sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Jogo de um time só

Share |
Por Gabriel Seixas

A teoria é velha, mas não deixa de ser recorrente: em alguns momentos, o futebol parece uma ciência exata, mas não é. No confronto do melhor ataque e da pior defesa do Brasileirão, o Fluminense destroçou o Atlético-MG sem a menor dificuldade. Faltam palavras para definir a situação do Galo. Com infinitas rodadas de atraso, Vanderlei Luxemburgo finalmente foi demitido. Com 7 milhões da multa rescisória na conta, não deve ter saído tão triste assim.

O próximo treinador do Atlético vai se deparar inúmeros problemas. O elenco é bom, mas não tem um time. Jogadores como Daniel Carvalho, Diego Souza e Mendez seguem fora de forma. Contra o Flu, a equipe sofreu o primeiro gol na jogada mais “manjada” dos cariocas: escanteio cobrado por Conca, desvio de Leandro Euzébio, que com cinco gols, já é o terceiro artilheiro do time na competição.

Uma cobrança de falta certeira de Daniel Carvalho (pra variar, numa falha de Rafael) colocou o Galo de novo no jogo, mas por pouco tempo. Eis que surge aquele que seria o grande destaque da partida: Carlinhos. Assim como Mariano (recém-convocado para a seleção) na outra ala, esteve impecável no Engenhão. Marcou o segundo gol e deu tranquilidade ao time para resolver a partida na etapa final.

O Atlético sequer esboçou reação. Pelo contrário. Alê, bom volante ex-Santo André que ainda não se firmou no time, acabou expulso. Aproveitando-se da apatia do adversário, mais um defensor, desta vez o zagueiro Gum, completou ótimo cruzamento de Mariano e fez o terceiro. No quarto gol, uma linda jogada de Carlinhos que foi premiada com o 4 a 1 no placar. Nenhum atleticano foi capaz de parar a arrancada do lateral tricolor.

Com os ânimos a flor da pele, Diego Souza apareceu pela primeira vez no jogo apenas para dar um carrinho criminoso e ser expulso. Tanto na parte técnica, quanto na parte física, nem parece o mesmo jogador que foi um dos melhores do Brasileirão do ano passado pelo Palmeiras. O mesmo vale para Diego Tardelli, um dos artilheiros da última edição pelo Atlético, e que tem dificuldades em reencontrar o caminho das redes.

Em campo, coube a Marquinho entrar na etapa final e ainda achar um tempinho de guardar o seu. O Fluminense teve méritos em aproveitar uma oportunidade de não só construir uma vitória, como ampliar ainda mais o seu saldo de gols. A diferença para o líder Corinthians segue sendo de dois pontos, mas se por ventura nas próximas rodadas o critério de desempate definir quem fica na frente do outro, o Flu levará vantagem.

A situação do Atlético continua difícil. São 15 derrotas em 24 jogos, a pior defesa do campeonato e são só 21 pontos ganhos, quatro a menos que o Avaí, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Faltou planejamento para que a união de um técnico vencedor, de um plantel competitivo e de uma ótima estrutura do clube trouxesse resultados em campo. No meio do campeonato, o Atlético é obrigado a se reorganizar. Mais vale pagar uma multa rescisória de 7 milhões do que agonizar mais um ano na segunda divisão.

Curtinha

- Por falar no Avaí, o time de fora mais próximo do Z-4 foi a Salvador e saiu goleado pelo embalado Vitória por 3 a 0. O Vitória já figura na zona intermediária do Brasileirão. Elkeson, Júnior e Thiago Humberto fizeram os gols da vitória baiana em casa.

Classificação

1º Corinthians – 47*
2º Fluminense – 45
3º Cruzeiro – 44
4º Botafogo – 39
5º Internacional – 38*
6º Atlético-PR – 37
7º Santos – 35*
8º São Paulo – 34
9º Palmeiras – 32
10º Vitória – 31
11º Grêmio, Ceará, Guarani e Vasco* – 30
15° Flamengo – 28
16º Avaí – 25
17º Atlético-GO – 23
18º Atlético-MG e Goiás – 21
20º Prudente – 17
*Jogo a menos

Próxima rodada

25/09 (Sábado)

18h30
Flamengo x Palmeiras
Santos x Cruzeiro
Guarani x Vasco
Atlético-GO x Prudente
São Paulo x Goiás

26/09 (Domingo)

16h
Internacional x Corinthians
Botafogo x Atlético-PR

Vitória x Fluminense



18h30

Atlético-MG x Grêmio

Avaí x Ceará