sexta-feira, 4 de junho de 2010

Corinthians reassume a Liderança

Share |

Por Leonardo Martins


No fechamento da 6ª rodada, o Corinthians recebeu o Internacional em mais um grande jogo na rodada. O Alvinegro jogou como líder e venceu tranqüilo por 2 a 0 e reassumiu a liderança do campeonato.

O jogo começou com o Corinthians com a mesma formação que goleou o Santos, exceto Jorge Henrique, em seu lugar entrou Iarley. E o Inter com uma marcação forte, impunha dificuldades ao Timão, tanto que a primeira chance foi aos 17 com Roberto Carlos em chute de longe. O Colorado respondeu com Andrezinho que obrigou Felipe a fazer grande defesa aos 22, oito minutos depois, foi a vez de Alecsandro exigir do goleiro corintiano.

Os paulistas tinham maior posse de bola e arriscavam mais. Aos 31, Bruno César arriscou de longe e foi para fora. Aos 35, Iarley recebeu bom passe, mas chutou em cima de Lauro. Três minutos depois, pênalti duvidoso de Sorondo em Danilo, mas o juiz marcou. Na cobrança, Roberto Carlos bateu no canto, Lauro tocou na bola, mas ela entrou mansamente no gol. 1 a 0 e festa no Pacaembu.

Com a desvantagem no placar, o Colorado partiu em busca do empate e quase o fez, mas Felipe estava atento e cortou o cruzamento de Walter. Aos 7, a Fiel explodiu de novo, Elias deu belo passe para o ex-colorado Iarley chutar no ângulo, fazendo um belo gol. 2 a 0 e jogo tranqüilo.

Nos últimos minutos, o Inter tentou marcar, mas parou na defesa de Felipe em cabeçada de Alecsandro. Já o Corinthians fez alterações e quase marcou com Bruno César, mas a defesa salvou. O Alvinegro retomou a liderança do Ceará e tem tudo para ficar na primeira posição na parada para a Copa do Mundo. Os gaúchos estão próximos da zona vermelha.

Na próxima rodada, o Colorado enfrenta o rival do Corinthians, o Palmeiras, em Porto Alegre e o Timão vai ao Engenhão enfrentar o Botafogo.

Classificação

1° Corinthians – 16pts
2° Ceará – 14pts
3° Fluminense – 12pts
4° Flamengo, Santos, Cruzeiro e Guarani – 9pts
8° Botafogo, Avaí, Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Prudente – 8pts
14° Goiás e Atlético-PR – 7pts
16° Internacional e Atlético-MG – 6pts
18° Vasco e Vitória – 5pts
20° Atlético-GO – 1pt

Nos acréscimos, Guarani derrota Vasco e aumenta crise dos cariocas

Share |

Por Gabriel Seixas


- Vasco e Guarani fizeram um dos piores jogos desta edição do Campeonato Brasileiro até aqui. A impressão que dava era a de que o placar estava fadado a não sair do zero, até que o artilheiro Roger, aos 47 do segundo tempo, decretou a vitória do Bugre por 1 a 0, em pleno São Januário. Em 7º lugar, o Bugre tem a mesma pontuação do 4º colocado, Flamengo (nove). O Vasco segue na zona de rebaixamento, com míseros cinco pontos somados em 18 disputados.

- Celso Roth manteve a formação do Vasco que começou a partida contra o Botafogo no último domingo, empatada em 1 a 1. Rafael Carioca, Nilton e Souza na contensão, Jeferson e Philippe Coutinho como armadores, e Elton isolado no comando de ataque. O zagueiro Cesinha, que era dúvida, foi para o jogo. Os vascaínos reencontraram o técnico Vagner Mancini, demitido do time carioca no início da temporada, e hoje “comandante” do Guarani.

- Os cariocas tiveram as melhores oportunidades do primeiro tempo, que sem dúvida, foi de dar sono. Aos 16 minutos, Fabão quase marcou gol contra, mas a bola acertou o travessão. No lance seguinte, foi a vez de Nilton quase marcar para o Vasco.

- Sem inspiração, o Guarani pouco fez na etapa inicial. Convenhamos, não era de se esperar muito de uma equipe que tem como camisa 10 o lateral Baiano, ex-Palmeiras, Santos e Boca Juniors. Mazola e Roger eram pouco acionados no ataque, e também quase não participaram da partida. A melhor chance bugrina veio aos 30 minutos, num chute de longa distância de Baiano.

- Com Dodô na vaga do lesionado Elton, o Vasco só ofereceu perigo nos primeiros minutos do segundo tempo. Aos quatro minutos, Jeferson, livre na área, conseguiu cabecear por cima do gol de Douglas, mesmo com a meta escancarada. Então o Guarani acordou pro jogo: Renan, aos 11 minutos, aproveitou cobrança de falta de Baiano e quase marcou.

- O placar insistia em não sair do zero, e nem poderia ser diferente. Moreno, que substituiu Preto no Guarani, criou boa oportunidade aos 25 minutos, quando mandou um chute rente a trave de Fernando Prass. Outro suplente, desta vez o vascaíno Leo Gago, quase marcou em cobrança de falta, aos 42.

- Àquela altura, o Vasco também estava com Fumagalli no lugar de Jeferson. A única coisa que permanecia a mesma era a desorganização. Philippe Coutinho mais uma vez sumiu do jogo, e consequentemente o time sentiu a falta de inspiração de seu principal jogador.

- O Guarani, que parecia morto no jogo, deu o golpe final nos acréscimos. Roger recebeu cruzamento de Fabinho, dominou na área e completou pro gol. Foi o 5º gol do atacante na Série A, artilheiro da competição. Num jogo de baixíssimo nível técnico (e não só nesse caso, obviamente), a presença de um goleador faz toda a diferença. Resta saber se isso será suficiente para a manutenção da boa campanha dos paulistas.

- Do outro lado, o Vasco já começa a flertar com a zona de rebaixamento. Hoje, as arquibancadas de São Januário foram tomadas pelos gritos de ‘Ão ao ão, segunda divisão’. E nem poderia ser diferente. O fantasma de 2008 começa a ficar cada vez mais vivo na mente dos torcedores cruzmaltinos. Nesse quesito, o período de Copa do Mundo pode ser positivo para reorganizar o time, e iniciar uma arrancada na competição. Do jeito que está, o difícil é acreditar que o time tem condições para tanto.

Curtinha:

- No Olímpico, o meia Hugo foi o nome da vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG por 2 a 1. Com um gol em cada tempo, ele foi determinante para o time gaúcho chegar aos oito pontos, ocupando o 10º lugar. O Atlético, com seis, está na zona do rebaixamento, em 17º.