sexta-feira, 3 de abril de 2009

Seleção Brasileira massacra o Peru e assume a vice-liderança das Eliminatórias

Share |

Por Fernando Murilo


Com uma atuação defensiva impecável, a seleção do técnico Gaúcho Dunga abateu o satisfatoriamente a seleção peruana por 3 a 0, acabando com o jejum de vitórias da seleção nas eliminatórias.

Antes, do jogo em si, teremos a já conhecida análise tática da partida. A proposta da equipe do técnico Dunga era, senão pouco ousada, bastante eficiente em um combate de meio-campo. Com uma defesa sólida de 4 zagueiros, composta por Daniel Alves, Lúcio, Luisão e Kléber (que substituiu Marcelo por lesão no músculo adutor da coxa), o técnico brasileiro manteve a pegada do jogo na altitude de Quito com 3 volantes (Gilberto Silva, Felipe Melo e Elano). O ataque foi o mesmo da parca exibição anterior, com Robinho de segundo-atacante e Luís Fabiano comandando as ações ofensivas.

Já pelo lado da seleção peruana, o técnico optou por colocar uma equipe equilibrada, num 4-4-2 clássico, onde o La Rosa e Solano comandavam as ações do meio-campo, sendo o último principal destaque desta seleção.

Com o começo da partida, o que se viu foi uma seleção diferente da última exibição. O time canarinho, sempre querendo suplantar as críticas causadas pelo jogo anterior entrou “ligado” em campo, com um forte poder de marcação, e com ótimas triangulações pelo lado direito, onde ora Kaká ora Robinho juntavam-se ao Elano e ao Daniel Alves para dar consistência a um lado que em muitas outras partidas possuía apenas o isolado e esforçado Maicon. Gilberto Silva e Felipe Melo ditavam o poder de marcação, não deixando o meio-campo peruano criar alguma ação ofensiva. De registro importante do ataque da seleção visitante, apenas um vacilo rápido da seleção, que deixou o miolo de zaga transparecer um buraco, mas o atacante não aproveitou a oportunidade.

Logo nos primeiros 15 minutos, o fim de temporada européia faz uma nova vítima na seleção canarinho: o zagueiro Luisão, que não fez uma boa partida em Quito e não vinha efetuando uma exibição consistente, cai sentado em campo sentindo forte dor na coxa esquerda. Isso nada mais é senão o reflexo de excessivas partidas pelas quais os jogadores vêm atuando no continente mais antigo do mundo.

A entrada de Miranda, entretanto, deu mais consistência ao setor defensivo, reforçando a marcação pelo lado esquerdo. A seleção, aos 15 minutos do primeiro tempo, já ditava o ritmo de jogo, e o primeiro gol era uma questão de tempo. E ele veio. Em uma enfiada de bola de Elano, Kaká recebeu na área e foi derrubado pelo zagueiro peruano. E o juiz aponta pra marca fatal! É pênalti pra seleção!!! Luís Fabiano vai para a cobrança e dá abertura ao placar: bola no canto direito do goleiro, que ainda tentou pegar mas nada pôde fazer 1 a 0 Brasil!

O time não caiu de ritmo, com Robinho tentando explorar as jogadas pelas pontas. Daniel Alves e Elano mostrando um ritmo envolvente, dominavam as ações pelo lado direito. Mas como nem tudo são flores, analisando criticamente a seleção, vimos um lado esquerdo enfraquecido, já que o Kleber por muitas vezes não tinha com quem jogar. Mesmo assim o segundo gol veio. Em mais uma jogada de Elano e Daniel Alves, a bola foi pra linha de fundo, e sobrando para o meio da área, num lançamento de três dedos de Daniel Alves, Luís Fabiano recebeu impedido, dominou e mandou uma bola pro fundo das redes, 2 a 0 Brasil!!!

O jogo prosseguiu sem muita inspiração, o que irritou o torcedor presente no Gigante da Beira-Rio. Com isso, a torcida pedia incessantemente pela entrada de Alexandre Pato, e isso inibiu ainda o mais o futebol do desaparecido Robinho. E assim, terminou o primeiro tempo: com a seleção administrando o resultado e a torcida nada agradada com isso.

O Brasil voltou para o segundo tempo sem alterações. E com o futebol apático que vinha sendo apresentado desde meados da etapa inicial, os gritos por Alexandre Pato voltaram a aparecer logo, logo.

Aos dez minutos, Dunga mandou Pato e Ronaldinho Gaúcho se aquecerem. Enquanto isso, Robinho quase fez um lindo gol. O atacante pedalou na frente de Solano, entrou na área e chutou cruzado. A bola foi para fora. Aos 15, Luis Fabiano cabeceou e o goleiro Butrón espalmou para escanteio. Sempre importante frisar a belíssima atuação do meio-campo no tocante a marcação, sempre funcionando de maneira a anular o setor ofensivo da equipe peruana.

E o terceiro gol veio para coroar isso. Felipe Melo, em um lance de pura raça, ganhou uma dividida no meio-campo e arrancou. Mas adiantou muito a bola e foi obrigado a dividir novamente com um adversário. A bola sobrou limpa para ele tocar na saída do goleiro Butrón. Na comemoração, Felipe Melo foi abraçar o auxiliar Jorginho, um dos grandes incentivadores para sua chegada na seleção. Em 3 partidas que a seleção disputou desde a sua convocação, o jogador vêm sendo titular absoluto.A única chance do Peru aconteceu aos 22 minutos. Após Kaká perder uma bola no meio-campo, Fano tentou surpreender o goleiro Julio César e tentou de muito longe. Adiantado, o goleiro ainda conseguiu espalmar a bola, que explodiu no travessão. No minuto seguinte, a torcida foi ao delírio. Dunga resolver agradas os colorados apaixonados e chamou Alexandre Pato. Ele entrou na partida no lugar de Robinho. Logo depois, foi a vez de Ronaldinho Gaúcho, para o delírio do lado azul do Rio Grande do Sul que também foi muito aplaudido, entrando no lugar de Elano.

Mas apesar da expectativa dos torcedores, os dois ídolos gaúchos não deram show. Ronaldinho Gaúcho ainda levou perigo em duas cobranças de falta. Na primeira, Butrón espalmou para escanteio. Na segunda, defendeu firme no canto direito. Já Alexandre Pato tentou algumas arrancadas, mas não teve muito sucesso.

Com o resultado, a seleção assume a segunda posição das Eliminatórias, ficando atrás apenas do líder Paraguai.

Giro pelos estaduais - 03/04

Share |
Por Leonardo Martins e Saimon Nouh

Campeonato Acreano

Na abertura do segundo turno, o Rio Branco goleou s Adesg por 4x1. Juliano César, penta-artilheiro do Acreano, fez dois gols e foi o homem do jogo. No outro jogo da rodada, o Atlético bateu o São Francisco por 3x2 e começa bem o segundo turno.

Grupo A
Rio Branco e Atlético 3pts
Plácido de Castro, Independência e Vasco 0pts

Grupo B
Juventus, Andirá, Náuas, São Francisco e Adesg 0pts

Campeonato Alagoano

Muita confusão no clássico da rodada e CSA e CRB não saíram do 0x0. O jogo chegou a ser interrompido quando jogadores do CSA foram atingidos com spray de pimenta, mas o jogo continuou e sem gols.

Outros jogos
Ipanema 0x2 Murici
Capelense 1x2 CSE
Coruripe 2x1 Igaci
Corinthians x ASA (Adiado)

Grupo A
Coruripe 12pts
Corinthians 10pts (jogo a menos)
CSA 5pts
Capelense e Ipanema 3pts

Grupo B
Murici e Igaci 9pts
CRB 8pts
ASA 6pts (jogo a menos)
CSE 4pts

Campeonato Amazonense

Na abertura da 5ª rodada, o Fast goleou o Manicoré por 5x2 e confirmou a liderança em mais uma rodada. Marinelson fez quatro gols e foi o homem do jogo.

Outros jogos
Holanda x América (sábado)
Nacional x Penharol (sábado)
São Raimundo x Rio Negro (domingo)
Sul-América x Princesa (domingo)

4 Rodadas
Fast 12pts (jogo a mais)
Manicoré 9pts
Penharol e Nacional 7pts
Princesa 5pts
América, São Raimundo, Rio Negro e Sul-América 4pts
Holanda 2pts

Campeonato Baiano

O Vitória goleou o Poções por 4x0 e praticamente garantiu o 1º lugar na primeira fase. Apodi, André Luis, Neto Baiano e Washington marcaram os gols. O Bahia venceu também, o Camaçari. Marcone fez 1x0 e Sylvestre empatou para o Camaçari. No fim do jogo, Léo Medeiros fez o gol da vitória do Bahia, e da classificação às semifinais.

Outros jogos
Colo Colo 0x1 Atlético
Itabuna 1x1 Feirense
Fluminense 0x0 Ipitanga
Vitória da Conquista 1x0 Madre de Deus

19 Rodadas
Vitória 47pts (jogo a mais)
Bahia 43pts
Fluminense e Atlético 35pts
Vitória da Conquista 30pts
Itabuna 25pts
Ipitanga 18pts
*Madre de Deus 16pts
Colo Colo 16pts (jogo a mais)
Camaçari 16pts
Poções 15pts
*Feirense 14pts

*Perderam 6 pontos.

Campeonato Brasiliense

Dom Pedro e Brasiliense empataram por 0x0 na 3ª rodada do quadrangular que define os finalistas do estadual. Já o Brasília bateu o Gama por 2x0 com gols de Thiago Silva e Kaká e volta a ter chances de chegar à final.

3 Rodadas
Brasiliense 7pts
Dom Pedro 4pts
Brasília e Gama 3pts

Campeonato Capixaba

Sem rodada nesse meio de semana.

13 Rodadas
São Mateus 29pts
Rio Branco 25pts
Jaguaré 19pts
Serra e Vilavelhense 18pts
GEL e Linhares 17pts
Desportiva 16pts
Colatinense 14pts
Rio Bananal 9pts

Campeonato Carioca

Com gol de pênalti de Juan, o Flamengo venceu o Americano por 1x0, mas ainda não está nas semifinais. O Botafogo venceu também, mas assim como o rival não está classificado. 3x2 no Madureira, gols de Leandro Guerreiro, Reinaldo e Túlio Souza. No outro grupo já tudo definido. O Vasco fez 1x0 no Macaé, gol de Rodrigo Pimpão. Já o Fluminense empatou em 2x2 com o Boavista, dois gols de Tartá.

Outros jogos
Duque de Caxias 4x2 Mesquita
Bangu 2x1 Tigres
Cabofriense 2x1 Volta Redonda
Friburguense 1x0 Resende

Grupo A
Vasco 21pts
Fluminense 19pts
Madureira 9pts
Tigres e Americano 8pts
Resende 7pts
Duque de Caxias 6pts
Cabofriense 3pts

Grupo B
Flamengo 16pts
Botafogo e Bangu 13pts
Friburguense 12pts
Macaé e Boavista 10pts
Volta Redonda 7pts
Mesquita 0pts [Rebaixado]

Campeonato Catarinense

O Avaí venceu o Joinville e disparou na liderança do quadrangular. O placar foi 3x1, gols de Uendel, Lima e Cristian.

Outro jogo
Criciúma 0x0 Chapecoense

2 Rodadas
Avaí 5pts
Criciúma 3pts
Chapecoense 2pts
Joinville 1pt

Campeonato Cearense

O Icasa venceu bem o Ceará, campeão do primeiro turno. Alex Gaibú fez 1x0 Ceará, até o Icasa reagir e virar com Esquerdinha, João Neto e Isac. Sérgio Alves ainda descontou, mas ficou mesmo 3x2 Icasa.

Outro jogo
Itapipoca 2x2 Horizonte

8 Rodadas
Fortaleza 18pts
Guarany 16pts
Ferroviário 14pts
Ceará 13pts
Boa Viagem e Maranguape 11pts
Icasa e Quixadá 10pts
Itapipoca 5pts
Horizonte 3pts

Campeonato Gaúcho

O Inter confirmou a boa campanha e fez 3x0 no Avenida, gols de Walter duas vezes e Alecsandro. O Grêmio fez um papelão e com os reservas tomou 4x0 do Caxias, dois gols de Marcos Denner. Com o resultado as quartas de finais terão Gre-Nal no domingo.

Quartas de Final
Santa Cruz x Juventude (domingo)
Inter x Grêmio (domingo)
Veranópolis x Caxias (segunda)
Ulbra x Inter/SM (segunda)

Campeonato Goiano

Sem rodada nesse meio de semana.

Grupo A
Itumbiara e CRAC 26pts
Vila Nova 22pts
Trindade 21pts
Mineiros 18pts
Anápolis 9pts

Grupo B
Goiás 41pts
Atlético 36pts
Santa Helena 25pts
Anapolina 20pts
Jataiense 16pts
Aparecidense 10pts

Campeonato Maranhense

O primeiro turno do triangular que define o campeão do turno acabou, e o São José bateu o Sampaio Corrêa por 3x1.

2 Rodadas
JV Lideral, São José e Sampaio Corrêa 3pts

Campeonato Mato-grossense

Sem rodada nesse meio de semana. O campeonato está no tapetão e Palmeiras e Operário brigam pela última vaga na segunda fase.

Grupo A
Luverdense, CRAC, Sorriso e Operário/Palmeiras 0pts

Grupo B
Barra, Araguaia, Vila Aurora e União 0pts

Campeonato Mineiro

Sem rodada nesse meio de semana, as quartas de finais prosseguem nesse fim-de-semana.

Quartas de Final
Rio Branco x América (Sábado) (Ida 0x0)
Tupi x Cruzeiro (Domingo) (Ida 0x1)
Atlético x Uberaba (Quarta) (Ida 1x0)
Democrata x Ituiutaba (Quinta) (Ida 0x1)

Campeonato Paraense

O Remo venceu bem o Castanhal por 3x0, dois gols de Helinho e chegou às semifinais. O clube precisa vencer o segundo turno para disputar a Série D, caso contrário só joga no ano que vem.

Semifinais
São Raimundo x Águia
Paysandu x Remo

Campeonato Paraibano

Meio de semana apenas com um jogo atrasado. A Queimadense venceu o Inter e voltou ao grupo dos quatro primeiros que vão para as semifinais.

4 Rodadas
Treze 12pts
Sousa e Queimadense 9pts
Campinense 7pts
Botafogo 4pts
Nacional 3pts
Esporte e Inter 1pt

Campeonato Paranaense

O Coritiba segue na liderança. A vitória foi em cima do Cianorte e pelo placar mínimo, gol de Marcos Aurélio. O Atlético também venceu, o Paranavaí pelo placar de 2x0. Os gols foram do zagueiro Chico e do paraguaio Julio dos Santos.

Outros jogos
Nacional 0x0 Paraná
J.Malucelli 3x2 Iraty

2 Rodadas
Coritiba 7pts
J.Maluceli 6pts
Atlético 5pts
Nacional e Paraná 4pts
Cianorte, Iraty e Paranavaí 0pts

Campeonato Paulista

O Palmeiras empatou com o Oeste em 1x1 e não garantiu a liderança. Ademar fez 1x0 Oeste e Mauricio Ramos empatou. O Corinthians venceu o Ituano e se classificou, os gols foram de Jorge Henrique, Ronaldo e Cristian. O São Paulo se classificou também, 2x1 no Guaratinguetá. Os gols foram de Dagoberto e Washington. No jogo decisivo da rodada o Santos venceu a Portuguesa por 1x0, gol salvador de Kleber Pereira.

Outros jogos
Guarani 1x2 Mirassol
Paulista 1x1 São Caetano
Mogi Mirim 2x2 Bragantino
Santo André 2x1 Barueri
Marília 3x0 Noroeste
Botafogo 1x3 Ponte Preta

18 Rodadas
Palmeiras 41pts
São Paulo 39pts
Corinthians 38pts
Santos e Portuguesa 34pts
Santo André 33pts
Barueri e Mirassol 27pts
Ponte Preta 24pts
São Caetano 21pts
Bragantino 20pts
Botafogo e Guaratinguetá 19pts
Marília 18pts
Paulista, Ituano e Oeste 17pts
Mogi Mirim 16pts
Noroeste e Guarani 14pts

Campeonato Pernambucano

O Sport goleou a Cabense por 5x0, gols de Ciro, Vandinho, Moacir, Luciano Henrique e Ciro novamente. O Santa Cruz venceu o Serrano com gols de Marcelo Ramos e Márcio Barros. O time coral segue com chances de título. Gilmar, Daniel Gonzalez e Anderson Lessa marcaram e o Náutico arrasou o Vitória por 3x0.

Outros jogos
Sete de Setembro 0x1 Porto
Central 1x1 Ypiranga
Salgueiro 6x2 Petrolina

8 Rodadas
Sport 22pts
Náutico 21pts
Santa Cruz 16pts
Porto 15pts
Salgueiro e Central 13pts
Vitória 8pts
Sete de Setembro 6pts
Serrano, Petrolina e Ypiranga 5pts
Cabense 4pts

Campeonato Piauiense
As quartas de finais começaram nesse meio de semana.

Quartas de Final
Princesa de Julho 0x5 4 de Julho
Oeiras 1x1 Picos
Barras 4x3 Comercial
Parnahyba 1x0 Flamengo

Campeonato Potiguar

Tivemos o clássico entre ABC e América nesta rodada. No clássico de ontem, o jogo terminou empatado em dois gols. Lúcio e Helinho marcaram para o América e Erandir e Valdir Papel para o ABC.

Outros Jogos
ASSU 3x4 Santa Cruz
Baraúnas 1x1 Potiguar

7 Rodadas
ABC 15pts
Potyguar 12pts
Santa Cruz 8
América e Baraúnas 7pts
ASSU 6pts

Campeonato Rondoniense

Em Rondônia, destaque para a goleada do Genus para cima do Pimentense por 6 a 0. O líder Vilhena venceu o Jaruense por 2 a 1.

Outros jogos:
Shalon 3x3 Espigão
Rolim de Moura 4x3 Ariquemes

4 Rodadas
Vilhena 10pts
Ariquemes 9pts
Genus 8pts
Espigão e Rolim de Moura 5pts
Jaruense 4pts
Shalon 2pts
Pimentense 0pt

Campeonato Roraimense

O Campeonato de Roraima não teve rodada neste meio de semana

3 Rodadas
Roraima 9pts
São Raimundo, Progresso e GAS 3pts (1 jogo a menos)
Rio Negro 0pt

Campeonato Sergipano

Chegamos ao final da 1ª fase em Sergipe. E os 4 times classificados ao quadrangular final são: Confiança, Sergiipe, Sete de Julho e Itabaiana. O quadrangular final começa neste fim de semana

Classificação final
*Confiança 35pts
*Sergipe e Sete de Julho 28pts
*Itabaiana 27pts
São Domingos e América 23pts
Guarany 20pts
Olímpico 19pts
**São Cristóvão 17pts
**Canindé 15pts

*Classificados
**Rebaixados

Campeonato Sul-Mato-Grossense

Em Mato Grosso do Sul não tivemos rodada neste meio de semana

13 Rodadas
Grupo A
Águia Negra 25pts
Navrairense 24pts
Ivinhema 23pts (1 jogo a menos)
Aquidauanense 19pts
Sete de Setembro 18pts (1 jogo a menos)
Corumbaense 12pts
Maracaju(1 jogo a menos) e Pantanal 7pts
Comercial 4pts (1 jogo a menos)

Grupo B
Itaporã 31pts
CENE 26pts
Nova Andradina 23pts
Costa Rica 19pts
Misto 16pts (1 jogo a menos)
Rio Verde 11pts (1 jogo a menos)
União 9pts
Coxim 8pts (1 jogo a menos)
Operário 4pts (1 jogo a menos)

Campeonato Tocantinense

Em Tocantins, o líder Araguaína venceu o Kaburé por 3 a 1.

Outros jogos:
Palmas 3x0 Ipiranga
Tocantins 0x0 Intercap
Tocantinópolis 1x2 Tubarão
Gurupi 2x1 Juventude

10 Rodadas
Araguaína 23pts
Intercap 22pts
Palmas 21pts
Gurupi 20pts
Tubarão e Tocantinópolis 17pts
Juventude 13pts
Tocantins 12pts
Kaburé 7pts
Ipiranga 0pt