segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Giro esportivo no final de semana

Share |
Por Leonardo Martins

A partir desta semana no Blog Esporte é Vida, traremos esta coluna semanal, contando os principais lances do mundo do esporte no final de semana. Mas quando pintar algum acontecimento maior, escreveremos sobre esse acontecimento

Fórmula 1

Ontem foi disputado o Grande Prêmio da Itália em Monza. Quem mandou no quintal da Ferrari foi a McLaren. O espanhol Fernando Alonso ganhou a corrida sem grandes dificuldades e encostou no líder Hamilton no Campeonato. Hamilton chegou em segundo, em 3º ficou o Ferrarista Raikkonen. O brasileiro Felipe Massa abandonou a corrida com problemas na suspensão e praticamente deu adeus ao título. O outro brasileiro, Rubens Barrichello terminou em 10o.

É campeão...

A Seleção masculina de vôlei se sagrou campeã sul-americana pela 26ª vez na história. Jogando com o time titular, a equipe de Bernardinho derrotou os hermanos argentinos por 3 sets a 0 (25/15, 25/17 e 39/37), foi o 20º titulo desde que Bernardinho assumiu a seleção masculina. O título deste domingo garantiu ao Brasil, uma vaga na Copa do Mundo em novembro no Japão, competição que dá 3 vagas para as Olimpíadas.

Homem mais rápido do mundo

O jamaicano Asafa Powell bateu o recorde mundial dos 100m rasos. Asafa, que era o atual recordista ao lado do americano Justin Gatlin com 9s77. O Jamaicano conseguiu abaixar em 3 centésimos a marca. O feito foi conseguido durante as eliminatórias do Meeting de Rieti na Itália. Na final, Asafa fatura o título com 9s78.

É campeão... – 2

O escocês Dário Franchitti faturou, neste domingo, o título da temporada 2007 da IRL, no circuito de Chicago. O escocês venceu a prova na linha de chegada e venceu o campeonato. O brasileiro Tony Kanaan, que disputava o título, teve problemas e chegou só em 6º lugar.

Mais um título para Federer e Henin

Está ficando sem graça. O suíço Roger Federer ganhou, neste domingo, pela 4ª vez consecutiva o Aberto dos Estados Unidos, o último Grand Slam da temporada. O número um do mundo derrotou na final o bom tenista sérvio, Novak Djokovic, por 3 sets a 0 (7/6. 7/6 e 6/4). Com o resultado, o suíço consolida sua liderança no ranking. No sábado, a belga Justin Henin ganhou o torneio feminino com uma vitória sobre a americana Vênus Williams por 2 sets a 0 e, assim como o suíço, continua como 1ª do ranking mundial.

Paraná vence Corinthians em Curitiba

Share |

Por Daniel Castro


O Paraná venceu o Corinthians por 1 a 0, na Vila Capanema. A evolução da equipe paranista foi visível, após Lori Sandri realizar uma série de alterações na equipe que vinha começando como titular. Com um meio-campo formado por Araújo, Rafael Muçamba, Batista, Everton e Paulo Rodrigues, o Paraná tomou conta do jogo, e o Corinthians não deu conta de marcar as ações ofensivas do adversário. Com os zagueiros atrapalhados e Vampeta perdido, a equipe paulista deu forças para o tricolor sair da zona de rebaixamento.

As chances de gol não foram muito freqüentes, embora Felipe, goleirão do Corinthians, tenha trabalhado algumas vezes. A equipe paulista perdeu as poucas chances que criou com Lulinha e Finazzi. Após o gol, em cobrança de pênalti batido pelo artilheiro Josiel, aos 24 do primeiro tempo, a equipe da casa ainda teve algumas boas chances no contra-ataque.
Ao fim da partida, sentimento de alívio dos torcedores paranistas e de nova preocupação dos torcedores corintianos.

Próxima rodada:

Corinthians x Botafogo
Sport x Paraná

Palmeiras derrota Goiás e volta ao G-4 do Brasileiro

Share |

Por Saimon Nouh


Depois de uma série negativa, onde ficou três jogos sem vencer, o Palmeiras estreou sua nova camisa e se recuperou na noite deste domingo, no Parque Antarctica, e está de volta ao G-4 do Campeonato Brasileiro. Com grande atuação de Edmundo, o time do palestra venceu o Goiás por 2 a 0, aumentando a crise do clube goiano, que pode ter o técnico Paulo Bonamigo demitido a qualquer momento.

A equipe comandada por Caio Júnior vinha de derrotas para São Paulo (1x0) e Cruzeiro (5x0) e empate com o Botafogo (1x1), que haviam a afastado da zona de classificação à Copa Libertadores. Com o triunfo, o clube paulista atinge os 40 pontos e assume o quarto lugar, ultrapassando o Vasco que perdeu para o líder São Paulo por 2x0 no sábado. Dessa maneira, a equipe de São Paulo começa bem uma fase considerada, na teoria, mais fácil pelo brasileiro. Depois de Goiás, o time encara Atlético-PR (Fora), Corinthians (Casa), América-RN (Fora) e Náutico (Casa). Todos esses clubes estão na parte de baixo da tabela e brigam para não cair. A diretoria espera que o verdão consiga fazer pelo menos 10 pontos, e que só perca dois contra o Atlético-PR na Arena da Baixada em Curitiba.

Já o Goiás permanece com 33 pontos e com a derrota, fica no décimo lugar e deixa o treinador Paulo Bonamigo ainda mais ameaçado no cargo, embora ele tenha sido mantido após o confronto pelo presidente Pedro Goulart. O resultado ainda comprova a ineficiência dos esmeraldinos longe do Serra Dourada. Fora de seus domínios o Goiás tem três vitórias e agora com essa de domingo, dez derrotas. Um aproveitamento apenas de 23,1%. Muito pouco para um time que fez boas campanhas nas ultimas temporadas.


Na estréia de sua nova camisa, com uma cor de verde fluorescente, o Palmeiras começou o jogo "aceso" e não demorou a pressionar o adversário. Mesmo sem Valdivia, principal jogador do time, o clube da casa criou boas chances e levou poucos sustos durante a etapa inicial. Estes, principalmente em jogadas de contra-ataque ou bola parada, geralmente com Paulo Baier, ex-jogador do Palmeiras e camisa dez do Goiás. Dessa forma, o gol palmeirense saiu ainda no primeiro tempo, mais precisamente aos 31min. Makelele fez boa jogada e na hora do chute foi travado. A bola sobrou para Francis que bateu para o gol e fez 1x0. Os goianos reclamaram muito. Principalmente o goleiro Harlei que reclamou de duas irregularidades no gol: a primeira que Edmundo estava impedido e a segunda de que Edmundo atrapalhou Harlei que não pode ir na bola. Edmundo retrucou no intervalo dizendo que isso era o juiz quem tinha que interpretar.

Na etapa final de jogo, o Goiás chegou muito ao ataque, sempre com Paulo Baier. Mas o Palmeiras praticamente matou o jogo aos 6min. O goleiro Diego Cavalieri deu um balão na bola que foi parar no campo de ataque do Palmeiras. O lance parecia não dar em nada. Mas Edmundo com um lindo toque na bola, roubou a bola de Cléber Gaúcho e com consciência rolou para Caio que só tocou para o gol. Muita festa dos 18675 torcedores que compareceram ao Palestra Itália.

Na próxima rodada, Palmeiras e Goiás voltam a campo apenas no próximo fim de semana. No sábado, às 18h10, o clube Goiano recebe o Náutico no Serra Dourada, em Goiânia. No domingo, às 16h, o time paulista visita o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba.