segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Definido os times que subiram a C 2010

Share |
Por Leonardo Martins

A Série D conheceu na tarde deste domingo os times que subiram para a Série C e seus semifinalistas. Foram quatro jogos que agitaram as cinco regiões do país. Vamos ao resumo.

Macaé-RJ 2x1 Tupi-MG (Por Matheus Mandy - http://mundodofutebolfc.blogspot.com/)

O Macaé conseguiu na tarde deste domingo bater o Tupi por 2 a 1, em partida válida pelas quartas-de-final da Série D do Brasileiro. Com o resultado, o time macaense conseguiu o acesso para a Série C de 2010.

Precisando do resultado, o time foi para cima e logo no início da partida abriu o placar. Wallacer deu um balão para a área, André Gomes dividiu com a zaga e a bola sobrou para Léo Santos fuzilar no canto de Marcelo Cruz, 1 a 0.

O Tupi deu mostrar que sentira o gol e quase levou o segundo, após falta cobrada por Bill, que o zagueiro Otávio recebeu e chutou para fora. Passado o susto, o Tupi conseguiu empatar a partida. Marcelinho cruzou da direita e Raphael Aguiar testou no primeiro pau, tirando Lugão do lance.

A partir daí, o Macaé voltou a sair para o jogo, mas esbarrava na boa marcação do time mineiro. A partir desse momento, o goleiro Marcelo Cruz foi advertido pelo árbitro por retardar o jogo por algumas vezes. Depois de tanto avisar, o árbitro Luiz Alberto Sardinha Bites marcou infração do goleiro, que segurou a bola por seis segundos. Na cobrança em dois lances, Bill ajeitou para Wallacer colocar a bola no ângulo direito, 2 a 1 e festa para os mais de 1000 torcedores no estádio.

No intervalo, os jogadores do Tupi foram para cima do trio de arbitragem reclamando do lance marcado no segundo gol do Tupi.

No segundo tempo, a primeira chance foi com Marcelinho, que chutou cruzado, obrigando Lugão a defender. O técnico Toninho Andrade começou a ter problemas, após lesões de dois jogadores, já o treinador do Tupi perdeu o atacante Ademílson, também machucado.

O Macaé ficava na defesa tentando sair nos contra-ataques, mas não conseguia trocar passes devido ao sufoco do Tupi. Aos 40 minutos, Raphael Aguiar chutou cara a cara com Lugão, mas o goleiro macaense fez grande defesa. Após sete minutos de acréscimo, a partida ficou mesmo 2 a 1 para o Macaé.

Alecrim-RN 1x1 Uberaba-MG

Em Natal, o Alecrim segurou o Uberaba e garantiu o acesso à terceirona. Jogando pelo empate após a vitória em Minas, os potiguares administraram o ímpeto da equipe do Triangulo Mineiro e conseguiu o empate em um gol. Os gols saíram no final de jogo. Aos 42 minutos da segunda etapa, Maurício Pantera abriu o placar e garantiu a festa. Danilo empatou para o Zebu nos Acréscimos, mas faltou um gol para garantir a vaga.

São Raimundo-PA 2x0 Cristal-AP

Em Santarém, o São Raimundo conseguiu o acesso a Série C ao vencer o Cristal do Amapá. Os paraenses jogavam pelo empate sem gols, mas apoiados pela torcida, conseguiram os gols que garantiram a vaga. Michel, por duas vezes, um em cada tempo, fez os gols e garantiu a festa no sul do Pará.

Chapecoense-SC 0x1 Araguaia-MT

Em Chapecó, o time local poderia perder por 1 a 0 que, mesmo assim, garantiria a vaga e foi isto que aconteceu. Os mato-grossenses venceram, mas não levaram a vaga. Valtinho abriu o placar aos 32 minutos da segunda etapa, depois disto, o Araguaia pressionou, mas o acesso ficou com os catarinenses.

Semifinais
Alecrim-RN x São Raimundo-PA
Macaé-RJ x Chapecoense-SC

Botafogo perde do Vitória e a chance de sair da zona de rebaixamento

Share |

Por Gabriel Seixas

A rodada não poderia ter sido mais generosa com o Botafogo. Os principais concorrentes na briga pra fugir da zona de rebaixamento, Náutico e Santo André, perderam. Ou seja, bastava o Fogão vencer o Vitória em casa para, enfim, deixar o Z-4. O time fez um bom primeiro tempo, mas sofreu um gol antes do intervalo, sentiu o baque e acabou com um revés de 3 a 1. O lateral Leandro, o meia Leandro Domingues e Gláucio marcaram para os baianos, enquanto Laio descontou para os cariocas, que seguem em 18º com apenas 25 pontos. O Vitória foi o time que ganhou mais posições nesta rodada, e assumiu o 7º lugar com 39 pontos. Ambos os times disputam a Sul-Americana, e curiosamente, apenas o Botafogo deve passar de fase dos dois times. Mas na situação do Brasileirão, o panorama do jogo refletiu a situação de ambos: O alvinegro vive um jejum de 11 jogos sem vencer, enquanto o Leão alcançou a quinta partida sem derrota.

Problemas ofensivos pra um, defensivos pro outro

Estevam Soares conseguiu quebrar o jejum de vitórias sob o comando do Botafogo, mas apenas na Sul-Americana. Desde que assumiu, só empatou ou perdeu no Brasileiro. Precisando fazer gols, o time tinha desfalques ofensivos importantes, como o meia Renato, e os atacantes André Lima e Reinaldo. Estevam decidiu escalar o time no 3-6-1, com o jovem Rodrigo Dantas ao lado de Lúcio Flávio na armação, e Victor Simões sozinho na frente. O lateral-esquerdo Gabriel também ficou de fora, e o coringa Eduardo fez o setor.

Pelo Vitória, Vagner Mancini quebrava a cabeça no setor defensivo. O volante Uelliton, que marcou dois gols nos últimos dois jogos, estava suspenso. O zagueiro Anderson Martins também ficou de fora. Com isso, Magal ocupou o meio-campo, e a dupla Wallace e Fábio Ferreira foi mantida na zaga. A principal aposta do time era pelas laterais, com Leandro e principalmente Apodi.

Baianos quebram o embalo do Botafogo

O Botafogo começou com uma proposta de atacar desde o início. É claro que toda vitória é importante, mas esta teria significado especial, afinal, o time sairia da zona. Os alvinegros até marcaram com Victor Simões, no primeiro minuto, mas ele estava impedido.

O Vitória estava tímido em campo, e ainda teve de substituir seu goleiro logo aos 9 minutos. Viáfara, contundido, deu lugar a Gléguer. E ele teve de trabalhar aos 16, quando Rodrigo Dantas recebeu na área e chutou forte. Foi o primeiro bom lance da partida.

Apesar de jogar melhor, o Fogão finalizava pouco. Em muitas vezes o time chegava na base da raça, sobretudo na figura de Leandro Guerreiro, o único que escapou de críticas da torcida botafoguense. Os jogadores mais técnicos, Lúcio Flávio e Jônatas, novamente ficaram muito apagados. Então, o Vitória aproveitou para marcar aos 29 minutos: Leandro chutou cruzado, e o zagueiro Juninho, na tentativa de cortar o chute, mandou a bola contra o próprio gol, que acabou indo para o lateral do time baiano.

No minuto seguinte, Victor Simões perdeu um gol incrível. Ele recebeu na área, e na tentativa de finalização, Gléguer segurou a bola. Aos 36, Lúcio Flávio ainda bateu uma falta com perigo, pra fora.

O Vitória, antes do intervalo, ameaçou com Roger, que recebeu na área, e na hora de concluir, mandou mal. Mas os baianos saíam em vantagem para o intervalo. E, a seu favor, a pressão da torcida botafoguense sobre o próprio time, que se manifestou de forma mais presente no 2º tempo.

Passeio rubro-negro provoca revolta do torcedor

Estevam corrigiu o esquema 3-6-1, colocando o atacante Laio na vaga de Jônatas. Além do meia ter sido contestado pela torcida, ele ainda se desentendeu com um dirigente da comissão técnica no fim do jogo e certamente não enfrentará o Emelec, neste meio de semana, pela Sul-Americana.

Voltando ao jogo, o Vitória jogava com mais eficiência, explorando os contra-ataques com os alas, enquanto o Botafogo não criava absolutamente nada, e a torcida começava a perder a paciência. Jogadores como Victor Simões e Eduardo eram os principais alvos da torcida.

Pra piorar, o zagueiro Emerson foi expulso. Quebrou todo o esquema de Estevam Soares, que já havia trocado os laterais pelo meia Marquinho e pelo atacante Jóbson. Fragilizado na defesa, o Fogão sofreu o segundo gol quando Leandro Domingues recebeu no círculo do meio-campo, saiu avançando, chegou na cara de Jefferson e tocou bonito para fazer o segundo.

Presa fácil, o Botafogo ainda levou o terceiro através de Gláucio, que havia entrado no lugar de Neto Berola, e marcou com um belo chute no ângulo de Jefferson. Laio descontou, mas a essa altura, a torcida botafoguense já gritava “olé”...para o time adversário.

Nota lamentável do fim do jogo

A fúria da torcida botafoguense provocou uma confusão no fim do jogo, quando boa parte de uma facção tentou invadir o vestiário dos jogadores, mas foram reprimidos pela polícia. Porém, em outra parte do estádio, no hall dos elevadores, dois jogadores do time de pólo aquático acabaram agredidos num confronto entre polícia e torcedores.

Quando os jogadores já haviam deixado o estádio, alguns torcedores conseguiram invadir o Engenhão, arrombando uma grade e partindo pra cima de seguranças que haviam no local. Parte desses torcedores conseguiu invadir o vestiário, onde ainda estavam presentes integrantes da comissão técnica e dirigentes, que saíram ilesos. Cerca de 15 torcedores foram detidos pela polícia, mas como o Botafogo decidiu não prestar queixa contra os vândalos, foram liberados. Comportamento lamentável do nosso torcedor que está indo ao estádio cada vez menos para ver futebol.

Curtinha:

Na “Bombonilha”, o Sport sofreu, mas venceu o Santo André por 2 a 1 e diminuiu a diferença de pontos para os times que estão fora da zona de rebaixamento. Arce marcou o primeiro, em chute desviado por Gustavo Nery. Rodrigo Fabri empatou para os paulistas, mas o atacante Vandinho voltou a marcar, depois de um longo tempo, e deu a vitória aos pernambucanos, que continuam em penúltimo, mas agora com 23 pontos. O Santo André, ainda no Z-4, soma 25 pontos.

Classificação:

1º Palmeiras - 50
2º Goiás – 45 (13 vitórias)
3º São Paulo – 45 (12 vitórias)
4º Internacional – 44 (13 vitórias)
5º Atlético-MG – 44 (12 vitórias)
6º Grêmio – 39 (11 vitórias, saldo 18)
7º Vitória - 39 (11 vitórias, saldo 2)
8º Flamengo – 38 (10 vitórias, saldo 2)
9º Corinthians – 38 (10 vitórias, saldo -1)
10º Avaí - 37
11º Barueri – 36 (9 vitórias, saldo 7)
12º Santos - 36 (9 vitórias, saldo 0)
13º Cruzeiro - 35
14º Atlético-PR - 31
15º Coritiba - 30
16º Náutico - 26
17º Santo André – 25 (6 vitórias)
18º Botafogo – 25 (4 vitórias)
19º Sport - 23
20º Fluminense - 21