segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Giro Esportivo – 13/09

Share |

Por Leonardo Martins


- EUA voltam ao topo do Basquete

O Mundial de Basquete Masculino terminou neste domingo com a Vitória dos EUA. A final foi diante dos turcos, os donos da casa, e com show do MVP da competição, Kevin Durant, os americanos ganharam de 81 a 64. Os EUA não conquistavam o título mundial desde 94.

- Alonso volta a trazer alegria aos Ferraristas

O domingo foi de alegria para a Ferrari com a vitória de Fernando Alonso no GP da Itália em Monza, casa da Ferrari. O espanhol fez uma ótima corrida e ganhou com tranqüilidade, embolando o Campeonato. O líder é o Australiano Mark Webber, mas viu o campeonato embolar com uma diferença de 25 pontos entre os cinco primeiros. Felipe Massa terminou em terceiro.

- Brasil com bons resultados na natação

Neste fim de semana, aconteceu a etapa Brasileira da Copa do Mundo de Natação em Piscina curta. Com pouca concorrência no Rio, o Brasil conseguiu 59 medalhas em dois dias, sendo 16 de ouro. O destaque da competição foi Thiago Pereira que conseguiu quatro ouros. César Cielo, campeão olímpico e mundial, conseguiu dois ouros.

- Leonas faturam título em casa

Um esporte que não é muito difundido no Brasil teve seu mundial ganhado pela Rival Argentina. É o Hóquei sobre Grama. Na decisão feminina do Mundial disputado em Rosário, interior da Argentina, as Leonas, como é conhecido a seleção argentina, venceram a Holanda por 3 a 1 e conquistaram o bicampeonato mundial.

- US Open tem decisão hoje

O último Grand Slam da temporada, o US Open terminará nesta segunda-feira. O jogo entre o espanhol Rafael Nadal e o Sérvio Novak Djokovic seria disputado ontem, porém, a chuva que caiu em Nova York transferiu o jogo para esta segunda-feira. O texto das finais masculina e feminina virá logo mais no Esporte é Vida.

Déjà Vu?

Share |
Por Gabriel Seixas

São Januário, 16 de Maio, Vasco x Palmeiras. Se você não lembra ou simplesmente não acompanhou esse confronto, parabéns, você é um felizardo. Foram 90 minutos de (praticamente) tudo o que você possa imaginar, menos futebol. O zero no placar refletiu perfeitamente o que foi aquela partida. Pouco menos de três meses depois, palmeirenses e vascaínos reencontraram-se em nova casa (Pacaembu), sob novos comandantes (Felipão e PC Gusmão) e com elencos reformulados. O que não mudou foi o placar.


É bem verdade que o jogo não foi tão pífio quanto aquele do primeiro turno, mas foi novamente um desacato ao futebol. Provavelmente o Pacaembu nunca abrigou tantos jogadores ruins em uma só partida. Encabeçam a lista Luan, Márcio Araújo, Edinho, Rivaldo, Nilton, Jumar e Nunes, isso para não prolongar tanto o assunto. Pelo twitter, Mauro Beting foi sucinto na análise do primeiro tempo. Nem Vasco, nem Palmeiras: a maior posse de bola ficou por conta dos gandulas.


No comando do Palmeiras, o aproveitamento de Felipão beira os 35%. Pra quem ganha aproximadamente 750 mil por mês, é pouco, pouquíssimo. E o técnico tem sua parcela de culpa. Pela enésima vez, errou na escalação inicial. Quando finalmente resolveu trocar o 3-5-2, optou pelo 4-3-3, com Luan, Ewerthon e Kleber na frente. Pra completar, o ótimo ala Vitor, sem chances com Scolari no 3-5-2, onde gosta de atuar, retornou ao onze inicial no jogo de hoje, cumprindo funções diferentes.


Se existia uma preocupação quanto a “avenida” no lado direito, a outra ala preocupava ainda mais. Outra vez Felipão escalou o limitadíssimo Rivaldo, que perdeu todas de Fagner no combate. Tinga finalmente jogou como titular, mas ficou sobrecarregado. Os promissores Gabriel Silva e Fabricio mais uma vez amargaram a reserva. Pierre, e principalmente Marcos Assunção, ambos desfalques, incrivelmente deixaram saudades.


Pelo lado vascaíno, PC Gusmão até acertou parcialmente. A entrada de Fellipe Bastos no meio em substituição a Rômulo melhorou a saída de bola do time, e os arremates de longa distância passaram a ser frequentes. Por outro lado, a presença de Jumar improvisado na lateral-esquerda causou apreensão aos torcedores vascaínos, e com Ewerthon caindo por aquele lado, o pesadelo foi ainda maior.


Um chute aqui, outra finalização ali e o primeiro tempo mais pareceu uma tortura. Não foi por falta de aviso: Botafogo x São Paulo, por exemplo, tinha um cartaz mais interessante, porém optei pelo duelo de tetracampeões nacionais no Pacaembu. Deu no que deu.


A entrada de Valdivia no segundo tempo melhorou o time do Palmeiras e consequentemente o jogo. Com a camisa 100, o Mago criou oportunidades e também serviu os companheiros, mostrando que aos poucos está readquirindo a sua forma física ideal. Em jogadas esporádicas de Eder Luis e Zé Roberto, os únicos lúcidos do time vascaíno na frente, os cariocas também ameaçaram, mas Deola esteve seguro em toda a partida.


PC Gusmão acionou Rômulo e Jonathan, Felipão lançou Patrik, mas nada mudou. Assim como naquele “esquecível” 16 de Maio, Palmeiras e Vasco não mexeram no placar. Ousadia talvez não tenha faltado, mas ambos os times esbarraram na incapacidade técnica. Palmeirenses e vascaínos seguem a sua sina: Felipão não vence, PC Gusmão só empata e a briga pela Libertadores fica cada vez mais distante de ambos.

Curtinhas

- O Ceará conseguiu uma importante vitória em casa sobre o Santos e subiu na tabela. A vitória por 2 a 1 foi sofrida e deixou o time paulista longe da briga pelo título. Magno Alves abriu o placar, Keirrison empatou na primeira etapa, mas Geraldo fez o gol da vitória de cabeça. A partida ainda foi marcada pela confusão no fim do jogo feita por Neymar e João Marcos, Marquinhos, meia santista, foi acertado por um cacetete da polícia.

- Outra equipe que se distanciou da disputa do título foi o Inter, que decepcionou a torcida ao empatar sem gols com o lanterna Goiás em casa. Foi um bom jogo em que os goleiros trabalharam muito bem e garantiram o empate sem gols.

- Em duelo de equipes no meio da tabela, o Guarani conseguiu vencer o Atlético-PR pelo placar mínimo e subiu na tabela de classificação. Mazola, já no fim do jogo, marcou o gol da vitória em casa.

Classificação

1º Fluminense – 41
2° Corinthians – 38
3° Botafogo e Cruzeiro – 37
5° Internacional – 32
6° Santos – 31
7° Guarani – 29
8° Atlético-PR, São Paulo, Ceará e Vasco – 28
12° Grêmio e Palmeiras – 26
14° Avaí e Vitória – 24
16° Flamengo – 23
17° Atlético-MG – 21
18° Atlético-GO – 20
19° Prudente e Goiás – 17

Próxima rodada

Quarta-feira (15/09)

19h30
Cruzeiro x Guarani
Grêmio x Palmeiras
Atlético-PR x Atlético-MG
Santos x Atlético-GO
Goiás x Botafogo

22h
Vitória x Ceará

Fluminense x Corinthians
Prudente x Flamengo

Quinta-feira (16/09)

21h
Vasco x Avaí
São Paulo x Internacional