segunda-feira, 11 de maio de 2015

O show do Brasileirão – 11/05/15

Share |


O Brasileirão começou este fim de semana e com ele, a volta desta coluna em que atualizo tudo o que aconteceu nas rodadas do Campeonato Brasileiro. Até dezembro, serão 38 rodadas em que apontarão um novo campeão brasileiro em jogos emocionantes e vibrantes.

Série A

A divisão principal foi aberta no sábado com um jogo eletrizante no Allianz Parque entre Palmeiras e Atlético-MG Depois de um primeiro tempo fraco, o segundo tempo foi muito bom e cheio de gols. Patric, em chute cruzado, abriu o placar para os reservas do Galo (os titulares foram poupados para a Libertadores). Victor Hugo, de cabeça, empatou para os verdes. Aos 40 minutos, Jô, mostrando que o seu bom futebol voltou,, colocou os mineiros na frente de novo, mas aos 49, no último lance da partida, Rafael Marques achou o gol de empate dos paulistas. Um empate emocionante.

Já em Chapecó, a surpresa do ano passado, a Chapecoense dominou o jogo diante do Coritiba e conseguiu a primeira vitória neste ano. Mas foi o Coxa quem fez o primeiro gol desta edição com Rafael Lucas. A equipe catarinense virou em um chute de longe de Elicarlos, no primeiro tempo, e o oportunismo de Roger, no segundo tempo. 2 a 1 para a Chape.

Na volta do Joinville à primeira divisão após 28/anos, quem brilhou foi a estrela do goleiro Oliveira diante do Fluminense no Maracanã. Mas o arqueiro catarinense não impediu a derrota do JEC por 1 a 0. Oliveira parou o poderoso ataque tricolor com excelentes defesas e ia garantindo o ponto heróico para o tricolor catarinense, que atuou com um a menos desde o primeiro tempo. Porém, aos 43´da etapa, o camisa 1 não evitou o gol marcado por Vinicius em um chute de longe que garantiu os três pontos para o Flu.

Na estréia do novo horário de jogos do Brasileirão, as 11h da manhã, outro empate eletrizante entre Grêmio e Ponte Preta na chuvosa Porto Alegre  As duas equipes tiveram chances no primeiro tempo, mas Yuri Mamute foi quem abriu o placar ´para os mandantes. O próprio Mamute ampliou o placar para os gaúchos já no segundo tempo. Porém, Rildo e Renato Cajá, em um lindo chute, empataram para a Macaca rapidamente. Matias Rodiguez colocou, novamente, o tricolor na frente, mas, aos 49, Tiago Oliveira achou o gol de empate. Frustração gremista na Arena.

Em Curitiba, o Inter levou os reservas por conta da Libertadores e quem se deu bem foi o Atlérico-PR que venceu o jogo por tranqüilos 3 a 0. O nome da tarde na Arena da Baixada foi o gordinho Walter que fez o primeiro, sofreu o pênalti do segundo, bem cobrado por Felipe, e deu o cruzamento que Paulão cortou e fez o gol contra no terceiro. Os colorados ainda meteram duas bolas na trave, mas a vitória mesmo ficou com o Furacão.

Outro que estreou em grande estilo foi o Sport, a equipe pernambucana goleou o Figueirense por 4 a 1 e termina a rodada de estréia na ponta da tabela. A vitória no Recife foi construída com enorme tranqüilidade. No primeiro tempo, Matheus Ferraz abriu o placar para o Leão. Na etapa final, quem brilhou foi Diego Souza, autor de dois gols, Régis fez o 4º do Sport. René, em mais um gol contra na rodada, descontou para o Figueira.

Cuiabá recebeu duas equipes preocupadas nos jogos da Libertadores que pouparam jogadores, Cruzeiro e Corinthians. O jogo aconteceu na Arena Pantanal por conta de uma perda de mando do time cruzeirense. O Corinthians levou o time reserva e o Cruzeiro, alguns titulares. O jogo foi bem fraco tecnicamente, com pouca emoção, mesmo assim, a Raposa criou mais chances, porém, quem saiu com a vitória foi o alvinegro. Aos 38 do segundo tempo, Romero aproveitou chute de Edílson e fez o gol corintiano e conseguiu os três pontos.

Outro que poupou titulares por conta da competição sul-americana foi o São Paulo, mas o Tricolor venceu por 2 a 1 o Flamengo, num frio Morumbi. O jogo só esquentou mesmo no segundo tempo com os gols de Luis Fabiano e Pato e algumas defesas importantes de Rogério Ceni. Everton ainda descontou em uma penalidade para o Flamengo, mas nada que tirasse a vitória dos mandantes.

A volta do Vasco à elite e o título carioca deste ano foram comemorados com foguetório em São Januário. Mas o Campeão carioca esbarrou em seus erros e na equipe eficiente do Goiás. O resultado foi um zero a zero sem graça, o único da rodada de abertura do Brasileirão 2015.

Se faltou bom futebol em terras cariocas, em Santa Catarina sobrou. Avaí e Santos realizaram um bom jogo em que o empate em um gol condiz com a realidade da partida. No primeiro tempo, quem dominou foi o Peixe que marcou seu gol com Robinho. Já os mandantes foram melhores na segunda etapa e conseguiram o empate através da cobrança de falta de Marquinhos. Porém, perderam muitos gols após o empate e deixaram a torcida com o gosto que poderia ter vencido o campeão paulista.

Série B

A grande estrela da Série B, o Botafogo, estreou em Belém do Pará e venceu o Paysandu por 1 a 0. O Bahia, outro grande favorito ao acesso, empatou em um gol com o América em BH. Já o Vitória tropeçou em casa diante do Sampaio Correa ao perder por 2 a 0 em Salvador. O^CRB voltou a Série B em grande estilo ao vencer o Bragantino por 2 a 0. O Criciúma, outro rebaixado da elite, ganhou, fora de casa, do Mogi Mirim por 2 a 1. Outro que conseguiu o triunfo longe de casa foi o Oestte que venceu o ABC pelo placar mínimo. O mesmo placar aconteceu na vitória do Atlético-GO sobre o Boa Esporte. O Paraná, também, venceu por 1 a 0, foi o Ceará a vitima dos paranistas. O Macaé estreou na segundona com uma excelente vitória por 2 a 0 sobre o Santa Cruz. Já o rival pernambucano, o Náutico, estreou com uma vitória magra por 1 a 0 sobre o Luverdense.