domingo, 29 de novembro de 2009

Palmeiras vence e ainda tem chance de título

Share |

Por Leonardo Martins

Depois de muito tempo, o Palmeiras voltou a jogar bem e a vencer no Palestra Itália. Com um grande público, a equipe palmeirense venceu o Galo por 3 a 1 e deixou a equipe alvinegra sem chances de Libertadores. O Porco ainda tem chances de título na última rodada.

O Palmeiras contava com a volta do maestro Cleiton Xavier, que ficou fora deste período de crise no time de Muricy. O técnico Celso Roth começou a partida sem Correa e Ricardinho, usando os 4 jogadores que se destacaram no ínicio da competição.

A volta do camisa 10 fez bem a equipe palmeirense e ele foi presenteado com o gol logo no primeiro minuto de jogo. Deyvid Sacconi cruzou e Cleiton apareceu na segunda trave para empurrar para o gol. Festa no Palestra e 1 a 0.

Mas a zaga palmeirense continuava falha e a sorte era que os atacantes atleticanos eram péssimos no jogo. Aos 8, Carlos Alberto apareceu livre na área e chutou para fora. Aos 11, o único atacante eficiente do Galo apareceu. Éder Luis meteu linda bola para Diego Tardelli tocar na saída de Marcos e empatar o jogo. Foi o 19° gol do atacante, artilheiro ao lado de Adriano.

O Porco era eficiente e contou com a sorte para desempatar o jogo. Aos 15, Vagner Love perdeu dividida para Carini, mas a bola voltou para o meio campo onde Diego Souza emendou um chute dali mesmo e a bola acabou encobrindo Werley e Carini. Um golaço que fez a torcida palmeirense delirar.

A partir daí, quem brilhou foi a estrela de Marcos, como um verdadeiro líder, o goleiro fez defesas sensacionais que estavam garantindo a vitória palmeirense. Éder Luís e Diego Tardelli exigiram boas defesas do pentacampeão.

Se Marcos estava garantindo a vitória, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi trataram de colocar mais tranqüilidade a vitória palmeirense. Em mais uma jogada do jovem Deyvid, Vagner Love pôs fim a um longo jejum de gols e marcou o terceiro do Palmeiras. A situação atleticana ficou mais complicada.

Para tentar melhorar a situação do galo, Celso Roth colocou Ricardinho e Correa nos lugares de Éder Luis e Márcio Araújo. Com isto Tardelli ficou isolado na frente e o segundo tempo foi péssimo para os atleticanos. O ritmo da equipe caiu muito.

Enquanto isso, o Palmeiras, vendo a fragilidade do Galo, se tranqüilizou e o jogo ficou muito ruim. A torcida só comemorava os gols do Goiás para cima do São Paulo, que lhe dava a terceira colocação.

O Galo teve um jogador expulso, Carlos Alberto, nos acréscimos e o sonho de voltar a Libertadores, que durante o campeonato foi tão presente, acabou. Já o Palmeiras ainda tem chances de título na última rodada.


São Paulo é derrotado pelo Goiás e praticamente dá adeus ao hepta

Share |

Por Gabriel Seixas

Nem o mais pessimista torcedor são-paulino esperava um domingo tão trágico. O time era líder até o início da rodada, e dependia apenas de si para garantir o heptacampeonato, e manter a hegemonia conquistada nos últimos anos. Mas tinha o Goiás no meio do caminho. O mesmo time que atrapalhou os planos do Flamengo, segurando um 0 a 0 em pleno Maracanã, dessa vez jogou a favor dos planos do rubro-negro, e fez sua parte: venceu por 4 a 2. Vitor, Rithelly, Fernandão e Léo Lima fizeram para o Goiás, enquanto Washington, duas vezes, fez para o São Paulo. O tricolor paulista não só perdeu a liderança, como caiu pasra o 4º lugar e corre risco de ficar fora até mesmo da Libertadores. É claro que as chances são mínimas, afinal, o time precisaria perder do rebaixado Sport em pleno Morumbi. Mas num Brasileirão tão surpreendente, tudo pode acontecer.

O São Paulo começou melhor, envolvendo o Goiás mesmo fora de casa. A primeira boa chance foi construída aos 8 minutos. Washington rolou para Hernanes, que chutou por cima do gol de Harlei com perigo. Com uma boa movimentação, o tricolor paulista logo abriu o placar, aos 15 minutos. Hernanes cobrou falta e Jorge Wagner desvou de cabeça, mas Harlei evitou o gol. Porém, na sobra, Washington estava esperto e mandou pras redes, dessa vez sem chances para o goleiro esmeraldino.

O time ganhou confiança, e com a liderança até então assegurada, continuou jogando melhor. Mas foi castigado seis minutos após o gol. Vitor aproveitou cruzamento rasteiro da esquerda, dominou, driblou Júnior César, e de canhota, chutou com força no canto de Rogério Ceni. Festa da torcida do Goiás, mas principalmente da torcida do Flamengo, que via seu time abrir o placar e assumir a liderança, que não saiu mais de suas mãos.

Pelo contrário. O Goiás continuou jogando solto, e ampliou aos 37 minutos. Iarley passou para Léo Lima, que deixou para Rithelly. O jovem volante esmeraldino entrou na área, e tocou na saída de Rogério Ceni para ampliar o jogo, e deixar o Goiás em vantagem no intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o panorama continuou o mesmo. Com o São Paulo partindo pra cima, mas sentindo a “ausência” de seu principal jogador, Hernanes, apagado em campo. Nos contra-ataques, o Goiás aproveitou para marcar o terceiro gol. Vitor invadiu pelo lado direito, e cruzou pra área. Fernandão, livre, escorou pras redes.

Mas os dois gols de vantagem duraram apenas quatro minutos. Com Marlos no lugar do zagueiro Rodrigo, o São Paulo descontou. Rafael Tolói, um dos destaques do Goiás no jogo, e uma das maiores revelações do torneio, perdeu bola para Hugo, que lançou Washington. O Coração Valente, livre na área, driblou Harlei e tocou pro gol.

Não havia tempo para cochilo. No minuto seguinte, o Goiás marcou mais um, retomando a ampla vantagem. Léo Lima recebeu na esquerda, cortou a marcação, e da meia-lua, chutou rasante no canto esquerdo de Rogério, marcando 4 a 2 no placar.

No desespero, o São Paulo se lançou de vez a frente, afinal, não havia mais nada a perder (mesmo porque praticamente tudo já estava perdido). Quem conseguiu assustar foi Washington, que só não marcou seu terceiro gol no jogo porque Harlei fez grande defesa. E com a derrota, o São Paulo despencou do 1º para o 4º lugar, vendo suas chances de título praticamente nulas. Contudo, ao menos a Libertadores está próxima: basta um empate contra o Sport, em casa, na última rodada. Mas como o objetivo é ficar entre os três primeiros, para fugir da Pré-Libertadores, precisa vencer e torcer por um tropeço de pelo menos um dos concorrentes (Palmeiras, Internacional ou Flamengo). O Goiás se garantiu na Sul-Americana do ano que vem, e agora só cumpre tabela.