sexta-feira, 19 de junho de 2009

Wimbledon 2009

Share |

Por Leonardo Martins


Nesta segunda-feira começa o tradicional torneio de Wimbledon, o 3º Grand Slam da temporada do tênis,(lembrando que Grand Slam é o conjunto dos 4 principais torneios da temporada). Os principais tenistas do mundo pisarão nas famosas quadras de grama do All English Tennis Club, nos arredores de Londres.

O torneio já tem uma grande perda antes de começar. O atual campeão e numero 1 do mundo, Rafael Nadal, o tenista espanhol desistiu de defender o título por conta de uma contusão no joelho direito, que vem incomodando desde a derrota em Roland Garros. Sem nadal, fica aberto o caminho para o sexto título de Roger Federer na grama inglesa e se conseguir, o suíço poderá voltar a liderança do ranking.

Mas outros tenistas estão de olho no título da grama inglesa, como o favorito da torcida, o britânico Andy Murray, número 3 do mundo, e o sérvio Novak Djokovic. Teremos o brasileiro Thiago Alves, que herdou a vaga de Nadal.

Na chave feminina, não temos nenhuma grande perda, então a briga será boa pelo título. Todas querendo impedir o tricampeonato da americana Vênus Williams, a maior adversária é a sua irmã Serena Williams. Mas tem a número 1, Dinara Safina, vem querendo ganhar após o segundo vice seguido em Roland Garros.

Toda a cobertura de Wimbledon você terá no Esporte é Vida com textos diários.

Show celeste no Morumbi

Share |

Por Leonardo Martins


Pelo quarto ano seguido o São Paulo é eliminado por uma equipe brasileira da Libertadores. Desta vez, a equipe paulista perdeu em casa a vaga as semifinais, precisava de um a zero para se classificar. Do outro lado, tinha um Cruzeiro que estava inspirado e deu uma aula de futebol, resultado disto: vitória azul no Morumbi por 2 a 0 e vaga as semifinais garantida.

O Cruzeiro entrou com o que tinha de melhor, já que o volante Fabrício se machucou na véspera do jogo, em seu lugar entrou Elicarlos. O São Paulo também colocou o que tinha de melhor, com o trio Marlos, Borges e Washington tentando fazer o gol que dava a classificação a equipe da casa.

No apoio da torcida (52 mil pagantes), o Tricolor começou em cima da Raposa, mas tinha um problema serissímo, a insistência excessiva no jogo aéreo, o que facilitava o jogo do time azul, não tinha outra opção de jogadas. O Cruzeiro, por sua vez, tranqüilizou as ações e dominava o jogo, jogando nas características do time, tocando a bola e envolvendo o time

A equipe azul criou as melhores chances da 1ª etapa. Aos 23, Wellington Paulista subiu sozinho, porem, cabeceou para fora. Aos 26, Kleber chutou de canhota e obrigou Denis a fazer uma boa defesa. Já o São Paulo penava para vencer a marcação do time de Adilson Batista. O goleiro cruzeirense só tinha trabalho para cortar os cruzamentos dos laterais tricolores. A melhor chance são-paulina no jogo aconteceu aos 36, quando Júnior César chutou, Borges quase desviou e Fábio defendeu com tranqüilidade.

Kleber, mais uma vez, era caçado em campo pelo time tricolor e recebia muitas faltas. O tricolor teve um jogador a menos desde os 43 minutos do 1° tempo. Eduardo Costa acertou Jonathan e, como já tinha amarelo por sequência de faltas em Kleber, recebeu o vermelho, prejudicando mais ainda a equipe paulista.

Como precisava do gol, Muricy resolveu colocar mais ofensividade no time. Dagoberto e Hernanes nos lugares de Washington e Júnior César, isto no intervalo. O domínio azul aumentou na segunda etapa, extremamente nervoso, o time paulista continuava abusando das inócuas bolas aéreas. Enquanto isso, a equipe azul de Minas tocava a bola com tranqüilidade e estava próxima do gol. Wellington Paulista não achou a bola em cruzamento de Gérson Magrão.

Mas aos 21, o criticado por ser “protegido” do técnico Adilson Batista, Henrique, calou os seus críticos ao pegar um chute de rara beleza que foi no ângulo de Denis, calando, também, o Morumbi. 1 a 0 Cruzeiro e agora o Tricolor precisava virar o jogo para levar a disputa aos pênaltis.

Porém, era o time mineiro que estava mais próximo do segundo do que levar o empate, Thiago Heleno, Jancarlos e Bernardo entraram e o show azul continuava. Bernardo chutou e André Dias cortou com a mão. Resultado, pênalti e expulsão. Na cobrança, o gladiador Kleber bateu bem e colocou o time azul nas semifinais da competição.

Final de jogo e a pequena torcida azul que estava no Morumbi fez festa no estádio e gritou olé nos toques de bola cruzeirenses.
Na semifinal, o Cruzeiro pega o Grêmio no confronto brasileiro que irá colocar na final pelo quinto ano seguido uma equipe brasileira. O primeiro jogo acontece na semana que vem no Mineirão.

Outro jogo

Estudiantes-ARG 1x0 Defensor-URU

O Estudiantes repetiu o placar do jogo de ida e passou as semifinais da Libertadores para enfrentar outra equipe uruguaia, o Nacional. O gol da vitória sobre o Defensor foi marcado por Benitez.

O primeiro jogo entre argentinos e uruguaios acontece na próxima semana em La Plata.
- Acaba a Era Muricy Ramalho no São Paulo
A derrota para o Cruzeiro decretou o final da Era Muricy Ramalho no Tricolor. O treinador foi demitido na noite desta sexta-feira pelo presidente do clube, Juvenal Juvêncio. Muricy estava no clube desde 2006 e neste período conquistou 3 títulos brasileiros, mas foi eliminado 4 vezes por clubes brasileiros na Libertadores. A pressão após os últimos resultados era grande e a diretoria são-paulina decidiu mudar o comando da equipe.