domingo, 25 de maio de 2014

Merengues voltam ao topo da Europa

Share |
Demorou, mas o time mais caro do Mundo voltou a conquistar a Europa após 12 anos, o Real Madrid sofreu, mas ganhou sua 10ª Liga dos Campeões, em um jogo tenso contra o seu rival local Atlético de Madrid na final disputada no Estádio da Luz em Lisboa. O placar folgado para o Real (4 a 1) só foi construído na prorrogação.

O clima em Lisboa estava de jogo final, como as duas equipes eram da mesma cidade, temiam-se confrontos violentos, o que, felizmente, não aconteceu e as duas torcidas conviveram harmoniosamente. Os atleticanos cantavam mais, como ocorrera durante toda temporada.

Na escalação, os dois técnicos tiveram problemas. Carlo Ancelotti colocou Varane no lugar de Pepe e Khedira na vaga de Xabi Alonso, suspenso. Pelo lado vermelho, Raul Garcia entrou na vaga de Arda Turan, suspenso, mas Diego Costa, depois de um monte de tratamentos, conseguiu ir a campo e completou o ataque colchonero com David Villa. Do lado merengue, Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo, junto com Bale, Di Maria e Benzema eram as esperanças de conquistar a “La Décima”.

Quando o jogo começou, a tensão era visível nos dois times. Diego Costa não aguentou e voltou a sentir o músculo, dando lugar a Adrián Lopez logo aos 9 minutos de jogo e essa substituição seria sentida no fim de jogo.

Nos primeiros trinta minutos, ambas as equipes ficaram presas às marcações do adversário e não criaram chances de gols. O jogo ficou só no meio-campo. A primeira chance foi do Real, Bale conseguiu achar um espaço na defesa do Atlético e chutou com perigo, mas a bola passou a direita de Courtois.

A resposta colchonera foi fatal e na sua especialidade, a bola aérea. Aos 35, Gabi cruzou e o uruguaio Godin, o mesmo que fizera o gol do título espanhol, aproveitou a péssima saída de Casillas e, de cabeça, encobriu o goleiro merengue, que foi atrás da bola, mas não conseguiu salvar o gol atleticano. 1 a 0 e festa vermelha em Lisboa.

O gol deu tranquilidade ao Atlético que seguiu superior ao Real até o intervalo, porém, sem criar chances agudas. O intervalo foi o fim do domínio atleticano no jogo.

Buscando o empate, o Real voltou para o segundo tempo em cima. E coube a Di Maria, o menos badalado dos atacantes merengues, colocar fogo no jogo, o argentino era o único a conseguir vencer a forte marcação colchonera. O jogo era, praticamente, um ataque contra defesa, pois o Atlético não conseguia atacar, só se defendia.

Porém, a sorte parecia estar do lado vermelho, pois mesmo na pressão, o Real não conseguia acertar o gol do belga Courtois. Cristiano Ronaldo fazia uma partida muito aquém de um melhor do mundo, Bale errou mais duas chances de gol. As alterações de Ancelotti colocaram o Real mais em cima do Atlético.

O jogo seguiu nessa toada até o fim, mas aos 48 do segundo tempo, a persistência merengue deu resultado. Modric cobrou escanteio e o herói do jogo de Munique contra o Bayern, Sérgio Ramos, cabeceou com perfeição no canto e empatou o jogo, levando o jogo para a prorrogação. Um empate sensacional.

O gol de empate foi uma ducha de água fria no time colchonero que já estava cansado. No primeiro tempo da prorrogação, o jogo foi de muito estudo e poucas chances; mas o cansaço vermelho foi determinante para a vitória merengue no segundo período.

O melhor do jogo, Di Maria, fez fila aos sete e chutou para defesa do belga que deu rebote para Bale virar o jogo. Era o gol do título merengue, pois o Atlético ficou abalado e baixou a guarda. Aos 12, teve o terceiro gol do Real marcado por Marcelo.

Para não dizer que Cristiano Ronaldo não fez nada no jogo, aos 14 ele sofreu pênalti de Juanfran que o próprio Ronaldo bateu e fechou a goleada e a temporada 2013/2014 da Liga dos Campeões da Europa. Foi o 17º gol do português na competição em que se tornou o maior artilheiro em uma edição e saiu na frente para conquistar o terceiro título de melhor do mundo

Enfim, depois de várias eliminações nas semifinais, o Madrid conseguiu o título que perseguia há 12 anos e a festa merengue vai ser grande. O Real está classificado para o Mundial de Clubes disputado em Dezembro no Marrocos.