sem conquistar uma vitória.

Classificação:

1º Chelsea - 14
2º Porto - 12
3º Atlético de Madrid - 3
4º APOEL - 3

Legenda:

Classificados para a próxima fase
Classificado para a Liga Europa
Eliminado