domingo, 5 de abril de 2009

Giro pelos estaduais - 05/04

Share |
Por Matheus Mandy

Baiano
Após o fim da antepenúltima rodada, o Campeonato Baiano está com a sua segunda fase praticamente definida. Com a vitória fora de casa por 1 a 0 frente ao Camaçari, o Fluminense se classificou para a segunda fase e também se garantiu na Série D do Brasileiro. A ultima vaga restante será disputada por Atlético de Alagoinhas e Vitória da Conquista sendo que o time de Alagoinhas precisa apenas de um empate para se garantir na segunda fase e também na Série D. Com relação ao rebaixamento, a briga é intensa. Poções, Madre de Deus, Camaçari, Colo-Colo e Feirense brigam para escapar das duas destinadas ao rebaixamento.

Candango
No Distrito Federal, o Brasiliense está na liderança do quadrangular com dez pontos, seguido pelo Gama com seis, Dom Pedro com quatro e Brasília com apenas três. Nesse final de semana, o Jacaré aplicou quatro a zero em cima do Dom Pedro, já o Gama jogando em casa venceu sem dificuldades o Brasília por três a um. Faltam duas rodadas para o fim do quadrangular.

Capixaba
O São Mateus segue líder, após empatar com o Jaguaré. Faltando quatro rodadas para o fim da primeira fase o torneio ainda está em aberto. Em situação difícil está o Rio Bananal, que mesmo vencendo o Laranjeiras, em casa ainda está a quatro pontos de deixar a zona do rebaixamento. O Linhares que venceu o Colatinense fora de casa encostou no G-4 e ainda sonha com a classificação.

Carioca
O campeonato mais charmoso do Brasil teve o fim da primeira fase da Taça Rio. Flamengo e Botafogo confirmaram o favoritismo e se juntaram a Vasco e Fluminense na segunda fase. Para a Tala João Ellis, os confrontos serão entre Tigres x Boavista e Friburguense e Madureira. O Mesquita que já estava rebaixado foi derrotado pela Cabofriense em casa, com o resultado o time da região dos lagos terá agora um confronto extra contra o Volta Redonda para definir quem será rebaixado, além disso Macaé e Bangu ficaram com as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro. As semi-finais serão entre Vasco x Botafogo e ainda o clássico Fla-Flu.

Catarinense
O Avaí mostrou que está empolgado com a conquista do segundo turno. O time da capital venceu o Criciúma por dois a um e agora está com oito pontos na liderança do quadrangular. Em segundo aparece a Chapecoense que com dois gols de Bruno Cazarine derrotou o Joinville por 2 a 0, o Criciúma está em terceiro com três pontos e o Joinville é o último com apenas um ponto. Ainda faltam três rodadas para o fim do quadrangular.

Cearense
Chegou ao fim a primeira fase do segundo turno no Ceará. As semi-finais já estão definidas: Fortaleza x Boa Viagem e Guarany x Ferroviário. O destaque da rodada foi o rebaixamento do Icasa, que está na segunda fase da Copa do Brasil e também na Série C do Brasileiro. O time do interior foi derrotado pelo Quixadá por três a dois, e com a vitória do Itapipoca em cima do Ceará por dois a um, a equipe disse adeus à primeira divisão estadual.

Gaúcho
No Rio Grande do Sul, Juventude e Internacional garantiram suas passagens para a fase semi-final do segundo turno. O time de Caxias do Sul foi até Santa Cruz do Sul enfrentar o time da casa e venceu por dois a um, já o Colorado venceu o Gre-Nal com um gol marcado por Índio nos minutos finais por dois a um. Nesta segunda-feira mais dois jogos movimentam a segunda fase: Ulbra x Inter-SM e Veranópolis e Caxias. O Ypiranga de Erechim já está classificado para a Série D do Brasileiro.

Goiano
No Planalto, pouca coisa estava em jogo na última rodada da primeira fase. Faltava apenas decidir as posições do Grupo A e também a última equipe a ser rebaixada. O Itumbiara terminou na liderança do Grupo A, depois de empatar fora de casa com o Vila Nova por um a um, já o CRAC ficou com a segunda posição ao perder em casa para o Trindade por dois a um. Já com relação ao descenso, o Mineiros se juntou a Anápolis, Jataiense e Aparecidense, depois de perder por dois a um para o Anápolis e está rebaixado. Itumbiara e CRAC já estão na Série D do Brasileiro, as semi-finais serão: Atlético x Itumbiara e CRAC x Goiás.

Paranaense
No octogonal do campeonato, com três gols de Rafael Moura, o Atlético venceu o Iraty por três a um nos critérios de desempate está na liderança. Em segundo aparece o Coritiba que empatou sem gols contra o J.Malucelli. Na outra partida do dia, o Nacional jogou em Rolândia e com um gol no fim acabou ficando no empate contra o Cianorte por dois a dois. Na terça-feira, a rodada será complementada com Paraná x Paranavaí.

Paulista
O estadual mais disputado do país teve uma rodada final emocionante. Com um gol aos quarenta e três do segundo tempo, o Santos derrotou a Ponte Preta e no saldo de gols ficou com a última vaga para a segunda fase, deixando a Portuguesa de fora. O Palmeiras terminou na liderança após vencer o Botafogo , seguido de São Paulo e Corinthians. No Troféu do Interior os confrontos serão: Santo André x Ponte Preta e Mirassol e Baruei. Além disso, o Mirassol juntamente com Paulista e Ituano está classificado para a Série D do Brasileiro. Com relação ao rebaixamento, Guarani, Noroeste, Marília e Guaratinguetá estarão na A-2 de 2010. As semi-finais serão: Palmeiras x Santos e São Paulo x Corinthians.

Pernambucano
No Recife, o Sport venceu de virada o Santa Cruz no clássico da rodada por dois a um, com a vitória o Leão abriu três pontos para o Náutico, segundo colocado, que empatou fora de casa por zero z erro com o Petrolina. O Santa Cruz que já estava na Série D do Brasileirão só cumprirá tabela a partir de agora. Já o Porto de Caruaru precisa apenas de mais um empate para se garantir também na nova divisão brasileira. O destaque da rodada ficou com o Ypiranga e aplicou a maior goleada do torneio, ao vence por nove a zero o Serrano.

Potiguar
Faltam apenas duas rodadas para o fim da primeira fase do segundo turno, no entanto duas equipes já estão eliminadas, o América e o Baraúnas. Quatro equipes brigam para se classificarem para a final: ABC, Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz e ASSU, o campeão do primeiro turno. Potyguar e ABC precisam apenas vencer na próxima rodada para se classificarem.

Sergipano
Em Sergipe, começou o segundo turno, que será em um quadrangular. O Confiança, campeão do primeiro turno estreou vencendo por um a zero o Itabaiana, na outra partida o Sete de Junho derrotou por dois a zero, o Sergipe.

Mineiro
A surpresa das quartas-de-fina é a equipe do Rio Branco de Andradas.O time do interior venceu o América por três a zero e se garantiu não só nas semi-finais como também na Série D do Brasileiro. Na outra partida do fim de semana, o Cruzeiro detonou o Tupi por sete a dois e também avançou. Essa semana mais duas partidas acontecem: Atlético x Uberaba e Democrata x Ituiutaba.