segunda-feira, 31 de maio de 2010

Botafogo e Vasco empatam no Engenhão

Share |

Por Gabriel Seixas

- A tônica da 5ª rodada do Brasileirão ficou bem evidenciada também no clássico carioca: o empate. Metade dos jogos da rodada terminaram “iguais”, inclusive Vasco e Botafogo, no Engenhão, que ficaram no 1 a 1. Tecnicamente, a partida ficou aquém das expectativas, mas o jogo foi emocionante, e pra variar, a arbitragem mais uma vez roubou a cena.

- Joel Santana desta vez teve boas notícias para escalar o Botafogo: os retornos de Herrera e Caio, que formaram a dupla de ataque do time. Abreu, que está com a seleção uruguaia na preparação para a Copa, segue fora. E ele faz muita falta. Joel também apostou em Túlio Souza no lugar de Sandro Silva, e nessa, não foi tão bem assim.

- Celso Roth também fez mudanças no Vasco. Abandonou o esquema de quatro volantes, com a entrada de Jeferson no lugar de Leo Gago. Souza também saiu do time, para a entrada de Jumar, que tem mais pegada defensiva, e em determinado momento do jogo, foi importante.

- O primeiro tempo foi muito movimentado, como se espera de um clássico. O Botafogo teve a primeira chance, aos 6 minutos, quando Herrera recebeu cara a cara com Fernando Prass, e na hora de finalizar, bateu pra fora. O Vasco respondeu dois minutos depois, quando Nilton aproveitou cruzamento de Ernani, e cabeceou rente a trave.

- O Botafogo reclamou de um pênalti de Cesinha em Lucio Flavio. Carlos Eugenio Simon nada marcou, e acertou em cheio. Jumar, contundido, teve de ser substituído por Souza, e o Vasco ganhou mais pegada ofensiva. Aos 25 minutos, Jeferson exigiu boa defesa de Jefferson (o goleiro botafoguense) em chute de longa distância.

- Um minuto depois, o Vasco abriu o placar. Ernani tabelou com Philippe Coutinho pela esquerda, driblou Fabio Ferreira e bateu pro gol. Com mais posse de bola e pouca objetividade, o Botafogo achou o caminho do gol dez minutos depois. Nilton colocou a mão na área e o juiz marcou pênalti. O artilheiro Herrera foi pra bola e bateu forte, pro fundo das redes.

- Na etapa final, o lance polêmico da partida. Jeferson tocou para Elton, que fez o pivô e devolveu pro meia, que bateu forte, estufando as redes. Simon marcou falta de Elton no botafoguense Fahel, e anulou (equivocadamente) o gol.

- A partida ficou muito fraca no segundo tempo. As duas equipes cansaram, e pareciam satisfeitas com o empate. Joel Santana tentou mexer no ímpeto do Botafogo, com a entrada de Edno na vaga de Túlio Souza. E foi com Edno que o Bota criou suas melhores chances, sempre arriscando de fora da área. Aos 26, Fernando Prass teve trabalho, e aos 33, ele chutou rente ao travessão.

- Pelo lado vascaíno, sobrou reclamação, e faltou objetividade. Magno substituiu Jeferson, mas pouco fez. No fim das contas, resultado justo pelo ritmo frenético dos times no primeiro tempo, e pela freada na etapa final.

Classificação

1º Corinthians – 13pts
2° Ceará – 11pts
3° Fluminense – 9pts
4° Avaí – 8pts (4SG)
5° Botafogo – 8pts (3SG)
6° São Paulo e Palmeiras – 8pts (2SG 5GM)
8° Santos – 8pts (1SG 11GM)
9° Cruzeiro – 8pts (1SG 5GM)
10° Internacional – 6pts (2V 0SG)
11° Atlético-MG – 6pts (2V -4SG)
12° Flamengo – 6pts (1V 1SG)
13° Guarani – 6pts (1V -1SG)
14° Grêmio – 5pts (0SG)
15° Vitória – 5pts (-1SG)
16° Vasco – 5pts (-2SG)
17° Prudente – 5pts (-3SG)
18° Goiás – 4pts (-3SG)
19° Atlético-PR – 4pts (-5SG)
20° Atlético-GO – 1pt

Próximos jogos

Quarta-feira (02/06)

19h30
Atlético-PR x Botafogo
Fluminense x Vitória
Prudente x Atlético-GO

21h
Ceará x Avaí

21h50
Cruzeiro x Santos
Palmeiras x Flamengo
Goiás x São Paulo

Quinta-feira (03/06)

21h
Grêmio x Atlético-MG
Vasco x Guarani
Corinthians x Internacional