quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Show do Brasileirão – 28/07/11

Share |

Hoje, já falei do jogaço entre Flamengo e Santos em um texto especial no Esporte é Vida. Mas a rodada também teve outros jogos interessantes, além do jogo antecipado entre Corinthians e Internacional que rolou a duas semanas com vitória corintiana por 1 a 0.

Atlético-GO 2x0 Cruzeiro

O Atlético conseguiu uma importante vitória em Goiânia sobre o embalado Cruzeiro por 2 a 0. Foi o primeiro triunfo do Dragão em oito jogos e o resultado fez com que o clube saísse do Z-4. O Cruzeiro foi apático em campo e deu espaço para os goianos marcassem. Os gols da partida saíram com Felipe, um em cada tempo.

Atlético-MG 1x0 Fluminense

O outro Atlético também se recuperou no Campeonato ao derrotar o Fluminense pelo placar mínimo. O Galo se livrou, por enquanto, da ameaça de entrar no Z-4, mas realizou um jogo fraco. O estreante André fez o gol da vitória atleticana em Ipatinga. O Flu está no meio da tabela.

Botafogo 2x1 Avaí

O Botafogo tomou um susto, mas voltou a ganhar após 4 jogos e livrou de perigo o treinador Caio Júnior. A vitória por 2 a 1, de virada, encostou o Fogão no G-4 e o Avaí continua na penúltima posição. Dirceu abriu o placar para os catarinenses, mas Herrera e Maicosuel viraram para os cariocas. Os três gols no primeiro tempo de jogo.

Grêmio 1x1 América

O América foi a Porto Alegre e arrancou um bom empate em um gol com o Grêmio. O resultado foi ruim para o Grêmio, que continua próximo ao Z-4, e o América continua no Z-4 Willian Rocha abriu o placar para o Coelho no primeiro tempo e Miralles, no segundo, empatou para o Tricolor.

Coritiba 3x4 São Paulo

Não teve a mesma intensidade que o jogo da Vila Belmiro, mas Coritiba e São Paulo realizaram um jogo muito bom em Curitiba. Melhor para o Tricolor que se aproximou um pouco do líder Corinthians e o Coxa está na parte de baixo da tabela. O São Paulo fez 4 a 0 com Carlinhos Paraíba, Dagoberto e Juan, no primeiro tempo, e Lucas em um golaço por cobertura,  no segundo tempo. O Coxa reagiu com dois gols de Bill e Rafinha, mas não chegou ao empate.

Figueirense 0x1 Palmeiras

O Palmeiras foi a Florianópolis e conseguiu a primeira vitória fora de casa ao derrotar o Figueirense pelo placar mínimo. O Palmeiras voltou ao G-4 com esse triunfo. Já o Figueira amarga o 5º jogo sem vitórias. O gol da vitória verde saiu com Maurício Ramos já no fim de jogo.

Vasco 1x1 Bahia

Vasco e Bahia realizaram jogo emocionante que só foi decidido no último lance do jogo e o empate em um gol foi um premio para o time carioca, pois dominou o jogo todo e só não saiu com a vitória porque errou muitas chances de gols. O Bahia, com o resultado, saiu do Z-4 e o Vasco poderia continuar no G-4, mas está próximo dela. Os visitantes fizeram com Reinaldo no inicio de jogo, mas, depois de muita pressão, Elton empatou no último minuto de jogo.

Ceará 2x1 Atlético-PR

Mais um jogo definido nos últimos minutos foi a vitória do Ceará sobre o lanterna Atlético-PR por 2 a 1. O Ceará faz uma boa campanha e encostou no G-4 em nono lugar. O baixinho Madson, em um belo chute de longe, abriu o placar para o Furacão. Mas Marcelo Nicácio, que entrou no segundo tempo, foi o herói da vitória do Vovô ao marcar os dois gols da virada.

O jogo do ano

Share |

As rodadas do Brasileiro estão sendo cobertas por este blogueiro por um texto a cada rodada resumindo os jogos do Campeonato. Porém, nesta rodada, abrirei uma exceção e trago um jogo espetacular, sensacional, maravilhoso, um dos melhores que vi em minha vida. Enfim, não tem palavras para descrever o jogo feito por Santos e Flamengo na Vila Belmiro.

O jogo era o mais esperado da rodada, pois reunia uma constelação de estrelas e dois bons times. De um lado, o Santos, Campeão da Libertadores, e fazendo a estreia de Neymar, Ganso e Elano no Campeonato, do outro, o Flamengo com a dupla Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Foi um jogo épico que terminou com um placar incomum, 5 a 4 para o Rubro-Negro, que se aproxima um pouco do Corinthians.

As duas equipes iniciaram o jogo parecidas na armação da equipe. Do lado santista, uma escalação ousada com, praticamente, três meias, Ganso, Elano e o ex-flamenguista Ibson, que fizera sua estreia no Santos, abastecendo o ataque infernal composto por Neymar e Borges, que fizeram a primeira partida juntos. Do lado flamenguista, as esperanças estavam depositadas em Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, este jogando como atacante ao lado do irregular Deivid.

Dado este panorama, o jogo só poderia ser bom. As duas equipes iniciaram o jogo com muita vontade de atacar e pouca consistência defensiva. Neymar, de um lado, e Ronaldinho, do outro, dois dos maiores artistas da bola que o mundo já viu, eram os comandantes do espetáculo. Mas o Santos, como mandante, foi primeiro para cima e o primeiro gol surgiu logo aos quatro minutos de jogo. Elano deu um passe primoroso para o matador Borges tocar na saída de Felipe, estava aberta a chuva de gols.

Ronaldinho mostrou que poderia voltar a ser aquele Ronaldinho que encantou o mundo no Barcelona e driblou Edu Dracena e chutou no canto, exigindo boa defesa de Rafael. O Santos continuava melhor em campo e ampliou o marcador com, novamente, Borges, desta vez, com Neymar começando a jogada. Aos 16, o jovem craque fez boa jogada e chutou para a defesa de Felipe, a bola voltou para o camisa 11 que deu passe de puxeta e o matador fez o segundo gol santista.

Faltava o gol do atacante da seleção e ele veio em mais uma obra-prima feita pelo jovem. Aos 26, Neymar iniciou bela jogada, tabelou com Borges, passou por três rubro-negros e deu um leve toque por cima de Felipe. Um belo gol para coroar a primeira parte da partida e os 3 a 0 já era algo inimaginável, mas era só o inicio de acontecimentos especiais do jogo. O Flamengo ainda perdeu um gol inacreditável com Deivid que errou debaixo das traves

Antes da reação flamenguista, Ronaldinho Gaúcho ainda exigiu outra defesa de Rafael. O próprio Ronnie que iniciou a grande reação flamenguista. Aos 28, Leo Moura cruzou, Rafael falhou e o craque flamenguista escorou para o fundo das redes, era o primeiro gol flamenguista. Na sequência, foi a vez de Luis Antonio cruzar para a cabeçada de Thiago Neves, diminuindo o placar para 3 a 2 Santos.

O jogo estava a mil por hora e na sequencia do gol flamenguista, a equipe peixeira teve a chance para ampliar o marcador. Neymar, sempre ele, ia ganhando de Willians que foi obrigado a fazer o penal. E na cobrança, foi Elano tentar se redimir do penalti perdido na Copa América, mas fez pior, deu uma horrenda cavadinha, praticamente, recuando a bola para Felipe defender. O goleiro rubro-negro ainda tirou onda e fez embaixadinhas depois da defesa.

Na base do ditado “Quem não faz, leva”, o Flamengo chegou ao improvável empate aos 33. Ronaldinho Gaúcho cobrou escanteio e Deivid se redimiu do gol inacreditável que perdeu e testou para o gol. Um sensacional jogo com seis gols em meia hora. Nos últimos minutos da etapa, o jogo esfriou um pouco, mas nem precisava continuar naquele ritmo, já bastava para ser o jogo do ano.

Veio o intervalo e a segunda etapa. E quem achava que o jogo ia mornar na segunda etapa se enganou, pois o jogo continuou a mil por hora. O Fla era melhor, mas Neymar voltou a aprontar e colocou o peixe na frente. O jovem puxou rápido contra-ataque, driblou Wellinton e chutou com classe para vencer Felipe. 4 a 3.

A partir daí, quem brilhou mais foi o Fla e Ronaldinho, como um maestro, comandou a equipe rumo a virada e foi o dono dela. O ex-10 da seleção fez boa jogada e sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, o atacante fez magia ao colocar por debaixo da barreira e marcar um belo gol. 4 a 4 e um jogo imprevisível.

O jogo permanecia elétrico e com os craques Neymar e Ronnie desequilibrando. Neymar sofria com a marcação eficiente de Willians, que o anulou após o seu gol. Mas quem jogava livre era o craque rubro-negro e o time chegou a improvável virada. Thiago Neves se livrou da marcação santista e achou o Mágico que com um toque, tirou de Rafael e fez o quinto gol flamenguista. 5 a 4. O Santos, a essa altura do jogo, já não tinha forças para reagir e esta foi a história do jogo do ano no Brasil, um dos melhores do ano no futebol mundial.

Um jogo que emocionou a todos que assistiu. O jogo valeu a manutenção da invencibilidade do Flamengo no Campeonato Brasileiro e está em terceiro lugar.