sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Copa Sul-Americana – última semana da 1ª fase

Share |

Por Leonardo Martins


A Copa Sul-Americana definiu os últimos classificados às oitavas-de-final. Foram 2 confrontos envolvendo brasileiros e o Blog traz um resumo destas partidas.

Botafogo 3x2 Atlético-PR

No Engenhão, o Botafogo suou, mas classificou para a fase internacional. Com muito sofrimento, os cariocas venceram por 3 a 2. Wesley abriu placar para os paranaenses. Lúcio Flávio e Gabriel viraram para a equipe da casa. Nei empatou para o Furacão, o gol dava a classificação a equipe da Arena da Baixada, mas Wellington, de canela, garantiu a vaga botafoguense.

Goiás 1x1 Atlético-MG (P: 6x5)

Em Goiânia, o Goiás precisou dos pênaltis para eliminar a equipe reserva do Atlético-MG. Após repetir o empate do 1° jogo, Harlei garantiu a vaga nos pênaltis. Júnior abriu o placar para o Galo e Felipe empatou para os esmeraldinos, levando a decisão nos pênaltis. Nos pênaltis, Harlei defendeu a cobrança de Chiquinho e garantiu a vaga aos goianos a fase internacional.

Confrontos das oitavas-de-final

Goiás x Cerro Porteño-PAR
Botafogo x Elemec-EQU
Internacional x Universidad de Chile-CHI
Fluminense x Alianza Atlético-PER
Velez Sarsfield-ARG x Union Española-CHI
Lanús-ARG x LDU-EQU
Vitória x River Plate-URU
San Lorenzo-ARG x Cienciano-PER

Liga Europa: Zebras à solta na primeira rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

A segunda maior competição de clubes da Europa, a Liga Europa – que é disputada pela primeira vez com esse nome, pois era chamada de Copa da UEFA -, deu largada inicial com rodada cheia na quinta-feira. Como sempre, os brasileiros entraram em ação, e foram importantíssimos na vitória de algumas equipes do torneio. Mas o que chamou mais atenção foi a quantidade de zebras: equipes importantes como Roma, Hamburgo, Lazio e Fenerbahçe foram derrotados, sendo que os dois últimos jogaram em casa. Também é interessante o fato de muitas equipes pouparem titulares nesta fase inicial, podendo comprometer seus respectivos desempenhos na competição.

Pelo Grupo A, o único que saiu vencedor foi o Anderlecht, que foi um visitante indigesto ao Dínamo Zagreb. Mesmo jogando em casa, os croatas foram derrotados por 2 a 0, com gols de Bernardez e Legear. No outro jogo, o favorito Ajax não passou de um empate contra o FC Timisoara em 0 a 0. Foi apenas uma das inúmeras zebras que rondaram o velho continente.

No Grupo B, considerado por muitos o ‘grupo da morte’, o Genoa venceu o Slavia Praga por 2 a 0 com gols no primeiro tempo, marcados por Zapater e Sculli. Lille e Valencia fizeram o outro jogo, que por sinal era bastante aguardado. Terminou empatado em 1 a 1. Mata, que havia entrado a dois minutos, marcou primeiro para o Valencia, que vinha com time misto. Porém, Gervinho, a quatro minutos do fim, deu o empate aos franceses.

No Grupo C, os clubes teoricamente mais fracos venceram na primeira rodada. O Hapoel Tel-Aviv derrotou o Celtic por 2 a 1. O grego Samaras colocou o Celtic na frente, mas no segundo tempo, Vucicevic empatou, e a dois minutos do final, Lala deu a vitória aos israelenses. Mas foi no outro jogo que a zebra apareceu com maior intensidade. Só o fato do Rapid Viena, mesmo em casa ter vencido o Hamburgo já é uma zebra. Mas o placar elástico de 3 a 0 surpreendeu ainda mais. Hofmann, Jelavic e Drazan fizeram os gols dos austríacos, que mostraram que não vieram a passeio.

Em má fase, o Hertha Berlim parece estar disposto a repetir o vexame da temporada passada na competição. Em seu jogo de estreia no Grupo D, empatou com o modesto Ventspils, da Letônia, em 1 a 1. Piszczek colocou o Hertha na frente, e no início da segunda etapa, Gauracs marcou o gol dos letões. No outro jogo, o brasileiro naturalizado português Liedson foi o nome da vitória do Sporting sobre o Heerenveen, por 3 a 2. Ele marcou os três gols da vitória dos portugueses, e se isolou na artilharia da competição. Sibon e o zagueiro Dingsdag, de falta, fizeram para os holandeses, que foram derrotados em casa.

Pelo Grupo E, o Fulham só empatou na sua volta a competições internacionais depois de um longo tempo. O adversário foi o CSKA Sofia, e os gols saíram no segundo tempo: O atacante brasileiro Michel Platini, que rondou alguns times pequenos do nosso futebol, abriu o placar após passe de outro brasileiro, Marquinhos. Os ingleses empataram com Kamara, três minutos depois. O Fulham foi outro time que foi a campo inteiramente com os reservas. No outro jogo, nova zebra: O Basel recebeu a Roma, e deu boas-vindas aos italianos com um convincente 2 a 0. Carlitos, aproveitando falha de Burdisso no primeiro tempo, e Almerares na etapa final, fizeram os gols. De fato, os suíços mereceram a vitória.

Quem venceu bem pelo Grupo F foi o Galatasaray. O time turco não se intimidou em jogar fora de casa contra o Panathinaikos, e venceu por 3 a 1. Elano fez o primeiro gol, e depois os turcos abriram 3 a 0 com Baros e Sarriege contra, em cobrança de falta realizada por Elano. O artilheiro Salpiggidis diminuiu para o Panatha, que teve um dia péssimo na sua defesa, e porque não de Salpiggidis, que marcou o gol, mas irritou a torcida com sucessivos impedimentos. No outro jogo, o Sturm Graz foi derrotado em casa por 1 a 0 pelo Dínamo Bucaresti. O gol da vitória foi do zagueiro Gabriel Tamas.

O Grupo G por pouco não teve duas zebras. Graças ao atacante Nilmar, o Villarreal venceu o Levski Sofia pelo placar mínimo, jogando em casa. Foi o primeiro gol do brasileiro em jogos oficiais pelo novo clube. No outro jogo, o bom time do Red Bull Salzburg surpreendeu a Lazio, e jogando na Itália, os austríacos venceram de virada por 2 a 1. Foggia abriu o placar para os italianos, mas Schiemer, aproveitando péssima saída do gol de Bizzarri, e o artilheiro do time e da seleção austríaca Marc Janko, aproveitando outra falha da defesa italiana, dessa vez de Cribari, nos acréscimos, deram a vitória ao Salzburg.

O Grupo H teve o segundo jogo sem gols da rodada, entre Steaua, da Romênia, e Sheriff, da Moldávia – o azarão do grupo. Os romenos dominaram o jogo, mas não conseguiram marcar. No outro jogo, o Twente venceu o Fenerbahçe, fora de casa, por 2 a 1. O time de Roberto Carlos, André Santos, Alex e outros brasileiros marcou primeiro com Topuz, de falta, mas N’Kufo virou o jogo pro Twente, num tempo de cinco minutos.

No Grupo I, nada de zebras. O Benfica venceu em casa o BATE Borisov, em casa, por 2 a 0. Com Saviola no banco e os brasileiros Júlio César, Luisão, David Luiz, Ramires e Felipe Menezes jogando de início, os portugueses marcaram com Nuno Gomes e Cardozo, ainda no primeiro tempo. E a maior goleada também ocorreu neste grupo, no estádio Goodison Park. O Everton despachou o AEK com um placar de 4 a 0. Os primeiros gols saíram originados de escanteio de Bilyaletdinov. No primeiro, Yobo marcou. No segundo, Fellaini desviou e Distin completou. Pienaar, com nova assistência de Bily, e o brasileiro Jô completaram o festival inglês. Os gregos jogaram boa parte do segundo tempo com um a menos, porque o lateral Araújo foi expulso. No fim, Saha ainda foi expulso pelo Everton.

O atual campeão, Shakhtar Donetsk, também goleou, mas pelo Grupo J. Os ucranianos venceram o Club Brugge fora de casa por 4 a 1. Em 35 minutos, Gai, Willian e Srna abriram vantagem de 3 a 0. Os belgas perderam pênalti no início da segunda etapa com Odjidja-Ofoe, freando qualquer tentativa de reação. Se bem que Geraerts ainda marcou para o Brugge, mas Kravchenko deu o golpe final aos 30 do segundo tempo. No outro jogo, o Toulouse venceu o Partizan, em Belgrado, por 3 a 2. Krstajic, após cobrança de escanteio, colocou o Partizan na frente. Porém, o meia Sirieix, que substituía Paulo Machado, marcou dois gols e colocou os franceses em vantagem. No segundo tempo, Sirieix completou o show, dessa vez dando assistência para Devaux fazer o terceiro. O brasileiro Cleo, que entrou no segundo tempo, só diminuiu a diferença.

O Grupo K, considerado por muitos o mais modesto, testemunhou como único vencedor o CFR Cluj, que venceu o Kobenhavn, em casa, por 2 a 0. O argentino Culio e Traoré marcaram os gols. No outro jogo, emoção nos últimos minutos e um brasileiro marcando dois gols. Hubnik colocou o Sparta Praga na frente do PSV, mas o brazuca Jonathan Reis empatou para o PSV. Zeman, a três minutos do fim parecia ter consolidado a vitória dos tchecos, mas novamente Reis, dessa vez de pênalti, empatou.

Por fim, o Athletic Bilbao venceu o Austria Viena, em casa, por 3 a 0. Em 24 minutos, Llorente marcou duas vezes. O primeiro de pênalti, e o segundo muito bonito, de voleio. No segundo tempo, a revelação Muniain, de 16 anos, fez o terceiro e decisivo gol após boa triangulação com Yeste e Iraola. Na Ilha da Madeira, o Nacional foi vencido pelo Werder Bremen por 3 a 2. Frings, de pênalti e o peruano Pizarro, que havia sofrido o pênalti, fizeram 2 a 0 para os alemães. Felipe Lopes e Halliche empataram, ambos após cobrança de falta, mas novamente Pizarro, aos 39 minutos, deu a vitória aos papagaios.