quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Santos empata com o Cúcuta

Share |

Por Leonardo Martins


Na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília), o Santos estreou na edição de 2008 da Libertadores. A equipe praiana enfrentou a sensação de 2007, o Cúcuta da Colômbia na cidade de Cúcuta. O jogo foi muito confuso e não saiu de um placar sem gols.


O Santos começou a partida tentando controlar as investidas iniciais do Cúcuta. Mesmo sem apresentar um bom futebol - errou passes demais - o time de Emerson Leão mostrou personalidade quando conseguiu dominar a posse de bola. Molina mostrou alguma qualidade. Já Quiñonez, perdido entre o meio-de-campo e o ataque, enrolou-se na maioria de suas tentativas. O desentrosamento da equipe santista, com dois estreantes, era evidente. Ainda assim, quando acertou o passe, o Peixe levou perigo ao time colombiano. Aos 29, Adriano cruzou da direita para o artilheiro, que subiu entre os zagueiros e cabeceou por cima. O Cúcuta por sua vez, não conseguiu um esboço sequer do bom futebol que apresentou na Taça Libertadores do ano passado. Um time tímido, sem criatividade, sem força ofensiva e errando passes demais. O atacante Cabrera, que tinha a missão de concluir as jogadas, mal conseguiu dominar a bola. Aos 43, o Peixe teve outra chance para marcar. Kléber Pereira recebeu na mesma linha e conseguiu concluir para o gol. Mas o auxiliar marcou impedimento, para irritação do atacante alvinegro.


Vendo que Michael 'Jackson' Quiñonez não acrescentou nada ao time, o técnico Emerson Leão resolveu substituí-lo pelo garoto Wesley. Caindo pela esquerda, o atacante fez duas ótimas jogadas, mas que não foram concluídas a gol. Aos 11, Arriaga, que havia acabado de entrar, teve uma grande chance para abrir o placar. Ele pegou a sobra após defesa de Fábio Costa e chutou firme de esquerda. Mas Betão, de pé direito, conseguiu tirar a bola praticamente em cima da linha. Assim como aconteceu no primeiro tempo, o Santos conseguiu controlar o ímpeto do Cúcuta na base da marcação. Ainda continou demonstrando erros de passe, mas conseguiu criar chances. A melhor delas saiu aos 29 minutos. Rodrigo Souto fez boa jogada e largou Kléber Pereira na cara do gol. O atacante, porém, de cara com o goleiro, chutou por cima. Aos 33, de novo, Kléber Pereira. Ele arriscou de fora e a bola passou perto do travessão. O atacante teve nova chance para marcar. Aos 38, ele saiu de frente com o goleiro e, com um toque sutil, mandou para o gol. Kléber veio de trás, mas o auxiliar marcou um impedimento inexistente. O gol mal-anulado revoltou bastante a equipe paulista e o jogo terminou em 0 a 0.

O Santos volta a jogar pela Libertadores no dia 4 de março quando recebe o Chivas do México na Vila Belmiro.

Flamengo estréia Libertadores com empate

Share |

Por Gabriela Ávila


O Flamengo jogou ontem seu primeiro jogo pela Copa Libertadores da América, enfrentando o Coronel Bolognesi em Tacna, no Peru. O jogo começou morno e bem equilibrado. Equipes tocavam a bola, estudavam o adversário. O Bolo (como é chamado o Coronel Bolognesi pelos seus torcedores) estava no mesmo nível da equipe da Gávea, dando até trabalho a defesa e ao seu goleiro Bruno. Aos 11 minutos, Revoedo cruzou e González concluiu de primeira com defesa de Bruno. O Flamengo também não ficava para trás. Logo depois, Léo Moura chuta forte na entrada da grande área, com também boa defesa do goleiro Penny.

O primeiro tempo seguiu com mais alguns perigos e boas defesas dos dois lados. Com o andar da partida, encontra-se certa superioridade no time brasileiro, porém, erros constantes de finalização, passes e muita timidez, pouca desenvoltura de jogadas fizeram o time de Joel Santana quase se igualar ao time adversário e terminar a primeira etapa como a havia começado: Coronel Bolognesi 0x0 Flamengo.

Logo no início do segundo tempo, o Flamengo melhora e começa a se tornar cada vez mais fácil fazer o primeiro gol. A partir daí, surge um outro Coronel Bolognesi. O time peruano tenta, não consegue equilibrar o nível da partida e bate. Torna o jogo truncado, cheio de faltas até muito violento e desrespeitoso. O time rubro-negro também não fica atrás. Porém, o árbitro da partida parece não perceber tamanha violência nas jogadas e preocupa-se mais em distribuir cartões amarelos por simulações do que por faltas.
O Flamengo enxerga sua superioridade mais não consegue mostra-la com resultados.
Joel Santana, técnico da equipe flamenguista, pede mais jogadas pelas laterais do campo mas a equipe parece não responder aos seus pedidos. Chances de gol aos 4 minutos, quando Diego Tardelli chuta de fora da área, mas a bola passa a direita de Penny; logo em seguida com uma jogada de Ibson que entra pela direita, chuta, a defesa desvia e o goleiro aparece para fazer uma grande defesa; aos 25 minutos, boa troca de passes entre o ataque rubro-negro quase termina em gol.

A partir daí, o Coronel Bolognesi parece dominado, mas não se deixa dominar. E nenhuma boa chance é vista por nenhum dos dois times. Alias, o Bolognesi parece ter desistido do ataque logo no início do primeiro tempo, em sua segunda finalização. Aos 18 minutos do segundo tempo, era vista considerável diferença de 12 finalizações para o time rubro-negro contra apenas 2 do time da casa. Mesmo assim o Flamengo não conseguia marcar.

Joel Santana então coloca Obina no lugar de Diego Tardelli, e lhe diz para “aproveitar os furos da defesa do time adversário”. Mas parece que Obina, ao invés de aproveitar os furos, aprende com os furos, o que pode ser visto no final do jogo, aos 43 minutos do segundo tempo quando Marcinho chutou pela direita, o goleiro espalmou e Obina, inacreditavelmente fura a bola e perde o gol.

Assim termina o jogo: Coronel Bolognesi 0x0 Flamengo. O time brasileiro o gosto amargo desse empate, que poderia resultar em vitória, caso o Flamengo tivesse aproveitado melhor suas finalizações. O próximo jogo do time brasileiro na Copa Libertadores será na quarta-feira, dia 27/02, contra o Cienciano, às 21h50min no Maracanã. Já a segunda partida contra o Coronel Bolognesi será realizada no dia 23/04, às 19h30min no Maracanã pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Copa do Brasil 2008 - 1ª Fase

Share |
Por Saimon Nouh

Ituiutaba-MG 0x0 Atlético-GO
No estádio da Fazendinha era esperado que saísse o primeiro gol da Copa do Brasil. O Atlético foi melhor, mas não conseguiu balançar as redes. No fim, o Ituiutaba que tinha um homem a mais pressionou mais também não marcou o gol. O jogo de volta será dia 27-02 em Goiânia.

Linhares-ES 0x0 Juventude-RS
Depois de cair para a Série B no Brasileiro, o Juventude segue sem reencontrar o bom futebol. O Linhares jogou melhor, teve as melhores chances mas não conseguiu aproveitar. O jogo de volta será no dia 27-02 em Caxias. Quem vencer se classifica, e o empate com gols classifica o time Capixaba.

Roma-PR 0x2 Volta Redonda-RJ
O Volta Redonda foi o primeiro dos três classificados da quarta-feira na Copa do Brasil. No começo do jogo Marcinho fez 1x0 para o Volta Redonda. O gol da classificação foi de Léo Guerra de cabeça. O Volta Redonda enfrenta na 2ª rodada o vencedor de Ulbra-RO e Portuguesa-SP.

Itabaiana-SE 0x1 Vasco-RJ
O Vasco bem que tentou, mas vai ter que fazer o jogo de volta contra o Itabaiana. Jogo com o time reserva o Vasco teve Vilson expulso no primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0x0. O gol da vitória foi feito de pênalti, convertido por Bruno Meneghel, primo da apresentadora Xuxa. Dia 27-02 tem o jogo de volta, e o Vasco joga pelo empate.

Chapecoense-SC 3x1 Guarani-SP
Se estivesse jogando fora de casa, a Chapecoense já estaria classificada. Como jogou em casa, vai até Campinas no jogo de volta dia 05-03 e pode perder por um gol que se classifica. Marcelo Guerreiro, Éverton César e Cadu fizeram para a Chapecoense e Paulo Santos diminuiu para o Guarani.

Tuna Luso-PA 0x0 Coritiba-PR
Jogo feio em Belém. Muito poucas as chances de gol e Tuna Luso e Coritiba ficaram marcados por mais um 0x0 na rodada. O Coritiba teve mais chances de gol, mais a Tuna Luso teve a mais perigosa, uma bola na trave. O jogo de volta será dia 27-02 e a Tuna joga por um empate com gols.

Sousa-PB 1x4 Vitória-BA
Goleada do Vitória na Paraíba. Marquinhos fez 1x0 e Paulinho empatou no primeiro tempo. O Vitória precisava de mais dois gols pra passar direto e a porteira paraibana abriu. Jackson fez 2x0 e logo em seguida Moré ampliou. Bobeira da zaga do Sousa e o goleiro e Michel sem goleiro fechou o placar. O time baiano espera o vencedor de Trem e Paraná para ver quem enfrenta na próxima fase.

Trem-AP 0x0 Paraná-PR
O Trem teve tudo para vencer. Aos 4 minutos o Paraná teve o zagueiro Luis Henrique expulso. O trem pressionou e o Paraná teve mais um expulso: Jumar. O Trem botou mais pressão e o gol não saiu. O Paraná se fechou e garantiu o empate com oito jogadores na linha e mais o goleiro. O jogo de volta será dia 27-02.

Maranhão-MA 1x2 São Caetano-SP
Se não fosse pelo gol anulado de Edson Borges, o São Caetano avançaria sem o jogo de volta na Copa do Brasil. Douglas abriu o placar para o azulão. O empate do Maranhão saiu com Jader. O Maranhão saia feliz com o empate, mas aos 49 minutos Edson Borges de cabeça fez o gol do São Caetano. O jogo de volta será dia 27-02.

Baraúnas-RN 2x2 Criciúma-SC
O Baraúnas marcou o primeiro gol. E ele saiu dos pés de Robertinho. O Criciúma só empatou no segundo tempo com o bom atacante Jean Coral. Dois minutos depois, Robertinho recolocou o Baraúnas em vantagem. A alegria durou seis minutos, tempo que Uendel precisou para empatar novamente. O jogo de volta será em Criciúma dia 05-03 e o Criciúma joga pelo empate sem gols.

Águia Negra-MS 3x4 Paranavaí-PR
O atual campeão Sul-Matogrossense começou com tudo e abriu 2x0 com gols de Marcelo Leite e Careca. Vander de pênalti e Marcio Cruz marcaram pro ACP ainda no primeiro tempo. A virada veio com Duda. O Águia empatou com Eguinho. O gol da vitória do Paranavaí veio com Vander. O jogo de volta acontece dia 27-02 no Paraná.

Barras-PI 0x6 Corinthians-SP
Show de Dentinho e Corinthians classificado. O garoto promessa do Corinthians marcou três vezes no primeiro tempo, duas delas de cabeça e uma com um belo passe de Herrera. No segundo tempo o atacante Lulinha marcou seu primeiro gol pelo Corinthians em 28 jogos pelo time. Herrera e Marcel arriscaram de fora da área e também marcaram, fechando o 6x0. O Corinthians agora espera o vencedor de América-SE e Fortaleza.

Fast Clube-AM 3x1 Santa Cruz-PE
O Fast jogou muito e abriu boa vantagem para chegar à próxima fase. Marinélson pegou rebote do goleiro e fez 1x0. Michel em linda cobrança de falta marcou um golaço, 2x0. Hernandes bateu pênalti no meio do gol e fez 3x0. O Santa Cruz descontou no fim com Roma em falha do goleiro Labilá do Fast. O jogo de volta é no Arruda dia 27 e o Santa precisa de 2x0 para se classificar.

Grêmio Jaciara-MT 0x1 Grêmio-RS
Confronto de Grêmios pela Copa do Brasil. E o de Porto Alegre levou a melhor no finzinho do jogo. O Jaciara conseguiu segurar o 0x0 até os 44 minutos, mas aí o Grêmio marcou com Tadeu de cabeça. O Grêmio ainda tentou o segundo para liquidar de vez, mas acabou 1x0 e haverá jogo de volta dia 27-02 no Olímpico.

Ulbra-RO 1x1 Portuguesa-SP
A Portuguesa foi até Rondônia, jogou com um fuso-horário complicado de duas horas e apenas empatou com a Ulbra. Rogério fez 1x0 Portuguesa que foi pra cima atrás do segundo gol. Não fez e ainda tomou o empate com César de cabeça. Dia 27-02 rola o jogo de volta em São Paulo e o 0x0 classifica a Portuguesa.

Atlético Roraima-RR 1x7 Náutico-PE
O Náutico foi a Manaus e arrasou o time de Roraima. Goleou por 7 a 1 e se classificou de cara para a 2ª fase da Copa do Brasil.


Cruzeiro vence o Potosí

Share |

Por Leonardo Martins


O Cruzeiro continua 100% na temporada e empolgando a torcida. Ontem, no Mineirão, novamente com um bom público, a equipe mineira abriu a Fase de Grupos da Copa Libertadores enfrentando o Real Potosí da Bolívia pelo grupo 1. O Cruzeiro perdeu muitas oportunidades de fazer uma goleada histórica mas venceu por 3 a 0, apresentando um bom futebol.

O Potosí teve a primeira e a única chance no 1º tempo logo a 1 minuto de jogo em um chute que passou perto do gol de Fábio. Daí em diante, o que se viu foi uma pressão incrível do time azul, apresentando muita velocidade e muita vontade, os brasileiros criaram muitas oportunidades. Marcelo Moreno errou 3 vezes em chutes cruzados. Wagner e Guilherme exigiram ótimas defesas do goleiro Suárez, até então, o nome do jogo salvando o Potosí com defesas milagrosas. A torcida ficara impaciente com as chances perdidas, mas continuava apoiando o time. A equipe azul tinha dificuldades de penetrar na defesa boliviana, devido a marcação imposta pelo Potosí. A equipe mineira apostava em lançamentos, mas não acertava. O primeiro tempo terminou com um 0 a 0 chato.

No intervalo, o técnico cruzeirense fez uma alteração, tirou Jadilson e colocou Fernandinho na lateral esquerda. A alteração surtiu o efeito esperado rapidamente. Aos 2 minutos, finalmente saiu o gol do Cruzeiro. Wagner cruzou para Marcelo Moreno, de cabeça, vencer o goleiro Suárez. Rapidamente o Cruzeiro chegou ao 2º gol, aos 7 minutos, Fabrício alçou a bola para a área e, depois de bater na zaga, sobrou para o artilheiro Ramires encher a bomba e fuzilar o gol, marcando seu 4º gol na Libertadores. O Cruzeiro continuava não deixando o Potosí jogar, o goleiro Fábio era um mero espectador da partida. Aos 21 minutos, o Cruzeiro chegou ao 3º gol, Wagner achou Guilherme livre na área e o atacante chutou no ângulo. O Cruzeiro teve mais duas chances de ampliar a goleada, mas Marcinho e Guilherme pararam no goleiro boliviano. O Potosí só teve uma boa chance no 2º tempo mas a bola passou ao lado do gol Cruzeirense. O Jogo terminou com 3 a 0 e a liderança do grupo 1 assegurada.

O próximo jogo do Cruzeiro pela Libertadores é contra os argentinos do San Lorenzo (que perdeu na estréia para o Caracas da Venezuela por 2 a 0) na semana que vem na capital argentina.