sábado, 21 de junho de 2008

Turquia consegue outro milagre e chega as semifinais

Share |

Por Leonardo Martins

A Turquia está sendo a surpresa da Euro, pois consegue reverter jogos, praticamente, perdidos. Ontem, em Viena, os turcos novamente conseguiram outro milagre ao levar um gol da Croácia aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação e empatar aos 16, levando a decisão da vaga aos pênaltis. Nos pênaltis, os turcos venceram por 3 a 1 e chegaram as semifinais para enfrentar os alemães.

A Turquia, que entrou desfalcada do brasileiro naturalizado Mehmet Aurélio e do goleiro Volkan (suspensos), começou o jogo tentando pressionar, valorizando a posse de bola. A Croácia, no entanto, não demorou a mostrar por que venceu os três jogos de seu grupo na primeira fase. Primeiro, após boa jogada de linha de fundo de Rakitic pelo lado esquerdo, Hakan tirou a bola dos pés de Srna justamente quando o croata ia marcar, na entrada da pequena área. Aos 18 minutos, foi a vez de Olic, sozinho, perder o gol mais feito da Eurocopa ao escorar a bola no travessão, após lindo passe de Modric. Srna ainda pegou a sobra, mas mandou para fora. A partir daí, a Croácia diminuiu seu ímpeto, e o jogo ficou mais morno. A Turquia ameaçou apenas em chutes de longe no primeiro tempo, principalmente com Altintop e Topal. Por fim, as equipes foram para o descanso com o placar sem gols.

Depois do intervalo, o panorama não mudou muito. A Croácia seguiu levemente melhor. Logo aos três minutos, Olic aproveitou lambança da zaga turca e concluiu em gol duas vezes seguidas, mas não conseguiu mandar a bola para dentro. A Turquia tratou de cozinhar novamente a partida, e o segundo tempo se arrastou até perto do fim quase sem chances. As melhores, por sinal, foram mesmo da Croácia. Srna, de falta, obrigou Rustu a fazer grande defesa. Aos 44, Olic teve mais uma chance quase na pequena área, mas concluiu em cima do goleiro turco.


Na prorrogação, a Turquia demonstrou ter um pouco mais de pernas do que a Croácia e, mesmo sem apresentar nenhuma mudança drástica, subiu de produção. Comendo pelas beiradas, a equipe vermelha passou a criar suas chances. A melhor delas foi aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Tuncay arrumou espaço na entrada da área e soltou a bomba rasteira. A bola passou muito perto da trave direita do goleiro croata Pletikosa. O segundo tempo da prorrogação foi arrastado. As duas seleções pareciam estar satisfeitas com o empate mas, a dois minutos do fim, o goleiro Rustu deu a chance que a Croácia precisava. O goleiro saiu do gol rente à linha de fundo, pelo lado direito da área, mas chegou atrasado, depois de Modric. O meia croata cruzou para Klasnic testar para a rede. Os jogadores da Croácia já pediam o apito final mas, nos acréscimos, após chutão de Rustu quase de uma área para a outra, a bola sobrou para Semih. O atacante encheu o pé e acertou o ângulo de Pletikosa para, assim, levar a decisão para os pênaltis.

Destruída psicologicamente, a Croácia entregou o jogo de bandeja nos pênaltis. Modric e Rakitic chutaram para fora suas cobranças, enquanto Petric teve sua penalidade defendida por Rustu. Final 3 a 1, e festa turca.