quarta-feira, 18 de junho de 2008

A tradição voltou

Share |

Por Leonardo Martins


Começo esta matéria com este título, pois um time ressurgiu das cinzas. Não de futebol, mas de basquete, mais necessariamente da NBA. É o Boston Celtics. A equipe verde de Boston conquistou, na noite desta 3ª feira em Boston, o título da liga norte-americana de basquete. O maior vencedor da NBA voltou a levantar o caneco após um jejum de 22 anos. O jogo que coroou esta volta não poderia ter sido tão especial. No jogo 6 da final, o Celtics arrasou o seu rival dos anos 80, o Los Angeles Lakers, por 131 a 92, fechando a série em 4 a 2.

O time que foi o de pior campanha da temporada passada, começou a temporada querendo ressurgir das cinzas, para isso trouxe a dupla Ray Allen e Kevin Garnett, astros da Liga. A eles se juntou Paul Pierce, que já era da equipe do nordeste americano. A campanha foi arrasadora na temporada regular, terminando em 1º lugar geral de toda a Liga. Depois de passar com dificuldades nos playoffs da conferencia Leste, o Celtics reencontrou seu velho rival dos anos 80 na final, o Lakers, de confrontos históricos entre Larry Bird e Magic Jonhson. Nos primeiros 5 confrontos, uma leve superioridade para o Celtics que conseguiu vencer uma partida na casa do Lakers. Condição que deu a chance do Celtics decidir o título em seu ginásio na partida 6.

Chegamos a ontem. O ginásio em Boston estava completamente lotado e a festa já estava armada. Restava ao Lakers adiar a decisão para o 7º jogo, mas não era fácil. A bola subiu e o Celtics, contagiado pela força da torcida que apoiava o time verde, foi arrasador, como na temporada regular. A equipe de Boston era eficiente em todos os fundamentos e fez seu jogo fluir tranqüilamente, não dando chances ao Lakers se quer pensar em vencer o jogo. O trio de ouro do Boston Celtics, Allen, Garnett e Pierce, comandava o time rumo ao título. O Boston foi arrasador no 1º tempo que terminou 58 a 35. Kobe Bryant, maior nome da equipe do Oeste, foi apagado em quadra, sendo um dos fatores do passeio dos donos da casa no jogo.

Com 23 pontos de vantagem, o Celtics entrou no seguno tempo para ampliar a vantagem e garantir a festa. O Lakers tentou a virada com bolas de 3 pontos, mas o Celtics devolvia com bolas de 3 também e aumentava a vantagem que chegou a ser de 43 pontos. No último quarto da temporada 2007/2008 da NBA, a festa começou, com jogadores e o treinador, Doc Rivers, comemorando o título antes do jogo acabar. Só se esperou o tempo acabar para a festa aumentar, a quadra foi invadida pelos torcedores e o grito de campeão, entalado a 22 anos na garganta, pode ser ecoado. Paul Pierce foi eleito o melhor jogador das finais, coroando a volta por cima de um time que já estava esquecido pelos torcedores mais jovens. Só não posso esquecer de dizer que este foi o 17° título do time verde de Boston, consolidando sua liderança como maior vencedor da NBA.