
Quando Neymar surgiu em 2009,
todos apostaram nele como uma joia rara para o futuro, o que poucos apostaram é
que nascia uma grande estrela do showbizz. De fato, Neymar, com seu carisma e
seu talento nos gramados, se tornou uma estrela do Brasil, tanto do lado
futebolístico como do lado marqueteiro. Tudo que se associa ao jogador vira
sucesso.
Em 2011, em meio a uma onda de
propostas tentadoras dos maiores clubes do mundo, o jovem surpreendeu ao mundo
quando afirmou que ficaria em nosso futebol até a Copa de 2014. Mas é claro que
isso não foi de graça, rendeu ao jogador do Santos um aumento gordo em seus
vencimentos, vindos de patrocínios e o próprio salário do clube peixeiro.
Os patrocínios, cada vez
maiores, colocam Neymar como o maior garoto propaganda da publicidade
brasileira e fazem com que os vencimentos chegam a bagatela de 3 milhões de
reais por mês, colocando o jogador entre os 10 mais bem pagos do mundo. Quem se
associa ao jogador, acaba vendendo bem, pois é um dos jogadores mais
carismáticos entre os jovens.
Além disto, não é só as marcas
que ganham com Neymar, o próprio Santos tem um retorno financeiro e técnico com
o seu craque. Em 2010, segundo a consultoria BDO, o Santos teve um retorno de
29 milhões de reais com patrocínios graças a uma campanha forte de marketing
que tem em Neymar sua principal estrela. E mais, o time Santista já conseguiu
com seu camisa 11, dois Paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores, um
retorno também técnico.
Por estes motivos, Neymar se
torna, cada dia mais, o garoto de ouro do futebol brasileiro, é um modelo a ser
seguido por outros clubes do Brasil para não dependerem de outros fatores para
se sustentar.