sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brasil perde a chance do penta nos pênaltis

Share |

Por Leonardo Martins


O Brasil se manteve melhor o jogo todo, desde o início, a Seleção impôs um ritmo forte aos ganeses, mas a falta de pontaria e a individualidade de alguns jogadores atrapalhavam a equipe. Alex Teixeira, Dalton e Giuliano erraram boas chances. A equipe africana respeitava a equipe brasileira.

As coisas pareciam que ia facilitar o título brasileiro quando Alex Teixeira sofreu falta violenta de Addo, aos 36 da primeira etapa. O ganês foi expulso direto. A Seleção tinha uma boa marcação, mas faltava finalizações. Douglas tentou e Agyei defendeu. O lateral sentiu uma contusão e foi substituído por Wellington Júnior. O jogo foi fraco no 1º tempo.

Na segunda etapa, o panorama do jogo não se alterou. O Brasil continuou dominando, mas os problemas de individualidade também continuaram. A Seleção de Gana, com um a menos, segurava o empate e tentava encaixar alguns contra-ataques, mas sem sucesso. Douglas Costa entrou no lugar de Ganso e deu novo sangue aos canarinhos. Na melhor chance do tempo normal, Douglas cruzou e Alan Kardec cabeceou livre para fora. Levando o técnico Rogério Lourenço ao desespero.

Rogério não queria levar o jogo a prorrogação, tanto que tirou o volante Renan para colocar o atacante Maicon. Alan Kardec voltou a errar um gol claro. Gana chegou em um chute de longe que Rafael defendeu. No fim do tempo normal, Gana era pra ter tido outro jogador expulso quando Ayew entrou criminosamente no tornozelo de Rafael Toloi, mas o árbitro não deu nada. Toloi continuou com dificuldades no jogo, correndo risco de se contundir mais ainda.

Na prorrogação, o Brasil continuava errando chances claras. No início, Maicon recebeu livre na área e chutou para a grande defesa de Agyei. Gana fora mais para o ataque, mas não obteve sucesso. Depois de 120 minutos de bola rolando, o Mundial foi decidido nos pênaltis.

Na disputa de pênaltis, o Brasil teve seu goleiro Rafael defendendo duas cobranças, mas os cariocas, Souza, Maicon e Alex Teixeira deram o título aos africanos, desperdiçando suas cobranças.

Foi o 1º título do futebol africano no mundial sub-20. A Hungria completou o pódio ao vencer a decisão do 3º lugar contra a Costa Rica.

O Mundial Sub-20 volta em 2011 quando será disputado na Colômbia.