terça-feira, 17 de junho de 2008

Euro 2008: Itália vence o clássico e avança

Share |

Por Leonardo Martins


O chamado “grupo da morte” da Euro, o Grupo C, terminou na tarde desta 3ª feira com 2 jogos bons. A Itália, atual campeã mundial, venceu e está classificada, assim como a Holanda, que já havia assegurado a vaga anteriormente.

França 0x2 Itália

Em Zurique, aconteceu a reedição da final da Copa do Mundo de 2006 entre França e Itália. Assim como na Copa, as duas seleções fizeram um bom jogo. Melhor para os italianos que venceram os franceses por 2 a 0 e contaram com a vitória da Holanda sobre a Romênia para seguir adiante na Euro.

O jogo foi bom, mas para o azar da França, o craque Ribery saiu machucado aos 8 minutos, em seu lugar entrou Nasri. Após a contusão de Ribery, a Itália foi melhor em campo e criou mais chances de gol, mas Luca Toni estava com o pé descalibrado e não acertava o gol. Aos 28 minutos, o zagueiro improvisado Abidal cometeu pênalti sobre Toni e foi expulso. Pirlo bateu bem e fez o gol. Gol que já dava a classificação a Azzurra. Mesmo com o gol, a equipe da Bota prosseguia em busca do gol e os les Bleus acuados em seu campo e com um jogador a menos. Na segunda etapa, os franceses partiram para o tudo ou nada, mas faltava criatividade e os italianos seguravam o resultado com muita calma. O segundo gol, que praticamente selou a classificação italiana, veio aos 17 minutos. De Rossi bateu falta e a bola desviou em Henry, matando o goleiro Coupet. Depois do gol, a França sentiu que não conseguiria a vaga e diminuiu o ritmo, esperando o fim do jogo. Festa italiana na Suíça. O adversário da Itália na próxima fase vai ser conhecido do grupo D que tem sua rodada derradeira amanhã.

Holanda 2x0 Romênia

Em Berna, a Romênia só dependia de suas forças para seguir adiante e tinha boas chances, pois a Holanda entrou com o time reserva, poupando os titulares. Mas os reservas da Holanda mantiveram a Laranja com 100% de aproveitamento na competição e ainda ajudaram a Itália a se classificar, ao vencerem os romenos por 2 a 0. A Romênia nunca teve perto do gol que daria a classificação, pois o setor defensivo holandês estava atento e não dava chances ao time romeno e o ataque era mais eficiente e criava chances. Os gols holandeses saíram no 2º tempo com Huntelaar e Van Persie. Assim como a Itália, a Holanda conhece seu adversário na próxima fase amanhã com a definição da ordem dos classificados do Grupo D.

Pelo Grupo D, amanhã temos Suécia e Rússia disputando a última vaga as quartas-de-final da Euro e a Espanha enfrentando a Grécia para confirmar o 1º lugar na chave.

Euro 2008: Alemanha sofre, mas está classificada

Share |
Por Leonardo Martins

Na tarde desta 2ª feira definiu-se mais um grupo da Eurocopa, o Grupo B. Foram 2 jogos que definiram os 2 primeiros confrontos da próxima fase.

Áustria 0x1 Alemanha

Em Viena, os donos da casa sofreram a sua 2ª derrota e saíram da competição sem triunfar. Sorte da Alemanha que suou, mas passou para a próxima fase ao vencer por 1 a 0. Os Alemães fazem um jogaço contra Portugal nas quartas-de-final. O jogo foi muito equilibrado na parte defensiva, com os austríacos não dando muitos espaços a equipe germânica, mas o poder de ataque alemão falou mais alto e o gol veio com Ballack, em uma bela cobrança de falta. Os austríacos terminaram na lanterna do grupo ao lado da Polônia. A Alemanha terminou em 2º e por isso enfrenta a temida seleção portuguesa que terminou em 1º no grupo A, na próxima fase.

Croácia 1x0 Polônia

Em Klagenfurt, a Croácia manteve a boa fase na Euro e conquistou a 3ª vitória na competição. Os croatas venceram a Polônia por 1 a 0 e se classificaram em 1º lugar no grupo B. Enquanto, os poloneses terminaram a competição com apenas 1 ponto. As duas equipes realizaram um jogo aberto e com várias chances de marcar, mas quem marcou foi Klasnic, aos 9 minutos da 2ª etapa. A equipe croata enfrenta a Turquia nas quartas-de-final.

Hoje a Eurocopa continua com a definição do grupo C, o chamado “Grupo da Morte”. A já classificada Holanda enfrenta a Romênia, esta com boas chances de classificar. França e Itália fazem a reedição da final da Copa de 2006 e também tem chances de classificar.

Últimos resultados da Eurocopa

2ª Rodada

Grupo A
República Tcheca 1x3 Portugal
Suíça 1x2 Turquia

Grupo B
Croácia 2x0 Alemanha
Áustria 1x1 Polônia

Grupo C
Romênia 1x1 Itália
Holanda 4x1 França

Grupo D
Espanha 1x0 Suécia
Rússia 1x0 Grécia

3ª Rodada

Grupo A – Portugal e Turquia classificados
Suíça 2x0 Portugal
Turquia 3x2 República Checa