quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Liga Europa – 3ª rodada – Muitos gols e show de brasileiros na Europa

Share |

Por Gabriel Seixas

A Liga Europa, como de costume, teve rodada cheia na quinta-feira. Pra variar, os brasileiros atacaram mais uma vez. O principal jogo que foi pintado de verde amarelo, pra variar, foi em uma vitória do Shakhtar Donetsk, ucraniano que é o atual campeão. Nada menos que três dos quatro gols do time foram marcados por brazucas, na goleada sobre o Toulouse por 4 a 0. No mais, destaque para a má fase de times grandes como Roma e Villarreal, que pra variar, não venceram. Confira um resumo especial dos 12 grupos que formam esta fase, com o melhor de tudo que aconteceu em todas as partidas.

Grupo A

Passadas três rodadas, o Ajax finalmente venceu sua primeira partida na Liga Europa. O time venceu o Dinamo Zagreb por 2 a 1 e agora figura na zona de classificação da competição. O atual chuteira de ouro da Europa, Luis Suárez, abriu o placar cobrando pênalti sofrido por ele mesmo. Rommedahl aumentou aos 35 do segundo tempo, aproveitando assistência de Suárez. E quando Tomecak, em bela jogada individual, diminuiu para o Zagreb no último minuto da etapa final, já era tarde pra uma reação.

No outro jogo, o Anderlecht segurou um empate fora de casa contra o FC Timisoara e manteve a liderança do grupo. Pior para os romenos, que tem apenas dois pontos conquistados em três jogos.

Classificação:

1º Anderlecht - 5
2º Ajax - 5
3º Dinamo Zagreb - 3
4º FC Timisoara – 2

Grupo B

O Lille continua na ponta da tabela, superando adversários fortes como Valencia e Genoa no grupo. Inclusive o segundo se atreveu a enfrentar o Lille fora de casa, e foi sapecado por 3 a 0. Os franceses marcaram no primeiro tempo com Obraniak, aos 38 minutos. Vittek e Hazard, no segundo tempo, completaram a goleada que deixa o time com 7 pontos em 9 disputados.

No outro jogo, o “mistão” do Valencia foi surpreendido pelo Slavia Praga, e em casa, só empatou por 1 a 1. Naumov marcou o primeiro gol dos visitantes aos 27 minutos, aproveitando o desentrosamento dos reservas valencianistas. No segundo tempo, Unai Emery lançou alguns titulares, e conseguiu a reação com David Navarro, escorando cobrança de falta. Ainda sobrou tempo para Ragued, do Slavia, e David Villa, do Valencia – que começou no banco – serem expulsos.

Classificação:

1º Lille - 7
2º Valencia - 5
3º Genoa - 3
4º Slavia Praga – 1

Grupo C

O confronto dos gigantes do grupo, Celtic e Hamburgo, não ficou devendo. No fim das contas, melhor para os alemães, que fora de casa, venceram pelo placar mínimo. O único gol foi marcado pelo sueco Marcus Berg, aos 18 do segundo tempo. O Hamburgo assumiu, desta forma, a liderança do grupo. A fase é tão boa que os alemães também lideram o campeonato local, ao lado do Bayer Leverkusen. Os escoceses, até aqui, são uma das maiores decepções da Liga Europa: conquistou 1 ponto em 9 disputados. Faz uma péssima campanha à lá Rangers na Liga dos Campeões. Que fase do futebol escocês, que também, pra variar, não terá a seleção nacional na Copa.

O Rapid Viena, que até então era o líder isolado, foi surpreendentemente goleado pelo Hapoel Tel-Aviv, fora de casa, por 5 a 1. Os austríacos, apesar de serem visitantes, eram francos favoritos. Mas o Hapoel começou dando as caras aos 30 minutos, em gol de Dober, contra. Dois minutos depois, Hofmann empatou. No segundo tempo, o jogo foi completamente do Hapoel. Menteshashvilli marcou o segundo num chutaço de fora da área. Em jogada individual, Shechter aumentou. E o capitão Vermouth e Lala fizeram os últimos gols que deram a goleada.

Classificação:

1º Hamburgo - 6
2º Hapoel Tel-Aviv - 6
3º Rapid Viena - 4
4º Celtic – 1

Grupo D

No grupo que se caracteriza por não ter muitos gols, nesta rodada não foi diferente. O Hertha Berlim, em franca decadência – é atualmente o lanterna do Campeonato Alemão – continua sem vencer. Pior: perdeu em casa, para o Heerenveen, por 1 a 0. O gol dos holandeses foi da revelação argentina Losada, aos 36 do primeiro tempo. Na etapa final, Janmaat foi expulso para o Heerenveen, e obrigou o time a se fechar na defesa. A sorte foi que, no último minuto, Ebert igualou o número de jogadores dos times quando foi expulso pelo Hertha.

No caminho inverso do Hertha, aparece o Sporting, com 100% de aproveitamento. A terceira vitória foi contra o Ventspils, da Letônia, por 2 a 1, mesmo sem jogar bem. Miguel Veloso marcou para o Sporting logo aos seis minutos, num belíssimo gol olímpico. A vantagem foi mantida até aos 20 do segundo tempo, quando em cobrança de pênalti, Laizans empatou. Faltando cinco minutos para o fim, o meia da seleção portuguesa, João Moutinho, completou a sofrida vitória, em outro belíssimo gol, num chute forte de fora da área.

Classificação:

1º Sporting - 9
2º Heerenveen - 4
3º Ventspils - 2
4º Hertha Berlim – 1

Grupo E

O Basel recuperou a liderança do Grupo E, com uma importante vitória sobre o CSKA Sofia, fora de casa, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Alexander Frei, um em cada tempo. Os suíços são uma das zebras do campeonato, superando os favoritos Roma e Fulham.

Falando em Fulham e Roma, hoje os times se enfrentaram em Londres, e empataram em 1 a 1. O jogo prometeu ser um dos melhores da rodada, mas ficou devendo no aspecto técnico. Mesmo assim, sobrou emoção: os donos da casa marcaram primeiro com Hangeland, aos 24 do primeiro tempo, aproveitando cobrança de escanteio. Na etapa final, Kelly cometeu pênalti em Riise e foi expulso pelo Fulham. Na cobrança, Menez (que substituiu o astro Totti na escalação inicial) parou em Schwarzer. O gol salvador veio no último minuto da etapa complementar, marcado por Andreolli, num lindo chute dentro da área, dando um pontinho para a Roma, que no momento está fora da zona de classificação.

Classificação:

1º Basel - 6
2º Fulham - 5
3º Roma - 4
4º CSKA Sofia – 1

Grupo F

Jogando em casa, os favoritíssimos Galatasaray e Panathinaikos venceram em seus respectivos jogos no Grupo F. Começando pelo Galatasaray, que goleou o Dinamo Bucareste por 4 a 1. Kewell e Nonda abriram 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Nonda marcou o segundo dele no início da etapa final. O brasileiro Elano, cobrando pênalti, ampliou. Com o jogo na mão, os turcos relaxaram, e permitiram o gol de honra dos romenos, marcado por N’Doye.

O Panathinaikos não teve tanta facilidade, mas venceu o Sturm Graz, da Áustria, por 1 a 0. O gol foi de pênalti, marcado pelo artilheiro Salpiggidis aos 15 minutos da etapa complementar. Vale destacar que o pênalti foi sofrido pelo próprio Salpiggidis. O Panatha está a um ponto do líder Galatasaray, mas se isolou na vice-liderança.

Classificação:

1º Galatasaray - 7
2º Panathinaikos - 6
3º Dinamo Bucareste - 3
4º Sturm Graz – 1

Grupo G

Um dos três times com 100% de aproveitamento até o momento na Liga Europa é o surpreendente Salzburg. Em um grupo que conta com times grandes, como Villarreal e Lazio, quem mandam são os austríacos. A mais nova vitória foi obtida contra o Levski Sofia, em casa, por 1 a 0. E dessa vez o artilheiro Janko passou em branco: Svento fez o gol decisivo.

O jogo dos favoritos Lazio e Villarreal, seguramente foi um dos melhores da rodada. Os italianos sofreram para vencer os espanhóis por 2 a 1. Zárate conseguiu tirar o equilíbrio da partida aos 20 minutos, abrindo o placar para a Lazio. Aos 40 do primeiro tempo, o uruguaio Eguren empatou de cabeça. E com Matuzalém expulso no segundo tempo, parecia impossível a Lazio sair com os três pontos do estádio Olímpico. Parecia. Porque Rocchi, aos 47 do segundo tempo, fez o gol decisivo.

Classificação:

1º Salzburg - 9
2º Lazio - 6
3º Villarreal - 3
4º Levski Sofia – 0

Grupo H

A monotonia do Grupo H foi razoavelmente quebrada nesta 3ª rodada. O antigo líder do grupo e atual 1º colocado do Campeonato Holandês, o Twente, perdeu fora de casa para o Sheriff, da Moldávia, por 2 a 0. A primeira vitória do Sheriff foi construída aos 41 minutos, com Balma. No último minuto do segundo tempo, mesmo levando pressão, França marcou o gol decisivo.

No outro jogo do grupo, o Fenerbahçe aproveitou a fama de “visitante indigesto”, e foi até a Romênia para vencer o Steaua Bucareste pelo placar mínimo. O gol da vitória foi marcado pelo turco Kazim-Richards, aos 14 do segundo tempo. Foi a segunda vitória dos turcos, recuperando-se da derrota em casa para o Twente na rodada anterior.

Classificação:

1º Fenerbahçe - 6
2º Sheriff - 4
3º Twente - 4
4º Steaua – 1

Grupo I

No jogo de menor holofote do grupo, o BATE Borisov conseguiu sua primeira vitória na competição, vencendo em casa o AEK Athens de virada por 2 a 1. Os gregos abriram o placar com Ismael Blanco, cobrando pênalti. No segundo tempo, Pavlov empatou e manteve vivas as esperanças do BATE. Pra melhorar, dois minutos depois, Majstorovic foi expulso pelo AEK. Aí ficou melhor: Alumona, aos cinco minutos do fim, marcou o gol da primeira vitória do BATE na competição. O AEK ainda teve Arce expulso – foi a terceira expulsão do time grego em três jogos disputados na Europe League.

O outro jogo, entre Benfica e Everton, tinha tudo pra ser muito equilibrado. Mas ficou só na teoria. Os portugueses foram melhores do início ao fim, e golearam por nada mais, nada menos que 5 a 0. Mas o time só marcou um dos cinco gols no primeiro tempo, através do argentino Saviola, completando cruzamento de primeira. Na etapa final, uma avalanche: com três minutos do segundo tempo, Cardozo já havia marcado dois gols que deixou o Benfica com 3 a 0 de vantagem. O brasileiro e capitão do time, Luisão, aumentou de cabeça. Saviola ainda marcou mais um aos 38, só para fechar o caixão do decepcionante Everton, que perdeu sua invencibilidade na competição. O Benfica, com cinco gols de jogadores sul-americanos, assumiu a liderança. Além dos que marcaram gols, destaque para o argentino Di Maria, que incomodou demais a defesa adversária, e foi autor de duas assistências para gol.

Classificação:

1º Benfica - 6
2º Everton - 6
3º BATE Borisov - 3
4º AEK – 3

Grupo J

O Shakhtar continua impossível. A campanha no Grupo J é sensacional: 3 jogos, 3 vitórias, 12 gols marcados e só 2 sofridos. Hoje, goleou o bom time do Toulouse por 4 a 0. Pelo lado do time francês, o técnico Alain Casanova deixou jogadores importantes como Sissoko, Paulo Machado e até mesmo o artilheiro Gignac no banco de reservas. O castigo veio praticamente todo no primeiro tempo: Fernandinho, cobrando pênalti, marcou o primeiro do Shakhtar. Luiz Adriano marcou outro gol brazuca do time ucraniano na rodada, driblando o goleiro antes de concluir. Aos 24, e o tcheco Hübschman aumentou aos 38. No segundo tempo, Luiz Adriano marcou mais um aos 11 minutos, de letra, e completou a goleada que deixa os ucranianos praticamente na próxima fase.

O vacilo do Toulouse foi aproveitado pelo Club Brugge, novo vice-líder do grupo. Os belgas venceram com tranquilidade o Partizan, em casa, por 2 a 0. Perisic, que havia marcado o gol salvador do empate contra o Toulouse na rodada passada, marcou os dois gols hoje, um em cada tempo: aos 4 do primeiro e aos 13 do segundo.

Classificação:

1º Shakhtar Donetsk - 9
2º Club Brugge - 4
3º Toulouse - 4
4º Partizan – 0

Grupo K

Este grupo se assemelha muito a D e H pelo fato de não contar com muitos gols nas suas rodadas. Hoje foram apenas três em dois jogos. Um foi marcado por um brasileiro: Jonathan Reis, que já fez seu terceiro gol na competição. Ele já havia perdido um pênalti sofrido por ele mesmo aos 33 do primeiro tempo, mas aos 27 da etapa final, marcou o gol da vitória do PSV sobre o FC Kobenhavn, da Dinamarca, aproveitando assistência do húngaro Dzsudzsák.

Os outros dois foram do Sparta Praga, que derrotou o CFR Cluj por 2 a 0. Em 32 minutos, os tchecos decidiram o jogo com gols de Kucka, de cabeça (sem trocadilhos), e Hubnik. Os romenos pouco fizeram, e não mereceram um improvável empate.

Classificação:

1º PSV - 7
2º Sparta Praga – 4
3º CFR Cluj - 3
4º Kobenhavn – 3

Grupo L

O Werder Bremen vacilou, chegou a estar ganhando do Austria Viena fora de casa por 2 a 0, mas entregou o jogo, empatando em 2 a 2. Pizarro foi o grande destaque dos alemães, marcando os dois gols do time. Detalhe: os gols do atacante peruano foram os 19 do primeiro e do segundo tempo. Mas o time austríaco buscou forças para reagir: Sulimani diminuiu aos 27 minutos, após boa trama na intermediária e um belo chute rasante no canto do goleiro Wiese. E faltando três minutos para o fim do tempo regulamentar, Schumacher deixou tudo igual, de cabeça.

Completando o grupo, o Athletic Bilbao se isolou na vice-liderança com uma vitória de virada sobre o Nacional, em casa, por 2 a 1. Os visitantes surpreenderam, e no contra-ataque, marcaram com Ruben Micael aos 43 do primeiro tempo. Os bascos foram pra cima, e na base do abafa, conseguiram a virada. O capitão Exteberría marcou aos 25 do segundo tempo, e o artilheiro Llorente, quinze minutos depois, decretou a vitória do Bilbao.

Classificação:

1º Werder Bremen - 7
2º Athletic Bilbao - 6
3º Austria Viena - 2
4º Nacional – 1

Palmeiras perde a terceira seguida

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Santo André, o líder Palmeiras enfrentou o desesperado Santo André. O mal futebol que tem acompanhado o time verde continuou ontem e, pela 3ª partida seguida, o time acabou perdendo, desta vez, por 2 a 0. A liderança palmeirense está em perigo.

Muricy Ramalho promoveu duas alterações, por coincidência ou não, foram dois jogadores que falharam no gol olímpico de Petkovic no jogo contra o Flamengo. Wendel e Robert deram lugar a Figueroa e Obina.

Mesmo com as mudanças, o Palmeiras repetiu as falhas de marcação dos últimos jogos e dava espaços para o Ramalhão, pior ataque da competição. O ataque palmeirense atuou até bem. Diego Souza arriscou de longe, mas Neneca espalmou para escanteio. Obina acertou a trave. Estas chances em menos de 15 minutos. Do lado andreense, Rômulo exigiu boa defesa de Marcos.

Logo começaram os problemas do líder, Cleiton Xavier saiu machucado e deu lugar a Marquinhos para jogar com 3 atacantes. Porém, faltou alguém que chegasse a bola ao ataque. Problemas que aumentaram aos 20, falha da zaga palmeirense e Camilo cruzou para Nunes completar para o gol. 1 a 0 Santo André e inicio do pesadelo verde.

O gol desanimou o time verde, pois as chances do Palmeiras diminuíram no jogo Mas Obina voltou a acertar a trave de Neneca aos 37. O final da etapa chegou e com ele uma esperança verde.

Porém, do outro lado tinha um Santo André guerreiro e motivado. A segunda etapa começou com os mandantes melhor e Marcelinho Carioca quase fez gol olímpico em Marcos, mas o capitão salvou. Muricy trocou Obina por Robert, mas faltava alguém para armar as jogadas. Figueroa e Robert desperdiçaram boas chances de empatar.

A equipe do ABC era mais perigosa e Wanderley exigiu milagre de Marcos, mas aos 32, não teve como segurar. Camilo, novamente, achou Nunes na área e o atacante apresentou calma e frieza para driblar Danilo e completar para o gol. 2 a 0 Ramalhão e a 3ª derrota seguida do Santo André aconteceu.

O Palmeiras vê sua liderança ameaçada, já que se o Galo vencer no sábado, a distancia cai para apenas um ponto. O Santo André espera uma vitória do Flamengo sobre o Botafogo para continuar fora da zona vermelha.

Na próxima rodada, o Porco enfrenta o Goiás em São Paulo e o Ramalhão vai ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro.