terça-feira, 17 de junho de 2008

Euro 2008: Itália vence o clássico e avança

Share |

Por Leonardo Martins


O chamado “grupo da morte” da Euro, o Grupo C, terminou na tarde desta 3ª feira com 2 jogos bons. A Itália, atual campeã mundial, venceu e está classificada, assim como a Holanda, que já havia assegurado a vaga anteriormente.

França 0x2 Itália

Em Zurique, aconteceu a reedição da final da Copa do Mundo de 2006 entre França e Itália. Assim como na Copa, as duas seleções fizeram um bom jogo. Melhor para os italianos que venceram os franceses por 2 a 0 e contaram com a vitória da Holanda sobre a Romênia para seguir adiante na Euro.

O jogo foi bom, mas para o azar da França, o craque Ribery saiu machucado aos 8 minutos, em seu lugar entrou Nasri. Após a contusão de Ribery, a Itália foi melhor em campo e criou mais chances de gol, mas Luca Toni estava com o pé descalibrado e não acertava o gol. Aos 28 minutos, o zagueiro improvisado Abidal cometeu pênalti sobre Toni e foi expulso. Pirlo bateu bem e fez o gol. Gol que já dava a classificação a Azzurra. Mesmo com o gol, a equipe da Bota prosseguia em busca do gol e os les Bleus acuados em seu campo e com um jogador a menos. Na segunda etapa, os franceses partiram para o tudo ou nada, mas faltava criatividade e os italianos seguravam o resultado com muita calma. O segundo gol, que praticamente selou a classificação italiana, veio aos 17 minutos. De Rossi bateu falta e a bola desviou em Henry, matando o goleiro Coupet. Depois do gol, a França sentiu que não conseguiria a vaga e diminuiu o ritmo, esperando o fim do jogo. Festa italiana na Suíça. O adversário da Itália na próxima fase vai ser conhecido do grupo D que tem sua rodada derradeira amanhã.

Holanda 2x0 Romênia

Em Berna, a Romênia só dependia de suas forças para seguir adiante e tinha boas chances, pois a Holanda entrou com o time reserva, poupando os titulares. Mas os reservas da Holanda mantiveram a Laranja com 100% de aproveitamento na competição e ainda ajudaram a Itália a se classificar, ao vencerem os romenos por 2 a 0. A Romênia nunca teve perto do gol que daria a classificação, pois o setor defensivo holandês estava atento e não dava chances ao time romeno e o ataque era mais eficiente e criava chances. Os gols holandeses saíram no 2º tempo com Huntelaar e Van Persie. Assim como a Itália, a Holanda conhece seu adversário na próxima fase amanhã com a definição da ordem dos classificados do Grupo D.

Pelo Grupo D, amanhã temos Suécia e Rússia disputando a última vaga as quartas-de-final da Euro e a Espanha enfrentando a Grécia para confirmar o 1º lugar na chave.

Nenhum comentário: