sexta-feira, 12 de junho de 2009

Falta 1 ano para a África abrir as portas

Share |

Por Leonardo Martins


Daqui a um ano acontecerá a abertura da Copa do Mundo de 2010. Será uma copa inédita, já que a África receberá o mundo do futebol pela primeira vez na África do Sul. Os preparativos no país seguem a todo vapor.

A África do Sul está vivendo uma grande recessão econômica, são 22% de desempregados, um número grande entre as nações emergentes. Servindo como parâmetro, o Brasil tem 9% de desempregados. Por isto, os sul-africanos vêem a realização do mundial como uma oportunidade de sair desta crise, pois devem ser criados vários postos de emprego.

Alguns empregos já foram criados em virtude da Copa das Confederações que será disputado a partir deste domingo no país, um evento teste para a Copa. Alguns estádios estão prontos para a disputa do torneio e os torcedores animados para sentir o gostinho de Copa. Mas outros estádios estão em fase final de construção/reforma, dentre eles o Soccer City, em Johanesburgo, o maior da Copa e que será o palco da abertura e da final do mundial.

A Copa da África do Sul promete ser uma das mais alegres da história, pois o povo Africano faz uma festa linda no quesito jogo de futebol. Enfim, o mundo do futebol estará ligado em mais uma Copa do Mundo.

Copa das Confederações

Como disse anteriormente, a Copa das Confederações começa neste domingo com 8 seleções dos 6 continentes, cada um representando o seu continente, mais a anfitriã do torneio e a atual campeã mundial, no caso, África do Sul e Itália, respectivamente.

As grandes atrações da competição são o trio, Itália, campeã mundial na Alemanha em 2006, Brasil, campeão da América em 2007, e Espanha, campeã da Europa em 2008. Estas três seleções devem brigar pelo título da Competição.

Quanto a Seleção Brasileira, o técnico Dunga, agora com mais tranqüilidade para trabalhar sem as pressões de antes, espera fazer um papel bonito na competição e ter a oportunidade de conhecer mais de perto o grupo que provavelmente voltará a África no ano que vem para a disputa da Copa.

A Copa das Confederações terá cobertura completa do Esporte é Vida e os grupos da competição são:

Grupo A
África do Sul – país-sede
Espanha – Campeã da Eurocopa em 2008
Iraque – Campeão da Copa da Ásia em 2008
Nova Zelândia – Campeã da Copa da Oceania em 2008

Grupo B
Brasil – Campeão da Copa América em 2007
Itália – Campeã Mundial em 2006
Estados Unidos – Campeão da Copa Ouro 2007
Egito – Campeão da Copa da África 2008

Primeira rodada (Horário de Brasília)

Grupo A – 14/06
11h – África do Sul x Iraque
15h30 – Espanha x Nova Zelândia

Grupo B – 15/06
11h – Brasil x Egito
15h30 – Itália x Estados Unidos